19 de abril de 2023
VIDEO: Entenda o que causou o buraco de oito metros em avenida na região central de Maringá
De acordo com a vistoria técnica realizada por engenheiros da equipe da Prefeitura de Maringá, a cratera formada na região central da cidade foi resultado do rompimento de uma adutora da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Com a vazão de água das tubulações afetadas, a terra abaixo do asfalto cedeu acarretando na cratera de cerca de oito metros de comprimento e quatro metros de profundidade.
Em nota, o gerente da Sanepar, Vitor Gorzoni, destacou que será feito o aterramento do local, conserto da tubulação e, em seguida, a finalização com a nivelação da via. A previsão é de que os reparos sejam encerrados até quinta-feira (19).



Para realização dos reparos no local, permanecem interditadas as seguintes vias: a pista direita do binário da Avenida Guaíra/Horácio Raccanello, sentido Centro, no trecho entre as avenidas 19 de Dezembro e Paraná; e a pista esquerda do binário da Avenida Paraná, no trecho entre as avenidas João Paulino e Horácio Raccanello.
Segundo o Procurador-Geral, Douglas Galvão Vilardo, a prefeitura irá apurar se houve algum prejuízo ao município. Se for constatado, serão tomadas as medidas administrativas e judiciais para a respectiva indenização pela concessionária.
Após Davi Lucca, filho de Neymar, ser oficialmente promovido a irmão mais velho, a influenciadora Carol Dantas, mãe do menino de 11 anos, revelou que já sabia que o jogador de futebol e a influenciadora Bruna Biancardi estão esperando um filho. O casal anunciou a gravidez nesta terça-feira, 18, pelas redes sociais e, no post, Carol comentou: “Consegui fechar a boca, graças a Deus. Vem, nenê, seu irmão já está fazendo mil planos com você”. A ex-namorada do craque do Paris Saint-Germain acrescentou em um outro comentário: “Deus abençoe cada dia mais a vida desse bebezinho que já, já está aqui correndo, brincando e trazendo muito amor”. Ao tornarem a gravidez pública, Bruna e Neymar declararam: “Sonhamos com a sua vida, planejamos a sua chegada e saber que você está aqui para completar o nosso amor deixa os nossos dias muito mais felizes. Você vai chegar em uma família linda, com irmão, avós, titios e titias que já te amam muito! Vem logo filho(a), estamos ansiosos por você”. O casal está junto desde o ano passado e, desde que assumiram o namoro, eles têm mantido a relação longe dos holofotes.
Cristiano Ronaldo dá ‘mata-leão’ em ex-Flamengo e faz gestos obscenos ao ouvir nome de Messi; assista
Cristiano Ronaldo viveu um dia de fúria na última terça-feira, 18, na derrota do Al Nassr por 2 a 0 para o Al Hilal, em confronto válido pela 25ª rodada do Campeonato Saudita. Primeiro, o craque recebeu um cartão amarelo, aos 11 minutos do segundo tempo, por “aplicar um mata-leão” em Gustavo Cuéllar, colombiano com passagem pelo Flamengo. Depois, na saída do gramado, o português foi provocado pela torcida rival, que entoou o nome de Lionel Messi, seu maior oponente nos tempos de Real Madrid. Irritado com a derrotada e com a alfinetada, CR7 deu uma risada irônica para os torcedores e levou sua mão às genitálias, em gesto obsceno. Assista aos momentos polêmicos abaixo. Com o revés no clássico, o Al Nassr permanece na segunda posição da liga nacional, com 53 pontos, três a menos que o líder Al-Ittihad. Já o Al Hilal está na quarta colocação, com 49 pontos.
Sargento do Exército apontado como chefe de milícia no RJ é morto em operação da Polícia Civil
Um sargento do Exército Brasileiro, acusado de chefiar uma milícia no Rio de Janeiro foi morto em confronto com a Polícia Civil nesta terça-feira, 18. José Carlos Ferreira Júnior, conhecido como Júnior Gringo, chefiaria um grupo paramilitar em São João de Meriti, município da Baixada Fluminense. As informações dão conta de que ele teria reagido a uma abordagem policial no Recreio dos Bandeirantes, zona Oeste da capital fluminense, onde trocou tiros com os agentes e foi morto. As investigações eram conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e pela Subsecretaria de Inteligência, com o apoio do Ministério Público (MP-RJ). O miliciano tinha passagem pela polícia por homicídio, era também investigado pela morte de um policial militar na Baixada Fluminense, chegou a ser preso em 2010 e já tinha sido denunciado pelo MP-RJ no ano de 2014.
Uma operação capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública apreendeu 10 adolescentes que estariam envolvidos em planejamentos a ataques a escolas brasileiras. Batizada de “Escola Segura”, a operação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, em cinco Estados: Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Ao todo, foram cumpridos dez mandados de internação provisória, 13 de busca e apreensão e 11 de afastamento de sigilos de dados. Os 10 adolescentes apreendidos têm entre 11 e 17 anos e estão sendo investigados pela “prática de atos equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa, além de incorrerem nos artigos 12 e 14 do Estatuto do Desarmamento infracionais”. A ação provém das investigações que começaram após o ataque na creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau (SC), quando quatro crianças foram mortas por um homem que invadiu o local com uma machadinha. Os suspeitos foram localizados e estariam fazendo ameaças semelhantes de ataques.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública também determinou que a Polícia Federal (PF) instaure um inquérito para investigar e prender possíveis responsáveis por planejar ou incitar os atos criminosos. O Governo Federal trabalha para retirar da Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) que limita a moderação de conteúdos nas redes sociais, o que dificultaria a remoção de conteúdos e perfis que infrinjam os termos de uso. “Termos de uso não se sobrepõem à Constituição, à lei e à vida de crianças e adolescentes. Liberdade de expressão não existe para quem está difundindo pânico nas escolas”, diz o ministro Flávio Dino.
Associação Comercial de São Paulo reivindica sistema de câmeras de segurança no centro
O aumento da insegurança em São Paulo, principalmente no centro da cidade, com casos até de invasão e saques de lojas, vem preocupando os lojistas. A Associação Comercial de São Paulo cobra medidas de segurança que ampliem o monitoramento. A entidade quer a implementação do programa Smart Sampa, sistema de vídeo-monitoramento idealizado pela prefeitura. O edital foi lançado no final do ano passado, passou por uma revisão no início de 2023 e agora aguarda o aval do Tribunal de Contas do município. O presidente da Associação Comercial da cidade, Roberto Mateus Ordine, diz que é preciso celeridade porque os comerciantes têm sido impactados: “Há necessidade dessas autoridades visitarem, andarem pelo centro da cidade, para ver a urgência das câmeras, que será a única forma de resolver o problema”.
A prefeitura prevê a instalação de 20 mil câmeras de alta capacidade até 2024. O sistema vai conectar órgãos de segurança com serviços como CET, Samu e Defesa Civil. A questão, no entanto, não é consenso. O sistema é capaz de identificar pessoas por características físicas, como a cor da pele, e também de monitorar as redes sociais. Por isso, parlamentares da oposição avaliam que o Smart Sampa pode violar direitos de pessoas negras e LGBTQIAP+. Em resposta, a prefeitura diz que o sistema não faz o reconhecimento de pessoas com critérios de identidade de gênero ou racial. A gestão Ricardo Nunes diz ainda que o sistema está baseado em padrões internacionais e que incluiu um anexo no edital com ações para proteção de dados.
O coronel Santiago Higashi, doutor em ciências policiais, defende a utilização do recurso como forma de aumentar a segurança, mas ressalta também a necessidade de manter os dados sob sigilo: “Isso viola a privacidade das pessoas. Entretanto, são lugares públicos, em que é necessário, por questão de segurança das pessoas. Então, tem que avaliar. Nós estamos pensando na vida, na segurança, na integridade das pessoas ou simplesmente estamos pensando em gravar imagens de pessoas sem autorização?”, questionou. A prefeitura se reuniu com técnicos do Tribunal de Contas de São Paulo nesta semana para prestar esclarecimentos sobre os questionamentos. Em nota, a gestão municipal disse que os pontos debatidos serão incluído no processo e encaminhados para nova análise. O TCM-SP afirmou que, após o encontro, a prefeitura tem um prazo máximo de 15 dias úteis para fazer os ajustes e disse que a decisão final sobre o edital do Smart Sampa caberá ao plenário do tribunal.
Filha de Fernandinho Beira-Mar é condenada em operação da PF e pode perder cargo de vereadora
A vereadora Fernanda Costa (MDB), que é filha do megatraficante Fernandinho Beira-Mar, corre o risco de perder o mandato na Câmara Municipal de Duque de Caxias. A parlamentar foi condenada pela Justiça Federal junto com cinco irmãos e o pai. De acordo com uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF), Fernanda “visitava o pai para tratar de assuntos inerentes à prática de crimes” e exerce um papel fundamental na quadrilha liderada pelo pai. A Operação Epístola, da Polícia Federal, revelou que Beira-Mar comanda o tráfico de drogas em 13 comunidades de Duque de Caxias mesmo isolado em uma penitenciária de segurança máxima, em Rondônia. Fernanda tem um papel político e social muito importante ao prestar serviços em comunidades do município que é base de Beira-Mar e virou reduto eleitoral da vereadora. Apesar da decisão do Tribunal Regional Federal de Rondônia falar em suspensão dos direitos políticos de Fernanda, ela atua como parlamentar desde 2021, pois pôde concorrer ao cargo porque não tinha sido condenada na época pelo crime de organização criminosa. Ela e os irmãos passariam recados codificados ao pai durante visitas à cadeia. Por essas práticas, Fernanda foi condenada a 4 anos e 10 meses de reclusão em regime semiaberto.
Tiktoker que criava capivara no Amazonas é condenado pelo Ibama a entregar o animal e pagar multa de R$ 17 mil
O influenciador Agenor Tupinambá, conhecido por divulgar vídeos com uma capivara nas redes sociais, anunciou que não irá mais viver com o bicho. Segundo ele, o Ibama o multou em mais de R$ 17 mil sob acusação de que o roedor foi tirado de seu habitat natural. Além disso, Filó, como foi apelidado o animal silvestre, deverá ser entregue em um centro de tratamento e as mídias online envolvendo a capivara deverão ser excluídas do perfil oficial do tiktoker. Agenor se defendeu e lamentou a situação. “Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais. De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus tratos e exploração contra animais”, escreveu. “Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. Lamento profundamente o que está acontecendo e só eu sei a dor que estou sentindo”, desabafou. Tupinambá colecionava milhões de seguidores e curtidas no Tiktok, onde chegou a publicar vídeos nadando com Filó. O agrônomo também publica o dia a dia com outros animais na fazenda em que mora, na cidade de Autazes, Amazonas.
Saiba o que é a Mancha de Lixo do Pacífico e por que ela desenvolveu ecossistema próprio
A Grande Mancha de Lixo no Pacífico, também conhecida como ‘Ilha de Lixo’, desenvolveu seu próprio ecossistema e permite que espécies costeiras ‘colonizem’ águas abertas, apontou um estudo publicado pela revista ‘Nature’ na segunda-feira, 17. Caranguejos e anêmonas, animais que facilmente são encontrados nas areais das praias, também estão habitando o mar aberto, coisa que antes não era possível, mas que com a mancha de 1,6 milhões de quilômetros quadrados e 79 mil toneladas, conseguiram criar novos ecossistemas e alto mar. Os pesquisadores americanos extraíram amostras de lixo no nordeste do Pacífico, entre a Califórnia e o Havaí, e encontraram 37 tipos de invertebrados originários principalmente de países como Japão, do outro lado do oceano. Ao todo, foram examinados 105 itens de plástico pescados na região entre novembro de 2018 e janeiro de 2019 e descobertos mais de 484 organismos invertebrados marinhos, representando 46 espécies diferentes, sendo que 80% desses eram normalmente encontradas em habitats costeiros. Mais de dois terços dos objetos examinados continham espécies costeiras, especialmente crustáceos, anêmonas-do-mar e briozoários (pequenos invertebrados). Estas criaturas podem se propagar rapidamente, alimentando-se de camadas de muco formadas pelas bactérias e as algas sobre plásticos flutuantes, mostra o estudo.
Um estudo anterior, realizado pela mesma equipe de cientistas, em 2021, havia advertido que estes habitantes marinhos, ao se integrarem às novas áreas, podem perturbar as espécies que já viviam ali. Mas a ponto de se tornarem invasores? “Estas interações” entre antigas e novas espécies “podem incluir tanto formas de competição pelo alimento ou pelo território, e inclusive a depredação”. Mas são necessárias pesquisas suplementares para compreender se a chegada destes colonizadores é “mais ou menos positiva ou negativa”. Se as tendências atuais sobre produção e gestão de rejeitos continuarem, pode chegar a haver 12 bilhões de toneladas de dejetos plásticos em depósitos e na natureza até 2050. Os ministros da Energia e do Meio Ambiente do G7, reunidos neste fim de semana no Japão, anunciaram que querem elaborar um “instrumento internacional juridicamente obrigatório sobre a contaminação plástica” até o fim de 2024, tendo como “ambição reduzir a zero a contaminação plástica suplementar até 2040”.

Lixo retirado do ‘continente de plástico’ pelo The Ocean Clenup │Reprodução/Youtube/@The Ocean Cleanup
A Grande Ilha de Lixo do Pacífico, que também é apontado por alguns como o ‘continente de plástico’ foi descoberta em 1997. Ela é formada por um imenso acúmulo de rejeitos (sacos, garrafas, embalagens, redes de pesca abandonadas e micropartículas degradadas), que se aglutinam em várias áreas, sob o efeito de gigantescos redemoinhos formados pelas correntes marinhas. Seu tamanho total é estimado em 1,6 milhão de quilômetros quadrados, ou seja, um território maior que o Peru e o Equador somados. O local desperta o interesse dos cientistas há anos e alguns já mostraram que pode ser nociva para certas espécies, como peixes, tartarugas e, inclusive, alguns mamíferos marinhos que ficam presos ali e às vezes se asfixiam. “Os nossos resultados demonstram que o ambiente oceânico e o habitat plástico flutuante são claramente hospitaleiros para as espécies costeiras. […] Podem sobreviver, reproduzir e ter populações complexas e estruturas comunitárias em mar aberto”, diz o estudo.
Na manhã desta quarta-feira, 19, usuários da plataforma de streaming Spotify relataram instabilidade no uso do aplicativo. O site de monitoramento de falhas online Downdetecter contabilizou 717 reclamações envolvendo a funcionalidade da plataforma. Já nos Estados Unidos, o número de notificações da má funcionalidade passou dos 18 mil. Os problemas começaram por volta de 9h, mas foram estabilizados cerca de duas horas depois. Os usuários apontaram dificuldades para se conectar ao streaming e problemas no website. O assunto chegou a se tornar uma dos mais falados do Twitter no Brasil, com diversas pessoas reclamando das falhas da plataforma. O Spotify se pronunciou nas redes sociais afirmando que estava investigando a situação. Por volta das 10h, o streaming escreveu “tudo parece muito melhor agora! Dê um grito para @SpotifyCares se ainda precisar de ajuda”. Contudo, os comentários ainda mostravam insatisfação de quem usa o serviço.
Ministro das Relações Institucionais repudia invasão do MST ao terreno da Embrapa em Pernambuco
Após a invasão de uma terra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Estado de Pernambuco, no último final de semana, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, criticou as ações promovidas pelo Movimento Sem Terra (MST) na retomada do Abril Vermelho e considerou que há outras formas de lutar pela reforma agrária. Padilha também disse que as ações do MST não podem prejudicar o apoio da bancada ruralista a pautas consideradas importantes para o governo, como marco fiscal e a reforma tributária. O ministro ainda lembrou que a agricultura familiar é muito importante para a gestão Lula e que ela luta para viabilizar economicamente assentamentos rurais. “Eu condeno veementemente qualquer ato que danifique processos produtivos, áreas produtivas, que não é a melhor forma de lutar por qualquer coisa. Eu condeno veementemente qualquer atitude que possa atrapalhar a produção”, disse Padilha nesta terça-feira, 18.
Em nota, a Embrapa repudiou a invasão de sua terra e disse que a ação atinge áreas de preservação de caatinga, além de danificar a vida de animais que estão ameaçados de extinção. No texto publicado no site da estatal, ela afirma que as terras são produtivas e que, por isso, vai tomar medidas cabíveis para o caso. A empresa ainda disse que as terras invadidas são de patrimônio do governo brasileiro e de uso exclusivo da Embrapa, que utiliza essa área para o desenvolvimento de pesquisas e geração de tecnologias destinadas à melhoria da qualidade de vida das populações rurais. Desde o início do mês, contanto com o terreno da Embrapa, o MST já invadiu ao todo nove fazendas apenas em Pernambuco.
Helen Ganzarolli diz que sofreu golpe do ex-marido e não está bem: ‘Valor estrondoso’
A apresentadora Helen Ganzarolli afirmou que sofreu um golpe do ex-marido, o empresário Cesar Kuratomi. “Meu advogado já está tomando as medidas judiciais. Realmente, eu também fui vítima, tanto quanto a loja e as pessoas. A gente agora está tomando as medidas certas para ver o que vai acontecer, porque a verdade sempre prevalece”, declarou a contratada do SBT no “A Tarde é Sua”, da RedeTV!. “Sou vítima de um golpe e em breve, se Deus quiser, a verdade virá à tona. A gente tem que resolver esse assunto porque acho que não é bacana. Tantos anos namorando uma pessoa e passar por isso. Não é legal para mim, não estou tão legal assim.” A artista não detalhou como foi o golpe que sofreu, mas afirmou que perdeu muito dinheiro. “Não foi uma coisa pequena, meu valor foi estrondoso e, até onde eu pude, eu cobrei, eu esperei, mas meu advogado já está tomando as providências”, contou Helen.
A artista acrescentou: “Sempre trabalhei, sempre cuidei do meu dinheiro, tudo o que eu tenho foi conquistado com o meu suor e o da minha família, então não acho justo as coisas terem tomado essa proporção que tomou.” A apresentadora disse que ainda está abalada com a situação, mas enfatizou que está seguindo em frente: “Está me fazendo mal a cada dia, mas como sou uma pessoa que tenho que conquistar as minhas coisas, eu tenho certeza que vai dar tudo certo e vou conseguir me reerguer”. No final do ano passado, o ex-marido de Helen se envolveu em uma polêmica após o colunista Leo Dias, do Metrópoles, divulgar que Cesar estava sendo acusado de aplicar um golpe com a venda de um carro de luxo. O empresário teria vendido um automóvel que nunca entregou ao cliente. Meses antes, ele foi acusado de aplicar um golpe similar no agente de futebol Junior Mendonza, ex-noivo de Flavia Pavanelli.
Michel Araújo explica por que fez o ‘L’ ao comemorar gol do São Paulo na Sul-Americana
Michel Araújo deu mais tranquilidade para a torcida do São Paulo, na noite da última terça-feira, 18, ao fechar o placar na vitória sobre o Puerto Cabello (Venezuela), no Morumbi, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. O meia-atacante, entretanto, chamou atenção dos são-paulinos na comemoração, quando fez um sinal de “L” com a mão direita. Inicialmente, alguns torcedores acreditaram que o uruguaio estava repetindo o gesto do centroavante Germán Cano, seu ex-companheiro de Fluminense. Outros, porém, chegaram a cogitar um apoio declarado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Através das redes sociais, Araújo explicou que, na verdade, fez uma homenagem a seu filho, chamado Lautaro. “Grande vitória em casa, continuamos lutando. ‘L’ para o meu bebê Lautaro”. O triunfo fez com que o Tricolor continuasse na liderança de sua chave no torneio continental, ainda com 100% de aproveitamento. Mais do que isso, o resultado também deu uma sobrevida ao trabalho do treinador Rogério Ceni, pressionado pela principal organizada após uma sequência de decepções.
‘Lobo cuidando do galinheiro’, diz Ricardo Salles sobre novas nomeações do governo para o Incra
O governo federal cedeu às pressões do Movimento Sem Terra (MST) e nomeou sete novos superintendentes estaduais para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), que é ex-ministro do Meio Ambiente e vem se mobilizando como oposição ao MST, concedeu entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, para falar sobre o tema. “As nomeações de membros do MST no Incra são desvio de finalidade. Você não pode colocar um líder do Movimento Sem Terra, que lidera invasões no país, para administrar justamente um órgão público, com orçamento bastante significativo, que tem como função constitucional justamente regulamentar e implementar políticas de reforma agrária. Você está pondo o lobo para tomar conta do galinheiro. Isso não pode. Isso tem claro conflito de interesse e terá que ser respondido judicialmente e na Controladoria-geral da União”, afirmou.
Questionado sobre a dificuldade do governo Lula em barrar ações do MST, Salles falou disse acreditar que o movimento usa o fato de não ter CNPJ para driblar punições institucionais: “O MST, propositalmente, é uma entidade fictícia. Em outras palavras, eles não têm CNPJ. Eles não criaram uma personalidade jurídica que possa ser responsabilizada como entidade. Nós podemos, sim, responsabilizar os seus líderes, na pessoa física”. Ainda para o deputado, o governo age de forma ambígua para não criminalizar as ações realizadas no campo pelos militantes: “O governo age de forma esquizofrênica em relação às invasões. De um lado, para fazer média com a sociedade, do outro leva o João Pedro Stédile, líder do MST, para a China. Stédile estava na comitiva oficial do presidente da República em viagem à China. É uma contradição absoluta”.
Salles ainda citou a última declaração do ministro da Agricultura, condenando invasões de terra, que, segundo ele, ocorreu de maneira oportunista ao perceber que o agro não estava satisfeito. “Com relação ao [ministro da Agricultura, Carlos] Fávaro, ele sentiu que a sociedade, em especial o agro, não estava satisfeito com aquilo que ele vinha dizendo. Ele chegou a dizer, a cerca de um mês ou pouco menos, que o MST era mal compreendido, que as pessoas estavam com preconceito com o MST, e foi muito criticado por todo o setor do agro, a quem ele deveria representar na qualidade de ministro. Ou seja, há um movimento dissimulado do governo federal que, para não contrariar a população urbana e aqueles do campo que defendem o direito de propriedade, fazem um discurso de relativa condenação às invasões, mas, por outro lado, leva o líder do MST, volta a liberar dinheiro para essas invasões (sic). É importante lembrar que no governo do presidente Bolsonaro, as invasões caíram tanto porque não só houve uma condenação moral com as invasões, mas também o sentimento de fim de impunidade e corte de verbas. O governo Bolsonaro cortou verbas que eram utilizadas por terceiras entidades para, usando um pretexto incontestável, saúde e educação, transferir para invasões e movimentos”, disse Ricardo Salles.

A aprovação do governo Lula registrou uma queda de 4%, indo de 40% para 36%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 19, e foram coletados em pesquisa feita pelo Instituto Quaest e contratada pela Genial Invest. De acordo com o levantamento, o percentual que considera o governo do petista regular cresceu de 24% para 29%. Outra marca que cresceu foi a avaliação negativa, que saltou de 20% para 29%. Aqueles que não souberam ou não responderam somam 6%. Entre as regiões, Lula encontra maior aprovação no Nordeste: 53%. Entretanto, também foi registrada queda de 9% em relação ao levantamento de fevereiro. O pior índice do petista está no Sul, onde atinge 27%. Ainda segundo a pesquisa, 53% da população aprova a forma como Lula se comporta como presidente, enquanto 40% desaprovam. O índice de aprovação caiu 12%, enquanto o de desaprovação cresceu 11%. A pesquisa também questionou os entrevistados se eles acreditam que Lula conseguiu fazer o que prometue na campanha, com 35% dizendo que sim e outros 55% dizendo que não.
De acordo com a pesquisa, 44% das pessoas já ouviram notícias negativas sobre o governo Lula, enquanto outras 34% dizem não ter ouvido. Dentre as notícias mais citadas, estão a taxação da Shein e da Shopee (16%), acusações de corrupção e não fazer o que promete (7%), fim do bolsa família (4%) dentre outras, como legalização do aborto, declarações de Sergio Moro e sobre sua postura negativa. Dentre as realizações, 82% dos entrevistados disse saber do relançamento do Bolsa Família de R$ 600, com uma aprovação de 77%. A volta do imposto dos combustíveis era conhecida de 60% dos entrevistados, mas apenas 20% aprovavam. Ao falarem sobre a situação do país, 31% disse considerar a economia como principal problema do Brasil, com 22% dizendo que as questões sociais ocupam o posto. Violência, Saúde e Corrupção estão empatadas com 12% cada, enquanto Educação registrou 5% das respostas.
Samara Felippo cobre com emoji de cocô rosto de Mario Frias em foto: ‘Medo dessas lembranças’
A atriz Samara Felippo cobriu o rosto do deputado federal Mario Frias (PL-SP) ao postar uma foto da época em que atuaram juntos em “Malhação”, da Globo. Primeiro, a artista colocou um emoji de palhaço na frente do rosto do ex-secretário Especial da Cultura do governo de Jair Bolsonaro. “Medo dessas lembranças com meus amigos e um palhaço no meio (risos)”, escreveu Samara no post. Na foto, tirada em 1999, também aparecem os atores Fernanda Nobre, Priscila Fantin e Robson Nunes. Na sequência, a artista que interpretou Érica em “Malhação” postou a mesma foto, mas trocou o emoji de palhaço pelo de um cavalo. “Acho que ofendi os palhaços! Que são incríveis”, provocou. Por fim, ela compartilhou novamente a imagem nos stories só que desta vez com um emoji de cocô para cobrir o rosto do deputado. “Agora achei! Ofendi os jumentos também”, declarou Samara. A foto foi postada originalmente, e sem nenhum emoji, pela atriz em seu feed do Instagram em abril de 2019. Na ocasião, ela escreveu na legenda: “Um #tbt desses pq abri o meu baú e estou apegada a essa nostalgia”. Além de ex-colega de trabalho, Samara é comadre de Mario, já que é madrinha de Miguel, filho do político com a atriz Nívea Stelmann.

Samara Felippo cobriu com emojis rosto de Mario Frias em foto da época de Malhação – Foto: Reprodução/Instagram/sfelippo
Fachin segue Moraes e vota para tornar réus 100 denunciados por atos de 8 de janeiro; placar é de 3 a 0
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor de tornar réus os 100 denunciados pelos atos de 8 de janeiro. O voto do magistrado foi registrado nesta quarta-feira, 19, e seguiu o posicionamento do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. Além dos dois, o ministro Dias Toffoli também votou a favor de tornar os denunciados réus. O julgamento começou no plenário virtual da Corte nesta terça-feira, 18, e os demais ministros têm até o dia 24 para inserirem seus votos no sistema. Na ocasião em questão, centenas de manifestantes depredaram as sedes do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, e ato que teve prejuízo estimado em mais de R$ 26 milhões. A denúncia foi oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Caso o voto de Moraes seja seguido pelos demais ministros, os 100 denunciados se tornarão réus e responderão pelos crimes de: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
Em seu voto, Moraes defendeu que os Três Poderes devem ser independentes e harmônicos e que é necessário existirem instrumentos que garantam esses requisitos. “Não existirá um Estado Democrático de Direito sem que haja Poderes de Estado, independentes e harmônicos entre si, bem como previsão de direitos fundamentais e instrumentos que possibilitem a fiscalização e a perpetuidade desses requisitos”, disse Moraes. “Tanto são inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, quanto aquelas que pretendam destruí-lo, juntamente com suas instituições republicanas, pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito à Separação de Poderes e aos direitos fundamentais, em suma, pleiteando a tirania, o arbítrio, a violência e a quebra dos princípios republicanos, como se verifica pelas manifestações criminosas ora imputadas ao denunciado”, continuou o relator.
No dia 8 de janeiro deste ano, milhares de manifestantes invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, e depredaram as sedes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo Nacional. Desde então, investigações têm buscado identificar os responsáveis pela invasão, assim como os financiadores, articuladores e formentadores dos atos. Nos dias 8 e 9 de janeiro, 2.151 pessoas que participaram dos atos ou estavam acampadas em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. Do total, seguem presas 263 pessoas, sendo 181 homens e 82 mulheres.
Está caindo a ficha do eleitor A avaliação negativa, avançou de 20% para 29%
Pesquisa Genial/Quaest realizada no último fim de semana e divulgada agora cedo mostra que a avaliação positiva do governo Lula recuou 4 pontos percentuais desde fevereiro, de 40% para 36%. A avaliação negativa, por outro lado, avançou de 20% para 29%. Para Felipe Nunes, CEO da Quaest, trata-se de “uma acomodação do eleitorado que não sabia em fevereiro como avaliar o governo”. Eu diria que a “ficha começou a cair”.
Essa percepção negativa é alimentada por notícias ruins (44% dizem já terem lido, visto ou ouvido alguma notícia negativa do governo) geradas por um presidente que se comporta mal (caiu de 65% para 53% a avaliação positiva sobre a forma como Lula governa) e uma gestão que não entrega o que prometeu (55% dos entrevistados perceberam que as promessas de campanha não estão sendo cumpridas).
Na prática, 10% dos que votaram em Lula já o reprovam. É o que dá prometer fazer chover picanha e cerveja, enquanto tenta taxar os mais pobres e apavorar os investidores.
Preta Gil recebe apoio de famosas após suposta traição de Rodrigo Godoy vir à tona
A cantora Preta Gil recebeu o apoio de vários artistas após ser especulado que o casamento dela com Rodrigo Godoy chegou ao fim após ela ter descoberto uma suposta traição. O assunto dominou as redes sociais após o colunista Leo Dias, do Metrópoles, afirmar que o personal trainer teve um caso com a ex-stylist da filha de Gilberto Gil. Preta se manifestou sobre o assunto nesta terça-feira, 18. “Hoje acordei numa espécie de pesadelo. Pelo meu estado de saúde muito grave esse dias, minha equipe, amigos, família e médicos me blindaram de fofocas que estavam saindo a respeito do meu casamento, mas infelizmente hoje eles não conseguiram mais me poupar da crueldade que está rolando na internet. Muitas coisas eu tomei conhecimento hoje e estou muito abalada. No meio das fofocas, tem muitas mentiras, como por exemplo, assuntos financeiros, rastreador no carro, trisal”, disse em nota divulgada nas redes sociais.
A artista, que está em tratamento contra um câncer no intestino, acrescentou que não quer lidar com esse assunto no momento. “As verdades estão vindo à tona, o que para mim é muito doloroso e cruel. Eu peço que vocês também me ajudem a me proteger de toda essa nojeira, pois estou frágil, no meio de um tratamento oncológico, depois de quase morrer numa sepsemia. Eu preciso de paz para me curar”, declarou. Vários famosos usaram as redes sociais para demonstrar carinho pela cantora. “Todo o meu amor e respeito sempre”, escreveu a apresentadora Angélica. “Sempre com você! Te amo”, postou a atriz Fernanda Paes Leme. “Amor, respeito e muito carinho”, disse a cantora Ivete Sangalo. “Estamos contigo pretinha”, enfatizou a dançarina Lore Improta. “Estou sempre com você, meu amor”, reforçou o ator Marcelo Serrado. “Respeitem a Preta Gil”, pediu a atriz Ingrid Guimarães. “Te amamos! Todo nosso amor e respeito”, acrescentou a apresentadora Ticiane Pinheiro. “Você é luz, Pretinha!!! Estamos aqui”, comentou a atriz Juliana Paes. “Pretinha, você é muito amada por mim e por um mar de gente! Estou aqui para você, meu amorzinho”, reforçou a atriz Regina Casé. A Jovem Pan entrou em contato com a assessoria de Rodrigo, mas não obteve retorno.
A dieta detox é conhecida pelo poder desintoxicante associado à perda de peso. Entretanto, existem muitas variações de cardápios e ingredientes. “O objetivo da dieta é a identificação, eliminação e redução de toxinas (antinutrientes), modulação do paladar e recuperação da atividade funcional do organismo, corrigindo funções digestivas e a permeabilidade alterada do intestino”, explica a nutricionista funcional Helouse Odebrecht.
Cuidados importantes
Como é impossível blindar o corpo contra esses agentes estressantes, é recomendável realizar a dieta eventualmente, para promover uma faxina geral no organismo. É importante mencionar que a dieta detox não deve ser realizada por longos períodos e que, após o término dos dias estabelecidos pelo nutricionista, deve-se manter uma alimentação balanceada e saudável.
Cardápio detox para quarta-feira
Veja a seguir o cardápio elaborado pela nutricionista Renata Fidelis!
Café da manhã
- 250 ml de suco de manga com morango
Lanche da manhã
- 1 pote de iogurte light
Almoço
- Sopa de mandioquinha com brócolis e frango
- 200 ml de suco de laranja
Lanche da tarde
- 1 xícara de chá de camomila
Jantar
- Sopa de cenoura com carne
Ceia
- 200 ml de leite desnatado batido com 1 colher de sopa de abacate

Sopa de cenoura
Ingredientes
- 6 cenouras descascadas e cortadas em fatias grossas
- 1 cebola descascada e cortada
- 1 nabo descascado e cortado
- 2 dentes de alho descascados e amassados
- 750 ml de água
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, refogue em fogo médio a cebola e o alho no azeite. Acrescente as cenouras, o nabo e a água. Tampe e deixe ferver por 15 minutos. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Deixe ferver por mais 5 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e bata no liquidificador. Devolva a sopa à panela e aqueça. Coloque a sopa nos pratos, adicione a cebolinha e sirva.
Com novo arcabouço, Haddad terá que achar R$ 155 bi no orçamento para fechar contas de 2024, diz economista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentaram nesta terça-feira, 18, ao Congresso Nacional o texto do novo arcabouço fiscal, que deverá substituir o teto de gastos, proposto ainda na gestão de Michel Temer (MDB) para controle de despesas do país. Em entrevista ao vivo para o Jornal da Manhã desta quarta, o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, comentou a proposta, destacando-a como ‘altamente dependente’ da arrecadação fiscal, o que torna a reforma tributária ainda mais urgente. Segundo ele, caso o texto seja aprovado, o governo federal terá que arranjar R$ 155 bilhões para fechar as contas já de 2024, seja por incentivo fiscal ou aumento de impostos.
“É fundamental que a reforma tributária seja aprovada, principalmente quando a gente está falando de um ambiente que precisa de aumento de arrecadação. O [novo] arcabouço fiscal é altamente dependente da arrecadação. O governo, no caso o ministro Fernando Haddad, terá que achar R$ 155 bilhões no orçamento através de receita, seja através de incentivo ou subindo impostos, para que a conta de 2024, não estou nem falando de 2025 e 2026, seja fechada, para que seja crível. Trazer uma reforma tributária, ainda que não tenha tantos efeitos a serem colhidos no curtíssimo prazo, pode melhorar essa perspectiva de arrecadação, melhorar os aspectos de produtividade, trazendo um melhor PIB para a nação e, consequentemente, uma melhor perspectiva de arrecadação”, afirmou Sanchez.
O texto do novo regime fiscal prevê 13 exceções aos limites de gastos pelo governo, entre elas as complementações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a Estados e municípios; despesas de universidades públicas quando custeadas com receitas próprias, de doações ou de convênios; e a transferências aos fundos de saúde de Estados e municípios para complementar recursos para o cumprimento do piso nacional da enfermagem. Além disso, fica determinado que, independente do que ocorrer na economia do Brasil, o crescimento mínimo das despesas deverá ser de 0,6%.
Questionado sobre sua avaliação pessoal do texto do novo arcabouço, o economista classificou como ‘menos mau’ que o teto de gastos, mas afirmou que não é positivo e não deverá ser bem recebido por todo o mercado. “O governo mais erra do que acerta com a proposta do novo arcabouço fiscal, porque a despesa não é total, é uma despesa genérica. Pega o teto de gastos, que já estava esfacelado e inflado, em função da PEC de Transição, que a gente observou no final do ano passado. Foram adicionados R$ 150 bilhões em permissão de gastos para o teto neste ano. O novo arcabouço pega tudo isso e ainda tira Fundeb, o direcionamento do piso de enfermagem, outras transferências constitucionais. Nesse aspecto de despesa, não sei se era esperado algo diferente, mas não surpreende. Piora e, além disso, permite que haja um aumento desse esfacelamento, desse não uso do robusto mecanismo de controle. As despesas selecionadas ainda poderão crescer mais do que a inflação, no mínimo 0,6% em termos reais”, disse.
Ainda segundo o economista, não há mecanismos no novo arcabouço fiscal proposto pelo governo Lula que force o cumprimento dele, como punições: “É uma regra relativamente genérica. Não tem mecanismo de convergência, não tem punição. Aliás, tira punição. Altera a LRF, isenta algumas coisas de processos administrativos que poderiam ser gerados. Repare, é uma situação não tão positiva. De fato, há uma perspectiva de apreciação célere do texto [no Congresso Nacional]. Frente ao que nós temos na realidade atualmente é, de fato, algo muito melhor. Mas isso não significa que se trata de algo bom (…) Ainda que o mercado, pelo menos a parte que converge com a minha opinião, entenda como menos pior a aprovação do novo arcabouço, não deve assimilar isso de maneira tão positiva assim”, opinou Sanchez.
Governo estabelece meta para financiar 2 milhões de moradias do Minha Casa, Minha Vida até 2026
O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que nestes mais de 100 dias do governo Lula (PT) obras do programa Minha Casa, Minha Vida que estavam paralisadas foram retomadas e que mais de 9 mil moradias serão entregues até o final de abril: “Já conseguimos retomar mais de 11 mil obras das que estavam paralisadas e também entregamos, nestes 100 dias, mais de 6 mil unidades habitacionais. São mais de 6 mil famílias que agora têm um lugar para morar”. No dia 13 de abril, o governo publicou uma portaria que estabelece a meta de entregar 2 milhões de moradias até o fim de 2026. A portaria também estabelece mudanças no subsídio e na faixa de renda para participar do programa. A parte do financiamento paga por recursos da União e de fundos do Minha Casa, Minha Vida tem um novo limite de R$ 170 mil para unidades habitacionais em cidades operadas com fundos de arrendamento social e desenvolvimento social, de R$ 75 mil em áreas rurais com o uso de recursos da União e de R$ 40 para melhorias em unidades localizadas na área rural, também com subsídio da União. O teto pode aumentar em caso de instalação de sistema de energia solar ou requalificação do imóvel para fim habitacional.
Com relação ao teto de renda, na faixa 1, que representa o grupo de famílias com os menores ganhos, o limite subiu de R$ 1,8 mil reais mensais para R$ 2.640. Na faixa dois o limite foi aumentado para R$ 4,4 mil e na faixa 3 para R$ 8 mil. O ministro das Cidades declarou que a alteração permitirá ampliar o benefício a um maior número de famílias, de acordo com o reajuste do salário mínimo. Jader filho disse ainda que os imóveis financiados deverão estar em terrenos próximos a centros urbanos para que os moradores tenham acesso a postos de saúde e escolas, por exemplo. As afirmações foram dadas durante entrevista em um programa da TV Brasil.
STJ autoriza PF a abrir inquérito para investigar denúncias de corrupção contra o governador Cláudio Castro
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), será investigado pela Polícia Federal (PF) por um suposto envolvimento em um esquema de corrupção em uma fundação estadual. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou que a PF abra um inquérito para apurar a denúncia feita pelo delator Marcus Vinícius Azevedo Silva, que é empresário e ex-assessor do governador. A decisão foi tomada pelo ministro Raul Araújo e os supostos crimes teriam sido cometidos quando Castro ainda era vereador e vice-governador do Estado. O pedido de investigação foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STJ em novembro do ano passado. O governador do Rio de Janeiro é suspeito, junto com outros mais de 20 acusados, de crimes como organização criminosa, fraude em licitações, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. As suspeitas de corrupção giram em torno de contratos firmados pela Fundação Leão XIII, que na época era comandada por Castro. Uma das empresas contratadas teria pago propina ao atual governador.
Imagens que fazem parte da investigação mostram o político, que na época era vice-governador, indo até a sede desta empresa, na Barra da Tijuca, zona Oeste da capital fluminense, com uma mochila. O delator acusa Castro de receber R$ 120 mil reais em propina. O dinheiro teria sido colocado na mochila carregada pelo político. O governador do Rio de Janeiro nega as acusações e move uma ação na Justiça contra Marcus Vinícius por denunciação caluniosa. Castro alega ainda que houveram uma série de irregularidades na delação premiada firmada pelo empresário. O Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, informou que o chefe do Executivo não está sendo denunciado e nem indiciado já que o Ministério Público não encontrou nenhum elemento capaz de vincular a ele qualquer tipo de irregularidade.
Novo plano estratégico da Petrobras deverá ter energias renováveis como prioridade
A Petrobras já discute internamente o seu novo plano estratégico para o próximo quinquênio, mas segundo Mauricio Tolmasquim, gerente da empresa, o planejamento só deve ser divulgado em novembro de 2023. Segundo o executivo, a transição energética deverá aparecer como prioridade no novo plano. A estatal, inclusive, já está criando uma nova diretoria de transição energética e energias renováveis para cuidar do tema. O próprio Tolmasquim foi indicado para assumir a nova pasta, mas ainda não teve a aprovação interna. Para ele, a Petrobras está atrasada na questão, mas ainda é possível acelerar a questão e liderar o processo, dado o porte da empresa. O executivo frisou que o investimento na área é um caminho inevitável no setor de petróleo e gás, já que aqueles que não adotarem critérios de sustentabilidade deverão ter dificuldades para obter empréstimos. “Na parte de descarbonização, a Petrobras está muito adiantada, porque o nível de carbono emitido por ela é muito menor que a média mundial e de suas concorrentes. A gente tem que ganhar mais força na descarbonização dos produtos”, afirmou em um evento sobre sustentabilidade na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). O atual plano estratégico da Petrobras (2023-2027) prevê investimentos de US$ 78 bilhões.
Ex-governador Rodrigo Garcia se articula para disputar Prefeitura de SP e pode ir para o União Brasil
A corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo em 2024 já tem sido articulada pelos líderes partidários, com a apresentação dos primeiros nomes que devem disputar o pleito. Interlocutores do PSDB revelaram à Jovem Pan News que esperam que Rodrigo Garcia, que migrou para o partido durante o governo de João Doria e assumiu o posto de governador, deve deixar a sigla em breve. A expectativa é de que o político se filie ao União Brasil para tentar concorrer como cabeça de chapa nas eleições do ano que vem. A ideia é de que ele se alinhe com partidos mais à direita para abrir um campo de conversação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação dos bastidores é de que a movimentação causou um certo mal estar com o ex-governador João Doria, que em resposta em feito articulações com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) para que ele tente a reeleição. Ainda no campo da direita, se apresenta também o deputado federal Ricardo Salles (PL), que tenta se aliar a Bolsonaro para alavancar uma possível candidatura.
Por causa da disputa, surgiram tensões entre o ex-ministro do Meio Ambiente e Ricardo Nunes no último final de semana. Salles teria dito, durante o evento “Direita Unida”, que na Prefeitura de São Paulo existem “ladrões” e que Nunes seria um “ícone do centrão”. Após as declarações, ele foi acionado pela Controladoria Geral de São Paulo e pela Procuradoria-Geral do Município, para dar explicações, esclarecimentos e dizer o que sabe sobre a gestão municipal. De acordo com autoridades ligadas aos partidos de direita e centro-direita na disputa pela Prefeitura, o atual cenário é preocupante porque dividiria os partidos deste campo político, situação pouco favorável para combater o candidato da esquerda, Guilherme Boulos.
As lideranças partidárias acreditam que o deputado federal do PSOL, que conta com o apoio do PT para a candidatura, estaria forte na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O atual parlamentar foi para o segundo turno na última eleição municipal contra Bruno Covas. Para os partidos da direita o ideal seria que apenas um candidato reunisse forças contra Boulos. O nome da deputada Tabata Amaral (PSB) também tem despontado como outra alternativa nos bastidores da corrida para as eleições de 2024 na cidade de São Paulo.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua esposa Jill, professora universitária, receberam US$ 579.514 (cerca de R$ 2,8 milhões) de rendimentos em 2022 e pagaram um total de US$ 169.820 (R$ 843 mil) em impostos, informou a Casa Branca nesta terça-feira (18). O casal Biden também doou 20.180 dólares (pouco mais de R$ 100 mil) a organizações beneficentes no ano passado, segundo a nota. A Casa Branca afirmou que Biden tornou públicas suas declarações de impostos durante 25 anos, “demonstrando mais uma vez o seu compromisso de ser transparente com o povo americano acerca das finanças”, uma menção que não tem nada de inocente no contexto eleitoral dos Estados Unidos. O democrata de 80 anos, que já deu diversos indícios de que tentará a reeleição em 2024, poderia enfrentar novamente Donald Trump na disputa presidencial. O republicano, contudo, rompeu com a prática de transparência fiscal da Casa Branca e luta para manter suas declarações de impostos na confidencialidade.
Em dezembro de 2022, uma comissão parlamentar votou favoravelmente pela divulgação das declarações de impostos do magnata entre os anos de 2015 e 2020. Veio à tona, por exemplo, que Trump pagou apenas 750 dólares (R$ 3.725, na cotação atual) em impostos em 2017, seu primeiro ano na Presidência, e depois cerca de US$ 1 milhão (R$ 4,9 milhões) em 2018 e 2019, e zero em 2020, quando perdeu as eleições presidenciais e seus rendimentos estavam negativos em 5 milhões de dólares (R$ 24,8 milhões). A Casa Branca ainda informou que a vice-presidente Kamala Harris e seu marido Doug Emhoff declararam 456.918 dólares (R$ 2,27 milhões) em rendimentos em 2022.
Marcinho, do América-MG, é condenado por atropelamento que matou casal de professores
O lateral direito, Marcinho, que atua no América-MG, foi condenado a três anos e seis meses de prisão em regime aberto pelo atropelamento e morte do casal de professores Maria Cristina José Soares e Alexandre Silva de Lima. A sentença foi determinada pelo juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Marcinho também perderá sua habilitação pelo mesmo período especificado da pena, no entanto, o jogador teve a prisão revertida em prestação de serviços a entidades que o Tribunal indicar. O acidente aconteceu no dia 30 de dezembro de 2020, por volta das 20h30 (horário de Brasília), na zona oeste do Rio. Marcinho estava a uma velocidade entre 86 km/h e 110 km/h onde o máximo era 70 km/h. Ele atingiu o casal e não prestou socorro. Antes do acidente, o jogador estava em um restaurante e consumiu cinco tulipas de chopp. Quando o América-MG mostrou interesse pela contratação do lateral, a torcida fez forte campanha contra, mas não foi ouvida. Até o momento o clube não se pronunciou sobre o assunto.
São Paulo resolve no fim e vence o Puerto Cabello por 2 a 0 na Copa Sul-Americana
O sufoco virou rotina no Morumbi. Depois de resultados ruins nos últimos jogos, o São Paulo venceu o Academia Puerto Cabello por 2 a 0, com dois gols no fim, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Debaixo de chuva, o Tricolor não conseguia fluir as jogadas com o campo molhado e faltava mais criatividade no ataque. O primeiro tempo foi abaixo, mas melhorou no segundo tempo. A equipe mandou duas bolas na trave e quando parecia que não iria sair do zero a zero, aos 41 minutos, Marcos Paulo apareceu na entrada da área para empurrar pro fundo da rede e aliviou a tensão. Minutos depois, Michel Araújo bateu cruzado e ampliou para 2 a 0. Com a vitória o Tricolor assume liderança do Grupo D, mas pode ser ultrapassado pelo Tolima que joga contra o Tigre na quinta. Na terceira rodada, dia 2 de maio, o São Paulo viaja para encarar o próprio Tolima.
‘BBB 23’: Domitila é última eliminada do Quarto Fundo do Mar com 59,94% dos votos
No caminho para o Top 5, mais uma sister foi eliminada do Big Brother Brasil 23. Disputaram nesta terça-feira, 18, a preferência do público a médica Amanda, a miss Alemanha e ativista Domitila Barros e a personal Larissa. Amanda foi a indicada do líder Alface, enquanto Domitila foi a mais votada da casa e puxou Larissa, que já foi eliminada e retornou na repescagem. Com uma disputa grande nas redes sociais, a eliminada foi Domitila Barros 59,94% dos votos. Larissa recebeu 39,35% dos votos e Amanda teve apenas 0,71%.