O furacão Idalia foi reduzido a tempestade tropical nesta quarta-feira, 30, com ventos máximos de 110 km/h.
Enquanto atravessava os estados da Geórgia.
Carolina do Norte e Carolina do Sul, e depois de atingir a costa oeste da Flórida nesta manhã como ciclone de categoria 3.
Iinformou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
Apesar de ter perdido força, o Idalia, que se tornou um furacão de categoria 4 (de um máximo de 5 na escala Saffir-Simpson) antes de atingir a região conhecida como Big Bend.
Na costa noroeste da Flórida, continua a ter ventos fortes e a provocar tempestades e inundações, alertou o NHC, com sede em Miami.
De acordo com o último boletim do NHC, Idalia está 65 quilômetros a leste de Savannah.
Na Geórgia, e 180 quilômetros a oeste-sudoeste de Charleston, na Carolina do Sul.
O fenômeno se desloca rapidamente para nordeste a uma velocidade de 33 km/h.
Segundo as previsões do NHC, o centro do Idalia se deslocará nesta noite perto ou ao longo das costas da Geórgia e da Carolina do Sul e, na quinta-feira;
Estará ao longo da costa da Carolina do Norte, atingindo as águas ocidentais do Atlântico no fim de semana.
Os especialistas do NHC preveem um “enfraquecimento adicional” do Idalia durante a noite de hoje.
Mas “espera-se que continue sendo uma tempestade tropical à medida que se desloca perto das costas da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte”.
As avenidas das praias e os cais de muitas cidades costeiras, especialmente em Big Bend, na Flórida, foram invadidos pelo mar, com veleiros arrastados para o interior e escombros empilhados pelos ventos fortes e pela tempestade.
As autoridades advertiram que o maior perigo era a subida do nível do mar, que poderia atingir 4,5 metros em alguns pontos da costa nordeste da Flórida.
Devido à combinação de tempestades e marés altas nesta altura do verão.
Na Geórgia e em partes da Carolina do Sul, a subida do mar chega a cerca de 1,5 metro.
Enquanto isso, o poderoso furacão Franklin, de categoria 4, que se encontra 235 quilômetros a norte-noroeste de Bermudas e se desloca para nordeste.
Está espalhando “bandas de chuva” sobre o território britânico no Oceano Atlântico Norte.
Franklin continua gerando “condições perigosas de ressaca e correntezas” ao longo da costa nordeste dos Estados Unidos.
O NHC disse em seu último boletim que o centro de Franklin passará pelo norte de Bermudas nesta quarta-feira.



More Stories
PCC e CV passam a ser grupos terroristas para os EUA a partir de hoje
Inmet publica alerta de chuvas para Natal e mais 68 cidades do RN até domingo
PESQUISA PODERDATA: 53% dos brasileiros aprovam EUA classificarem PCC e CV como terroristas