30 de novembro de 2023
O crime organizado tem avançado tem avançado na Amazônia. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Aos menos 22 facções criminosas atuam na região, incluindo grupos estrangeiros, que disputam o controle de rotas do tráfico de drogas em Estados brasileiros.
A estimativa é de que 59% da população local vivem em municípios com forte presença das facções.
Diante desse cenário, a região enfrenta uma taxa de mortes violentas intencionais de 33,8 por 100 mil habitantes, 45% superior à média nacional.
Além disso, a presença do crime organizado tem impactado negativamente a economia local, especialmente devido à exploração ilegal de recursos naturais.
Entre as facções que atuam no área, estão o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), dois dos principais grupos criminosos do país.
A região possui 772 municípios, que juntos somam cerca de 26,6 milhões de habitantes.
No ano passado, o índice de mortes violentas chegou a 33,8 mortes por 100 mil habitantes, 45% superior ao índice de 23,3 vítimas da média nacional.
Além disso, os autos de infração ambiental aplicados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) cresceram 40% entre 2018 e 2022.
Ações que se concentraram em três Estados: Pará, Rondônia e Amazonas.
As operações da Polícia Federal (PF) saltou de 42, em 2018, para 221, no ano passado.
De acordo com o estudo Cartografias da Violência na Amazônia, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto Mãe Crioula.
Entre 2018 e 2022, o desmatamento aumentou em 85,3%, enquanto o comércio de madeira de lei cresceu 37,6%.
As apreensões de cocaína pelas polícias estaduais saltaram 194% no mesmo período, totalizando 20 toneladas apreendidas no último ano.
Além disso, as apreensões de armas aumentaram 91%.
A aveia é um cereal rico em cálcio, ferro, fibras e vitaminas essenciais para o funcionamento do corpo. Por isso, é um alimento muito indicado para quem deseja perder peso e aumentar a sensação de saciedade. “A aveia tem carboidratos de absorção lenta, que dão a sensação de saciedade por mais tempo, auxiliando no emagrecimento”, diz a nutricionista Daniela Medeiros.
Além disso, por ser composto por proteínas de alta qualidade, o cereal também é uma excelente fonte alimentar para quem deseja ganhar massa muscular, visto que auxilia tanto no crescimento quanto na recuperação dos músculos.
A seguir, confira 5 receitas nutritivas e saudáveis com aveia para incluir na dieta!
Biscoito de aveia com mel
Ingredientes
- 1 ovo
- 1 scoop de whey protein sabor baunilha
- 1 xícara de chá de flocos de aveia
- 3 colheres de sopa de leite desnatado
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de chá de mel
- 1/2 colher de fermento químico em pó
- Óleo de coco para untar
- Farinha de aveia para enfarinhar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque todos os ingredientes, exceto o fermento químico, e misture até obter uma consistência homogênea. Adicione o fermento químico e mexa até incorporar. Após, com a ajuda de uma colher, pegue uma pequena porção da massa, modele no formato de uma bolinha e achate com as mãos para formar um biscoito. Repita o processo com toda a massa e disponha sobre uma assadeira untada com óleo de coco e enfarinhada com farinha de aveia. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até dourar. Sirva em seguida.
Pirão com aveia
Ingredientes
- 2 l de água
- 2 filés de peixe
- 500 g de farelo de aveia
- 4 dentes de alho descascados e amassados
- 3 colheres de sopa de molho de tomate
- 3 folhas de louro
- 1/2 pimentão vermelho sem sementes picado
- 1/2 pimentão amarelo sem sementes picado
- 1 cebola descascada e picada
- 2 tomates sem sementes e picados
- 1/2 maço de salsinha picada
- 1/2 maço de cebolinha picada
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio até levantar fervura. Adicione todos os ingredientes, exceto a salsinha, a cebolinha e o farelo de aveia, e cozinhe por 10 minutos, misturando bem. Após, com a ajuda de uma escumadeira, retire o peixe da panela, espere esfriar e desfie. Disponha o peixe novamente na panela e mexa bem. Aos poucos, acrescente o farelo de aveia e misture até obter uma consistência homogênea. Desligue o fogo, retire as folhas de louro, junte a cebolinha e a salsinha e sirva em seguida.
Torta de limão
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de aveia
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 scoop de whey protein sabor chocolate
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 colher de chá de xilitol
- 7 colheres de sopa de leite em pó desnatado
- 5 colheres de sopa de água
- Suco de 1 limão
- Óleo de coco para untar
- Raspas de limão a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a aveia, o cacau em pó, o whey protein, o óleo de coco e o xilitol e misture bem. Unte forminhas com óleo de coco e disponha a massa sobre elas, preenchendo o fundo e as laterais. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até ficar crocante. Desligue o forno e reserve. Em um recipiente, coloque o leite em pó, o suco de limão e a água e misture bem. Após, disponha a mistura sobre as forminhas, polvilhe com as raspas de limão e leve à geladeira por 2 horas. Sirva em seguida.

Brownie de chocolate
Ingredientes
- 200 g de chocolate 70% cacau picado
- 1 xícara de chá de óleo de coco
- 100 g de farinha de aveia
- 5 gemas de ovo
- 5 claras de ovo em neve
- 2 colheres de sopa de whey protein de chocolate
- Óleo de coco para untar
- Cacau em pó para polvilhar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o chocolate e leve ao micro-ondas de 20 em 20 segundos até derreter completamente. Adicione o óleo de coco e misture até obter uma consistência homogênea. Acrescente a farinha de aveia, o whey protein e o ovo e mexa para incorporar. Por último, coloque as claras em neve e misture bem. Em seguida, transfira a massa para uma assadeira untada com óleo de coco e polvilhada com cacau em pó e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 40 minutos. Sirva em seguida.
Pão de aveia com frutas vermelhas
Ingredientes
- 3 claras de ovo
- 1 scoop de whey protein
- 1 xícara de chá de farelo de aveia
- 3 colheres de sopa de iogurte natural
- 1/2 colher de sopa de fermento biológico
- 1/2 xícara de chá de água
- 1 pitada de canela em pó
- 1 xícara de chá de amora
- 1 xícara de chá de morango picado
- Coco ralado a gosto
- Óleo de coco para untar
- Farelo de aveia para enfarinhar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque as claras de ovo, o whey protein, o farelo de aveia, o iogurte e a água e misture até obter uma consistência homogênea. Adicione o fermento biológico, a canela e o coco ralado e mexa bem. Cubra a massa com um plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho. Depois, finalize colocando as amoras e os morangos e misture bem. Reserve. Unte uma assadeira com óleo de coco e enfarinhe com farelo de aveia, disponha a massa e leve ao forno preaquecido a 200ºC até dourar. Sirva em seguida.
O homem suspeito de matar um agente da Força Nacional foi preso nesta quarta-feira, 29. Identificado como Eduardo Santa Rita Carvalho, de 34 anos, ele se entregou na sede da Polícia Federal e foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios da Capital, que investiga o caso.
Edmar Felipe dos Santos, de 36 anos, foi morto na noite da última terça-feira, 28, ao tentar interferir em uma briga de Eduardo e sua esposa na Vila Valqueire, zona oeste do Rio de Janeiro.
Com esta morte, são 57 agentes de segurança mortos no Grande Rio no ano de 2023.
A mulher, que também foi baleada pelo criminoso, foi levada para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, onde foi internada em estado grave. Policial militar de Alagoas desde 2020, Edmar teria ouvido tiros na casa vizinha.
Ao verificar o ocorrido, ele se deparou com Eduardo, que efetuou os disparos contra o agente.
Segundo a polícia, o homem se escondeu no Complexo da Serrinha, conjunto de favelas em Madureira, zona norte do Rio.
Segundo dados da plataforma Fogo Cruzado, 125 agentes de segurança foram baleados no Grande Rio só em 2023.
Pequenas ações no nosso cotidiano podem ajudar bastante a manter a saúde em dia, principalmente quando não há tanto tempo para praticar atividade física.
Algo tão simples quanto subir escadas, por exemplo, pode ser incrivelmente benéfico.
Mesmo que pareça um gesto pequeno, integrar esses movimentos na nossa rotina diária é um jeito prático de lutar contra o sedentarismo e suas consequências.
Segundo um estudo publicado em setembro no periódico Atherosclerosis, subir mais de cinco lances de escada diariamente.
Aproximadamente 50 degraus, pode reduzir o risco de aterosclerose (acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias) em 20%.
“Figurando como a principal causa de morte no ocidente e entre as maiores responsáveis pela ocorrência de infartos e AVC (acidente vascular cerebral).
A aterosclerose é caracterizada pelo estreitamento e enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura em seu interior, assim prejudicando o fluxo sanguíneo adequado”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.
Vantagens de subir escadas
No estudo, os pesquisadores coletaram dados de 450 mil adultos, que tiveram sua suscetibilidade a doenças cardiovasculares calculada com base no histórico familiar e fatores de risco estabelecidos.
Além disso, os participantes foram entrevistados sobre seu estilo de vida e a frequência com que subiam escadas.
Um acompanhamento também foi realizado após 12 anos.
Com isso, foi possível concluir que subir mais escadas diariamente é capaz de reduzir o risco de aterosclerose independentemente da suscetibilidade do indivíduo à doença.
“O estudo mostrou que pequenas sessões de subida de escada com alta intensidade são uma maneira eficiente de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e o perfil lipídico.
Principalmente para quem não consegue atingir as recomendações diárias ideais de atividade física.
Assim destacando o hábito como uma medida preventiva acessível contra a aterosclerose para a população em geral”, destaca a médica.

Prática ajuda no combate a inflamação
A Dra. Beatriz Lassance explica que subir escadas também faz parte das recomendações pré-operatórias que a cirurgiã plástica faz aos seus pacientes como forma de ajudar a combater a inflamação comum de procedimentos cirúrgicos, por exemplo.
“Subir escadas é uma maneira de gastar a energia produzida pelas mitocôndrias, que são organelas que existem dentro das nossas células e são responsáveis por transformar glicose em energia.
Se essa energia não é gasta, há um acúmulo de radicais livres nas células que ameaça sua sobrevida.
Então, o DNA elimina essa mitocôndria, gerando resíduos como radicais livres e outras substâncias que favorecem a inflamação do organismo como um todo”, diz a médica.
A profissional afirma, também, que esse quadro inflamatório afeta os vasos sanguíneos, favorecendo doenças cardiovasculares.
O cérebro, predispondo a doenças neurológicas como Alzheimer; aumenta a incidência de câncer e diabetes; e prejudica a pele, interferindo na cicatrização e na recuperação pós-operatória.
“Em contrapartida, se utilizamos a energia produzida, uma quantidade adequada de radicais livres é formada e mais mitocôndrias são geradas. Esse é o melhor sistema antioxidante que podemos ter”, destaca.
Importância de movimentar o corpo
A Dra. Beatriz Lassance ressalta que não é só subir escadas: andar, dançar, pular corda, passear com o cachorro, brincar com os filhos, vale tudo para combater o sedentarismo, preservar o funcionamento das mitocôndrias e contribuir com a manutenção da saúde.
Mas é importante lembrar que essas estratégias não substituem totalmente a prática regular de atividade física, figurando como um complemento.
Principalmente para aqueles dias em que não conseguimos ir à academia ou praticar um esporte.
“Subir escada, aumentar o número de passos por dia ou qualquer outra atividade que faça o corpo se mexer já pode trazer benefícios.
Mas o ideal é realizar semanalmente 150 minutos de exercícios físicos de intensidade moderada, o que pode ajudar a prevenir uma infinidade de doenças e até reverter casos de diabetes tipo II.
Hipertensão e depressão”, finaliza a Dra. Beatriz Lassance.
Israel e Hamas prorrogam trégua na guerra do Oriente Médio por mais um dia
A cantora Naiara Azevedo procurou uma delegacia em Goiás nesta quinta-feira, 30, para prestar queixa contra o ex-marido, Rafael Cabral, de 38 anos.
A artista o denunciou por violência doméstica e ainda pediu uma medida protetiva.
Ela relatou que sofreu, em julho deste ano, um “episódio de violência física e ameaça”, além de injúrias e promessas de que o ex “acabaria com sua vida e carreira”, conforme publicado pelo G1.
Segundo a jornalista Fábia Oliveira, o boletim fala sobre a relação entre Azevedo e Cabral, que também é profissional, uma vez que ele é o empresário da cantora.
Naiara diz que tenta se desvincular do contrato e separar seu patrimônio, mas ainda não estabeleceu a partilha de bens. Rafael ainda teria impedido a ex-BBB de utilizar parte do material para shows que pertenciam aos dois.
O relacionamento durou cerca de dez anos, mas chegou ao fim em 2021. Naiara Azevedo ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.
O site da Jovem Pan tentou contato com Rafael Cabral, mas não obteve respostas. A matéria será atualizada em caso de pronunciamento.
Motoristas e cobradores de ônibus de SP marcam greve para esta sexta-feira
Motoristas de cobradores de ônibus anunciaram que entrarão em greve nesta sexta-feira, 1º.
A paralisação ocorre em forma de protesto após a suspensão do resultado das eleições do SindMotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), decisão tomada pelo Tribunal Regional do Trabalho.
O pleito ocorreu na semana passada.
O pedido de suspensão da eleição foi solicitado por uma das chapas concorrentes, Grupo Oposição e Luta, que é contrária à atual direção.
A vitória ficou com a chapa Resgate Raiz, que representa a atual diretoria, e recebeu cerca de 14 mil dos 20 mil votos.
De acordo com o sindicato, o cancelamento do pleito vai contra as regras estabelecidas no estatuto da entidade e na Constituição.
A decisão de cancelar a eleição foi confirmada em segunda instância pelo tribunal, que também impôs uma multa de R$ 50 mil a cada membro da comissão eleitoral e ao candidato que lidera a chapa vencedora.
Três das quatro chapas envolvidas na disputa haviam solicitado o adiamento da votação por três meses e a substituição das cédulas de papel por urnas eletrônicas.
A chapa vencedora, porém, alega que o estatuto do sindicato prevê que as eleições sejam realizadas com cédulas impressas.
A categoria defende a greve como forma reivindicar o respeito à autonomia sindical.
Além do fechamento de terminais, a paralisação também visa chamar a atenção para as irregularidades ocorridas durante o processo eleitoral.
As eleições do SindMotoristas possuem um histórico de conflitos. Em 2013, um tiroteio deixou oito pessoas feridas.
No pleito seguinte, em 2018, a contagem dos votos foi realizada dentro de um batalhão da Polícia Militar. Na terça-feira, 28, trabalhadores do Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e parte do funcionalismo público paulista, como os funcionários da Fundação Casa. A paralisação durou 24h.
Paris, a cidade da luz, é um dos destinos mais icônicos do mundo, reverenciada por sua beleza, história e rica cultura. Localizada nas margens do rio Sena, a capital francesa encanta visitantes com sua arquitetura espetacular, que mistura o antigo com o contemporâneo de maneira deslumbrante. Os emblemáticos pontos turísticos, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Arco do Triunfo, proporcionam uma experiência inesquecível.
Passeios ao ar livre e gastronomia
Os parisienses são conhecidos por seu estilo de vida elegante e pela gastronomia excepcional. Os cafés nas calçadas, as boulangeries repletas de croissants frescos e os restaurantes de alta classe tornam a culinária francesa uma atração imperdível. Não deixe de provar pratos como o coq au vin e os queijos saborosos acompanhados de um bom vinho.
Os jardins de Paris são verdadeiros refúgios de tranquilidade no coração da cidade. O Jardim de
Luxemburgo, o Jardim das Tulherias e o Parque des Buttes-Chaumont oferecem a oportunidade de relaxar e apreciar a beleza natural. Além disso, o Rio Sena serpenteia por Paris, proporcionando românticos passeios de barco, os famosos bateaux-mouches, que revelam vistas deslumbrantes da cidade, tanto de dia quanto à noite.

Moda e atrações artísticas
A arte também desempenha um papel central em Paris, com uma infinidade de museus e galerias de renome mundial. O Museu do Louvre abriga a icônica Mona Lisa e a renomada Vênus de Milo, enquanto o Museu d’Orsay exibe uma extensa coleção de impressionismo. Além disso, os bairros boêmios de Montmartre e Le Marais são ricos em cultura artística, abrigando inúmeros ateliês e espaços de exposição.
A moda parisiense é outra atração irresistível, com boutiques de alta costura nas famosas avenidas Champs-Élysées e Rue du Faubourg Saint-Honoré. A cidade é o epicentro da moda e palco de eventos como a Semana de Moda de Paris, que atrai os maiores estilistas e fashionistas do mundo.
Cidade de tradição e inovação que seduz os turistas
A cidade também é rica em história, com monumentos como o Arco do Triunfo e os invólucros arquitetônicos de sua história tumultuosa. As catacumbas de Paris oferecem uma visão fascinante das entranhas da cidade e de seu passado sombrio.
Paris, uma cidade que mistura tradição e inovação, é um destino que continua a inspirar, encantar e seduzir seus visitantes, mantendo-se como um lugar mágico que merece ser explorado, desfrutado e apreciado por todos que têm o privilégio de conhecê-la. Paris, cidade das maravilhas, nunca deixa de cativar.
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 30, a 22ª da Operação Lesa Pátria.
Que visa identificar os financiadores e incitadores dos ataques às sedes dos 3 poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília.
Por decisão do Supremo Tribunal Federal, são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nos estados de Santa Catarina e Minas Gerais.
Nesta etapa foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.
Que respondem pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado.
Dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Segundo a PF, os valores dos danos causados ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões.8
O humorista Fábio Porchat se pronunciou sobre sua separação com Nataly Mega, que foi decidida mutuamente no início deste ano.
O motivo seria a discordância do então casal em relação a paternidade: enquanto Mega queria filhos, Porchat não sonhava com crianças.
“Demorei muito a perceber isso, estava em uma relação em que as coisas estavam funcionando. No momento em que percebi, foi muito rápido.
Porque veio uma culpa muito grande. Pensei: ‘Não quero ter filhos, preciso dizer isso agora a ela porque precisa tomar uma decisão agora’.
Não é justo. Não foi justo o que eu fiz”, relatou. Porchat garantiu que sua ausência de desejo pela paternidade não possui relação com seu gosto por crianças. “Eu adoro criança.
Tenho uma relação boa porque as crianças gostam de mim. Eu adoro, eu brinco, me divirto (…) Acho que tirei um peso das costas, que me deixou mais leve, feliz e e conectado comigo e com o que quero fazer para o meu futuro”, disse durante entrevista à apresentadora Catia Fonseca.
Uma cratera se abriu no km 113 da rodovia SC-135, localizada na cidade de Rio das Antas, em Santa Catarina. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária.
O trecho segue com interdição total, sem previsão para liberação. O asfalto na estrada cedeu após a passagem de um tornado pelo Estado.
Segundo a Defesa Civil, o município também registrou destelhamentos, danos em um pomar e destruição parcial de um galpão. Apesar disso, o órgão considerou o fenômeno como uma intensidade fraca.
“As imagens mostram um funil compacto, com ventos organizados e rotativos, levantando poeira e detritos ao redor do funil.
A rotação, embora evidente, caracteriza-se por uma intensidade mais baixa, se dissipando em um curto período de tempo”.
Enel anuncia isenção de tarifas para parte dos clientes atingidos por apagão em SP
A Enel anunciou nesta quinta-feira, 30, que parte dos clientes atingidos por apagão em São Paulo terão isenção na cobrança de energia elétrica por três meses.
A medida será aplicada como forma de compensação aos consumidores que ficaram mais de 48 horas sem energia, no início de novembro, devido a um temporal que atingiu a capital paulista.
Serão beneficiados clientes de baixa renda no benefício da tarifa social de energia elétrica. Além disso, os consumidores que dependem de equipamentos elétricos para sobreviver.
Também serão beneficiados, desde que tenham sido previamente cadastrados na distribuidora.
A isenção já será aplicada nas contas de dezembro.
A distribuidora esclarece ainda que o benefício é válido somente os clientes que já possuíam cadastros nessas categorias antes do ocorrido.
Ainda segundo a concessionária, caso esses consumidores tenham débitos anteriores com a distribuidora, até três contas atrasadas poderão ser abonadas em substituição à isenção.
O apagão afetou 2,1 milhões de clientes da Enel em 24 cidades da Região Metropolitana. Alguns chegaram a ficar uma semana se luz.
lém da falta de energia, o temporal causou desabamentos e mortes no dia 4 de novembro. Foram oito mortes registradas em todo o Estado.
Após a crise, Nicola Cotugno deixou o cargo de presidente da companhia.
A cantora Preta Gil confirmou nova cirurgia para retirar bolsa de ileostomia nesta quinta-feira, 30.
A artista ressaltou a importância da autoestima e o apoio e acolhimento de familiares e amigos.
” Sou grata demais por ter tido a oportunidade de usá-la enquanto meu corpo cicatrizava.
No começo foi bem difícil, mas quando eu entendi que ela [bolsa de ileostomia] tinha salvo a minha vida, eu mudei minha relação com ela e, sim, viramos melhores amigas, a batizei de Angel.
Nesses três meses eu conheci um mundo que não conhecia, o mundo dos ostomizados.
Onde entrei em contato com muita gente que já passou ou estava passando pelo mesmo que eu.
E percebi o quão estigmatizado era esse assunto, quanto preconceito, quanta desinformação existe”, disse.
“Sou uma mulher que nunca escondi quem eu sou, nem mesmo minhas dores.
A vida, mais uma vez, me mostrou que minha existência é sobre representatividade, que sim, meu corpo, minha luta, minhas vitórias inspiram e podem colaborar pra uma transformação coletiva.
Estou aqui no hospital pronta pra mais essa etapa, vou fazer a cirurgia de reversão hoje, e estou cada vez mais perto do fim do tratamento”, celebrou.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) rechaçou qualquer possibilidade da próxima Supercopa do Brasil ser realizada nos Estados Unidos.
Em contato com o site da Jovem Pan, a assessoria de comunicação da entidade informou que não existe chance do torneio ser disputado no exterior.
A reportagem ainda apurou que a CBF recusou propostas para mandar o jogo na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos ou nos EUA.
“A entidade está apenas aguardando a definição do campeão brasileiro para sentar com os dois presidentes e definir o local”, declarou a equipe de comunicação do órgão.
Mais cedo, o site “Goal” publicou que a CBF pretendia realizar a partida em território norte-americano.
A Supercopa do Brasil de 2024, torneio de jogo único que reúne os atuais vencedores do Brasileirão e da Copa do Brasil, será disputada no dia 3 de fevereiro do ano que vem.
Atualmente, o São Paulo é o único classificado, já que ganhou a Copa do Brasil deste ano.
O adversário do Tricolor será o campeão nacional deste ano a duas rodadas do fim, o Palmeiras tem o título encaminhado.
A Supercopa foi criada em 1990, mas foi descontinuada dois anos depois. Em 2020, a CBF retomou o torneio.
Até agora, o Flamengo é o único bicampeão. Grêmio, Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras ganharam uma vez cada. Todas edições aconteceram em território nacional.
Van do Botafogo é roubada no Rio de Janeiro; clube perde material esportivo
Funcionários do Botafogo foram assaltados nesta quinta-feira, 30, no trajeto do aeroporto para o Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Em nota, o Glorioso informou que os profissionais do clube foram rendidos por criminosos que portavam armas de fogo.
O incidente aconteceu na Linha Amarela, na altura do Complexo da Maré. Segundo o comunicado, uma van do Departamento de Futebol foi levada pelos bandidos.
A Estrela Solitária comunicou que os funcionários estão bem, mas uniformes, equipamentos de trabalho e diversos itens de treino foram roubados.
“O Botafogo acionou as autoridades e conta com o apoio do Poder Público para recuperar o material”, diz um trecho do texto.
O incidente aconteceu quando a delegação do Botafogo voltava de viagem.
Nesta quarta-feira, 29, o time do técnico Tiago Nunes enfrentou o Coritiba, no Paraná, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, o resultado também foi decepcionante.
Após abrir o placar aos 51 minutos do segundo tempo, o Glorioso sofreu o empate no lance seguinte.
Com o tropeço, a Estrela Solitária permanece no segundo lugar e vê o Palmeiras abrir três pontos de vantagem.
Restando duas rodadas para o término da competição, a equipe volta a campo neste domingo, 3, para medir forças com o Cruzeiro, no Nilton Santos.
A dor durante ou após o sexo é uma realidade preocupante para muitas mulheres. Esta condição pode ser influenciada por diversos fatores.
incluindo questões anatômicas, alterações hormonais, problemas de saúde e até aspectos emocionais.
A experiência de dor pode variar de leve a intensa e pode ocorrer em diferentes momentos da relação sexual, tanto durante quanto após o ato.
Este problema não só afeta a saúde física e sexual das mulheres, mas também pode ter impactos profundos em sua saúde emocional e na qualidade de suas relações íntimas.
Sendo assim, a conscientização sobre essa condição é essencial para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de quem enfrenta esse desafio.
Problema comum entre mulheres
Segundo a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), 39,5% das brasileiras entre 40 e 65 anos sentem algum tipo de dor ou incômodo na relação sexual, seja durante ou depois.
Um levantamento feito pelo Centro de Referência e Especialização em Sexologia (CRESEX), do Hospital Pérola Byington, apontou que 48,5% das mulheres buscam auxílio médico devido a condições que afetam a saúde sexual.
Além disso, o American College of Obstetricians and Gynecologists estima que 3 em cada 4 mulheres sentirão dores e/ou desconfortos associados ao sexo em algum momento da vida.
Segundo Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP, médico do Hospital Albert Einstein e membro da FEBRASGO.
Há uma série de fatores que podem desencadear estes sintomas.
“A dor ou o incômodo pode ser superficial ou profundo e ter origem anatômica, hormonal, patológica e até emocional. O sofrimento pode ser tão intenso que a mulher chega a evitar o sexo por completo”, diz o especialista.
Dor na relação sexual não deve ser normalizada
Para Bárbara Bastos, sexóloga clínica e educacional pela FASEX, pós-graduanda em Sexualidade Humana pelo Child Behavior Institute of Miami (Estados Unidos) e sócia da boutique erótica Désir Atelier.
A dor na região genital é um alerta de que há algo de errado, assim como ocorre em qualquer outra parte do corpo.
“Mas, quando se trata de sexo, a mulher tem medo, vergonha e até sentimento de culpa e fracasso, seja por falta de informação ou mesmo pelos tabus de sempre que, aliás, só reforçam a crença de que dor no sexo é normal”, pondera a terapeuta.

Causas da dor durante e após o sexo
Para ajudar a combater a normalização da dor e outras crenças, os especialistas listam 5 causas não tão óbvias que podem esclarecer porque o sexo deixou de ser (ou nunca foi) prazeroso para você!
1. Preservativos
Algumas mulheres podem ter reação alérgica a preservativos de látex, causando coceira, queimação e dor, tanto durante o sexo como depois. “Substitua o preservativo de látex pelo de poliuretano.
Além de mais resistente, ele é composto por um material mais delicado e confortável. Mas, se a dor persistir, fale com seu médico”, orienta Carlos Moraes.
2. Tamanho e formato do pênis
Segundo Bárbara Bastos, o pênis muito grosso pode causar pequenas fissuras no tecido vaginal devido à fricção, gerando dor e desconforto durante e após o sexo.
O pênis mais longo pode atingir o colo do útero, tornando o sexo extremamente doloroso. “Neste último caso, evite posições que favoreçam a penetração profunda.
Em relação à espessura do pênis, aposte em um lubrificante para suavizar o atrito”, recomenda a sexóloga.
3. Sêmen
A hipersensibilidade ao plasma seminal humano (HSP), conhecida como alergia ao sêmen/esperma, é uma reação alérgica muito rara que acomete principalmente as mulheres.
Podendo surgir com qualquer parceiro, a qualquer momento, inclusive após anos de relacionamento.
Segundo Carlos Moraes, o responsável por esta condição é o plasma seminal, um líquido presente no sêmen, cujas proteínas resultam nessa patologia.
Embora a maioria das mulheres que enfrentam esse problema tenham entre 20 e 30 anos, existem casos em que as reações surgem apenas após os 50 anos.
Também é possível que a hipersensibilidade ocorra na adolescência, logo após a primeira relação sexual.
“Essa condição pode ser mais comum do que se imagina, pois raramente é informada aos médicos. Sendo assim.
A alergia acaba muitas vezes sendo diagnosticada como uma inflamação na vagina, de origem infecciosa, já que os sintomas são semelhantes.
Muitas mulheres tratam durante anos uma suposta infecção, quando, na realidade, é uma alergia ao sêmen”, afirma.
Sintomas da alergia ao sêmen
Segundo um estudo publicado no UpToDate, a reação ao esperma geralmente surge em até 30 minutos após a ejaculação, e os sintomas duram cerca de 24 horas.
Apesar de existirem casos um pouco mais prolongados. Aproximadamente 70% das mulheres têm reação alérgica generalizada, enquanto, nas outras 30%, a reação é apenas local e fica restrita à região da vagina e vulva.
Em 10 a 15% das mulheres, a reação alérgica é tardia, surgindo várias horas após o término da relação sexual. Esses são os casos que costumam ser confundidos com vaginites de origem infecciosa.
Na vagina, os sinais e sintomas incluem sensação de queimação, calor, inchaço, vermelhidão e coceira. Os sintomas locais demoram mais para desaparecer e podem durar alguns dias.
“Para lidar com o quadro, o ideal é o uso regular da camisinha, pois ela impede o contato do sêmen com a mucosa vaginal, evitando o surgimento dos sintomas.
É importante frisar que o preservativo deve ser colocado assim que derem início às preliminares, já que há risco de o líquido pré-ejaculatório entrar em contato com a região vaginal e desencadear a reação alérgica”, alerta Carlos Moraes.

4. Contraceptivos orais
Um estudo feito por pesquisadores do Hopital du Saint-Sacrement, no Canadá, revelou que o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais pode estar associado a diversas condições que geram fortes dores na região da vulva.
Já uma pesquisa da Universidade de Nova York, em conjunto com o Waitemata District Health Board, na Nova Zelândia, mostrou que 27% das mulheres que usavam contraceptivos.
Mesmo com baixa concentração de estrogênio, sentiam dores pélvicas, e apenas 17% das que não tomavam pílula tinham as mesmas dores.
Além disso, 25% das adeptas ao contraceptivo tiveram quase o dobro de episódios de dor durante ou após o sexo contra 12% das que não faziam uso da pílula.
“Neste caso, o ideal é discutir com seu médico outros métodos contraceptivos não hormonais”, pontua o ginecologista Carlos Moraes.
5. Tamanho dos lábios vaginais
Segundo Luís Maatz, cirurgião plástico pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
A configuração da genitália feminina, ou seja, o tamanho e o formato desproporcionais dos lábios vaginais, pode resultar em relações sexuais, no mínimo, desconfortáveis.
“Daí a importância de buscar a ninfoplastia (ou labioplastia), cirurgia feita na genitália externa feminina com o objetivo de diminuir o tamanho dos pequenos lábios, corrigir assimetrias ou frouxidões no local.
O procedimento não é só estético, mas também reparador, indicado quando há dor, incômodo e dificuldade de obter estímulos durante a relação sexual”, explica Luís Maatz.
Segundo dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), nos últimos 4 anos houve um aumento de 75% na procura pelo procedimento.
O Brasil liderou o ranking mundial com quase 16 mil ninfoplastias realizadas. Um dos maiores objetivos para a intervenção é a atrofia vaginal.
Que atinge cerca de 56% das brasileiras, conforme a pesquisa Vaginal Health: Insights, Views & Attitudes (VIVA).
Busque auxílio médico em caso de dores
Em suma, os especialistas são categóricos: se você sente dores durante e/ou após o sexo, busque uma avaliação médica o mais rápido possível. Para o ginecologista Carlos Moraes.
Um diagnóstico preciso pode não só restaurar seu prazer, mas agilizar o tratamento de problemas mais sérios.
“Na ausência de causas físicas, não tenha receio de recorrer a profissionais que possam diagnosticar e tratar os fatores psicológicos que estão te impedindo de desfrutar de uma sexualidade plena”, finaliza a sexóloga Bárbara Bastos.
Acionistas da Petrobras aprovam mudanças no estatuto que facilitam indicações políticas
Os acionistas da Petrobras aprovaram todas as mudanças propostas no estatuto da estatal, em uma Assembleia-Geral Extraordinária, que ocorreu de forma híbrida.
Uma das alterações vai permitir a indicação de políticos para o conselho de administração.
Além de titulares de cargos em comissão na administração pública e até representantes do órgão regulador ao qual a Petrobras está sujeita.
O preço médio da cesta com produtos típicos do Natal registrou alta de 8,9%, em comparação com o ano passado.
O valor está acima da inflação acumulada em 12 meses, que foi de 4,82%.
Os valores foram divulgados em uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A menor variação foi registrada na região Norte.
Já o Sudeste teve o menor valor médio, mas registrou a maior alta na comparação com o ano passado.
Presidente do STF diz que decisão contra jornais não atinge liberdade de expressão
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso, voltou a falar sobre a decisão da Corte que estabeleceu que empresas jornalísticas de qualquer natureza podem ser responsabilizadas civilmente por declarações feitas por entrevistados.
Antes do início da sessão desta 5ª feira (30), Barroso disse que a decisão reforça o veto à censura prévia aos jornais e afirmou que a Corte é a “guardiã” da liberdade de imprensa.
“Ontem reiteramos a vedação expressa de qualquer tipo de censura prévia à imprensa.
Portanto, reiteramos a nossa jurisprudência e, em seguida, assentamos que, como regra geral, um veículo de comunicação não responde por declaração de entrevistado.
Salvo se tiver atuado com dolo, ma-fé ou grave negligência, que evidentemente é critério de responsabilização em toda a parte do mundo”, declarou.
Por 9 votos a 2, a Corte definiu as regras para responsabilizar jornais por injúria, calúnia e difamação por falas em entrevistas.
O julgamento foi finalizado na 4ª feira (29.nov) depois de passar 3 anos no plenário virtual.
A tese fixada pela Corte (leia abaixo) foi criticada por entidades do jornalismo, que falaram que a decisão pode levar à “autocensura“.