Comitiva do MIDR conhece o Centro de Inteligência da Defesa Civil do Espírito Santo

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

Uma equipe do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), coordenada pelo ministro Waldez Góes, esteve em Vitória, no Espírito Santo, nesta terça-feira (3), para uma visita técnica ao Centro de Inteligência de Defesa Civil da Defesa Civil Estadual (Cidec). O encontro proporcionou a troca de experiências e alinhamento de ações entre os governos federal e estadual.

O espaço fica localizado no anexo do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar e foi inaugurado em setembro de 2021. “O centro permitiu ampliar a capacidade de prevenção e resposta a desastres, com uso de tecnologia de ponta e maior integração entre os órgãos do Governo do Estado e prefeituras municipais”, destacou, durante a visita, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Para o ministro Waldez Góes, a iniciativa deveria ser replicada para o resto do País. “O Centro de Inteligência de Defesa Civil é realmente inovador. Por ser um país de dimensões continentais, com contextos complexos e diversos, o Brasil precisa, cada vez mais, avançar na estruturação da política e do plano de proteção e defesa civil nacional, para que estados, municípios e a União atuem de forma integrada”, afirmou.

O Centro de Inteligência foi completamente equipado e conta com equipes especializadas, que centralizam dados relacionados às condições climáticas do estado. Essas informações, processadas e aliadas aos conhecimentos operacionais, formam a inteligência necessária ao gerenciamento dos riscos e desastres naturais.

A unidade dispõe ainda de um centro de despacho de ocorrências em múltiplas frequências, que visa dar celeridade ao acionamento das equipes, inclusive, com integração das operações entre os órgãos federais, estaduais e municipais, para atendimento em caso de desastres. A central conta com um sistema de radiocomunicação com recursos de voz, dados e gerenciamento.

Fundo Cidades

Pela manhã, a comitiva do MIDR participou do lançamento do Fundo Cidades 2023 – Adaptação às Mudanças Climáticas. A iniciativa é do governo do Espírito Santo e receberá investimentos de R$ 239 milhões para que os municípios desenvolvam ações com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pelo clima e mitigar as consequências das chuvas extremas e dos períodos de déficit hídrico.

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*