Mergulhadores da Polícia Federal apreenderam cerca de 150 quilos de cocaína escondidos em um compartimento submerso do casco de um navio atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A embarcação tinha como destino a Holanda, e a droga foi localizada durante uma operação de inspeção realizada no sábado (24).
A ação contou com a atuação conjunta da Polícia Federal, da Marinha do Brasil e da Guarda Portuária de Santos. Segundo a PF, um inquérito será instaurado para apurar a autoria e as circunstâncias do crime de tráfico internacional de drogas, já que o entorpecente é atribuído ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
O método utilizado — esconder cocaína no casco de navios — é recorrente nas operações da facção criminosa, que usa o Porto de Santos como principal rota de envio da droga para a Europa e a África. Levantamentos oficiais apontam que quase metade de toda a cocaína apreendida no Brasil nos últimos anos foi interceptada no porto paulista.
Dados da Receita Federal indicam que, entre 2019 e 2023, foram apreendidas 87,7 toneladas de cocaína em Santos, com destinos frequentes como Itália, França, Bélgica, Suécia, Nigéria e Marrocos. O porto é considerado estratégico para o PCC, que desde os anos 2000 disputa o controle da rota marítima com facções rivais.
Com informações do Metrópoles



More Stories
PESQUISA QUAEST: Confiança na conquista do hexa sobe para 35%, mas 56% não acreditam no título da Seleção Brasileira
Comissão da Câmara dos Deputados aprova redução da maioridade penal de 18 para 16 anos
Endividamento das famílias cresce e chega a 81,6% em maio de 2026, maior índice desde 2015