O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que Moscou e a China concordaram em discutir formas de aprofundar a cooperação em segurança na Europa e na Ásia.
A medida seria para contrariar as tentativas dos EUA de impor a sua vontade na região.
A declaração foi feita depois que o russo conversou com o chanceler chinês, Wang Yi.
“Temos falado muito sobre a necessidade de garantir a segurança e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico, onde os EUA continuam a prosseguir com uma política de alianças militares e políticas com integrantes limitados que são claramente dirigidas contra a China e a Rússia”, disse Lavrov, citado pela agência russa Tass.
Segundo Lavrov, ele e o chanceler chinês discutiram “as perspectivas de criação de uma nova arquitetura de segurança na Europa e na Ásia, à medida que os mecanismos euro-atlânticos continuam decaindo e sendo destruídos”.
Os Estados Unidos se colocaram ao lado da Ucrânia no conflito com a Rússia.
Lavrov declarou, em fevereiro, que “as realidades de um mundo multipolar” estão causando uma “reação agressiva” nos EUA e em outros países ocidentais, que buscam manter seu “domínio” e sua “hegemonia”.
A relação dos norte-americanos com a China vem se deteriorando desde que o presidente dos EUA, Joe Biden, assumiu a Casa Branca, no começo de 2021.
Em telefonema a Biden no começo deste mês, o presidente da China, Xi Jinping.
Afirmou que os fatores negativos no relacionamento do país asiático com os Estados Unidos têm crescido.
Xi Jinping conversou por telefone, em fevereiro, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Na época, o líder chinês disse que os países deveriam estreitar a “coordenação estratégica” para assegurar seus interesses.
Os 2 concordaram em “intensificar” a cooperação de políticas externas em várias organizações, como a ONU (Organização das Nações Unidas) e o Brics.



More Stories
Professor brasileiro é preso em Paris por suspeita de estupro de crianças
Explosão em mina de carvão mata 90 pessoas na China no pior acidente em 17 anos
Terremoto de magnitude 6,1 atinge a costa sul do Peru