3 problemas bucais que mais afetam os idosos

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

Com o envelhecimento, a saúde bucal se torna ainda mais importante para os idosos. A Dra. Patricia Baptista, dentista atuante na cidade de São Paulo, explica que muitos problemas dentários podem surgir na terceira idade, mas a boa notícia é que a maioria deles pode ser prevenida com cuidados simples e regulares. A seguir, a especialista elenca 3 problemas dentários que, geralmente, afetam os idosos e como tratar cada um deles. Veja!

1. Perda de dentes

Uma das principais preocupações é a perda de dentes, que pode afetar a aparência, a alimentação e a autoestima dos idosos. A falta de dentes também pode levar a problemas na articulação da mandíbula e na saúde. Para evitá-los, muitos optam pela prótese dentária, mas a Dra. Patricia Baptista explica que manter os cuidados com esse dispositivo também é fundamental.

Anúncios

“O cuidado bucal é importante até mesmo para as pessoas que já não possuem mais seus dentes, pois uma prótese desgastada, mal higienizada, num formato irregular ou faltando dentes, pode prejudicar a nutrição e a saúde física e mental do idoso, dificultando a mastigação, causando úlceras, inflamações na gengiva ou, até mesmo, problemas de convívio social, por medo da prótese cair, por não conseguir mastigar direito e até por problemas de fala”, explica a dentista.

2. Boca seca

Outra preocupação comum na terceira idade é a boca seca, que pode ser causada por medicamentos, doenças e outros fatores. A boca seca pode levar a cáries, doenças gengivais e mau hálito. A Dra. Patrícia Baptista sugere beber bastante água e evitar alimentos açucarados e ácidos, além de usar enxaguantes bucais hidratantes e saliva artificial, se necessário. 

Escovar os dentes ajuda a prevenir gengivite(Imagem: VGstockstudio | Shutterstock)

3. Gengivite e periodontite

As doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite, também são comuns na terceira idade. Elas podem levar à perda de dentes e aumentar o risco de outras doenças, como as cardíacas e a diabetes. A prevenção inclui escovação adequada pelo menos 3 vezes ao dia, uso de fio dental, visitas regulares ao dentista e tratamento precoce. 

Por fim, a dentista ressalta a importância de uma dieta saudável e equilibrada, que inclua alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite, queijo, iogurte e verduras de folhas verdes. Estes nutrientes são necessários para a saúde dos ossos e dentes. 

Cuidados para manter a saúde bucal em dia

Em resumo, os cuidados com a saúde bucal na terceira idade devem ser levados a sério. Com uma boa higiene oral, visitas regulares ao dentista e uma dieta saudável, é possível prevenir problemas dentários e manter o sorriso saudável e bonito por muitos anos. “Adoro ver a confiança dos meus pacientes idosos restaurada, eu sempre falo para eles, nunca é tarde para voltar a sorrir”, finaliza a Dra. Patricia Baptista.

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*