Sobe para 4 o número de mortos por dengue em uma semana no AM, aponta FVS

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

Subiu para quatro o número de pessoas mortas por dengue no Amazonas, segundo o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), divulgado nesta quinta-feira (16). Foram três novos registros de mortes da doença em uma semana.

Os dados da FVS-AM são com base nas informações repassadas pelas secretarias municipais de saúde.

Também em uma semana, o estado registrou 494 novos casos da doença. O boletim aponta que, no período de janeiro até esta quinta, foram notificados 4.824 casos de dengue.

O município que lidera o número de casos é Humaitá, com 900 registros da doença. Logo em seguida, vem Ipixuna, com 842, e Tonantins, com 799.

Mais da metade dos casos ocorreu em mulheres (53%). A faixa etária mais atingida foi a de 20 a 39 anos, com quase 39,3% dos casos.

Já os sintomas mais sentidos pelos pacientes com diagnóstico positivo para a doença são febre, dor de cabeça, dor no corpo e náuseas.

Dengue

 

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

Prevenção

 

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

A orientação é a adoção da lista de verificações (checklist) semanal, de 10 minutos de duração, de modo que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*