Embaixador confirma negociação com Hamas para saída de brasileiros de Gaza

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, detalhou nesta quarta-feira (11) o plano elaborado pelo Itamaraty para retirar da Faixa de Gaza os brasileiros que querem sair de lá e confirmou a existência de negociações com o Egito e o Hamas para a operação ser bem-sucedida. Candeas concedeu uma entrevista ao SBT News.

Segundo ele, há entre 30 e 40 brasileiros vivendo na Faixa de Gaza. Do grupo, 30 pessoas manifestaram interesse de serem evacuadas da região.

Desde sábado (7), quando o Hamas atacou Israel, o setor consular da embaixada telefonou para cada uma das famílias presentes na área para saber se estavam bem de saúde, se as casas haviam sido afetadas e se havia algum problema de segurança.

“E de fato o relato que tivemos, o retorno nos causou tremenda preocupação. Os brasileiros estão em quatro cidades que são zonas de conflito, zonas alvos de bombardeio”, complementou o embaixador. Ele ressaltou que, portanto, as famílias estão em perigo.

Candeas ressaltou que existe um governo de fato na Faixa de Gaza. Apesar de o embaixador não falar diretamente na entrevista, é o Hamas.

Segundo ele, há um contato da embaixada com as autoridades de fato locais.

“Não é um contato político, não significa nenhum compromisso político, mas simplesmente uma relação prática, objetiva, pontual para, em primeiro lugar, apresentar a lista dos brasileiros que estamos retirando de lá e, em segundo lugar, para garantir justamente, como você comentou, a questão da segurança”.

Ainda de acordo com ele, “esse contato é normal, ele é natural”. “O retorno que tivemos é absolutamente satisfatório.

Temos a garantia de que haverá colaboração das autoridades de fato na faixa de gaza no translado desse grupo de brasileiro.

Ou seja, a infraestrutura é nossa, os ônibus são alugados pelo governo brasileiro. Todos os custos são do governo brasileiro, mas a autorização para o deslocamento e para a passagem da fronteira do lado de Gaza já está autorizada”.

ao vivo click aqui