21 de novembro de 2023
Muitos consumidores aguardam ansiosamente a Black Friday para fazer compras. Isso porque, no período, os preços são reduzidos, permitindo aproveitar ofertas. No entanto, na empolgação, um erro comum que muitos cometem é gastar mais do que o necessário, tornando a fase de descontos um caminho para as dívidas.
Para evitar este problema, o consultor financeiro Claudio Munhoz, que atende pelo GetNinjas (plataforma para contratação de serviços), lista 5 dicas que vão te ajudar a aproveitar as ofertas sem entrar no vermelho ou cair em golpes. Confira!
1. Se programe
De acordo com o especialista, o ideal é reservar uma quantia para gastar no dia. De preferência, junte o dinheiro com bastante antecedência. Além disso, o profissional orienta que os consumidores tenham foco. “O grande segredo é analisar o que de fato é necessário, visando neste produto específico e comparar preços”, comenta.
2. Evite a ‘Black Fraude’
O termo “Black Fraude” foi criado por alguns consumidores para denunciar falsas promoções ou descontos fantasmas. Para saber se as promoções valem realmente a pena, Cláudio Munhoz orienta a acompanhar antecipadamente a variação de preços dos produtos. Além disso, pontua que o interessado deve entender se sua intenção é guiada pela necessidade ou pelo desejo da compra.

3. Pague à vista
Para o consultor, é preferível que o consumidor escolha essa modalidade até mesmo em compras feitas no cotidiano. Dessa forma, o comprador evita taxas, os possíveis juros de um parcelamento e ainda consegue descontos expressivos.
Sem contar que, no formato à vista, a dívida não perdura pelos próximos meses ou, até mesmo, anos, não compromete o orçamento e permite a aplicação em novos investimentos. A única ressalva do consultor financeiro em relação ao pagamento feito à vista é se não houver desconto.
4. Guarde o dinheiro que sobrar
Apesar da tentação, é preferível guardar o dinheiro e transformá-lo em investimento, seja montando uma carteira de ações, fundos, títulos públicos, aplicações imobiliárias, entre outros (o que for mais adequado ao interesse do consumidor), ou aplicando no Tesouro Selic. “As decisões de compra devem ser sempre pautadas pela necessidade e não pelo consumismo guiado por falsas promoções”, alerta.
5. Faça uma autoavaliação
Gastar ou não, eis a questão! Para solucionar o questionamento, é necessário fazer uma autoavaliação. O produto é uma necessidade? O preço para adquiri-lo é realmente uma boa chance? Se as respostas forem sim, gastar o dinheiro pode ser uma oportunidade conveniente. Do contrário, reserve a quantia. Não gaste por impulso.
No calor dos dias ensolarados, uma alimentação leve e nutritiva se torna essencial. Nesse sentido, as saladas surgem como aliadas perfeitas para satisfazer o paladar e fornecer os nutrientes necessários. Em especial, as opções proteicas e refrescantes destacam-se como opções irresistíveis. A seguir, confira como preparar opções deliciosas!
Salada de frango com abacate e rúcula
Ingredientes
- 100 g de peito de frango
- Polpa de 1 abacate cortada em fatias
- 6 tomates-cerejas cortados ao meio
- Folhas de 1 ramo de rúcula
- Suco de 1 limão
- Azeite, gergelim preto, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, tempere o peito de frango com sal, pimenta-do-reino e alho. Unte uma frigideira com azeite e aqueça em fogo médio. Grelhe o peito de frango dos dois lados até dourar. Depois, retire-o do fogo e corte em fatias. Em uma tigela grande, coloque o peito de frango, o abacate, os tomates-cerejas e as folhas de rúcula. Depois, regue com suco de limão e azeite. Salpique com o gergelim preto. Misture e sirva em seguida.
Salada de quinoa com atum
Ingredientes
- 100 g de quinoa cozida
- 170 g de atum sólido natural
- 1 pepino cortado em cubos
- 1 pimentão vermelho cortado em cubos
- Sal e salsa picada a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Suco de 1 limão
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a quinoa, o atum, o pepino, o pimentão e a salsa. Misture bem os ingredientes. Logo após, regue com azeite e suco de limão e tempere com sal. Sirva em seguida.

Salada de feijão-preto e milho-verde
Ingredientes
- 100 g de feijão-preto cozido
- 50 g de milho-verde cozido e debulhado
- 1 tomate sem sementes e cortado em cubos
- 1 pimentão verde sem sementes e cortado em cubos
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque o feijão-preto, o milho-verde, o pimentão e o tomate. Em seguida, regue com azeite e suco de limão e tempere com sal. Sirva em seguida.
Salada de camarão com manga
Ingredientes
- 250 g de camarão-rosa limpo
- 1 manga descascada e cortada em cubos
- Polpa de 1 abacate cortado em fatias
- Folhas de rúcula e de alface-americana a gosto
- 1/4 de xícara de chá de salsa picada
- Suco de 1 limão
- Azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Unte uma frigideira com azeite e aqueça em fogo médio. Cozinhe o camarão-rosa até ficar levemente dourado. Reserve. Em um recipiente, coloque as folhas de alface-americana e de rúcula, o camarão-rosa, a manga e o abacate. Logo após, acrescente o suco de limão, o sal, a pimenta-do-reino, a salsa e o azeite. Misture bem todos os ingredientes e reserve na geladeira até a hora de servir.
Salada de lentilha com cenoura
Ingredientes
- 200 g de lentilha rosa cozida
- 1 cenoura cortada em cubos
- 1/4 de repolho roxo cortado em cubos
- Folhas de alface a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 tomate cortado em cubos
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, misture a lentilha, a cenoura, o repolho roxo, a alface e o tomate. Logo após, regue com azeite e tempere com sal. Sirva em seguida.
Rio Grande do Sul chega a cinco mortos em decorrência dos temporais que atingem região Sul desde o feriado
O governo do Rio Grande do Sul confirmou nesta terça-feira, 21, a quinta morte causada pelas fortes chuvas que têm atingido o Estado desde o fim de semana.
A vítima é uma idosa de 67 anos, ainda não identificada, encontrada dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.
O governador do Estado, Eduardo Leite, lamentou a morte da mulher por meio das redes sociais. “Infelizmente, tivemos a confirmação de mais uma morte em função das chuvas no Estado.
Uma senhora de 67 anos foi encontrada morta dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul. Meus sentimentos à família”, disse.
Outras quatro pessoas morreram por conta dos estragos originados das enchentes que atingiram a região.
No dia 15 de novembro, a fisioterapeuta Isabeli Soardi, de 26 anos, foi a primeira morte confirmada por conta dos temporais.
Ela faleceu após o desabamento de um centro esportivo na cidade de Giruá.
Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos, e sua mãe, Lidowina Lehnen, de 86 anos, faleceram em Gramado no sábado, 18, após sua residência ter sido soterrada.
A quarta vítima, Luís Antônio Martins, morreu no domingo, 19.
Quando teve o carro arrastado pela correnteza enquanto transitava em Vila Flores, na Serra.
Conforme mostrou o site da Jovem Pan, mais de 20 mil pessoas precisaram deixar suas casas não apenas no Rio Grande do Sul.
Mas também em Santa Catarina, que registrou 3 mortes e mais de 70 cidades atingidas.
De acordo com a Defesa Civil do RS, mais de 13.200 pessoas estão desalojadas e cerca de 3.737 estão desabrigadas em 158 cidades atingidas pelos temporais.
Além das cinco mortes registradas, outras 63 vítimas ficaram feridas.
Eduardo Paes diz que morte de jovem no entorno do Engenhão não está relacionada a show de Taylor Swift
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se posicionou sobre jovem que morreu no entorno do Estádio do Engenhão nesta segunda-feira, 20.
Após páginas de fofoca e o jornal Fala Brasil, da Record, dizer que o corpo seria de um jovem fã de Taylor Swift.
Paes deu sua versão sobre a história nas redes sociais.
Ele negou que a morte esteja relacionada ao show da americana, mas não informou se a pessoa estava no evento ou de fato era fã de Taylor Swift.
“Antes que divulguem de forma equivocada, o óbito de ontem não tem qualquer relação com o evento, e o paciente tinha problemas de saúde preexistentes”, afirmou.
Em nota enviada ao site da Jovem Pan, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que a causa da morte do paciente de 23 anos.
Cujo nome não foi divulgado, foi uma parada cardiorrespiratória.
“A direção do Hospital Municipal Salgado Filho lamenta o ocorrido, e confirma que o paciente G.N.S.
(23) foi encontrado pelos bombeiros inconsciente em parada cardiorrespiratória na Rua das Oficinas, no entorno do Engenhão, às 17h15.
O paciente foi levado de ambulância para o hospital, que não conseguiu reverter o quadro e constatou o óbito.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) na manhã de hoje.
O óbito não tem qualquer relação com o evento, e o paciente já apresentava problemas de saúde preexistentes”, disse a secretaria.
Brasil e Argentina se enfrentam nesta terça-feira, 21, às 21h30, no Maracanã.
Em confronto válido pelas eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026.
O clássico será o primeiro grande teste de Fernando Diniz atuando como mandante.
Importante para medir a aprovação ou rejeição do treinador à frente da seleção brasileira.
A banda KLB, que se reuniu para uma série de shows recentemente, anunciou um documentário especial sobre a turnê ”20+2 Experience”, que foi encerrada a pouco tempo com sucesso de vendas e público.
Como celebração do momento da carreira do grupo que marcou a juventude dos anos 2000, um documentário exclusivo será exibido em sessão única no Teatro Bradesco, em São Paulo.
A exibição acontece no próximo dia 2 de dezembro, a partir das 15h, e busca trazer uma visão ampla sobre histórias e momentos especiais das duas décadas de sucessos do KLB.
Cenas de backstage, entrevistas exclusivas e momentos inéditos de Kiko, Leandro e Bruno serão exibidos nas telonas.
Além de reuniões, ensaios e preparativos para as apresentações nostálgicas. Os ingressos para o evento estão à venda na plataforma uhuu.
Os fãs que participarem da celebração ainda terão acesso a kit exclusivo com balde de pipoca e copos personalizados.
Ao final da exibição do documentário, o KLB sobe ao palco para realizar show exclusivo e intimista com os maiores hits da carreira.
“Essa tour é algo que representa muito para nós.
Foi um enorme prazer voltar à estrada e encontrar nossos fãs e receber tanto amor e carinho.
Agora trazemos algo extremamente pessoal, que mostra como somos, como nos relacionamos e como trabalhamos no por trás das cenas.
É muito particular, exibe muito de como nos preocupamos e preparamos para entregar um mega show para o público.
O material final ficou sensacional”, declarou a banda.
Trabalhadores presos em túnel na Índia são vistos pela primeira vez em 10 dias
Os trabalhadores que estão presos em túnel na Índia foram vistos, nesta terça-feira, 21, pela primeira vez desde o acidente.
Imagens registradas por uma câmera, mostram os 41 operários presos pelo desabamento. Eles estão lá há 10 dias.
“Vamos retirá-los com segurança, não se preocupem”, afirmaram integrantes das equipes de resgate aos homens bloqueados, segundo o vídeo divulgado pelas autoridades locais.
Escavadeiras retiram toneladas de terra, concreto e escombros desde 12 de novembro do túnel em construção que desabou parcialmente no estado de Uttarakhand (norte), na cordilheira do Himalaia.
Mas os trabalhos de resgate avançam lentamente, complicados pela queda de escombros e pelas avarias nas máquinas de perfuração.
Antes do uso da câmera, as equipes de resgate se comunicavam com os homens bloqueados por rádio.
“Todos os trabalhadores estão a salvo”, afirmou o ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, em um comunicado.
“Estamos tentando com todas as nossas forças retirá-los em breve com segurança”, acrescentou.
Dhami disse que conversou com o primeiro-ministro Narendra Modi, que considera o resgate dos trabalhadores “a prioridade máxima”.
O Senado Federal aprovou por 48 votos favoráveis a 20 contrários nesta terça-feira, 21.
O calendário especial para a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF).
Parlamentares fecharam acordo para votar a PEC nesta quarta-feira, 22, em dois turnos.
A emenda limita decisões monocráticas e pedido de vista por parte dos ministros do STF.
Com exceção de decisões em caráter de grave urgência ou risco de dano irreparável durante o recesso do Judiciário.
Ao votar a favor do calendário especial para votação da proposta, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) afirmou que “é preciso deixar claro que não há nenhum sentimento especial nesse projeto e nem poderia ter”.
Segundo o parlamentar, o voto favorável é para atender um anseio da sociedade por segurança jurídica.
“As decisões monocráticas muitas vezes podem ser precisas, mas é importante que sejam validadas por todo colegiado”.
Já o líder do PT, Fabiano Contarato (PT-ES), orientou o voto contrário aos parlamentares do partido.
Mas afirmou que em “momento oportuno”, ou seja, na votação desta quarta, ele se posicionará sobre o por quê.
Assim como o PT, o MDB considera que a votação desta PEC “não é conveniente” neste momento e, por isso, orientou o voto contra o calendário.
Acordo entre Hamas e Israel prevê libertação de reféns e cessar-fogo de cinco dias
A possibilidade de um acordo entre Israel e Hamas para libertação dos reféns e um cessar-fogo na Faixa de Gaza, pode estar prestes a acontecer.
Nesta terça-feira, 21, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informou que houve avanço nas conversas e disse que em breve notícias melhores poderiam aparecer.
Contudo, não deu mais detalhes sobre a situação.
Esse possível acordo entre as partes envolvidas na guerra no Oriente Médio, envolveria a troca de reféns por um cessar-fogo de quatro ou cinco dias, o primeiro desde que o conflito começou em 7 de outubro.
Não se saber ao certo quantos dos sequestrados pelo Hamas ao todo são cerca de 240 serão libertos.
Mas, segundo o jornal ‘Haaretz’, citando autoridades envolvidas nas negociações, o acordo incluirá.
30 crianças, 8 mães e 12 mulheres, sequestrados pelos Hamas em troca de mais de 100 mulheres e adolescentes palestinos presos em Israel.
Agências de notícia chegaram a falar em 300 palestinos.
Apesar de Netanyahu falar em avanço das negociações e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Declarar que muito em breve deve acontecer, o cenário ainda é incerto. Contudo, nesta terça, o premiê israelense.
Convocou uma reunião tanto do gabinete de guerra como de todo o governo para abordar “a libertação de reféns”.
“Espero ter boas notícias logo”, afirmou Netanyahu em comunicado divulgado por seu gabinete, enquanto ganham força os rumores sobre um iminente acordo com o grupo islâmico palestino Hamas para a libertação de um grupo de reféns em troca de presos palestinos e um cessar-fogo temporário.
Em relação ao cessar-fogo, algo que até então Israel e os Estados Unidos não aprovavam, alegando que poderia ser benéfico para o Hamas, o premiê israelense.
Disse ao seu governo que era uma decisão difícil, mas a decisão certa e que permitiria a Israel continuar a lutar contra o Hamas.
A imprensa israelense antecipou que o motivo dessas reuniões é dar a aprovação governamental necessária para o acordo que está sendo negociado pelos Estados Unidos, Egito e Catar.
“Estamos avançando. Acho que não vale a pena falar muito, mesmo nesta fase”, comentou Netanyahu nesta terça-feira, ao se referir à possível libertação dos reféns.
Durante uma reunião com soldados.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al Ansari, disse durante uma entrevista coletiva que “o acordo entre Hamas e Israel para a troca dos reféns está próximo, apenas alguns detalhes logísticos e não essenciais ainda precisam ser resolvidos”.
Apesar desse a acordo, a guerra segue sem previsão de fim.
Numa mensagem gravada no início de uma reunião governamental, Netanyahu prometeu que a guerra continuaria até que Israel alcançasse todos os seus objetivos.
Motorista de transporte por aplicativo reage a assalto, persegue dupla e atropela um dos criminosos em Ponta Negra
Um motorista de transporte por aplicativo reagiu a um assalto, perseguiu os criminosos e atropelou um deles, na noite desta segunda-feira (20) no bairro Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O assaltante atingido acabou preso.
Segundo a Polícia Civil, o caso aconteceu na Rua Praia de Baía Formosa. O motorista encerrou uma viagem ao deixar um passageiro em um bar da região e atendeu uma ligação da esposa, mas foi abordado por dois criminosos – um deles com um simulacro (arma falsa) – que exigiram o celular dele.
Após o assalto, os criminosos mandaram que o homem ligasse o carro e deixasse o local, no entanto.
A vítima observou o caminho que os criminosos estavam fazendo, os perseguiu e atingiu um dos assaltantes com o carro.
O homem atropelado era o que estava com o simulacro e com o celular roubado e deixou os objetos caírem no chão.
Junto com outras pessoas que estavam na rua, o motorista conseguiu deter o homem até a chegada da polícia e recuperou o celular e a arma usada no crime.
O outro envolvido no crime conseguiu fugir.
A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados ao local. Porém os profissionais de saúde consideraram que o suspeito não precisava de atendimento hospitalar e liberaram o envio dele para a delegacia de plantão.
Na delegacia, o delegado constatou um ferimento na cabeça do preso e o mandou para um hospital.
Após o atendimento ele voltou e permaneceu preso em flagrante.
Segundo os policiais, o motorista do aplicativo teve um prejuízo com o carro usado para o trabalho.
Porque bateu em uma árvore durante a perseguição aos suspeitos.
Polícia investiga 3ª morte de fã de Taylor Swift no RJ; jovem foi encontrado desacordado próximo ao Engenhão
Após duas tragédias envolvendo fãs de Taylor Swift durante a passagem da cantora pelo Brasil, segundo informações do Fala Brasil, da Record TV, a Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga o que seria a terceira morte de um fã da artista, que foi encontrado desacordado próximo ao estádio Engenhão, onde Taylor se apresentou nessa segunda-feira (20/11).
Ainda segundo o veículo, o Corpo de Bombeiros confirmou que atendeu um jovem, de 23 anos, encontrado em parada cardiorrespiratória nos arredores do estádio. Ele foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu. A suspeita é que o jovem tenha sofrido um mal súbito.
Flávio Dino falta a convocação na Câmara e alega ‘risco de agressões’ e ‘ameaças de uso de arma de fogo’
O ministro da Justiça, Flávio Dino, não compareceu à Comissão de Segurança da Câmara, nesta terça-feira (21). No ofício com a explicação enviada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Dino citou falas de parlamentares com ofensas proferidas a ele e afirmou que a ausência foi recomendada pelo próprio setor de segurança da pasta, “à vista do elevado risco de agressões físicas e morais, inclusive com ameaças de uso de arma de fogo”.
De acordo com Dino, o próprio presidente da comissão, deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), não teria “capacidade e isenção” para conduzir os trabalhos da audiência pública. O ministro cita a fala do parlamentar feita em 10 de outubro, quando Dino não compareceu a outra sessão.
Seis em cada dez brasileiros afirmam que se consideram atraentes. É o que aponta a pesquisa Datafolha sobre os efeitos do racismo nos relacionamentos amorosos e nas amizades. Outros 33% dos entrevistados afirmaram que não se consideram atraentes, e 5% das pessoas disseram não saber.
Quando analisada apenas a cor da pele, os índices variam pouco: 64% dos entrevistados autodeclarados pretos disseram que são atraentes. Entre os brancos, foram também 64%, e entre os pardos, 62%.
As diferenças mais acentuadas surgem quando é feito o recorte por gênero. Os homens pretos são o destaque e apresentam o maior percentual: 72% deles dizem se sentir atraentes, enquanto 25% não se consideram. Homens brancos (65%) e pardos (64%) aparecem na sequência de aprovação da própria imagem.
As mulheres brancas registram 63% com respostas afirmativas sobre se sentirem atraentes. Entre as autodeclaradas pardas, o índice cai para 60%, e entre as mulheres pretas, 58%.
Nesses estratos, a margem de erro varia de 4 a 8 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa Datafolha é inédita e faz parte da série Afeto em Preto e Branco. Foram entrevistadas presencialmente 2.005 pessoas, com 16 anos ou mais, em 111 municípios de todas as regiões do país. O levantamento foi realizado de 9 a 17 de outubro de 2023 e tem margem de erro geral de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento já apresentou dados sobre relacionamentos inter-raciais e sobre a influência da cor de pele nas relações.
Quedas de energia em 7 bairros de Natal nesta terça-feira (21) foram causadas por ‘fortes chuvas’, diz Cosern
As quedas de energia registradas no início da tarde desta terça-feira (21) nos bairros Alecrim, Lagoa Seca, Barro Vermelho, Tirol, Petrópolis, Ribeira e Cidade Alta, em Natal, foram causadas “em decorrência das fortes chuvas que caíram na capital”, segundo informou a Neoenergia Cosern.
De acordo com a empresa concessionária de energia, o fenômeno causou “alguns defeitos em componentes da rede elétrica”.
Por volta das 12h desta terça, moradores dos 7 bairros afetados registraram diversas quedas de energia. Alguns clientes ainda relataram ouvir explosões.
Segundo a Neoenergia Cosern, equipes técnicas da distribuidora “estão trabalhando para corrigir os defeitos e normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível”.
A menos de uma semana, outra queda de energia afeta 212 mil consumidores nas Zonas Sul, Leste e Oeste de Natal. Na ocasião, de acordo com a Cosern, o desligamento da Subestação Natal II da Chesf, deixou sem energia oito subestações da Neoenergia.
Governo Lula vai quebrar o comércio Não Acredita? Leia essa Materia (CASO EM NATAL)
Muitos lojistas natalenses foram pegos de surpresa após uma fiscalização sindical realizada durante o feriado municipal desta terça-feira (21). Diversos estabelecimentos em Petrópolis, relataram que foram surpreendidos por fiscais.
Algumas lojas foram obrigadas a fechar as portas em plena semana de preparação para a Black Friday e desembolsar multas exageradas apenas por não ter informado oficialmente ao sindicato que abriria no feriado.
Essa ação ocorre após o governo federal emitir uma portaria em 13 de novembro, estipulando que setores do comércio e serviços só podem operar aos domingos e feriados mediante negociação com sindicatos de trabalhadores ou legislação municipal que permita.
O impacto imediato dessa medida se reflete na interrupção inesperada das atividades comerciais em um momento crucial para muitos negócios na cidade. Até os funcionários estavam reclamando e vários deles dizendo que querem distância de sindicato.
A multa para quem não tem acordo sindical é de R$ 500 por funcionário que estiver trabalhando nos feriados ou domingos. Quem não informar que vai abrir nesses períodos específicos pode ter um bom prejuízo financeiro. Esses valores são pagos diretamente ao sindicato que a partir desta portaria começam a ser fortalecidos pelas políticas do governo atual.
Após eleição de Milei, Lula diz que ‘não tem que gostar’ de outros presidentes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (21), em discurso, que não precisa “gostar” dos presidentes dos países da região, mas sim, sentar na mesa com eles em busca de acordos.
Lula deu a declaração dois dias após o economista ultraliberal Javier Milei – que critica o Mercosul e deu declarações ofensivas a Lula nos últimos meses – vencer as eleições presidenciais na Argentina, no domingo (19).
O presidente brasileiro não citou Milei nominalmente, mas disse que não precisa gostar “do presidente do Chile, da Argentina, da Venezuela”.
Desses, apenas o argentino é de corrente ideológica oposta à de Lula.
“Nós estamos vivendo algumas confusões na América do Sul. Não é mais mesma de 2002, de 2004, 2006. Nós vamos ter problemas politicos.
E, ao invés de reclamar dos problemas políticos, nós temos que ser inteligentes e tentar resolvê-los, tentar conversar.
Tentar fazer com que as pessoas aprendam a conviver democraticamente na adversidade”, declarou.
Lula deu as declarações em um discurso na cerimônia de formatura de novos diplomatas no Instituto Rio Branco – escola de formação do Ministério das Relações Exteriores.
A Bolsa de Buenos Aires subiu 20% nesta terça-feira, 21, na primeira abertura depois das eleições que consagrou o libertário Javier Milei como o novo presidente da Argentina.
Na segunda-feira foi feriado.
A alta é liderada pelas ações da petroleira estatal YPF (+34%), uma das empresas que o presidente eleito anunciou que pretende privatizar, no âmbito de uma ampla reforma do Estado.
Nesta segunda, as ações da YPF que cotam em Wall Street fecharam com alta de 40%.
A taxa de câmbio informal, conhecida como “dólar blue”, reagiu com moderação.
Sendo negociada a 1.050 pesos por dólar, em comparação com 371,50 pesos por dólar da taxa de câmbio oficial.
A Argentina aplica um sistema de controle cambial desde 2019.
Em outubro, o “blue” ultrapassou a barreira psicológica dos 1.000 pesos, embora tenha caído depois.
Milei, um economista de 53 anos que propôs fechar o Banco Central e dolarizar a economia para acabar com a emissão monetária e a inflação, venceu com 55,7% dos votos sobre o ministro atual da Economia, o peronista Sergio Massa.
A Argentina tem uma inflação anualizada de quase 143%, uma das mais altas do mundo.
Nesta terça-feira, Milei teve sua primeira reunião com o presidente Alberto Fernández para coordenar a transição de governo, assim como a posse.
Marcada para 10 de dezembro. Nenhum deles deu declarações à imprensa.
COMO FICA O SALARIO DO BRASILEIRO?: Governo articula pagamento de passagem para ministro viajar de folga para casa; Salário é ‘muito pouco’ para pagar bilhetes aéreos, diz relator da LDO
O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), defendeu nesta terça-feira (21) o pagamento de passagens áreas para ministros entre Brasília e seus estados de origem, mesmo sem compromissos oficiais.
O parlamentar sinalizou que deve incluir o benefício em seu parecer, a pedido do governo. Forte disse que seria “complicado” obrigar os ministros a tirar dinheiro do próprio bolso para isso porque eles ganham “muito pouco”.
“Isso foi pedido [pelo governo]. Porque sai muito mais caro pela FAB [Força Aérea Brasileira]. Dar passagem daqui de Brasília para qualquer canto do Brasil sai muito mais barato do que pagar um jatinho da FAB para levá-los, pode ter certeza disso”, disse.
“[Pagar] dos salários deles é meio complicado, não é não? Porque o salário é muito pouco, não? Ministro ganha menos que deputado, ganha não? Não sei quanto ganho um ministro. Acho que é justo. Não é imoral, não é ilegal. Eu acho que é justo. Melhor do que ele estar burlando a lei e inventando evento no estado para poder ir no avião da FAB.”
O salário de um ministro de Estado é de R$ 41.650, 92 —o mesmo de deputados, senadores, do presidente e do vice-presidente da República, desde que o Congresso aprovou um reajuste escalonado de 37,32%. A partir de 1º de fevereiro do ano que vem, o valor chegará a R$ 44.008,52.
Hoje, ministros podem voltar aos estados de origem de graça via FAB caso haja agenda oficial no local. Levantamento feito pela Folha em maio mostrou que, na prática, muitos tornaram rotina despachar de suas cidades às sextas para emendar o final de semana e voltar à capital federal apenas na segunda.
A emenda que inclui o benefício na LDO foi apresentada pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Na justificativa, o senador disse que a medida visa “isonomia”, já que deputados e senadores podem ir e voltar para seus estados com recursos públicos.
“[A medida visa] garantir isonomia entre os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo ao permitir que autoridades da República possam se deslocar de Brasília apenas para suas residências de origem.”
Forte pretende apresentar seu relatório até quinta-feira (23) para iniciar a votação na semana que vem. Ele disse que a entrega atrasou porque “as contas não fechavam”.
Os médicos efetivos (concursados) que trabalham na rede municipal de saúde de Parnamirim passam, a partir desta terça-feira (21), a contar com uma Gratificação de Produtividade, que será paga mensalmente e individualmente, de acordo com as metas e produção de trabalho. A lei do adicional na remuneração foi sancionada pelo prefeito Rosano Taveira e publicada hoje no diário oficial do município.
A partir de agora, os médicos podem receber extras de até R$ 2.000,00: para carga horária de 20h; e até R$ 4.000,00: para carga horária de 40h. A Gratificação de Produtividade Médica será paga em conformidade do resultado obtido a partir do cumprimento dos indicadores de metas e produção, levando em consideração:
• As peculiaridades de cada atividade;
• A quantidade de atendimentos na Atenção Primária;
• Assiduidade no serviço para os médicos inseridos da Rede de Urgência e Emergência;
• Quantidade de atendimentos para os médicos da Atenção
• Especializada.
“Parnamirim está trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento na área da saúde para nossa população. Ampliamos o número de médicos e agora estamos implantando esse adicional que serve como estímulo para a produtividade”, destacou o prefeito Rosano Taveira.