Brasil bate recorde de 10,3 milhões de mulheres à frente de negócios em 2022

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

O Brasil alcançou, em 2022, uma marca inédita de mulheres à frente de um empreendimento: 10,3 milhões. É o maior contingente da história. Significa que as mulheres representavam 34,4% do universo de donos de negócios no país.

Os dados constam em estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Anúncios

Juntos, homens e mulheres superaram o total de 30 milhões de donos negócios – o maior número da série histórica. “A pesquisa mostra que as mulheres conseguiram se recuperar da perda registrada no período da pandemia, quando a proporção de mulheres donas de negócios caiu ao pior nível (33,4%, no 2º trimestre de 2020), desde o verificado no 3º trimestre de 2016 (32%)”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A participação das mulheres tem crescido principalmente nos setores da economia que mais apresentaram incremento nos últimos tempos: serviços, comércio e indústria.

“No setor de Serviços, onde se percebe a maior participação de mulheres (53%), as donas de negócio têm ampla vantagem diante da presença masculina (36%). A mesma liderança se dá, em menor proporção, no Comércio (27% contra 20% de presença masculina) e na Indústria (13% de mulheres contra 6% dos homens)”, avalia Melles.

LIDERANÇA

Os Estados do Rio de Janeiro e Ceará são as unidades da Federação que lideram na proporção de mulheres donas de negócios. Em ambos, as mulheres são 38% do universo de empreendedores, contra 34,4% da média nacional.

Já o Maranhão tem a maior proporção de conta própria entre as donas de negócios (93% contra 87% na média nacional). E Minas Gerais apresenta a maior proporção de empregadoras mulheres entre as donas de negócios (18% contra 13% na média nacional).

Considerando a distribuição das mulheres donas de negócios nas regiões brasileiras, o Sudeste lidera, com uma participação de 44% de mulheres contra 42% do total de homens.

ATIVIDADES COM PREDOMÍNIO DE DONAS DE NEGÓCIOS

  1. Cabeleireiros e tratamento de beleza;
  2. Comércio de vestuário (complementos);
  3. Serviços de catering, bufê e serviços de comida preparada;
  4. Comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria;
  5. Confecção sob medida;
  6. Profissionais de saúde, exceto médicos e odontólogos;
  7. Confecção (vestuário);
  8. Outras atividades de serviços pessoais;
  9. Outras atividades de ensino;
  10. Fabricação de artefatos têxteis.

ATIVIDADES COM PREDOMÍNIO DE DONOS DE NEGÓCIOS

  1. Construção de edifícios;
  2. Transporte de passageiros;
  3. Serviços especializados p/construção;
  4. Reparação veículos automotores;
  5. Transporte de carga;
  6. Atividades de entrega;
  7. Reparação de objetos domésticos;
  8. Fabricação de produtos de metal;
  9. Fabricação de móveis;
  10. Serviços de Tecnologia da Informação (TI).

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*