A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou uma projeção indicando que a conta de luz deve subir acima da inflação em 2024. A alta média nas tarifas está estimada em 5,6%, enquanto as estimativas do mercado financeiro para o índice geral de preços são de 3,86%. No ano anterior, o aumento médio nas contas foi de 5,9%. Em contrapartida, no período de 12 meses encerrado em dezembro, foram registradas 84.328 reclamações por problemas no fornecimento de energia, o maior número desde o início da série histórica em 2014. Isso representa um aumento de quase 40% em relação ao mesmo período de 2022. As reclamações relacionadas ao Grupo Enel, que possui concessionárias no Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, aumentaram 52,88%. A Enel Rio, que atende Niterói, Região dos Lagos e Norte Fluminense, registrou um salto de 103,98% nas reclamações.
24 de janeiro de 2024
PF cumpre três mandados em Barueri contra financiadores e incitadores dos atos de 8/1
A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira, 24, três novos mandados de busca e apreensão referentes à Operação Lesa Pátria.
Que investiga incitadores e financiadores dos atos antidemocráticos, ocorridos com a depredação da Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023.
Estes mandados foram cumpridos na cidade de Barueri, em São Paulo.
São um complemento da 23ª fase da investigação, pois está na 24ª fase, que na última quinta-feira, 18.
Teve como um dos alvos o deputado federal, Carlos Jordy (PL-RJ).
Segundo a PF, a data de hoje foi escolhida por “conveniência investigativa” e os fatos analisados constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
Até o momento da publicação desta matéria, não foram divulgados os nomes dos suspeitos.
PF faz operação de busca contra suspeito de vazar tema de redação do Enem de 2023
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira, 24.
Uma operação para investigar o vazamento ilícito em redes sociais da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2023.
A operação teve início após o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira), responsável pela organização do exame, fornecer informações sobre o ocorrido.
Durante a realização do exame, foram identificados indícios de divulgação ilegal do tema da redação do caderno rosa.
Como resultado, a Operação Limite Virtual foi deflagrada.
Cumprindo dois mandados de busca e apreensão na cidade de Sobral, no Ceará.
O suspeito identificado está sendo investigado por possível crime de fraude em certame de interesse público, podendo ser condenado a até oito anos de prisão.
O nome da operação busca conscientizar as pessoas sobre os limites que devem ser respeitados nas redes sociais.
Um incêndio no subsolo de uma loja na cidade de Xinyu, província de Jiangxi.
No centro da China, deixou pelo menos 39 mortos e nove feridos nesta quarta-feira, 24.
O fogo teve início na parte da tarde, às 15h24 no horário local (4h24 no horário de Brasília).
De acordo com a emissora chinesa CCTV, o presidente Xi Jinping emitiu um comunicado afirmando que é preciso por um “freio” a este tipo de ocorrência falta e que é necessário “garantir a segurança da vida das pessoas e a estabilidade social”.
Já o jornal estatal The Global Times divulgou uma nota assinada pelo “comando de emergência” local, composto por funcionários municipais.
Declarando que “os trabalhos de busca e resgate continuam” e que “a causa do acidente continua sendo investigada”.
Incêndios como este são frequentes na China, por conta da flexibilidade das normas de segurança e o descumprimento destas, aliadas à falta de fiscalização.
Este acidente ocorre apenas cinco dias após um outro incêndio ter atingido o dormitório de um internato, na província de Henan, no qual 13 pessoas morreram.
Um deslizamento de terra na última segunda-feira, 22, na província de Yunnan, no sul da China, deixou 34 pessoas mortas.
No total, 44 pessoas foram soterradas durante a madrugada, e ainda há dez pessoas desaparecidas.
O deslizamento afetou cerca de 18 casas localizadas na parte baixa entre duas montanhas no condado de Zhenxiong, localizado ao norte de Yunnan, e mais de 500 pessoas precisaram deixar suas residências.
O presidente da China, Xi Jinping, solicitou reforço “total” nas tarefas de busca e salvamento das pessoas ainda presas.
O montante de terra deslizada correspondia a aproximadamente 100 metros de largura, 60 metros de altura e espessura média de seis metros.
O território havia registrado fortes nevascas durante toda a noite de domingo, 21.
Com temperaturas abaixo de zero grau celsius, o que ocasionou o congelamento de rodovias que dão acesso à área afetada, dificultando ainda mais os trabalhos de salvamento.
O governo enviou cerca de mil socorristas ao local, com quase 200 veículos de resgate.
Nove pessoas foram mortas em um abrigo da Organização das Nações Unidas (ONU) localizado no sul da Faixa de Gaza, na cidade de Khan Younis, devido a disparos de tanques, de acordo com um funcionário da organização. O incidente ocorreu nesta quarta-feira, 24, e outras 75 pessoas ficaram feridas. Os projéteis atingiram um edifício que abriga cerca de 800 pessoas. A tragédia ocorreu nos territórios palestinos e está sendo investigada pelas autoridades competentes. A ONU expressou profunda tristeza e preocupação com o ocorrido, e espera que medidas sejam tomadas para evitar que tragédias como essa se repitam. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada.
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciou nesta quarta-feira, 24.
que lançará um edital de seleção de embarcações para a pesca de tainha para a temporada de 2024.
O objetivo é credenciar e habilitar as embarcações que desejam operar nas regiões Sudeste e Sul do país, tendo em vista que a tainha é uma espécie de peixe muito valorizada na região e que há mais pessoas interessadas na pesca do que vagas disponíveis.
A previsão é de que o edital seja publicado até o dia 1° de março. A temporada de pesca de tainha terá início em 15 de maio para o emalhe anilhado e em 1º de junho para o cerco.
O edital estabelecerá critérios para a seleção das embarcações, como tamanho.
idade e equipamentos e, as que forem habilitadas, receberão uma autorização de pesca especial temporária para a captura de tainha.
De acordo com o governo, a intenção é garantir uma gestão transparente e efetiva do recurso pesqueiro.
O grupo de trabalho responsável é coordenado pela Secretaria Nacional de Pesca Artesanal.
por membros do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e do ICMBio.
Além disso, também participam pessoas ligadas ao Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região.
Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo e Setor Produtivo Artesanal do Rio de Janeiro.
Defesa Civil de Minas Gerais informa que chuvas vão se estender até o domingo
A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta informando que as fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte na tarde de terça-feira, 23, devem continuar nos próximos dias.
Segundo a nota divulgada pelas redes sociais, grandes quantidades estão previstas em todas as regiões do Estado até o domingo, 28, o que pode causar enxurradas, quedas de árvores e alagamentos.
De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais, para esta quarta-feira, 24, há possibilidade de tempestades severas.
Tanto na região metropolitana de Belo Horizonte, no noroeste, norte e centro do Estado, quanto nos vales do Rio Doce, do Mucuri e Jequitinhonha.
As chuvas devem ficar mais intensas na capital no período da tarde, com acumulados de até 120 milímetros, acompanhadas de raios, granizo, rajadas de ventos e trovoadas.
Diante dessa situação, a população deve ficar atenta e seguir as recomendações da Defesa Civil, priorizando a segurança ao adotar medidas preventivas.
É importante não subestimar a força da água, evitar atravessar enxurradas e mudar o trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos.
Em caso de tempestade com raios, é recomendado buscar abrigos em edificações ou veículos.
Durante o temporal de terça-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu a 162 chamados relacionados a quedas de árvores e desabamentos.
Além de 40 pedidos de socorro de pessoas ilhadas em regiões de alagamento.
A BR-040 chegou a ser interditada próximo ao Km 564, por volta das 20h.
Após uma tromba d’água causar o alagamento da região. Não houve registro de mortes.
Ex-deputado do PT fundador da legenda cita falta de democracia e anuncia saída do partido
Quadro histórico e um dos fundadores do PT, o ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá anunciou a desfiliação da sigla nesta terça-feira.
Como justificativa, o político afirmou que “o Partido Republicano dos Estados Unidos está mais democrático do que o PT em Guarulhos.
Porque lá filiados e simpatizantes votam entre vários candidatos e aqui os filiados foram proibidos de votar”, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Ainda nesta terça, deve oficializar a filiação ao Solidariedade e se posicionar como pré-candidato a prefeito na cidade pela sigla, fazendo oposição ao PT.
A saída de Pietá da sigla, que ajudou a fundar nos anos 1980, envolve a definição do deputado federal Alencar Santana como pré-candidato pelo PT em Guarulhos, seu reduto eleitoral, e foi vista com surpresa por integrantes do partido.
Ele teria criticado a escolha por interesse em representar o partido na cidade, e já está com evento de filiação marcado para esta terça-feira.
Conteúdos compartilhados as redes sociais pelo Solidariedade defendem a eleição do político para comandar a cidade para “resgatar e impulsionar o crescimento da cidade”.
Há preocupação dentro do partido que a sua esposa, Janete Pietá, também peça desfiliação do PT durante a janela partidária, em março.
Ela foi a vereadora mais votada de Guarulhos na eleição passada e, com a eventual saída.
A sigla pode perder a principal puxadora de votos para a Câmara dos Vereadores da cidade.
Veto de Lula atinge ministérios do centrão, e pastas ligadas ao PT são poupadas
O veto do presidente Lula (PT) a emendas parlamentares em 2024 atingiu em cheio ministérios comandados pelos partidos do centrão.
Comunicações, Turismo, Esporte, Integração e Desenvolvimento Regional estão entre as pastas que mais sofreram perdas dessas emendas.
Recursos que deputados e senadores enviam para obras e projetos em seus redutos eleitorais e, com isso, colhem capital político.
Elas são chefiadas por União Brasil e PP e os ministros foram indicados pelo grupo político do presidente da Câmara dos Deputados.
Arthur Lira (PP-AL), e pelo presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Ao mesmo tempo, ministérios mais ligados ao mandatário, como Saúde, Mulheres, Igualdade Racial, Povos Indígenas e Meio Ambiente, foram poupadas ou tiveram menos emendas retiradas da previsão orçamentária deste ano.
A nova política industrial do país, lançada na segunda-feira (22.jan.2024) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Tem previsão de R$ 300 bilhões em financiamentos para o setor até 2026, ou US$ 60,2 bilhões.
Esse valor equivale a mais do que o dobro do orçamento anual da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, que é de US$ 27,2 bilhões em 2024.
A proposta, chamada de “Nova Indústria Brasil”, tem como mote a volta do Estado como principal indutor do desenvolvimento nacional.
Inclui incentivos fiscais e financiamento por empresas estatais.
Do total financiado, R$ 250 bilhões virá do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o restante da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).
O valor total supera em 17 vezes o orçamento da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2024.
Que é de US$ 3,6 bilhões. Também é maior que o capital utilizável do Banco Mundial em 2023 para aportes em novos projetos (US$ 53,1 bilhões).
Um casal de influencers foi alvo de uma operação da Polícia Civil de Campinas, no interior de São Paulo.
Nesta terça-feira (23/1) para desarticular uma quadrilha que atuava na prática de jogos de azar eletrônicos, incluindo o Fortune Tiger.
Conhecido como “jogo do tigrinho”, considerado ilegal.
O casal, Jade Belchior, de 21 anos, e Ismael Belchior, de 31, teve as redes sociais suspensas por determinação da Justiça.
Os dois também são suspeitos de lavagem de dinheiro.
“Durante as investigações, obteve-se Relatório de Inteligência Financeira do COAF apontou que o grupo movimentou cerca de R$ 14 milhões em um espaço de tempo muito curto.
com fortes indícios de lavagem de dinheiro.
uma vez que toda essa movimentação não era compatível com as informações declaradas aos órgãos fiscais”, disse o delegado Luiz Fernando Oliveira, da Deic Campinas.
Segundo a Polícia Civil, eles eram influencers que ostentavam nas redes sociais uma vida de luxo, com carros importados, viagens internacionais e diversos imóveis.
“O casal veio do estado do Ceará há algum tempo, sediou residência na cidade de Indaiatuba e passou, por meio das redes sociais, divulgar esse jogo”, explicou o delegado em entrevista à CBN Campinas.
A polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Indaiatuba, no interior de São Paulo, na chamada “Operação Infortúnio”.
que foi deflagrada pelo Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro da Deic de Campinas.
Vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) vai pedir a convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no plenário da Câmara.
O parlamentar quer que Haddad explique o que chama de “fake news” sobre a suspensão pelo governo Lula de um ato da Receita Federal que ampliava a isenção tributária a líderes religiosos, entre eles, pastores.
Sóstenes se refere ao Ato Declaratório Interpretativo (ADI) da Receita editado pelo governo Jair Bolsonaro (PL) um mês antes do início da campanha eleitoral de 2022 e suspenso pela gestão Lula na quarta-feira (17/1).
O ato garantia aos líderes religiosos status de contribuinte individual, o que, na prática.
dava às igrejas argumentos para contestar a cobrança de dívidas previdenciárias sobre as prebendas (nome dado à remuneração eclesiástica).
“Não é verdadeira a afirmação da RFB (Receita Federal do Brasil) de que a decisão de revogação atende determinação do TCU.
uma vez que referida Corte ainda não se manifestou sobre o tema.
Em outras palavras, a Receita Federal se utilizou de verdadeira fake news para fundamentar a revogação do ato administrativo publicado em 2022”.
defendeu Sóstenes no requerimento de convocação, que será protocolado no início de fevereiro, após o retorno das atividades legislativas.
Na sexta-feira (19/1), Haddad recebeu algumas lideranças evangélicas no Ministério da Fazenda para tratar sobre o tema.
Ficou acertado que o ministro criará um grupo de trabalho para ouvir o segmento sobre o tema.