Uma serpente da espécie “píton ball”, que não é nativa do Brasil, foi morta por um cachorro no Rio de Janeiro. O animal exótico foi solto no Parque Nacional da Tijuca por engano, na última sexta-feira, 3, por bombeiros. Eles acharam que se tratavam da nativa jiboia. A píton foi atacada pelo cachorro na Floresta da Tijuca e levada por ele até uma casa. O dono da residência chamou o Corpo de Bombeiros ao ver que o cão estava com uma serpente. Equipes do Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Universidade Estácio de Sá identificaram a espécie da serpente por meio dos padrões de cores e desenhos das escamas. No entanto, o animal não resistiu aos ferimentos causados pelo cachorro e morreu.
9 de março de 2023
A história de Sonic the Hedgehog nos videogames é uma jornada épica de aventuras, combate ao mal e amizade. Tudo começa quando o cientista louco Dr. Ivo “Eggman” Robotnik decide tomar o controle do mundo, usando suas invenções malucas para escravizar os animais e criar um império de robôs.
Para frustrar seus planos malignos, Sonic, um ouriço azul super-rápido e com habilidades sobre-humanas, surge como um herói improvável. Ele começa a correr pelo mundo, coletando anéis de ouro e salvando seus amigos animais do cativeiro.
Origem de Sonic
A primeira aparição de Sonic nos videogames foi em 1991, com o jogo “Sonic the Hedgehog” para o Sega Genesis. Desde então, ele apareceu em inúmeros jogos, em uma variedade de plataformas, incluindo consoles de videogame, dispositivos móveis e PC.
Ao longo dos anos, Sonic enfrentou muitos desafios, desde batalhas contra Eggman e seus robôs gigantes até corridas emocionantes, enigmas desafiadores e, até mesmo, jogos de RPG. Alguns jogos mais populares da série incluem “Sonic Adventure”, “Sonic Colors” e “Sonic Generations”.
Ao longo de sua jornada, ele encontrou muitos amigos e aliados, incluindo Tails, uma raposa voadora, Knuckles, uma equidna vermelho forte, e Amy, uma ouriça cor-de-rosa. Juntos, eles trabalham para frustrar os planos de Eggman e salvar o mundo do mal.

Jogos mais populares
A história de Sonic the Hedgehog é uma jornada épica que continua a crescer e a se expandir, e os fãs de todas as idades continuam a se apaixonar pelo ouriço azul super-rápido e sua turma de amigos. Alguns dos jogos mais populares da série são:
- Sonic the Hedgehog (1991): apresentou o personagem Sonic pela primeira vez.
- Sonic Adventure (1998): jogo 3D que introduziu novos personagens, incluindo Knuckles, Tails e Amy.
- Sonic Heroes (2003): jogo em que o jogador controla três personagens em cada nível e deve alternar entre eles para superar os obstáculos.
- Sonic Colors (2010): jogo em que Sonic precisa salvar um parque temático espacial das garras do Dr. Eggman.
- Sonic Generations (2011): jogo que celebra os 20 anos de história da série, apresentando fases dos jogos anteriores de Sonic.
- Sonic Mania (2017): homenagem aos jogos clássicos de Sonic, com gráficos em pixel art e uma trilha sonora nostálgica.
- Sonic Frontiers (2022): traz um mundo aberto que Sonic pode explorar de forma não linear com vários desafios criativos.
Esses são apenas alguns dos muitos jogos da franquia Sonic, que inclui uma grande variedade de títulos em diversos gêneros, como corrida, RPG e, até mesmo, jogos de tabuleiro. A série continua a evoluir e se adaptar aos novos tempos, mantendo-se popular entre os fãs de todas as idades.
Luva de Pedreiro lava para-brisa de motoristas em Recife e surpreende fãs: ‘Receba’
O influencer Iran Ferreira, conhecido nas redes sociais como Luva de Pedreiro, surpreendeu seus seguidores nesta quinta-feira, 9, e apareceu nas ruas de Recife lavando para-brisas de motoristas que passavam pelas ruas. “Quer que eu limpe o carro, pai? Tá ligado, pai. É o Luva de Pedreiro, melhor do mundo. Obrigado, meu Deus. Receba, pai”, disse a um dos condutores. Com um rodo e uma garrafa d’água em mãos, o influenciador baiano também parou para falar com seus apoiadores e publicou os vídeos com a empreitada nas redes sociais. Na última semana, Luva passou por uma situação incomum, após ficar preso em um elevador com outras 12 pessoas e se desesperou com a situação. Assim que a porta se abriu, Ivan saltou e partiu para o corredor. Com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram e outras 23,3 milhões no TikTok, o influenciador é dono de uma das maiores páginas das redes com conteúdo voltado aos amantes de futebol. Mesmo com a diminuição no volume das postagens, Luva segue divertindo seus fãs com vídeos de cobrança de falta, chutes colocados e frases de efeito.
Galhardo erra pênalti, e Fortaleza perde para o Cerro Porteño na pré-Libertadores
Na noite desta quinta-feira, 9, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa Libertadores, o Fortaleza foi derrotado pelo Cerro Porteño-PAR, por 1 a 0, dentro da Arena Castelão lotada. O atacante Thiago Galhardo desperdiçou um pênalti, na primeira etapa, e o time cearense ainda teve um jogador a mais durante boa parte do segundo tempo. Agora os brasileiros precisam vencer por dois ou mais gols de diferença no Paraguai na próxima quinta-feira, 16, para conquistar a classificação à fase de grupos. Como nas competições da Conmebol não existe mais o critério de gol fora, caso o resultado da ida se repita, a vaga será definida nos pênaltis. Diante de sua torcida, o Fortaleza demonstrou a mesma postura do jogo contra o Maldonado, quando goleou por 4 a 0. Com a posse da bola, o time povoou o campo de defesa do Cerro Porteño. Tímido, o time paraguaio apostava nos contra-ataques. Churín arriscou de primeira e assustou o goleiro Fernando Miguel. O lance não intimidou o time brasileiro que seguiu apertando, até que Calebe foi derrubado na área e o juiz assinalou pênalti. O artilheiro Thiago Galhardo foi para a cobrança, mas o goleiro Jean defendeu. O pênalti perdido, tirou a tranquilidade do Fortaleza.
Nervoso e falando muito com a arbitragem, o Leão do Pici viu o Cerro se soltar e balançar as redes com Carrizo, mas o lance foi anulado pelo VAR. Mas o alívio durou pouco. Churín marcou de cabeça, aos 33 minutos, aproveitando uma falha defensiva. O gol desestabilizou o Fortaleza de vez. Se não fossem os cortes precisos de Marcelo Benevenuto, Bruno Pacheco e Titi, o time de Vojvoda poderia ter saído com um saldo pior na primeira etapa. Nos acréscimos, o Fortaleza ensaiou uma reação, porém, o chute de Tinga parou no goleiro Jean. Na segunda etapa, o Fortaleza voltou mais acelerado, mas encontrava dificuldade em entrar na área adversária e sofria com os contra-ataques. A melhor chance foi em outra finalização de Tinga, novamente defendida por Jean. O jogo era bem disputado, até quando Rivas exagerou e acabou expulso, após uma entrada dura em Marcelo Benevenuto. Com um a mais, o Fortaleza se lançou ao ataque, impulsionado pela torcida, mas parou no goleiro Jean.
Poucos dias antes do início da venda dos ingressos, o The Town anunciou novas atrações para o festival marcado para os dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os três nomes são brasileiros: Luísa Sonza, Maria Rita e Orochi foram confirmados como atrações do palco The One. O rapper se apresenta no dia 2 de setembro junto à Criolo e Racionais MCs. No dia seguinte, dia 3, Luísa Sonza será a headliner do palco. Já o samba da filha de Elis Regina estará no dia 7 de setembro. Maria Rita comemora 20 anos de carreira. A partir do dia 14 de março os fãs poderão adquirir o The Town Card, um cartão sem data válido para qualquer dia do evento. Após todas as atrações confirmadas, o fã poderá escolher que dia quer ir. As vendas serão realizadas pela Ticketmaster Brasil e custará R$ 770 (inteira). Cada CPF pode comprar até 4 ingressos. Como atrações principais estão confirmados Post Malone, Maroon 5, Foo Fighters e Bruno Mars.
O juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, determinou que o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha devolva seis carros de luxo confiscados na Operação Lava Jato. O ex-deputado terá cinco dias úteis, a contar da intimação, para que apresente e deposite os veículos judicialmente. Os carros, que foram registrados em nome da empresa “Jesus.com”, são duas Porsche Cayenne, um Ford Fusion, um Ford Edge, um Hyundai Tucson e um Passat Variant Turbo. Por ordem do então juiz Sérgio Moro, os automóveis estavam bloqueados desde outubro de 2016. Os bens não podiam ser vendidos ou transferidos. No entanto, os veículos ficaram com a família de Eduardo Cunha. O bloqueio dos carros foi determinado na mesma decisão que mandou prender preventivamente o ex-presidente do Legislativo. De acordo com a força-tarefa da Lava Jato, os veículos foram comprados com dinheiro de propina. “Revogo, por conseguinte, o respeitável despacho judicial deste Juízo Federal (nos autos de pedido de prisão preventiva de Eduardo Cunha 5052211-66.2016.4.04.7000 – decisão do evento 03 do então juiz federal Sérgio Moro) o qual havia autorizado que o acusado Eduardo Cunha (e seus familiares) ficassem na posse dos veículos de luxo”, escreveu Eduardo Appio.
Nova âncora fiscal será apresentada a Lula na próxima semana, diz líder do governo no Congresso
O líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta quinta-feira, 9, que a nova âncora fiscal deverá ser apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima semana. Segundo o parlamentar, que também ocupa uma cadeira no Senado, haverá tempo hábil para que o novo arcabouço, que visa substituir o teto de gastos, seja incluído no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). Após reunião com líderes do governo, o congressista afirmou que, assim que a proposta for chancelada pelo mandatário, o arcabouço será apresentado ao Congresso Nacional. “O ministro da Fazenda quer fechar, primeiramente, a ideia do arcabouço fiscal com a equipe econômica para não ter nenhuma controvérsia com a equipe econômica. O arcabouço fiscal [a equipe econômica] deve encaminhar ao presidente Lula na semana que vem. O presidente chancelando, concordando com o arcabouço apresentado, deve reunir com líderes e em seguida apresentar a proposta ao Congresso. É capaz de ser apresentado [o arcabouço] quando o presidente estiver indo para a China”, disse. De acordo com Randolfe, a reunião desta quinta foi realizada com o intuito de realizar um balanço dos pouco mais de 60 dias de governo.
Mais cedo, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), ressaltou que a proposta deve agradar a todos, inclusive ao mercado financeiro, pelo fato de a regra supostamente estar alinhada à responsabilidade fiscal. Segundo a emedebista, houve uma reunião nesta quinta com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para alinhar o novo arcabouço e concluir o projeto que busca o aval de Lula. Entre os participantes, constam o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB); os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT); da Casa Civil, Rui Costa (PT); da Secretaria-Geral, Márcio Macedo; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT); da Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT); os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE); e o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Santana Ribeiro.
Um ataque a tiros, nesta quinta-feira, 9, deixou ao menos seis mortos e outras pessoas gravemente feridas em uma igreja na cidade portuária de Hamburgo, no norte da Alemanha. A informação foi confirmada pela polícia local nas redes sociais. “Uma importante intervenção policial está em execução neste momento em Alsterdorf”, informou a polícia no Twitter. O centro religioso seria frequentado por testemunhas de jeová. Moradores do bairro de Borstel, no distrito de Alsterdorf, foram orientados a ficarem em casa. De acordo com a polícia, os disparos foram feitos às 21 horas (18 horas de Brasília) e que teriam “um ou mais” agressores. Até o momento, não se sabe a motivação do crime.
Andressa Urach revela que sofreu ameaças de Cristiano Ronaldo após expor affair
A modelo Andressa Urach afirmou que foi ameaçada e xingada pelo jogador Cristiano Ronaldo. As supostas agressões teriam ocorrido em 2012, após Andressa expor um affair entre eles. As declarações foram feitas durante participação no podcast “Inteligência Ltda”. Na entrevista, a modelo disse que teve um relacionamento com o atleta, mesmo ele tendo negado os fatos. “Mas aconteceu, ele sabe que aconteceu. Ele negou, até hoje nega. E eu fiquei com raiva. É que eu era muito barraqueira. Na verdade eu só queria uma foto com ele, porque eu era fã. Ele que me procurou, então a gente agendou um lugar naquele hotel maravilhoso em Madrid, e daí a gente ficou lá”, contou. Andressa disse que o português não esperava que ela fosse expor a relação entre eles publicamente. “Só que eu fiquei com raiva porque ele ficou comigo, mas não tirou a selfie, aí joguei tudo na imprensa”, relembrou. Ela ainda disse que conheceu o craque do futebol por intermédio de outros atletas brasileiros. No entanto, as identidades deles não foram reveladas.
Manchester United goleia o Betis pela Liga Europa e abre vantagem nas oitavas de final
O Manchester United segue fazendo suas boas apresentações na temporada. Depois de levar um 7 a 0 do Liverpool na Premier League no final de semana, os Red Devils venceram o Betis por 4 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Liga Europa, no Old Trafford. O placar foi construído cedo. Logo aos 6 minutos, Marcus Rashford fez o primeiro. Aos 32, Gutiérrez empatou para os espanhóis. No segundo tempo o United deslanchou. Aos 7 minutos, Antony marcou um lindo gol e recolocou os ingleses na frente. Aos 13, Bruno Fernandes fez o terceiro e, aos 37 minutos, Weghorst fechou a conta em 4 a 1. A partida de volta será na próxima quinta-feira, dia 16, às 14h45 (horário de Brasília). Outro inglês que jogou nesta quinta foi o Arsenal, empatando por 2 a 2 com o Sporting-POR.
Confira abaixo os resultados dos jogos de ida da Liga Europa:
Sporting 2 x 2 Arsenal
Bayer Leverkusen 2 x 0 Ferencváros
Union Berlin 3 x 3 Union
Roma 2 x 0 Real Sociedad
Shakhtar Donetsk 1 x 1 Feyenoord
Juventus 1 x 0 Freiburg
Sevilla 2 x 0 Fenerbahçe
A segunda fase do Campeonato Paulista começa neste sábado, 11, com as quartas de final e o duelo entre Palmeiras e São Bernardo, no Allianz Parque. Nesta quinta-feira, 9, a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou a escala de arbitragem para os confrontos. O jogo de abertura da rodada será apitada por Edina Batista com o auxílio de Neuza Ines Back e Daniel Paulo Ziolli. O VAR estará no comando de Marcio Henrique de Gois. No domingo, 12, Raphael Claus apita Corinthians e Ituano ao lado dos bandeirinhas Danilo Ricardo e Rafael Tadeu. No VAR, José Claudio Rocha Filho. Na partida entre Red Bull Bragantino e Botafogo-SP, Flavio Rodrigues de Souza será o árbitro com a dupla Alex Ribeiro e Gustavo de Oliveira nas bandeirinhas, no VAR estará Rodrigo Guarizo Amaral. Para fechar as quartas, no jogo entre São Paulo e Água Santa, o árbitro será Vinicius Gonçalves Araujo, ao lado de Fabrini Costa e Luiz Alberto Nogueira. O VAR terá o comando de Daiane Muniz dos Santos.
Insatisfação do PP com rumos do governo impõe novo desafio para formação de base de Lula
Passados os primeiros 60 dias do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o atual governo enfrenta as primeiras rusgas enquanto ainda patina para firmar apoio no Congresso Nacional e construir uma base sólida que garanta os votos necessários em debates fundamentais. Na semana passada, a principal pedra no caminho de Lula foi o polêmico caso envolvendo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), e as denúncias de um suposto uso indevido dos serviços da Força Aérea Brasileira (FAB) e a diárias pagas com o orçamento público. Lula deu sobrevida a Juscelino e evitou a primeira queda de um membro do primeiro escalão, em mais um episódio da relação conturbada do governo com o União Brasil. Anteriormente, o presidente já havia enfrentado a denúncia de suposta relação da ministra Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) com a milícia e o constrangimento gerado pelo manifesto de parlamentares da sigla que nasceu da fusão entre Democratas e PSL, que declararam que não haverá “subserviência” ao Executivo. Longe de representarem apenas uma exceção, essas rusgas e insatisfações de partidos – especialmente do Centrão – com o Palácio do Planalto ganham proporções maiores e atingem pontos críticos. Parlamentares ouvidas pelo site da Jovem Pan afirmam que o posicionamento do Executivo com a escolha de ministros incomoda membros de outras legendas, como o Progressistas, sigla de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.
Sem ministérios ou cargos de primeiro escalão, nomes do partido se vêem menos contemplados, o que pode refletir na baixa adesão às propostas do governo e colocar em risco a tramitação de pautas consideradas essenciais, como a reforma tributária. “O Congresso já teve a boa vontade apoiando a PEC da Transição, que garantiu o Bolsa Família. Agora, de lá para cá, esse aceno de indicação de ministros incomoda. Os deputados não estão satisfeitos, há uma insatisfação. Lula vai ter que fazer um esforço corpo a corpo para formar maioria”, disse um aliado de Lira à reportagem. A avaliação é que o Executivo ainda não deu o que chamam de “sinalização necessária” às legendas, o que resulta na dificuldade de se construir uma base sólida no Congresso Nacional. A avaliação é endossada pelo deputado federal José Nelto (PP-GO), correligionário de Lira. “Ninguém está atrás do governo para pedir nada. Mas a reforma tributária é muito difícil o governo aprovar. A reforma que eles querem não vai passar. Será necessário articular muito, e Lula tem que ter essa
As dificuldades do governo Lula para a consolidação de uma base no Parlamento foram sinalizadas publicamente por Arthur Lira ainda no início da semana, em um episódio considerado um aviso ao governo. Presidente da Câmara eleito com maior número de votos da história do Legislativo desde a redemocratização, Lira afirmou que, atualmente, o Executivo não tem base nem mesmo para aprovação de textos com maioria simples, muito menos para avançar em matérias que exigem quórum constitucional. Para aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), como da reforma tributária, são necessários votos favoráveis de 308 deputados e 49 senadores. “Teremos um tempo para que o governo se estabilize internamente, porque hoje o governo ainda não tem uma base consistente nem na Câmara, nem no Senado para enfrentar matérias de maioria simples, quanto mais matérias de quórum constitucional”, ponderou o deputado. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, o presidente nacional do Solidariedade e ex-deputado federal Paulinho da Força fez um cálculo semelhante: “É um processo delicado. Eu brinco com alguns amigos que o governo tinha 140 votos, distribuiu 39 ministérios e ficou com 180. É a conta que nós fazemos aqui hoje. O governo oficialmente não tem mais do que 180 votos na Câmara dos Deputados. Talvez no Senado tenha um pouco mais de folga, mas na Câmara o governo tem dificuldades. É um processo de negociação que o governo vem fazendo”. “Quando tiver uma pauta complicada, nas minhas contas, o governo vai perder algumas votações importantes no Congresso nas próximas semanas. O governo fez algumas medidas provisórias que têm polêmicas. Essas medias provisórias polêmicas deverão ter dificuldades”, emendou o cacique partidário. Em outras palavras, a nota pública do União Brasil em defesa de Juscelino, a insatisfação exposta nos bastidores por líderes do Centrão e o aviso explícito de Lira mandam um recado claro ao Planalto: a aprovação de matérias, neste momento, depende da boa vontade do Congresso.
Jovem Pan News estreia programas e contrata novos talentos para equipe de jornalismo e comercial
A TV Jovem Pan News anuncia novidades na sua grade de programação a partir deste domingo, 12, e contrata novos talentos para as áreas de jornalismo e comercial. Na próxima segunda-feira, 13, às 21h30, estreia a nova temporada do programa de entrevistas “Direto ao Ponto”, com a apresentação do jornalista Adalberto Piotto. A atração será sempre às segundas-feiras e contará com uma bancada de jornalistas convidados. A nova temporada do “Direto ao Ponto” oferecerá uma análise crítica sobre os temas em discussão para quem busca entender melhor os acontecimentos do Brasil e do mundo. A primeira entrevista contará com a participação de Gilberto Kassab (PSD), ex-prefeito da cidade de São Paulo e atual Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.
Outra novidade na grade de programação é o programa “Tá Na Roda”, com apresentação de Thiago Asmar. A estreia será no próximo dia 12, e o programa será exibido todos os domingos, das 14h às 18h, em um formato de revista eletrônica de entretenimento e variedades. O jornalista Thiago Asmar e uma bancada rotativa de quatro convidados irão debater assuntos propostos por eles e mediados pelo apresentador. O objetivo é produzir um programa leve para as tardes de domi
CONTRATADOS NO JORNALISMO
Com a chegada do jornalista André Ramos para ocupar a Direção de Jornalismo e Esporte, o Grupo Jovem Pan começa a implementar mudanças nestas áreas. O apresentador e jornalista Evandro Cini, e o jornalista especializado em coberturas internacionais Marcelo Favalli se juntam à equipe de jornalismo da empresa, que também contará com o cientista político e comentarista Luiz Felipe d’Avila.
NOVIDADE NA ÁREA COMERCIAL
Alexandre Barsotti é o novo Diretor Comercial da Jovem Pan. O executivo deixa o Grupo Band, depois de mais de 7 anos e meio, onde era diretor comercial de todos os canais Pay-TV do grupo para o mercado nacional. Executivo com passagens em grandes grupos de comunicação, Barsotti já atuou na Editora Globo, Editora 3, TV Bandeirantes, entre outros veículos.
Confira abaixo a trajetória dos novos contratados do jornalismo:
André Ramos – é jornalista, iniciou sua carreira como repórter e apresentador na cidade de Campinas, na afiliada da Globo, EPTV. Trabalhou no SBT e na RedeTV!, antes de se tornar Diretor de Jornalismo na RecordTV, tanto em Belo Horizonte como no Rio de Janeiro. Com sólida experiência em coberturas internacionais, Ramos atuou por três anos na CNN Brasil, onde foi um dos executivos responsáveis por montar o projeto, além de ter atuado na sucursal de Brasília e como Diretor-Geral de Jornalismo na sede em São Paulo.
Evandro Cini – é jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, repórter e apresentador de TV há 15 anos. Começou a carreira na afiliada Globo em Mato Grosso do Sul e se desenvolveu nas afiliadas Globo no interior de São Paulo, onde comandou o jornal de maior audiência por 8 anos. Em 2020, recebeu o convite da CNN Brasil, em São Paulo, para integrar o projeto de estreia do canal no país. Na CNN, atuou como repórter especial e âncora nos últimos 3 anos. Cini também tem pós-graduação em agronegócio global pelo Insper SP.
Marcelo Favalli – é jornalista formado pela UMESP e mestre em relações internacionais pela PUC, com 25 anos de carreira. Destes, 18 dedicados à cobertura de temas internacionais. Foi correspondente na América Latina para o maior conglomerado de mídia do Japão, a NHK, quando entrevistou presidentes, acompanhou reviravoltas políticas, acordos de paz e desastres naturais. Em 2020, atuou como correspondente em Nova York quando a maior cidade americana era o epicentro da pandemia de Covid-19 e quando os Estados Unidos viveram a onda de protestos que marcaram o país, depois da morte de George Floyd. Favalli ainda é professor na Faap, onde leciona na pós-graduação disciplinas ligadas à política contemporânea, democracia, e coberturas em situações extremas.
Luiz Felipe d’Avila – é cientista político, escritor e fundador do Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento de líderes públicos e mobilização da sociedade para melhorar o funcionamento do Estado democrático. Ele também é fundador da Editora D’Avila e autor de vários livros de história e política. Luiz Felipe d’Avila é graduado em ciências políticas pela Universidade Americana em Paris e tem mestrado em administração pública pela Harvard Kennedy School. Ele foi diretor superintendente da Editora Abril, após a venda da revista cultural “Bravo”, que ele fundou.
SOBRE A JOVEM PAN
Com mais de 80 anos no setor de comunicação, o Grupo Jovem Pan está focado na produção de conteúdo utilizando a tecnologia na distribuição de informação, entretenimento e esportes. O jornalismo Jovem Pan é reconhecido por estar presente na cobertura dos principais fatos do Brasil e do mundo. Historicamente, a Jovem Pan sempre defende a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão e a pluralidade de ideias. Com atuação multiplataforma, a marca Jovem Pan é referência de audiência em todo o Brasil por meio da Rádio Jovem Pan (News e FM) e suas afiliadas, da TV paga, do site Jovem Pan, dos canais Jovem Pan no YouTube e nas redes sociais Jovem Pan.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), apresentou na manhã desta quinta-feira, 9, o “MobizapSP”, uma nova plataforma de transporte individual de passageiros para a cidade. O lançamento ocorre após anos de disputas com o Uber, desde que a empresa se instalou no município, em meados da década passada. Inclusive, o conflito mais recente aconteceu pela tentativa da empresa americana de iniciar um serviço de moto-taxis na capital paulista. A Prefeitura contestou a proposta e a empresa suspendeu a ideia. O aplicativo de mobilidade urbana lançado nesta quinta “visa melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo, além de entregar uma maior remuneração aos motoristas parceiros”, informou a administração municipal. O desenvolvimento do projeto foi realizado por meio de licitação pública e o Consócio 3C ganhou o contrato, por regime de menor percentual sobre o valor das corridas. A taxa de administração é de 10,95% (fixa), sendo uma alternativa às plataformas que já atuam na cidade. O MobizapSP pode ser usado apenas em viagens que tenham como partida vias na cidade de São Paulo. Já o destino varia de acordo com a opção do cliente. As corridas podem ser pagas por meio de dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo. Inicialmente, o MobizapSP será disponibilizado aos motoristas, para que sejam cadastrados devidamente na plataforma. Na sequência será liberado para o acesso da população. O aplicativo pode ser encontrado para os sistemas operacionais Android e iOS.
Romarinho marca, ofusca Cristiano Ronaldo e coloca Al-Ittihad na liderança do Campeonato Saudita
O atacante Romarinho voltou a brilhar nesta quinta-feira, 9, ao marcar o gol da vitória do Al-Ittihad sobre o Al-Nassr por 1 a 0, em Jeddah, pela 20ª rodada do Campeonato Saudita. Já aos 35 minutos do segundo tempo, o ex-Corinthians recebeu de Ahmed Sharahili e, livre de marcação, tocou na saída do goleiro. O brasileiro, assim, ofuscou o astro Cristiano Ronaldo, eleito o melhor da competição em fevereiro, mas que fez partida discreta e deixou o campo muito irritado. Com o resultado, o Al-Ittihad assumiu a liderança com 47 pontos, apenas um a mais que a equipe do craque português. Restam ainda dez rodadas para o fim do torneio.
Brasil gera 83,3 mil novos postos de trabalho e acumula mais de 1,8 milhão de pessoas com carteira assinada em janeiro
Durante o mês de janeiro, 83.297 empregos com carteira assinada foram criados, de acordo com os últimos dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged). O número representa uma recuperação do mercado formal em relação à dezembro, quando foram registrados mais desligamentos do que contratações, com 440.669 postos perdidos. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 9, pelo ministro da pasta Luiz Marinho. O novo Caged também verificou que, durante o primeiro mês do ano, foram registradas 1.874.226 admissões e 1.790.929 desligamentos. Com isso, o total de empregos formais acumulado no Brasil é de 42.527.722 de postos de trabalho. Dos 27 Estados brasileiros, 16 tiveram um saldo positivo. O destaque do mês foi São Paulo, que teve um aumento de 18.663 na quantidade de oportunidades de emprego, gerando 18.663 postos. Em seguida, aparecem Santa Catarina e Mato Grosso, com a geração de 15.727 postos e 13.715 postos, respectivamente. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o crescimento impactou quatro dos cinco grandes grupos de atividade econômica. A maior alta de emprego formal foi observada no setor de serviços, com a criação de 40.686 postos de trabalho, com destaque para as áreas de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais. Em seguida, aparece o segmento de construção civil, com 38.695 novos empregos, e a indústria, que gerou 34.023 posições no mês. O setor de comércio foi o único com resultado negativo em janeiro, perdendo 53.524 postos de trabalho. Varejista de artigos do vestuário e acessórios, comércio de mercadorias em geral, supermercados e varejistas de calçados foram os tipos de empresa mais impactos. Além disso, o Caged mensurou que o salário médio real no momento da admissão foi de R$ 2.012,76, enquanto o salário médio real de desligamento foi de R$ 2.034,98. O salário médio de admissão dos homens chegou a R$ 2.096,25, enquanto o das mulheres alcançou R$ 1.887,60.
TV Brasil, que é pública, cede estúdio e transmite ‘live’ particular de Janja
A primeira-dama Janja, que não ocupa qualquer cargo no governo federal, usou a estrutura da TV Brasil para gravar uma live sobre violência contra as mulheres. A emissora é estatal, portanto, custeada com dinheiro público. O programa, gravado em espaço da TV Brasil, nesta terça-feira (7), em Brasília, foi retransmitido pelos canais oficiais da emissora, como Youtube.
Além da primeira-dama, que foi a âncora do programa, participaram da conversa a ministra Cida Gonçalves (Mulheres) e a atriz e apresentadora Luana Xavier. A gravação do programa, chamado Papo de Respeito, foi celebrada por Janja nas redes Sociais.
“Nosso primeiro Papo de Respeito está acontecendo! Uma conversa importante e cheia de informações sobre enfrentamento à violência contra as mulheres. Obrigada, ministra @CidaMulheres e @Luaxavier por esse momento!”, disse a primeira-dama.
O uso do aparelho público causou revolta entre parlamentares da oposição. O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) classificou o ato como “absolutamente imoral e ilegal” a gravação do programa.
O parlamentar anunciou ainda que entrou com uma ação na Justiça para impedir a TV use seus canais para promover a live de Janja.
“Vamos tirar a Janja da TV Brasil. Vamos acabar com essa ilegalidade. Já ingressamos com essa ação e vamos acompanhar para que essa ação seja acatada e que a gente vença mais uma vez o Lula na Justiça”, afirmou o deputado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 568 presentes durante audiências no exterior ou em solo nacional, entre 2003 e 2010, nos seus dois primeiros mandatos. A maioria dos presentes ficou no acervo pessoal, segundo levantamento realizado pelo Gabinete Pessoal da Presidência da República em 2016.
As informações estão em relatório de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que foi relatado pelo ministro Walter Alencar Rodrigues e aprovado em plenário no dia 31 de agosto de 2016.
Esses objetos foram entregues ou encaminhados para Lula durante visitas. Do total de 568 presentes recebidos pelo petista, 559 foram incorporados ao acervo pessoal do atual presidente.
O TCU ainda diz que apenas nove presentes dados para Lula, no período 2003-2010, foram incorporados ao patrimônio da União até 2016, isto é, foram catalogados para permanecer como acervo público no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo em Brasília.
De acordo com o tribunal, ficou no acervo público apenas 1,58% de todos os objetos recebidos pela Presidência da República durante o primeiro e o segundo mandatos do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A auditoria realizada na Presidência da República, segundo o TCU, teve o objetivo de averiguar desvio ou desaparecimento de bens pertencentes à União nos palácios do Planalto e da Alvorada até 2016.
O relatório de auditoria do tribunal determinou prazo de 120 dias para que fosse identificada a localização dos objetos e que se adotassem providências necessárias à incorporação ao acervo público daqueles cujas características atendem ao dispositivo no art. 3º, parágrafo único, inciso II, do Decreto 4.344/2002.
Mulher de chefe da Casa Civil de Lula tem indicação aprovada para Tribunal de Contas na Bahia com salário de R$ 35 mil
Aline Peixoto, de 40 anos, mulher do ministro-chefe da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi aprovada nesta quarta, 8, pela Assembleia Legislativa do Estado para ocupar uma vaga de conselheira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Com isso, ela ficará no cargo até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos, com salário de R$ 35 mil, mais benefícios que, juntos, chegam a R$ 41 mil. Ela obteve 40 votos contra 19 dados ao ex-deputado oposicionista Tom Araújo (União Brasil). Houve quatro votos nulos. A votação foi secreta.
Costa passa a ser o quarto ministro de Lula que tem a mulher como conselheira em tribunais de contas.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), viu sua esposa, Rejane Dias, ser indicada para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí em janeiro deste ano.
Outros dois ministros e ex-governadores já tinham suas mulheres como conselheiras antes de tomar posse: Renan Filho (MDB), cuja mulher, Renata Calheiros, foi escolhida para o TCE de Alagoas em dezembro de 2022; e Waldez Góes (PDT), do Desenvolvimento Regional, teve a mulher eleita em fevereiro de 2022 para o TCE do Amapá.
A escolha de Aline implica, ainda, que, na divisão de forças do PT baiano, Costa levou a melhor. O próprio senador Jaques Wagner (PT), muito influente na legenda estadual, chegou a dizer publicamente que era contra a indicação.
Aline não foi à Assembleia acompanhar a votação e informou, por meio do líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), que falará com a imprensa somente quando for empossada no TCM.
A Corte tem sete conselheiros. A principal função do TCM é a de apreciar as contas anuais dos chefes dos Poderes Executivo e Legislativo municipais. Na Bahia, são 417 municípios.
Pioneira
A mulher de Costa será a primeira mulher a ocupar uma cadeira do TCM da Bahia. Ao comentar a sobre indicação de Aline Peixoto, o presidente da Assembleia baiana, deputado Adolfo Menezes (PSD), disse em entrevista após o final da sessão que, “no Brasil, sempre foi assim”.
“Não adianta querer ser diferente, que as coisas no Brasil funcionam assim”, afirmou.
A indicação da mulher do ministro como conselheira foi alvo de críticas da oposição pelo fato de ela não ter experiência na área. Aline é enfermeira e presidiu as Voluntárias Sociais da Bahia, enquanto era primeira-dama, foi assessora especial da Secretaria de Saúde da Bahia e diretora do Hospital Geral do município de Ipiaú.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso está internado em um hospital, em Brasília, desde o fim de fevereiro, de acordo com nota divulgada pelo gabinete do ministro, nesta quinta-feira (9).
De acordo com a nota, Barroso foi internado para o fechamento de uma hérnia incisional e teve dois episódios de obstrução intestinal que exigiram dois novos procedimentos. “A recuperação do ministro segue dentro do esperado. Em breve ele deve deixar a UTI, onde está para facilitar a observação médica”, afirma o gabinete.
Mesmo internado, o ministro participou de uma sessão do STF, por vídeo, no dia 1º de março por videoconferência.
O g1 entrou em contato com a assessoria do Hospital Sírio Libanês, mas não obteve o boletim médico do ministro até a última atualização desta reportagem.
O que diz o gabinete
“O ministro Luís Roberto Barroso foi internado no fim de fevereiro para fechamento de uma hérnia incisional, fruto de uma cirurgia anterior. Chegou a participar por vídeo da sessão do STF de 1º de março. Infelizmente, na sequência, teve dois episódios de obstrução intestinal que exigiram dois novos procedimentos. Cuidam dele os médicos Cassio Gontijo, do Sírio Libanês de Brasília, e Fabio Ferreira, que veio especialmente de São Paulo para a terceira cirurgia. A recuperação do ministro segue dentro do esperado. Em breve, ele deve deixar a UTI, onde está para facilitar a observação médica.”
A vacinação contra a mpox começa ainda neste mês. O Ministério da Saúde informa que vai distribuir 47 mil doses da vacina contra a doença aos estados e ao Distrito Federal. Segundo a pasta, os imunizantes serão enviados de acordo com o andamento da vacinação e com as demandas de cada unidade federativa.
Nessa primeira fase, terão prioridade pessoas com maior risco de evolução para as formas graves como, por exemplo, portadores do vírus da Aids e profissionais de laboratórios. De acordo com o Ministério da Saúde, esse público-alvo inicial representa cerca de 16 mil pessoas.
Em menos de 10 dias, cinco pessoas são vítimas de assaltantes na avenida João Medeiros Filho
Moradores e comerciantes estão ficando desesperados com a falta de segurança na avenida João Medeiros Filho, zona Norte de Natal. Isso porque pelo menos cinco pessoas foram vítimas de assaltantes na região.
O mais recente ocorreu na manhã de desta quinta-feira (09), onde dois trabalhadores aguardavam ônibus na parada em frente à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), sentido Shopping Estação, e acabaram sendo alvo de criminosos. Armados, os assaltantes chegaram de moto e ameaçaram as vítimas, as obrigando a entregar pertences.
Parada de ônibus tem sido um dos principais alvos dos criminosos
Também houveram outros dois registros de assalto na região na terça (07) e segunda (06). Na oportunidade, uma viatura da Polícia Militar foi até o local para averiguar a situação.
A revolta dos moradores da região tem sido tão grande com a onda de assaltos, que uma tentativa de assalto chegou a ser frustrada na semana passada, mais precisamente na quarta-feira (01). Um trio de assaltantes tentou roubar uma loja de bolos e foi expulsa à “cadeiradas” por funcionários do estabelecimento. Felizmente, nada foi levado durante a oportunidade.
O corregedor-geral do TSE, ministro Benedito Gonçalves, determinou nesta quinta-feira (9) que Anderson Torres (foto) seja ouvido sobre a minuta do golpe encontrada em sua casa em janeiro. O ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro também deverá dar explicações sobre uma live feita com o ex-presidente com ataques ao sistema eleitoral em julho de 2021.
A decisão foi tomada no âmbito da ação que investiga a realização da reunião de Bolsonaro com mais de 40 embaixadores, na qual o ex-presidente proferiu uma série de ataques ao Tribunal Superior Eleitoral e às urnas eletrônicas.
Além de Torres, também serão ouvidos Eduardo Gomes da Silva, coronel reformado e ex-assessor da Presidência, Ivo de Carvalho Peixinho e Mateus de Castro Polastro, servidores da PF.
Para o corregedor-geral, o suposto vazamento de um inquérito da PF, que, segundo o ex-presidente, teria permitido a hackers acessarem “diversos códigos-fontes” das urnas, foi o “fio condutor” da reunião de Bolsonaro com os embaixadores.
“Chama a atenção que o inquérito da Polícia Federal no qual supostamente se basearia a alegação de fraude nas eleições 2018 (e de não solução do problema) foi objeto de live realizada por Jair Messias Bolsonaro no ano de 2021. Esse fato também foi mencionado para os embaixadores — ‘Eu tive acesso a esse inquérito no ano passado [2021], e divulguei’, diz”, afirmou Gonçalves na decisão.
“A fala possui marcadores cronológicos, que conectam passado, momento presente, e projeções para o futuro”, acrescentou.
Como Anderson Torres está preso por determinação de Alexandre de Moraes, o depoimento dependerá da aprovação do ministro do STF.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) uma proposta que cria pensão especial para crianças e adolescentes cuja mãe tenha sido vítima de feminicídio.
O projeto ainda será analisado pelo Senado. O projeto prevê que o benefício será pago para filhos menores de 18 anos de famílias com renda per capita igual ou menor de um quarto de salário mínimo (R$ 325,50).
Segundo o texto, o valor de um salário mínimo será pago até que os filhos biológicos ou adotivos alcancem a maioridade, ou seja, 18 anos de idade.
O benefício será concedido sempre que “houver fundados indícios de materialidade do feminicídio”, mediante requerimento da família.
Se, durante o pagamento da pensão, a Justiça entender que não se tratou de crime de feminicídio, a transferência será encerrada imediatamente, sem necessidade de devolução dos recursos.
O relatório da proposta, do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), aponta que a estimativa de despesa com a pensão especial será de R$ 10,5 milhões em 2023, R$ 11,1 milhões em 2024 e R$ 11,8 milhões em 2025.
O projeto foi aprovado em votação simbólica, sem ninguém se manifestar contrário e com o apoio de todos os partidos.
A proposta foi criada pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e pautada no esforço concentrado que a Câmara fez para a aprovação de pautas femininas na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
O texto original era mais abrangente. Ele previa que o benefício seria concedido a todas as crianças e adolescentes cuja mãe tivesse sido vítima de feminicídio —sem o recorte por faixa salarial.
Rosário afirmou à Folha que o relatório foi ajustado, com o recorte de um quarto de salário mínimo, para manter consonância com o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que foi a base legal utilizada para a apresentação do projeto de lei.
Ela ainda afirmou que a votação só foi possível após fechar um acordo com partidos de oposição. “Eles queriam ampliar o benefício, colocar mais tipos penais [além do feminicídio], mas, apesar do mérito dessa proposta, seria preciso ajustar o impacto orçamentário e refazer uma discussão que já estava pronta”, completou Rosário.
O assaltante responsável por sequestrar e prender uma mulher e três crianças em um carro, na avenida Augusto Montenegro, em Belém (PA), entregou-se à polícia na manhã desta quinta-feira (9/3). A prisão aconteceu após o criminoso libertar a mãe dos meninos, última refém mantida no veículo. As 17 horas de negociação envolveram agentes e psicólogos da Polícia Militar, além da presença de familiares das vítimas e do sequestrador.
O homem, identificado apenas como Ian, de 27 anos, será submetido à avaliação psicológica e aguardará julgamento. De acordo com familiares, Ian enfrenta problemas psiquiátricos, o que teria influenciado a abordagem e o sequestro das quatro vítimas, mas não possui um diagnóstico oficial.
“Ian sempre foi trabalhador e não tem vício, mas, há quatro anos, ele surtou. Me ligaram dizendo que ele estava na rua; quando liguei para ele, ele disse que queria se jogar embaixo de um carro para acabar com a vida”, contou Antônio Carlos Barroso, que se identificou como pai de Ian, ao portal G1.
O sequestro teve início na noite desta quarta-feira (8/3), quando a mulher solicitou um carro de aplicativo, por volta das 19h10, para ela e seus três filhos, de 3, 7 e 8 anos. De acordo com relatos dos familiares, ela saía de um shopping para encontrar o marido na casa da sogra.
Assim que o carro chegou, o sequestrador aproveitou para entrar no veículo junto com a família e, com uma faca em mãos, anunciou o assalto. O motorista conseguiu fugir a tempo e pedir socorro, mas os quatro passageiros não puderam escapar e foram feitos reféns.
A Polícia Militar foi acionada para atender à ocorrência e enviou agentes para negociar a libertação da família na avenida. Durante a conversa com os policiais, o criminoso exigiu a presença da imprensa e de familiares no local. A avó do homem chegou a comparecer à cena para conversar com o neto, mas passou mal e teve de ser socorrida por paramédicos.
As duas primeiras pessoas a serem liberadas foram os filhos mais velhos, de 7 e 8 anos, à 0h30 desta quinta. Na manhã do mesmo dia, psicólogos da PM tentaram dialogar com Ian para conseguir a libertação das duas vítimas restantes, sem sucesso.
Mais tarde, o pai das crianças e marido da mãe mantida refém, Wellington de Oliveira, foi acompanhado até o local para colaborar com os policiais na negociação. Por volta das 9h50, o criminoso permitiu que a criança de 3 anos saísse do carro.
RN vai receber 244 doses da vacina contra varíola dos macacos; saiba público que será vacinado
O Rio Grande do Norte vai receber na próxima segunda-feira (13) um lote com 244 doses de vacina contra varíola dos macacos, também chamada de monkeypox (mpox).
A vacinação contra a doença será restrita a:
-Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus;
-Pessoas vivendo com HIV/Aids com contagem de linfócitos inferior a 200 células nos últimos seis meses
-Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está definindo as estratégias para alcançar este público-alvo, em uma articulação entre o Programa Estadual de Imunização, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e Programa Estadual de IST/Aids .
A ideia da pasta é que a vacinação seja feita em todos esses públicos no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
A data para o início da aplicação das vacinas ainda não foi definida.
Esquema de vacinação
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o esquema de vacinação será de duas doses (0,5mL cada) da vacina Jynneos Mpox, com quatro semanas de intervalo (28 dias) entre as doses.
A imunização está indicada para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Neste momento, não se recomenda a administração simultânea da Jynneos Mpox com outras vacinas.
Após desembolsar quase R$ 90 mil em espingardas, a Câmara dos Deputados comprará R$ 739,8 mil, sem licitação, em armamento não letal para equipar a Polícia Legislativa.
O extrato de inexigibilidade de licitação para aquisição das armas foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (9/3). Os equipamentos serão comprados da empresa Condor S.A Indústria Química.
A inexigibilidade de licitação foi justificada pela Câmara com base no artigo da lei que diz que a licitação não pode ser exigida em caso de inviabilidade de competição nacional.
No caso, a Casa cita o artigo que libera a licitação para itens que “só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo”.
Segundo publicação no DOU, serão adquiridos os seguintes armamentos:
Projéteis de borracha
Cargas múltiplas de emissão lacrimogênea quíntupla
Granadas lacrimogêneas
Granadas indoor lacrimogêneas
Granadas de luz e som
Granadas indoor de luz e som
Granadas lacrimogêneas tríplice hyper
Granadas lacrimogêneas de movimentos aleatórios ‘bailarina’ slim
Spray lacrimogêneo max
Lançador de munições não letais
A aquisição foi autorizada pelo diretor-geral da Câmara, Celso de Barros Correia Neto, e ratificada pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Luciano Bivar (União-PE).
A compra acontece dois meses após o prédio do Congresso Nacional ser invadido por golpistas, sem que a polícia legislativa conseguisse conter os manifestantes.
Suspeito de cometer homicídio e integrar facção criminosa é preso em Mossoró
Policiais civis da Divisão de Polícia Civil do Oeste do Estado (Divipoe) prenderam em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, um homem de 23 anos suspeito de integrar uma facção criminosa com atuação nacional e de ter cometido um homicídio.
Havia dois mandados de prisão expedidos contra o criminoso, que também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ele foi detido no bairro das Malvinas na terça-feira (7).
Foram encontrados com o suspeito: dinheiro fracionado, porções de maconha, uma balança de precisão e aparelhos celulares. Todo o material foi apreendido.
O suspeito foi encaminhado para o sistema prisional para ficar à disposição da Justiça.
A ação que culminou com a prisão do suspeito faz parte da Operação Falklands, deflagrada em 15 de fevereiro deste anos, quando foram presos no RN os principais chefes da mesma organização criminosa.
Também participaram da ação a Polícia Federal, Polícia Penal Federal e a Polícia Penal Estadual.
A Força-Tarefa do Sistema Único de Segurança Pública (FT-Susp/RN) atua no combate ao crime organizado no RN, sendo composta por: Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PCRN) e Polícia Militar (PMNR); bem como pelo Departamento Penitenciário Nacional, pelo Departamento Penitenciário Estadual (DEPEN/SEAP) e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED).
Nikolas nega transfobia e fala em “alerta sobre perda de espaço das mulheres” para pessoas trans
O deputado que atacou mulheres transexuais na tribuna do plenário da Câmara na quarta-feira (9), Dia Internacional da Mulher, emitiu nota sobre o seu discurso.
Nikolas Ferreira (PL; foto) alegou que estava alertando sobre “perda de espaço das mulheres nos esportes”, apesar de não ter tocado no tópico durante o pronunciamento.
“O Deputado informa que proferiu discurso tão somente com o intuito de alertar sobre a perda de espaço das mulheres nos esportes para pessoas trans”, disse o gabinete dele em comunicado nesta quinta-feira (9).
“Não houve, em momento algum da fala, o crime de transfobia ou discurso de ódio”, acrescentou.
O deputado é alvo de notícia-crime e foi ameaçado de pedido de cassação de mandato, do qual afirmou no comunicado desta quinta que ainda não foi notificado.
Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 100 cidades do RN; veja lista
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para quase todo o Rio Grande do Norte. O alerta é válido até 10h desta sexta-feira (10) e atinge 134 municípios.
O aviso é de perigo potencial (amarelo), o segundo na escala de três graus de severidade.
Segundo o Inmet, o alerta prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. .
O aviso também indica que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a não se abrigar debaixo de árvores, pelo leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Cidades atingidas:
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Arês
Campo Grande
Baía Formosa
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Canguaretama
Caraúbas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Espírito Santo
Extremoz
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Goianinha
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itajá
Itaú
Jandaíra
Janduís
Boa Saúde
Jardim de Angicos
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa d’Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Salgada
Lajes
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Maxaranguape
Messias Targino
Montanhas
Monte Alegre
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Olho d’Água do Borges
Paraná
Paraú
Parazinho
Parnamirim
Passagem
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Pilões
Poço Branco
Portalegre
Porto do Mangue
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Maria
Santana do Matos
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Francisco do Oeste
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São José do Campestre
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra do Mel
Serrinha
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tibau
Tibau do Sul
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Várzea
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa
Vila Flor