Cerimônia de abertura no rio Sena dá início oficial às Olimpíadas de Paris; acompanhe ao vivo
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris promete ser ambiciosa, inovadora e histórica nesta sexta-feira (26). Pela primeira vez, o evento acontecerá ao ar livre, tendo o Rio Sena como palco, ao invés de um estádio.
A ideia de utilizar o Sena surgiu em 1998, durante a Copa do Mundo, e agora será concretizada. Marcada para as 19h30 (14h30, horário de Brasília).
A abertura contará com um desfile fluvial colorido, em vez da tradicional marcha dos atletas em uma pista de atletismo.
Cerca de 10.500 atletas são esperados, com 100 barcos desfilando por seis quilômetros, passando por pontos icônicos de Paris, como a catedral de Notre-Dame, o Hotel de Ville e o Grand Palais.
A realização deste evento exigiu uma logística complexa, incluindo o fechamento do rio para navegação e um esquema excepcional de transportes.
A segurança também foi um ponto crucial, com 45 mil agentes, drones de vigilância e 10 mil militares mobilizados, além de cães detectores de explosivos e mergulhadores especializados.
Os barcos foram minuciosamente inspecionados para garantir a segurança.
Espectadores com ingressos poderão acompanhar a cerimônia em 124 arquibancadas instaladas nas margens do Sena ou nas pontes. Foram disponibilizados 222 mil ingressos gratuitos e 104 mil à venda.
Telões e alto-falantes serão posicionados em pontos estratégicos para que moradores e turistas acompanhem o evento. Isaquias Queiroz, da canoagem, e Raquel Kochhann, do rúgbi, serão os porta-bandeiras do Brasil. A cerimônia de abertura será transmitida para um público estimado de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo.