Após ser ovacionado por mais de 10 minutos em sua estreia no 78º Festival de Cannes, no domingo (18), o filme brasileiro ‘O Agente Secreto‘, de Kleber Mendonça Filho, teve duas cenas divulgadas pela organização do evento nas redes sociais. O longa compete pela Palma de Ouro – principal prêmio da mostra.
+ Fraudes no INSS: pedidos de devolução de descontos indevidos chegam a 1,5 milhão
Os trechos disponibilizados dão um gostinho do suspense da produção, protagonizada por Wagner Moura e estrelada por nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho. Em uma das prévias, Moura, que interpreta o professor Marcelo, chega a um posto de gasolina e encontra um cadáver exposto. Em outra cena, ele é confundido com um policial disfarçado. Veja as prévias abaixo:
O longa-metragem, ambientado no período da ditadura militar no Brasil, em 1977, conta a história de um especialista em tecnologia (interpretado por Wagner Moura), que se muda de São Paulo para Recife em uma tentativa de deixar o passado conturbado para trás e recomeçar a vida. A mudança, entretanto, não sai como o esperado e ele descobre, em meio à agitação do Carnaval, que está sendo vigiado.
Kleber Mendonça Filho, diretor de obras como ‘Aquarius‘ e ‘Bacurau‘, concorre pela terceira vez à Palma de Ouro. ‘O Agente Secreto’ já é visto entre críticos como potencial candidato ao Oscar, seguindo os passos de ‘Ainda Estou Aqui’, filme de Walter Salles que ganhou o inédito prêmio de Melhor Filme Internacional para o Brasil.
Ainda não há previsão de estreia de ‘O Agente Secreto’ nos cinemas do Brasil.
10 minutos de aplausos
No primeiro dia de exibição na França, o filme brasileiro foi aplaudido por mais de 10 minutos pela plateia presente no Grande Teatro Lumière. Em publicação no X, a jornalista Jada Yuan, do Washington Post, afirmou que foi a “mais longa e entusiasmada” aclamação vista no evento até o momento.
Antes da estreia, atores e diretores chegaram ao tapete vermelho do festival ao som do frevo. O vídeo foi compartilhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas redes sociais. “O cinema brasileiro brilhando de novo. Agora em Cannes e ao som do frevo pernambucano”, escreveu Lula.
Palma de Ouro
O vencedor da Palma de Ouro de 2025 será anunciado no próximo sábado (24). Veja quais são os filmes que concorrem ao principal prêmio do Festival de Cannes:
- ‘O Esquema Fenício‘, de Wes Anderson
- ‘Eddington‘, de Ari Aster
- ‘Ressurreição‘, de Bi Gan
- ‘Jeunes mères‘, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
- ‘Alfa‘, de Julia Ducournau
- ‘Renoir‘, de Chie Hayakawa
- ‘A História do Som‘, de Oliver Hermanus
- ‘La Petite Dernière‘, de Hafsia Herzi
- ‘Sirat‘, de Oliver Laxe
- ‘New Wave‘, de Richard Linklater
- ‘Dois procuradores‘, de Sergei Loznitsa
- ‘Fuori‘, de Mario Martone
- ‘O Agente Secreto‘, de Kleber Mendonça Filho
- ‘Dossiê 137‘, de Dominik Moll
- ‘Foi Apenas um Acidente‘, de Jafar Panahi
- ‘Morra meu amor‘, de Lynne Ramsay
- ‘O Mestre‘, de Kelly Reichardt
- ‘Mulher e Criança‘, de Saeed Roustaee
- ‘Águias da República‘, de Tarik Saleh
- ‘Som de Queda‘, de Mascha Schilinski
- ‘Romeria‘, de Carla Simón
- ‘Valor Sentimental‘, de Joachim Trier
Brasil homenageado
O Brasil foi escolhido para ser o país homenageado da 78ª edição do Festival de Cannes e será o anfitrião da cerimônia de abertura do Marché du Film.
A homenagem reconhece os talentos criativos e a contribuição do país à indústria cinematográfica internacional, e tem palestras e eventos que celebram o valor e a diversidade do cinema brasileiro.
