Prefeitura lança o Moto.Rio, app para o serviço de mototáxi na cidade

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

A Prefeitura do Rio lançou nesta quinta-feira (16) a primeira fase de um aplicativo para legalizar o mototáxi na cidade: o Moto.Rio. A medida é uma resposta aos serviços de aplicativos particulares que o executivo municipal considera irregulares.

O encontro de mototaxistas foi no Palácio da Cidade, em Botafogo. Eles foram entender como vai funcionar o novo aplicativo da prefeitura para corridas de motos.

A plataforma já está recebendo cadastros de mototaxistas que, na segunda etapa, vão precisar anexar documentos que comprovem a identidade, habilitação e capacitação. Tudo vai ser analisado pela prefeitura.

“A gente tem agora 60 dias desse pré-cadastro com os mototaxistas, depois a prefeitura, a Secretaria de Transportes avalia cada um desses cadastros”, disse o secretário municipal de Casa Civil, Eduardo Cavaliere

“O que nós vamos fazer é ter um aplicativo da prefeitura, como já temos o Táxi Rio, sem cobrar nenhuma taxa para o mototaxista, para que ele possa desempenhar sua função, cumprir o seu serviço público, principalmente em áreas de mais difícil acesso da cidade, sem cobrar taxa nenhuma e com o serviço legalizado“, explicou o prefeito Eduardo Paes.

Mototáxi vai ganhar app no Rio — Foto: Reprodução / Tv Globo

Mototáxi vai ganhar app no Rio — Foto: Reprodução / Tv Globo

Além de dar mais segurança para quem usa esse tipo de transporte, a prefeitura quer também mapear o número de mototaxistas que atuam hoje na cidade, já que muitos ainda não estão de acordo com a legislação.

A lei federal diz que, para atuar, o mototaxista deve ter 21 anos, no mínimo 2 anos de habilitação na categoria A, utilizar colete de segurança e ser aprovado em curso do Conselho Nacional de Trânsito.

De forma complementar, em setembro do ano passado, o prefeito Eduardo Paes assinou um decreto para regulamentar a profissão de mototaxista no Rio.

“A categoria já vinha brigando pela regulamentação e reconhecimento público há algum tempo. Hoje, é uma tranquilidade maior para a sociedade civil usar o aplicativo Moto Rio, que são pessoas cadastradas e fiscalizadas por um órgão público”, disse Krishna de Campos, presidente Sindicato dos Mototaxistas do Rio.

A criação do aplicativo exclusivo para mototaxistas vem depois do impasse entre a prefeitura e plataformas estrangeiras que iniciaram o serviço no Rio em janeiro deste ano.

Para a categoria, o aplicativo da prefeitura pode ajudar na valorização do trabalho.

“Tem que melhorar muita coisa para o mototáxi ser reconhecido, sim, pela sociedade. Porque antes era só de comunidade”, disse o mototaxista Diego Ribeiro.

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*