Seca no sul da Bahia pode resultar na morte de até 10 mil cabeças de gado

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

A seca causada pelo fenômeno climático El Niño no sul da Bahia pode resultar na morte de até 10 mil cabeças de gado. A projeção é da Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB).

A região já registrou uma queda de 50% na produção leiteira devido ao calor excessivo.

A situação tem se agravado este ano, com a estiagem se prolongando além do normal.

O presidente da ADASB, Aldrin Veiga Trevisan, alerta para o aumento de incêndios criminosos, especialmente em áreas próximas às rodovias, representando um perigo para todos.

Ele ressalta a importância de medidas preventivas, como o controle de aceiro, e ações emergenciais para combater os incêndios.

“Muitos de nossos associados têm registrado em suas propriedades incêndios criminosos, principalmente, em áreas que ficam às margens das rodovias, o que é um perigo para todos”, alertou.

Trevisan também destaca a necessidade de um decreto que reconheça a gravidade da seca no campo.

Ele argumenta que a situação já atingiu um nível de emergência e calamidade, e que o reconhecimento oficial ajudaria os produtores, permitindo uma prorrogação no prazo de pagamento de seus financiamentos.

Os prejuízos enfrentados pelos produtores tornam difícil honrar seus compromissos financeiros.

Diante desse cenário, a ADASB pede o apoio do governo em todas as esferas, seja municipal, estadual ou federal.

A associação busca medidas de suporte para enfrentar a seca, incluindo ações de controle de incêndios e auxílio financeiro aos produtores afetados.

“Já entramos em uma situação de emergência e calamidade e esse reconhecimento ajudaria muitos produtores com uma prorrogação do prazo para pagamento de seus financiamentos.

Afinal, o produtor está amargando prejuízos e não terá como honrar seus compromissos”, finalizou o presidente da entidade.

ao vivo click aqui