×

José Mojica Marins, o ‘Zé do Caixão’, será homenageado em festival de cinema em Madrid

Redes Sociais:

José Mojica Marins, conhecido popularmente como Zé do Caixão, será homenageado na 17ª edição do festival de cinema brasileiro Novocine, que acontece nos próximos dias 8 a 11 de abril em Madri, Espanha.

Mojica Marins faleceu em 2020 aos 83 anos e foi um grande cineastra brasileiro e precursor do gênero terror no país, inclusive ao interpretar o personagem Zé do Caixão, que usava um chapéu preto, capa preta e unhas enormes.

Como forma de prestigiar e propagar as obras do cineasta e torná-la conhecida ao público espanhol, três filmes e um documentário sobre sua vida e obra serão exibidos na capital espanhola, na sala Equis.

As produções serão exibidas nas versões originais e com legendas e prestigiar esse “diretor provocador, polêmico, censurado e às vezes injuriado por outros cineastas”, disse a Embaixada do Brasil na Espanha em comunicado.

Anúncios

O brasileiro ficou famoso nas décadas de 60 e 70 após estrelar seus próprios filmes com o personagem Zé do Caixão, um coveiro que vivia no interior de São Paulo.

Além de ator e cineasta, Mojica também era roteirista e diretor e foi censurado na Espanha durante a ditadura do general Franco, todavia, ele já foi homenageado outras vezes no país, como no Festival de Cinema Fantástico de Sitges e na Semana de Cinema de Terroe Fantasia de San Sebastián.

A programação do festival começa no dia 8 de abril, quando haverá um colóquio com o diretor Ivan Finotti, seguido pelo documentário “Maldito O Estranho Mundo de José Mojica Marins” (2001), vencedor de um prêmio no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, que inclui cenas que foram censuradas e consideradas perdidas décadas atrás.

No dia 9, “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964) poderá ser visto, enquanto “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967) será exibido no dia 10, respectivamente. Outra obra que será exibida é “O Despertar da Besta” (1969).

Mojica também dirigiu westerns, dramas, aventuras e comédias, entre outros gêneros, e é considerado um dos inspiradores do movimento de “cinema marginal” no Brasil.

Você pode ter perdido