O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou o pedido do governo federal uma redução no teto de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS.
A medida entrará em vigor em oito dias úteis, a pedido dos bancos o prazo seria de cinco dias.
Com a mudança, a taxa de juros para empréstimos com desconto em folha passará de 1,80% ao mês para 1,76%.
Enquanto para empréstimos feitos por meio de cartão de crédito consignado.
A taxa será reduzida de 2,67% para 2,61%.
A decisão do CNPS tem como objetivo acompanhar os cortes na taxa Selic, que influenciam diretamente as taxas de juros praticadas pelos bancos.
No entanto, as instituições são contrários à medida e defendem que o cálculo do teto de juros seja baseado na variação dos juros futuros com vencimento em dois anos.
Diante disso, o representante dos bancos propôs que o tema seja debatido no grupo técnico do conselho.
Visando uma reavaliação da metodologia utilizada.
As instituições financeiras ainda pedem participação do Banco Central e do Ministério da Fazenda no encontro.



More Stories
Brasil tem 3,5 milhões de novos eleitores aptos a votar em 2026; veja números por região
[VÍDEO] Lula banaliza doença grave ao dizer que “nunca teve tempo para depressão” em evento com jovens
Mulher cai em bueiro no Rio após tampa ceder; veja vídeo