O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira, 12, que sejam realizados exames e uma avaliação do estado de saúde física e mental de Roberto Jefferson para avaliar as condições do ex-deputado continuar tratamento em hospital penitenciário. A decisão atende a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que defendeu a avaliação do quadro físico e mental por Junta Médica Oficial, uma que, na última segunda-feira, 10, o Hospital Samaritano Botafogo apresentou relatório médico atualizado sobre o estado de saúde do ex-deputado. Segundo Moraes, foi informado que “é possível que seja realizada sua alta hospitalar, que implicaria, no caso, ao retorno imediato ao estabelecimento prisional”. Contudo, uma vez que o quadro de saúde Jefferson “é delicado e ainda inspira cuidados”, enquanto os recursos da administração penitenciária-hospitalar são “limitados”, ele requer nova avaliação do ex-deputado. O magistrado também determina que a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro se manifeste sobre as condições para que Roberto Jefferson continue o tratamento no sistema prisional, incluindo a discriminação de “quais condutas terapêuticas podem ser realizadas no estabelecimento”. Como o site da Jovem Pan mostrou, Jefferson está preso desde outubro do ano passado, após episódio em que atirou contra policiais federais. No início de junho, Alexandre de Moraes autorizou a transferência de Jefferson do presídio de Bangu 8 para a unidade de saúde para tratamento médico. Na ocasião, o magistrado aceitou ao pedido da defesa do ex-deputado. Os advogados argumentaram que a penitenciária não oferecia as condições necessárias para tratamento médico. Isso porque o estado de saúde do ex-deputado se agravou após ele desmaiar e cair na cela da prisão.
12 de julho de 2023
Prefeitura do Rio realiza demolição de 56 construções irregulares na Mangueira
Construções irregulares foram demolidas na Rua Visconde de Niterói, próximo à comunidade da Mangueira, área sob influência do crime organizado. A operação realizada pela Secretaria de Ordem Pública e a Subprefeitura do Centro ocorreu nesta quarta-feira, dia 12, em dois terrenos do município do Rio de Janeiro, com cerca de 20 demarcações de lojas comerciais, que juntos possuem mais de 14 mil metros quadrados. As estruturas erguidas eram de alvenaria e os limites do terreno estavam demarcados com blocos de concreto. “Essa operação é mais um recado muito claro de que a Prefeitura do Rio não vai admitir construções irregulares, especialmente em áreas que sofrem influência do crime organizado. Importante o apoio da Polícia Militar, porque é uma forma de fazer o ordenamento na cidade ao mesmo tempo em que a gente dá prejuízo para os criminosos”, reforça o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Durante a operação, os agentes da Prefeitura identificaram aproximadamente 20 casebres, todos ocupados por usuários de drogas. A Assistência Social foi acionada. No local também foram encontrados tapumes da Prefeitura e do Governo do Estado utilizados como paredes, lonas, uma caixa d’água, galinhas, cachorros e filhotes. Uma ligação clandestina de luz e outra de água foram cortadas. “Essa operação é muito importante para a região. A Visconde de Niterói é uma rua fundamental que conecta a Zona Norte e o Centro. Nós desocupamos um terreno municipal que estava sendo invadido. Logo ao lado, encontramos uns casebres improvisados com lonas e tapumes. Além da demolição das construções irregulares, houve uma desmobilização desse local, trazendo mais segurança e conforto para os moradores e cidadãos que transitam na região”, afirma o subprefeito do Centro, Alberto Szafran.
Logo após o término da demolição na Rua Visconde de Niterói, os agentes removeram mais ocupações irregulares no entorno, feitas por usuários de drogas. Umas próxima à estação de trem do Maracanã, na Rua Nelson Sargento, em São Cristóvão, a área tem aproximadamente 20 metros quadrados, e possuía mais 15 estruturas precárias. A outra, localizada no mesmo logradouro, é uma área de 600 m², em um terreno que já foi ocupado pelo Exército. Todas as estruturas foram removidas, desobstruindo a via pública. A Assistência Social também ofereceu acolhimento a essas pessoas. Ao todo, 37 pessoas foram abordadas, nenhuma aceitou acolhimento, mas 16 pessoas pediram atendimento para a retirada de segunda via de documentação. Participaram da operação agentes da Guarda Municipal, da Secretaria de Conservação, Rio Luz, Águas do Rio, Comlurb e Polícia Militar. Desde 2021, a Secretaria de Ordem Pública já realizou mais de 2.600 demolições de construções irregulares em todo o município do Rio, especialmente em áreas que sofrem influência do crime organizado.
Miss Parnamirim 2023 acontece nesta quinta (13) no Gérbera, em Cidade Verde
O Miss Parnamirim acontecerá no Gérbera Recepções em Cidade Verde, Nova Parnamirim, nesta quinta-feira, dia 13 de julho. A ganhadora deste ano representará a cidade de Parnamirim no Miss RN 2024. Parnamirim tem tradição nos concursos e é sempre a primeira cidade a se antecipar na escolha de sua representante para o ano seguinte. A atual Miss Parnamirim, a advogada Karla Vasconcelos, foi a vice Miss RN deste ano. O evento é uma realização do jornalista e promoter Rannier Lira, que comanda o concurso há 27 anos no município. O miss promete levar um show de beleza para o palco do Gérbera Recepções. O evento terá transmissão ao vivo a partir das 19h, pela TV Metropolitano no canal 23 e na Cabo no canal 130.
Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR, em uma ação integrada com a PRF/RN, na noite de ontem, (11), por volta das 22h00min, deflagraram uma operação policial com o objetivo de prender um casal de traficantes interestaduais.
Foram presos RAFAEL FIRMINO DA SILVA, natural de Recife/PE, com 38 anos de idade, e GLEYCE EVELY FURTADO DA SILVA, natural de Recife/PE, com 22 anos de idade.
Após um trabalho de investigação da DEICOR, foi identificado que o casal teria saído de Pernambuco com destino ao Ceará, para pegar 5,5kg de cocaína e deixar aqui em Natal/RN.
Foram realizadas diligências investigativas até identificar o veículo dos traficantes, um Fox, de cor prata.
Durante o acompanhamento do veículo, foi realizado uma abordagem da PRF com os investigadores da DEICOR.
Durante a revista foram encontrados, na mala do veículo, cinco tabletes de cocaína, pesando 5,5 kg avaliados em R$ 165.000,00 (cento e sessenta e cinco mil reais).
Diante do flagrante, foi dado voz de prisão ao casal e conduzidos para os procedimentos legais na DEICOR.
Será que Belo fez PIX agendado? Denilson revela que dívida do cantor ainda não foi paga
E não é que a novela entre Belo e Denílson ainda não acabou? Apenas um dia depois de a equipe do pagodeiro ter afirmado que a dívida de R$ 7 milhões do ex-cantor do Soweto com o ex-jogador havia sido quitada, o hoje comentarista de futebol se pronunciou e disse que não é bem assim.
Nas redes sociais, Denílson afirmou que a situação ainda não foi resolvida. “Em relação às últimas notícias divulgadas sobre o caso com o cantor Belo, o que posso afirmar é que ambas as partes estão empenhadas em encontrar uma solução e, tão logo o assunto esteja 100% resolvido, me manifestarei. Ainda não está.”
O imbróglio se desenrola há quase 20 anos e é decorrente da saída de Belo do Soweto, grupo que era empresariado por Denílson. Belo deixou a banda em 2000 para seguir carreira solo e não pagou a Denílson a multa de rescisão de contrato. Pelo visto, poderemos ter mais alguns anos de briga na Justiça…
Lula sugere a Alckmin programa de descontos para eletrodomésticos: “Se tá caro, vamos baratear”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), nesta quarta-feira (12), a criação de um programa do governo federal para oferecer desconto nos preços de eletrodomésticos vendidos no país.
“Falei pro Alckmin: que tal gente fazer uma aberturazinha para linha branca outra vez? Facilitar a compra de geladeira, televisão, máquina de lavar roupa. As pessoas de quando em quando precisam trocar seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar”, disse Lula em evento no Palácio do Planalto.
“E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito”, acrescentou.
Se dirigindo à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), e ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, o presidente acrescentou brincando: “Abre a mão um pouquinho pra gente poder facilitar a vida desse povo que quer ter acesso às coisas.”
Durante o segundo mandato de Lula, em abril de 2009, o Ministério da Fazenda anunciou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para geladeira, fogão e máquina de lavar roupa. Inicialmente previsto por três meses, o programa durou até o final de janeiro de 2010.
A fala de Lula vem na esteira do programa do governo federal que ofereceu incentivo para venda carros de entrada, encerrado no início deste mês. De acordo com Alckmin, a estimativa é de que 125 mil veículos tenham sido comercializados.
Lula usa máquina para esvaziar base de Bolsonaro e se aproximar de evangélicos, militares e agro
O presidente Lula (PT) fez gestos políticos e liberou verbas bilionárias nos seis primeiros meses de gestão para tentar afagar integrantes do agronegócio, militares e evangélicos, os três setores que representam os pilares de sustentação de Jair Bolsonaro (PL).
O ex-presidente foi eleito em 2018 e concorreu à reeleição com discurso voltado para esses segmentos da sociedade, que em sua maioria se opuseram ao petista durante toda a campanha.
Após a oposição sofrida na campanha, Lula tem feito articulações e utilizado a máquina pública para avançar no eleitorado bolsonarista e esvaziar a força política de seu principal oposicionista —movimento que se soma à negociação de cargos com partidos do centrão para ampliar a base de apoio no Congresso.
Em uma frente, Lula lançou, no fim de junho, o Plano Safra 2023/2024 com R$ 364,22 bilhões para o financiamento da atividade agropecuária de médio e grandes produtores. O valor, conforme antecipou a Folha, é recorde.
A expectativa, segundo integrantes do governo, é que o total fique entre R$ 420 bilhões e R$ 430 bilhões ao somar também os valores para agricultura familiar –o que representaria um forte aumento em relação ao pacote anterior, os R$ 340,9 bilhões lançados por Bolsonaro para a safra 2022/2023.
O presidente da bancada ruralista, deputado Pedro Lupion (PP-PR), afirma que há entendimento com o Executivo quando o assunto é técnico.
“O governo faz sua parte. Safra foi bom, claro, assim como outras coisas que estamos negociando. No Carf [o órgão administrativo final de análise de litígios tributários], conseguimos colocar algumas demandas da agricultura, como royalties para sementes, tudo com negociação e conversa. Se a gente não tivesse 380 membros na bancada, ninguém falava com a gente”, disse.
Lupion, entretanto, rechaça se tratar de gestos do governo. “Não são. Faz porque é Executivo, governo, é obrigação. Vai falar que Bolsonaro quando atendeu a um assentamento foi gesto para a esquerda?”, disse.
Lula sempre diz que sua obrigação é dialogar com todos os setores da sociedade, inclusive os que fazem oposição ao seu governo. Se por um lado há essa busca de uma atuação pragmática, por outro o petista por vezes derrapa nas palavras e repete discurso de campanha.
Líderes ruralistas lembram que, durante a campanha eleitoral, Lula se referiu a parte do setor como “fascista e direitista”.
Em junho deste ano, ele disse que o problema do agronegócio com a sua gestão é “ideológico”, e não ligado a questões econômicas.
“Tenho noção do que nós fizemos [para o agronegócio]. O problema deles conosco é ideológico, não é problema de dinheiro a mais no Plano Safra. Não quero saber se produtor rural gosta de mim ou não”, afirmou na época.
Importantes setores do agronegócio apoiaram Bolsonaro em peso. No desfile de 7 de Setembro do ano passado, por exemplo, em que foram convocadas manifestações de teor golpista, Bolsonaro determinou a inclusão de tratores no desfile militar, como um gesto ao setor.
Em meio ao esforço para equilibrar as contas públicas e incrementar os cofres da União, o governo Lula também abriu mão de dinheiro para agradar os evangélicos.
O governo apoiou na negociação da reforma tributária a ampliação da imunidade tributária das igrejas contra a cobrança de impostos federais, estaduais e municipais (incluindo IPTU).
O deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), que já foi líder da bancada evangélica e vinha fazendo críticas à postura do presidente em relação aos fiéis, afirma que o apoio do governo à emenda da reforma é uma sinalização importante.
“Eu tenho que ser justo. De fato, o governo não parecia querer aproximação conosco, mas fez demonstração muito grande nesta semana e estamos na expectativa de que o Executivo de fato faça ações para que o Brasil entenda que o Lula está voltando a ser o Lula paz e amor”, diz.
A redação atual da Constituição fala em “templos de qualquer culto”. A Câmara aprovou uma alteração no texto para incluir também entidades religiosas e organizações assistenciais e beneficentes ligadas a essas entidades.
Segundo explicação de técnicos, a imunidade atual só alcança o templo propriamente dito, e a mudança estende o benefício “para além dos muros da igreja”.
Lula ainda avalia nos bastidores se faz outro aceno importante aos evangélicos com a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF (Supremo Tribunal Federal) em outubro, na vaga da ministra Rosa Weber. Lula o enviou como representante para a Marcha para Jesus, no início de junho.
No caso dos militares, a relação que já era ruim na campanha do ano passado ficou ainda pior no começo de 2023 com a invasão às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro.
Os bolsonaristas que depredaram os palácios estavam reunidos em frente ao quartel de Brasília, assim como havia mobilizações iguais em outras cidades, desde o fim da eleição, pedindo uma intervenção contra a posse de Lula.
O petista disse que não aceitou editar um decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) porque disse que não teria o poder de volta.
Taxa de fecundidade cai para 1,6 no Brasil, a menor registrada na série histórica, diz ONU
A taxa de fecundidade brasileira caiu para 1,6, a menor já registrada na série histórica do país. Com isso, a média de filhos por mulher é 1,6, enquanto a média do mundo é de 2,1. Os dados são do Relatório sobre a Situação da População Mundial, chamado de “8 Bilhões de Vidas, Infinitas Possibilidades”, que foi lançado nesta terça-feira, 11, pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), agência de desenvolvimento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) que trata de questões populacionais. O estudo aponta que a humanidade precisa tomar decisões sobre saúde sexual e reprodutiva livre de discriminação e violência. No Brasil, dados do Censo 2022 mostram que a população brasileira cresceu 6,45% desde 2010. A taxa de crescimento foi de 0,52% ao ano, o menor nível da série histórica. Além disso, o relatório aponta que 66% da humanidade vive em países com taxa de fecundidade abaixo do nível de reposição, que é de 2,1 filhos por mulher. O estudo também diz que a expectativa de vida global atingiu a média de 72,8 anos. No país, o índice é de 73 anos para os homens e 79 para as mulheres.
A Petrobras informou ao mercado na noite de segunda-feira, 10, que deu início ao processo de due diligence (análise aprofundada) de dados da Braskem, com o objetivo de avaliar os números da empresa. A estatal estuda a possibilidade de vender sua parte no negócio ou exercer direito de preferência de compra do controle acionário e eventualmente aumentar sua participação na petroquímica. A Petrobras tem uma participação relevante na companhia, de aproximadamente 47% das ações. A Braskem tem recebido ofertas nacionais e internacionais para a venda do controle da empresa, que pertence à Novonor, antiga Odebrecht. Já foram apresentadas propostas de um fundo norte-americano, de uma estatal dos Emirados Árabes e da Unipar, outra gigante do setor petroquímico que atua no mercado brasileiro. A expectativa é de que a Petrobras mantenha sua participação ou a amplie, já que no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a estatal apresenta um viés mais comprador de ativos do que vendedor de bens e participações societárias. A decisão ainda não chegou ao Conselho de Administração da companhia, colegiado máximo que vai tomar a decisão final sobre o que fazer com as ações da Braskem.
O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, afirmou à coluna de Guilherme Amado que o governo Lula tem sido “muito lento” e “medroso” para cumprir promessas de campanha no campo social. Na mira da CPI do MST, Stedile disse que o presidente errou ao acusar o movimento de invadir terras.
“Na política interna, o governo está muito lento, lerdo. Me atrevo a dizer, em algumas áreas, até medroso. Até agora nenhuma família foi assentada. Para um governo nosso, seis meses é muito tempo para não ter nenhuma solução objetiva. As famílias da nossa base não querem saber se o MST é amigo do Lula ou não, mas quando vão resolver o problema da terra”, afirmou Stedile, reforçando que o movimento deu todo o apoio ao petista contra Jair Bolsonaro.
Stedile foi convocado pela CPI do MST. Deve prestar depoimento aos deputados em agosto. Para Stedile, a comissão tem integrantes de extrema direita e ganhou força porque o governo Lula “comeu bola” no Congresso.
Além de pedidos do MST não atendidos, Stedile reclamou da forma com que a gestão Lula tem tratado a entidade publicamente. E corrigiu o presidente, defendendo que o movimento não invade, mas ocupa terras.
Três anos após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, o nível de investimento brasileiro na área ainda está muito abaixo do necessário para cumprir as metas de universalização estabelecidas pela legislação.
O valor investido por ano em obras, serviços, investimentos e expansão dos serviços de água e de esgoto precisaria mais do que dobrar até 2033 para conseguir universalizar os serviços, aponta estudo do Instituto Trata Brasil com a GO Associados publicado nesta quarta-feira (12).
O estudo avalia o setor três anos após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, em 15 de julho de 2020. Entre os objetivos do novo marco está a universalização dos serviços até o ano de 2033, garantindo que 99% da população do país tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.
A realidade do país, porém, ainda está longe disso. Segundo os dados mais atualizados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que são do ano de 2021, 84% dos brasileiros têm cobertura de água e apenas 56% estão ligados à rede de esgoto.
Na prática, isso significa que 33 milhões de pessoas vivem sem acesso à água tratada e 93 milhões não têm acesso à coleta de esgoto – o que causa centenas de hospitalizações por doenças, além de efeitos econômicos, educacionais e sociais.
O Rio Grande do Norte exportou US$ 266 milhões no primeiro semestre de 2023. O valor representa uma queda de 35% em comparação com o mesmo período de 2022, quando US$ 409 milhões foram exportados pelo Estado.
Os dados foram divulgados pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (CIN-FIERN), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A variação se deve à baixa nas exportações do óleo combustível. “O mesmo fuel oil que impulsionou os números das exportações do RN nos últimos anos vem, agora, com sua ausência em junho, março e fevereiro deste ano, inverter o sentido”, explica Luiz Henrique Guedes, responsável técnico do CIN-Fiern.
Por outro lado, os demais produtos da pauta somaram US$ 177,6 milhões exportados no primeiro semestre, o que representa crescimento de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo com a variação negativa nas exportações, o óleo combustível permanece como o produto de maior valor exportado, seguido de melões (+23,4%), tecidos de algodão (+9,1%), melancias (+25,6%), peixes (-21,8%) e sal (-6,2%).
Lula autoriza negociar Caixa e Funasa e discute trocas em bloco com centrão
Após a pressão de integrantes do centrão por mais espaços no governo, o presidente Lula (PT) deu aval para que aliados negociem cargos ao PP e Republicanos no primeiro escalão e também órgãos como Caixa Econômica Federal e Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
A ideia do presidente, segundo integrantes do Palácio do Planalto, é articular as funções com os parlamentares em bloco, isto é, de forma conjunta, para que uma indicação possa contemplar um grupo político, e não apenas um partido.
A avaliação de membros do governo e do centrão é a de que uma negociação ampla de cargos terá mais efeito para a formação da base parlamentar de Lula do que trocas pontuais na Esplanada.
A única certeza que há por ora entre auxiliares próximos do petista é que deputados do PP e Republicanos pediram e o presidente está disposto a oferecer dois ministérios a eles, mas os cargos que serão ofertados não estão fechados.
A Globo anunciou nesta terça-feira (11) que, na Copa do Mundo masculina de 2026, apenas metade das partidas serão mostradas em TV aberta, TV por assinatura e no streaming. Com isso, serão exibidos 52 jogos dos 104 que acontecerão no mundial do Canadá, Estados Unidos e México.
“A Copa feminina vai inaugurar esse novo modelo de contrato que temos com a Fifa, de mostrar metade dos jogos da Copa do Mundo”, afirmou Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo. Para efeitos de comparação, a Copa do Mundo de 2022 teve 64 confrontos entre seleções, dos quais 56 foram transmitidos em TV aberta e outros oito em VT na madrugada —só não passaram ao vivo porque eram disputados ao mesmo tempo na última rodada da fase de grupos.
Em 2026, a quantidade de jogos disputados aumentará consideravelmente (de 64 para 104) porque o número de seleções também sobe, passando de 32 para 48 times. A Globo não terá exclusividade nas partidas. Outras emissoras ou plataformas de streaming podem negociar com a entidade máxima do futebol para comprar os direitos.
A mudança faz parte de uma quebra de paradigma em relação às últimas duas décadas. Desde 2002, a Globo tinha direitos para exibir todos os jogos de torneios da Fifa. “Nós teremos metade das partidas, mas asseguramos que os jogos do Brasil vão estar sempre conosco”, afirmou Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo.
Pastor é preso ao levar mulher com bebê a motel e prometer ‘curar câncer’ com sabonete ‘consagrado’
O pastor de 45 anos preso após levar mulher de 23 a motel mentiu para a vítima afirmando que ia curá-la de suposto câncer usando óleo e sabonete. O homem disse que uma oração “revelou” que a vítima estava com câncer e que ele poderia fazer uma “cura espiritual”.
Segundo a polícia, o pastor levou a membra de congregação ao motel no bairro Santa Rita nessa segunda-feira (10) em Governador Valadares prometendo cura e foi preso. A mulher conseguiu fugir.
O líder religioso segundo a polícia disse que dentro do quarto explicou a jovem como seria o procedimento: passaria um óleo ungido na cabeça dela, depois ela tomaria um banho com um sabonete consagrado.
Antes de começar “a cura espiritual” o pastor contou que resolveu tomar um banho para se limpar e que ao sair do banheiro, não encontrou a jovem mais no quarto.
Ainda segundo a PM, a jovem que estava com um bebê ficou assustada e aproveitou o momento em que o pastor entrou no banheiro para fugir do motel. A mulher pediu ao marido para buscá-la, em seguida o casal procurou a polícia e contou a situação.
Entidades que representam o setor de Segurança Pública do RN, e integram o Fórum de Segurança (Foseg), se posicionaram contra o projeto que cria o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Estado e foi encaminhado à Assembleia Legislativa. Em nota conjunta encaminhada à Tribuna do Norte nesta terça-feira (11), o Fórum fez críticas ao projeto. Já a Associação de Cabos e Soldados afirmou que a proposta cria uma entidade com “superpoderes” e defende “facções criminosas que aterrorizam a sociedade norte-rio-grandense”.
Ao todo, integram o Foseg o Sindicato dos Policiais Penais (Sindppen-RN), Sindicato de Policiais Civis (Sinpol-RN), Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol-RN), Assep-RN e Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar (ACS-PMRN). O presidente da ACS-PMRN, Carlos Cortez, diz que a entidade leu o projeto. “Esse projeto fere a segurança pública e vai trazer o caos para Polícia Penal, Polícia Civil e Polícia Militar”, destaca.
Segundo ele, o trabalho da Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (CEPCT/RN), que vai integrar o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Totura previsto no PL complementar, é um dos pontos que mais desagradam a categoria e atribui funções que podem ser definidas como “superpoderes”. Ainda, argumenta, o Ministério Público já vem desempenhando o papel de acompanhamento da atividade policial.
O Governo do Estado reteve R$ 12,25 milhões de ICMS pertencentes aos municípios, incluídos na primeira parcela R$ 49 milhões repassada ao Rio Grande do Norte por conta da compensação financeira de R$ 270 milhões acordada com a União e homologada em 5 de junho no Supremo Tribunal Federal (STF), depois da queda de receitas com a aprovação da PEC 194/2022, que reduziu a 17% o ICMS sobre os combustíveis.
O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, explica que 25% desse valor de R$ 49 milhões são dos municípios. Mas como o acordo entre estados e o governo Federal prevendo abate em dívidas dos Estados com a União, fazendo uma compensação no no saldo devedor de contratos de refinanciamento de dívida com a União, os municípios até agora não receberam a parte devida.
Então, segundo Luciano Santos, o Governo do Estado não repassou esse crédito da compensação aos municípios, “pegou uma dívida numerária e consolidada e repassou para a União”. Como os municípios não fizeram o mesmo com a União, explicou Santos, o Estado “fez uso dos recursos e, consequentemente deixou os municípios sem receber os 25% de ICMS, que constitucionalmente pertencem aos municípios”.
O presidente da Femurn disse que já reivindicou ao Governo do Estado o pagamento do ICMS devido aos municípios numa conversa com o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, que “ reconhece e entende que de fato, poucos mais de 12,25 milhões pertencem aos municípios”.
Potiguar Thalita Simplício conquista ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico
A potiguar Thalita Simplício conquistou nesta terça-feira o bicampeonato mundial nos 400m T11. Ela venceu a prova no Estádio Sebastian Charlety, em Paris, com o tempo de 56s60. É a primeira mulher do Brasil a conquistar a medalha de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico, que segue até o dia 17 de julho.
– Estou muito feliz. Gostei muito da corrida. Aconteceram alguns erros, mas conseguimos contorná-los no decorrer da prova e finalizar bem. Agora vamos partir para os 100m e os 200m para buscar mais medalhas – falou.
Foi a quarta medalha de Thalita em Mundiais de atletismo. Ela foi ouro nos 400m e prata nos 200m em Dubai 2019, além de bronze nos 400m em Doha 2015.
Thalita também comemorou a conquista em uma rede social:
“Com grande gratidão transbordando em meu coração, celebro a conquista do bicampeonato mundial trazendo novamente o título para o Brasil. Gostaria de expressar minha profunda admiração e reconhecimento ao meu treinador e guia, Felipe Veloso, por seu excelente trabalho, assim como a toda a nossa equipe. Sem vocês, nada disso seria possível”, destacou.
Carro explode e deixa três pessoas feridas em posto de combustíveis em Parnamirim
Um carro explodiu durante o abastecimento em um posto de combustíveis, na manhã desta quarta-feira (12), por volta das 6h, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal.
Três mulheres que estavam no veículo ficaram feridas e foram socorridas ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, com queimaduras.
O caso aconteceu em um estabelecimento às margens da BR-101, perto do Parque Aristófanes Fernandes.
Segundo testemunhas, o veículo estava sendo abastecido, quando explodiu e começou a pegar fogo. As mulheres tiveram dificuldade de sair do carro e precisaram ser socorridas por outras pessoas. Ainda não se sabe o que causou a explosão.
Entre as vítimas estão duas senhoras – uma mulher de 65 anos e outra de aproximadamente 60 anos. O carro era conduzida por uma mulher de aproximadamente 30 anos, segundo informou o contador Thalisson Cortez, familiar das vítimas.
“Elas estão todas conscientes, reclamam muito da dor”, disse.
De acordo com ele, as três mulheres seguiam em uma viagem para o município de Rafael Godeiro, para o velório de uma parente.
“O carro é à gasolina. Segundo informaram aqui no posto, parece que teve um curto no motor e começou daí o fogo. As portas travaram. A pane elétrica travou as portas”, relatou.
Com a explosão, parte do teto do posto de combustíveis também ficou destruída.
Justiça Federal acolhe ação popular e suspende a obra da trincheira da Av. Alexandrino de Alencar
O BLOGDOBG obteve informações nesta quarta-feira (12) de que a Justiça Federal acolheu uma ação popular e suspendeu a obra da trincheira da Avenida Alexandrino de Alencar com a Salgado Filho. Uma audiência também foi convocada para ouvir as partes envolvidas e outras pessoas. A matéria é de autoria do vereador Daniel Valença (PT).
Polícia acaba com ‘rolezinho’ e 16 motoqueiros que faziam ‘zuada’ na madrugada são detidos em Natal
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário realizou, na noite de ontem (11) e início da madrugada de hoje (12), mais uma operação com o intuito de coibir a condução de motocicletas com escapes causando poluição sonora.
A ação, que contou com o apoio do Esquadrão Águia/CPRE, foi realizada nas zonas oeste e leste de Natal, culminando com a remoção de 16 motocicletas irregulares ao depósito.
Os infratores ainda deverão pagar multas no valor de R$195,23, além de cinco pontos no prontuário.
GENIAL/QUAEST: Mercado financeiro continua desconfiante com o governo Lula
A terceira rodada da pesquisa Genial-Quaest: “O que penso mercado financeiro”, divulgada nesta quarta-feira (12) mostra que ainda permanece a desconfiança no presidente Lula entre os agentes financeiros.
De acordo com o levantamento, para 95% dos entrevistados, Lula merece pouca ou nenhuma confiança; 4% dizem confiar mais ou menos e apenas 1% confia muito.
Nas rodadas anteriores, esse percentual de respostas considerando o presidente pouco confiável era de 95%, em maio, e de 94%, em março.
A Quaest realizou 94 entrevistas com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão das maiores casas de investimento do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre os dias 6 e 10 de julho. As entrevistas foram feitas on-line, por meio da aplicação de questionários estruturados.
Quaest: Com Bolsonaro fora do pleito de 2026, 74% acham que ele devia apoiar o nome de Tarcísio
Caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não possa se candidatar nas eleições de 2026, 74% dos entrevistados declaram que ele deveria apoiar o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao Palácio do Planalto, conforme a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12).
Para 19%, o candidato que deveria ser apoiado é o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tem 1%. “Nenhum desses” fica com 5%. A resposta “outro” tem 1%.
Foram feitas 94 entrevistas on-line com pessoas de fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 10 de julho. O público alvo foram gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro.
Apoio de Bolsonaro em 2026:
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 74%
Romeu Zema (Novo): 19%
Nenhum desses: 5%
Michelle Bolsonaro (PL): 1%
Outro: 1%
Na primeira avaliação sobre o assunto, em maio, o resultado foi: Tarcísio: 66% ; Zema: 25%; Flávio Bolsonaro: 3%; e Michelle Bolsonaro: 1%. “Nenhum desses” teve 3% e “outro” ficou em 1%.
Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030. Sua defesa ainda pode recorrer ao próprio TSE e também ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Genial/Quaest: Para 97%, política de preços da Petrobras é influenciada por razões políticas
A maioria do mercado (97%) vê influência política na política de preços da Petrobras, mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 12. Apenas 3% dos entrevistados afirmaram não ver interferência no tema. Para 63%, a mudança da política de preços da estatal foi negativa, enquanto 31% a consideraram regular e 6%, positiva.
A pesquisa fez 94 entrevistas com fundos de investimento sediados nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de julho. A amostra considerou 47% de gestores, 31% de economistas, 14% de traders, 5% de analistas e 3% de pessoas com outros cargos.
Genial/Quaest: 20% do mercado avalia positivamente governo Lula e 65% aprovam Haddad
A proporção do mercado financeiro que avalia positivamente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saltou de 2% em maio para 20% em julho, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 12. No período, a avaliação negativa sobre o governo caiu de 86% para 44%, e a avaliação regular subiu de 12% para 36%.
A mudança foi mais evidente na avaliação positiva sobre o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que disparou de 26% em maio para 65% em julho. A proporção dos que consideram o trabalho de Haddad negativo passou de 37% para 11%, enquanto os que dão avaliação regular ao ministro diminuíram de 37% para 24%.
Para 23% dos entrevistados, o fortalecimento de Haddad é o principal fator por trás da última rodada de melhora dos ativos domésticos – atrás apenas do movimento dos mercados internacionais, citado por 32%. Mais 20% mencionaram a atuação do Congresso e outros 20%, a atuação do Banco Central. Apenas 3% citaram medidas do governo Lula como razão para o desempenho.
A proporção dos que avaliam que o governo está preocupado com o controle da inflação avançou de 20% em maio para 34% em julho, enquanto a parcela dos que não veem essa preocupação recuou de 80% para 66%.
A pesquisa fez 94 entrevistas com fundos de investimento sediados nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de julho. A amostra considerou 47% de gestores, 31% de economistas, 14% de traders, 5% de analistas e 3% de pessoas com outros cargos.
Genial/Quaest: maioria do mercado prevê mais emprego e melhora da indústria com reforma tributária
A maioria do mercado avalia que a reforma tributária deverá aumentar a geração de empregos no País e melhorar os resultados da indústria, mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, dia 12. Em contrapartida, espera-se uma piora dos resultados dos setores de comércio e serviços. Para 66%, a reforma tributária deve aumentar o bem-estar das pessoas, enquanto 34% veem diminuição.
A pesquisa fez 94 entrevistas com fundos de investimento sediados nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de julho. A amostra considerou 47% de gestores, 31% de economistas, 14% de traders, 5% de analistas e 3% de pessoas com outros cargos.
O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares será encerrado definitivamente. A decisão foi confirmada em ofício circular encaminhado pela Coordenadoria-Geral de Ensino Fundamental e pela Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação. O documento foi assinado na terça-feira (11). Ao todo, cinco escolas do Rio Grande do Norte aderiram ao programa.
No documento, que foi encaminhado aos secretários de Educação dos estados, é informado que ocorreu um processo de avaliação sobre o programa e que, ao final, foi deliberado o progressivo encerramento. Não há, porém, informações no documento sobre a justificativa para a finalização.
Com a definição, o Ministério da Educação determinou que se inicie um processo de desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvidos na implementação do programa e lotado nas unidades educacionais. Além disso, também foi determinado que sejam adotadas medidas graduais “que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade necessária aos trabalhos e atividades educativas”.
As definições de estratégias específicas de reintegração das Unidades Educacionais à rede regular de ensino será objeto de definição e planejamento de cada Sistema. “Por fim, a efetivação de medidas em prosseguimento deverá obedecer à regulamentação específica que atualmente encontra-se em tramitação”, finalizou o documento assinado pela coordenadora-geral do Ensino Fundamental, Fátima Thimoteo, e pelo diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro do Nascimento Santos.
‘Sou apenas um cidadão criticando o trabalho de um servidor público’, diz Monark sobre Alexandre de Moraes
O comunicador Bruno Aiub, conhecido pelo público como Monark, falou com exclusividade ao Diário do Poder sobre como a empresa Rumble, que hoje abriga o podcast Monark Talks, acatou as últimas sanções aplicadas pelo Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao mesmo tempo permitindo a continuidade do podcast. “O Rumble consegue obedecer a ordem judicial, sem retirar minha voz da plataforma”, afirmou.
“A censura era referente a um link. Esse link foi retirado e o canal passou a ter outro link. Assim eu pude manter o meu canal com todas as informações certinho”, explicou o precursor do formato podcast no Brasil.
Questionado sobre a relação do judiciário com seu trabalho, Monark avalia que Moraes tenta calar sua voz e “está quase conseguindo”. O jovem apresentador, famoso pela genialidade dos canais de games e pela condução do canal veterano no YouTube “Flow”, acredita que pode ser preso.
“Ele (Moraes) pode tentar me prender. Não sei até onde ele pode rasgar a constituição e tirar alguém que está tentando fazer oposição política ao poder dele. Sou apenas um cidadão criticando o trabalho de um servidor publicou”, cravou.
Depois de se tornar um alvo por declarações avessas a cartilha do politicamente correto, Monark revela uma faceta corajosa, com embasamento e lado político, antes desconhecida pelo público. “Cada vez que eles dobrarem a aposta em promover ditadura, temos que dobrar a aposta em promover liberdade”.
O corpo de um homem foi encontrado caído às margens da BR-405 em Mossoró, próximo ao bairro Aeroporto, no fim da madrugada desta quarta-feira (12). Uma motocicleta estava ao lado, sobre uma cerca de arame.
A suspeita inicial é de que o corpo é seja de um vigilante que trabalha fazendo patrulhas na região. Familiares do homem, que sentiram falta dele, foram ao local, para tentar identificá-lo.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda não se sabe o que causou a morte da vítima, mas há suspeita de que o motociclista tenha morrido em um acidente de trânsito ou caído de um viaduto localizado ao lado do local onde o corpo foi encontrado.
Até por volta das 7h30, no entanto, uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia ainda era aguardada no local para iniciar o trabalho de perícia, que pode indicar a causa da morte.
A Polícia Civil também foi acionada e era aguardada no local até a última atualização desta matéria.
O fluxo nas ruas São José e Jaguarari será modificado em até 90 dias para a formação de um binário. É o que afirma a Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Conforme antecipado pelo portal da TRIBUNA DO NORTE, a STTU confirmou, na manhã desta quarta-feira (12), que a Jaguarari passará a ter sentido único em direção à zona Sul de Natal, enquanto a São José seguirá no sentido oposto, em direção ao Centro.
O binário será o primeiro no sentido perpendicular em Natal. As ruas serão de três faixas, com ciclovia. Na Jaguarari, o sentido de mão única na Jaguarari começa na Rua Meira de Sá e termina na avenida Antônio Basílio. Já a Rua São José, o início do sentido único será na avenida Lima e Silva com fim na avenida Almirante Alexandrino de Alencar.
De acordo com Newton Filho, diretor de planejamento da STTU, o prazo de implementação do binário será ao fim das obras de recapeamento. As vias passarão por obras também de reordenamento de calçadas e arborização, com o prazo para implementação destas ações estipulado em 90 dias.