Cidades da Serra Gaúcha registram tremor de terra nesta 2ª feira

LBV CAMAPNHA

LBV CAMAPNHA

A cidade de Caxias do Sul, localizada na Serra Gaúcha, registrou 2 tremores de terra na madrugada desta 2ª feira (13.mai.2024). Os abalos, de 2,3 graus, foram sentidos às 2h58 e 3h03 em 4 bairros do município: Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X. Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente disse não haver riscos para a população.

Também foram observados outros 2 tremores na região. O 1º foi de 2,4 graus à 1h48 em Bento Gonçalves. O 2º, também de 2,4 graus, foi em Pinto Bandeira às 2h37. As informações são do Observatório de Sismologia da UnB (Universidade de Brasília).

O diretor de Gestão Ambiental da secretaria, o geólogo Caio Torques, afirmou se tratarem de acomodações de camadas rochosas subterrâneas, como já visto no passado. Em 2008, 2010 e 2023 foram registradas ocorrências semelhantes em Caxias do Sul.

O geólogo afirmou que o excesso de chuvas das últimas duas semanas pode ter acelerado essas acomodações por causa da lubrificação causada pela água. “Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, disse Torques no texto divulgado pela Prefeitura.

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

ao vivo click aqui