O Brasil registrou a entrada de 868.587 estrangeiros como turistas em janeiro deste ano. O número é 15% maior em comparação aos visitantes que chegaram no país, durante o mesmo período, nos anos de 2019 e 2020, antes da pandemia. Em 2019, por exemplo, foram registrados 756.883 turistas estrangeiros em janeiro. Já em 2020 foram 750.457. Se comparado a dezembro de 2022, o crescimento foi de 109%, quando ingressaram 414.752 visitantes do exterior. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a retomada do turismo pós-pandemia no Brasil, em 2022, foi lenta em comparação à média internacional. A região com melhor desempenho de retomada do turismo internacional foram Oriente Médio, com 83%, e Europa, com 80%. A agência espera que o Brasil receba mais de 1,28 milhão de turistas estrangeiros até o fim deste mês. A expectativa é que a maioria deles venha da Argentina e dos Estados Unidos, além de portugueses, chilenos e italianos. Os principais destinos procurados pelos visitantes são Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Curitiba e Brasília.
6 de março de 2023
Suspeito de aplicar golpes em mulheres por aplicativo de relacionamento é preso no interior de SP
Um homem de 42 anos foi preso suspeito de aplicar golpes em mulheres por meio de um aplicativo de relacionamento no último sábado, 4, em Avaré, no interior de São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, o homem era procurado pela Justiça de São Paulo por crimes de estelionato, falsificação de documento público e ameaça. O golpista ficou conhecido como “psicopata do Tinder”. Segundo a polícia, ele foi localizado em uma casa de veraneio alugada, na Avenida do Progresso, no bairro Costa Azul. Ainda de acordo com a polícia, a prisão é de natureza preventiva e foi decretada no dia 10 de fevereiro. O investigado passou por audiência de custódia na manhã de domingo, 5, e teve prisão preventiva mantida. Uma equipe da Delegacia de Investigações Gerais de Jundiaí monitorava o homem e chegou a estar no município para efetuar a prisão. A polícia apreendeu aparelhos celulares e um notebooks. Os equipamentos foram encaminhados para a delegacia responsável pela apuração.
O Fluminense planeja uma apresentação de gala para o lateral Marcelo, que retorna ao clube depois de 17 anos. O jogador será apresentado à torcida na próxima sexta-feira, 10, no Maracanã, a partir das 20h (horário de Brasília). Os portões serão abertos às 18h30 e o público ainda assistirá ao show do rapper Filipe Ret. Os sócios torcedores podem reservar o ingresso pelo site, de forma gratuita, e os não-sócios pagam R$ 12 a inteira e R$ 6 a meia-entrada. O clube também pede a doação de alimentos não-perecíveis na entrada. Aos 35 anos, Marcelo assinou com o Fluminense até dezembro de 2024 após uma rápida passagem pela Grécia. Multicampeão no Real Madrid, campeão pela seleção brasileira e também no Flu (Campeonato Carioca e Taça Rio em 2005), o lateral volta para tentar novos títulos. Antes da apresentação, o Fluminense enfrenta o Flamengo pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca, às 21h10. O rubro-negro é líder e o Tricolor das Laranjeiras é vice-líder.
‘BBB 23’: Quem é o participante mais amado, a ‘cobra’ e a ‘planta’? Veja os dados dos 50 dias do Queridômetro
O Queridômetro do Big Brother Brasil 2023, onde os participantes anonimamente distribuem diariamente emojis para os colegas de confinamento, revelou o participante mais amado, a “cobra” e a “planta” desta edição. Em 50 dias do programa, Sarah Aline é a sister “mais amada” na casa. Ela recebeu 601 corações, seguida por Aline, com 597, e Cara de Sapato, com 591. Por outro lado, quem recebeu mais coração partido foi Cezar Black. O brother recebeu o emoji 46 vezes. Na categoria, Aline, que é vice em corações, mais uma vez ocupa a segunda posição: escolhida 41 vezes pelos demais confinados. O cantor MC Guimê lidera dois quesitos negativos. Um deles é o de emojis de alvo, o qual foi escolhido 107 vezes. Já o de vômito ele registrou, até o momento, 18 vezes. A miss Alemanha, Domitila Barros, lidera também dois rankings desagradáveis: o de mala, que recebeu 49 vezes, e o de cobra, que foi escolhida 21 vezes. No posto de planta, Amanda é líder isolada, com 129 votos. Na sequência aparece Marvvila com 84. A biscoiteira da edição, de acordo com os confinados, é Larissa, que recebeu 67 vezes o emoji. Por fim, Key Alves é a participante mais mentirosa da edição, aponta o Queridômetro. A sister recebeu 21 vezes o emoji.
Christoppe Dugarry, ex-atacante francês campeão mundial em 1998, comemorou a lesão de Neymar durante um programa de televisão. Dugarry disse que fica feliz que o Paris Saint-Germain perde o jogador até o fim da temporada. Nesta quarta-feira, 8, o PSG tem jogo decisivo contra o Bayern de Munique, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. “Estou muito feliz pelo PSG que Neymar esteja lesionado. Não consigo mais vê-lo. Não consigo mais fazer isso. Acho ele insuportável em seus dribles, em sua atitude. Não quero vê-lo mais no campo. Isso me cansa”, disparou em participação no Rothen S’enflamme, da RMC. O PSG informou nesta segunda-feira, 6, que o brasileiro passará por uma cirurgia no tornozelo direito e ficará afastado por quatro meses. Dugarry explicou que outro motivo para sua “felicidade” é a possibilidade de o técnico Christophe Galtier poder manter a escalação que deu certo nos últimos jogos, com vitórias contra Olympique de Marselha e Nantes. Sem Neymar, o PSG fez sete gols e mostrou mais força defensiva na visão do ex-atacante. “Acho que é uma chance incrível para Christophe Galtier. Em um ponto, ele teria que ter a coragem de tirar o Neymar, era a única solução”, afirmou. “Esse time está muito mais equilibrado com cinco atrás, com três meio-campistas e Mbappé e Messi na frente”, completou. Apesar de comemorar a ausência, Dugarry admitiu que não vê um atacante à altura de Neymar no elenco. “O problema é que não há muitas opções atrás dele. Ekitike mostra que no momento não está no mesmo nível. Os outros jogadores ofensivos são medianos. O PSG ainda está perseguindo sua força de trabalho que é mal equilibrada e que não é boa”, concluiu.
Laqueadura e vasectomia: Entenda o que muda com a nova lei de planejamento familiar
No domingo, 5, entrou em vigor a Lei nº 14.443/2022 que trata sobre métodos e técnicas contraceptivas para esterilização no âmbito do planejamento familiar. O texto altera os critérios para a realização de laqueaduras e vasectomias, ou seja procedimentos médicos que buscam prevenir de forma definitiva a gravidez. Entre as principais mudanças estão a dispensa do consentimento do cônjuge/parceiro e a diminuição da idade mínima para a realização do procedimento, de 25 para 21 anos. Além disso, mulheres poderão passar pela cirurgia logo no período de parto, puerpério e pós-abortamento. Contudo, conforme o texto anterior, pessoas com capacidade civil plena e com dois filhos vivos, independente da idade, também podem fazer uso de uma técnica de esterilização. Outro ponto que se manteve foi o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e a cirurgia. Neste período, a pessoa interessada irá realizar um acompanhamento de regulação de fecundidade com uma equipe multidisciplinar. “As pessoas estão decidindo cada vez mais cedo o rumo que querem tomar para a sua vida. E o planejamento familiar está entre os tópicos que elas estão pensando sobre. Até mesmo por questões de saúde, nem todos podem optar por um método contraceptivo que envolva, por exemplo, hormônios. Se um homem ou uma mulher já sabe que não quer ter filhos ou não deseja ter mais, essa é uma forma que a Lei está colocando à disposição para possibilitar isso. Um ponto que as pessoas se confundem é que a Lei utiliza o termo ‘ou’ para falar da capacidade civil plena, da idade e da existência de dois filhos vivos. É comum que as pessoas entendam que precisam atender a todos os três critérios, mas não. O que o texto diz é que ou você precisa ter a idade mínima e capacidade plena ou precisa ter dois filhos vivos. E a Lei coloca esse prazo mínimo de 60 dias como um tempo para que as pessoas possam pensar e, eventualmente, mudar de ideia porque não é uma decisão fácil”, comenta Priscila Baruffi, advogada especialista em direito da saúde.
Os procedimentos podem ser realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ou na modalidade particular. Os interessados devem procurar um médico da área, como ginecologista, obstetra ou urologista, para dar encaminhamento ao processo. Para Jéssica Othon, ginecologista do programa Cuidar+ Mulher do Hospital Santa Lúcia, a nova Lei representa um avanço nos cuidados e na atenção à saúde reprodutiva feminina. “Com a mudança na lei e facilitação do acesso ao método, pode-se reduzir a taxa de gestações indesejadas, assim como evitar que mulheres submetidas a cesarianas tenham que se submeter a um outro ato cirúrgico-anestésico para obter o método. Muitas mães acabavam perdendo a oportunidade de realizar o procedimento durante o parto e acabavam retornando aos consultórios grávidas novamente em poucos meses. As mulheres costumam ser aquelas que têm um maior impacto em suas vidas com a chegada de um novo filho, tanto física como psicologicamente. A nova Lei é sim um avanço nas medidas de saúde pública voltadas para as mulheres, que agora têm maior poder de decisão sobre seu próprio corpo e suas próprias vidas. Entretanto, deve-se frisar para a paciente que a laqueadura é considerada um método contraceptivo definitivo, ou seja, que é potencialmente irreversível. Outro lado que tem que ser observado com cuidado é o fato de que agora se abre margem para indicação de parto via cesariana apenas para a realização de laqueadura tubária, o que aumenta os riscos para a paciente quando comparado ao parto vaginal. O próximo passo seria a difusão de conhecimento e aumento de acesso aos métodos reversíveis de longa duração, como tentativa de ser reduzir a exposição da paciente a procedimentos cirúrgicos desnecessários e evitar situações de arrependimento, que não são infrequentes”, pondera.
A saúde sexual feminina sempre foi vista sob a ótica da reprodução, indica Márcia Oliveira, especialista em saúde da mulher e autora do livro ‘Da Dor ao Prazer’. Ela pondera que, com a nova Lei, o Estado garante mais autonomia à mulher no planejamento familiar, visto que esta pode não querer passar por uma gestação. “Os métodos contraceptivos oferecidos para as mulheres apresentam sempre efeitos colaterais, como redução de libido e até mesmo risco de formação de coágulos e risco de trombos. Ao optar por um método definitivo, a mulher pode se preservar deste risco. Para homens, reforça a segurança em não se ter risco de gerar uma gravidez pois, mesmo com uso de preservativos a prevenção pode falhar. Facultar à mulher se esta quer ou não gestar permite direcionar a atenção à saúde sexual e permite dar foco ao prazer feminino. Os próximos passos são criar ambientes salutares de educação sexual com orientação ao prazer feminino. Com certeza, a educação será a principal ferramenta para a construção de uma sociedade que respeite o corpo da mulher”, afirma a fisioterapeuta pélvica.
Para quem já se decidiu pela realização dos procedimentos, Priscila recomenda que os pacientes imprimam a lei para levar na consulta. “Por ser algo novo, as pessoas podem se deparar com profissionais que vão ficar com dúvidas a respeito do texto. Vá na consulta conversar com o médico com a lei impressa para que ele possa ver os critérios. Porque se a pessoa atender aos requisitos e tiver o desejo de realizar o procedimento, essa vontade deve ser atendida”, indica. Os procedimentos duram entre 15 minutos e 1h, em média. A laqueadura é realizada pelo ligamento das trompas enquanto a vasectomia consiste em um corte no saco escrotal para impedir o transporte de espermatozoides. Entre janeiro e novembro de 2022, foram realizadas 90,2 mil laqueaduras no Brasil, de acordo com o DataSUS. O número é o maior da série histórica, iniciada em 2008. O aumento pela busca do método foi maior na região Norte, onde as cirurgias mais que dobraram em 6 anos. Em seguida, vem o Nordeste com um aumento de 66% na realização do procedimentos. Centro-Oeste, Sudeste e Sul também viram a quantidade de cirurgias crescer nos últimos seis anos, com altas de 56%, 25% e 11%, respectivamente. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, a laqueadura é o principal método contraceptivo utilizado por 17,3% da população feminina sexualmente ativa entre 15 e 49 anos sexualmente ativa. O método é mais comum entre mulheres de 35 e 49 anos e representa taxa de eficácia acima de 99%. Já as vasectomias cresceram mais de 300% entre 2001 e 2017, indo de 7,7 mil a 34 mil por ano.
Mercadão determina novas regras aos lojistas para acabar com o ‘golpe da fruta’
O Mercado Municipal de São Paulo, mais conhecido como Mercadão, determinou novas regras aos comerciantes para tentar acabar com o “golpe da fruta”, no qual os clientes são coagidos a comprar os produtos por preços acima da média. A medida foi anunciada pela concessionária responsável pela administração do espaço. Agora, os lojistas não estão permitidos abordar os clientes com facas de metal, apenas com facas de plástico. Além disso, os comerciantes devem manter ao menos um metro de distância do cliente, que também não pode ser abordado por mais de um vendedor de uma vez. O Mercadão, localizado no Centro de São Paulo, é um dos principais pontos turísticos da capital. Além da venda de fruta, o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau são refeições famosas comercializadas no local.
Estudar para concurso público pode ser uma tarefa desafiadora e exigente, especialmente porque as provas costumam abranger uma grande quantidade de conteúdo. No entanto, com as estratégias e técnicas de estudo corretas, é possível se preparar de forma eficiente e aumentar suas chances de sucesso. Veja, a seguir, algumas dicas de professores!
1. Faça provas recentes da mesma banca, para conhecer o estilo de questões e assuntos preferidos.
2. Seja qual for o concurso, em primeiro lugar, pegue os editais anteriores e trabalhe de acordo com eles, nem mais nem menos.
3. Muito importante é não se bitolar, como fazem em alguns cursos, dizendo que você deve largar tudo para estudar. O necessário é ter disciplina, pois descanso também é treino.
4. Quando sentir que não está concentrado o suficiente, pare e descanse, não perca o seu tempo.
5. Se estiver muito cansado, reserve um tempo para o lazer, mas não desista de estudar.
6. Procure relaxar no dia anterior à prova.
7. Antes de sair de casa para fazer a prova, olhe bem o endereço, separe o material pedido no edital e saia com antecedência para não correr o risco de chegar atrasado.

8. Fique atento aos enunciados. Muitas vezes, as questões trazem verbos com a regência cobrada em outra pergunta. Por exemplo: “Assinale a sentença que OBEDEÇA À norma culta”. Caso apareça uma questão sobre a regência do verbo OBEDECER, a resposta estaria ali mesmo.
9. Saiba dividir o tempo da prova que, em geral, é mais ou menos de três minutos por questão. Quando não souber ou estiver em dúvida, passe para a seguinte, não perca tempo!Q
10. Se não tiver um bom resultado na prova, mantenha a calma e veja o que errou; se foi por falta de atenção, nervosismo, porque não sabia… Use isso como experiência para a próxima prova.
11. E, por fim, não desista, se tiver foco e persistência você conseguirá a vaga que tanto deseja.
Professores que contribuíram com as dicas
- Adriano Paciello, professor de gramática e de redação.
- Alexandre Daumerie, professor de Letras.
- Édson Correa, professor e doutor em Língua Portuguesa.
- Marcelo de Jesus Cortez, advogado e professor – com experiência docente há mais de dez anos para concursos públicos.
- Michelle Mendes, professora de Literatura e produção textual.
- Sérgio Casimiro, professor de Língua Portuguesa e Redação e mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP.
Lionel Messi fecha parceria com a Sony e será protagonista em série de desenho animado
O atacante argentino Lionel Messi, do Paris Saint-Germain, ganhará sua própria série de animação, anunciou nesta segunda-feira, 6, ao portal especializado “Deadline”. O projeto será produzido pela Sony Music Entertainment em colaboração com a Leo Messi Management. “Desde criança sempre adorei séries de animação e os meus filhos são grandes fãs de personagens animados. Poder participar em um projeto de animação me deixa feliz porque realiza um dos meus sonhos”, disse Messi ao “Deadline”. A série será dirigida a crianças e adolescentes e mostrará o recém-campeão da Copa do Mundo como criança e os obstáculos enfrentados ao viajar através de um videogame. O projeto, que será produzido em inglês, espanhol e outras línguas, contará com música original de artistas e compositores da Sony ainda a serem anunciados. Esta será a primeira série animada criada pela Sony Music Entertainment, que no passado dirigiu documentários como “Pearl Jam 20” e “Cypress Hill: Insane in the Brain”. Fernando Cabral, executivo da Sony, disse ao “Deadline” que é “um privilégio” para a empresa ter a oportunidade de retratar a força e as lições do esporte graças a Messi.
Conheça os cuidados necessários ao misturar coloração e outras químicas no cabelo
No desejo de mudar os cabelos, algumas pessoas acabam misturando diversos tipos de químicas nos fios. Porém, algumas delas não são compatíveis umas com as outras e isso pode trazer sérios riscos. “A maioria das químicas são compatíveis, mas depende do estado de tratamento do cabelo. Quanto mais ressecados, menos químicas podem ser feitas. Normalmente, reflexo com relaxamento não são compatíveis, mas podem ser feitos”, explica Marcela Lippi, hair stylist e especialista em terapia capilar pela Academia Brasileira de Tricologia.
Cuidado redobrado
O maior problema da coloração com outras químicas acontece porque descolorir o cabelo deixa os fios muito fracos. “A falta de cuidado irá fazer com que o cabelo fique ressecado e com desbotamento. É muito importante compreender que, para ter cores vibrantes, temos uma química por trás da cor, então, muito tratamento, sempre”, explica a visagista Lilian Gonçalves.
É necessário ter consciência de que certas químicas realmente não devem ser misturadas com a coloração. Segundo a hair stylist Eliane Pavini, o alisamento permanente feito com tioglicolato de amônia, por exemplo, é bem prejudicial para o cabelo, pois, dependendo da concentração do produto, pode levar a uma quebra química dos fios.

Segure a empolgação
Sabe aquele dia em que a gente acorda querendo mudar o cabelo? Pode até parecer mais prático cortar, pintar e fazer progressiva no mesmo dia. No entanto, é melhor ir com calma. Por mais que o cabelo esteja forte e bem hidratado, é um risco que você pode evitar.
“A progressiva tem um pH muito baixo e, para as cores vibrantes, é necessário a descoloração com um pH muito alto. Já com o relaxamento, como o fio muda fazendo uma química forte, pode ocorrer uma quebra química. Então, elas não podem ser feitas no mesmo dia”, alerta Marcela Lippi.
Efeitos da mistura de químicas
Uma química não necessariamente elimina a outra, mas é necessário ter cuidado redobrado e consciência de que uma pode interferir no resultado da outra. “Hoje em dia, quando a pessoa faz progressiva, dependendo do produto usado, em muitos casos, a coloração nem penetra nos fios do cabelo, porque a progressiva faz uma camada protetora nos fios”, explica Eliane Pavini.
De acordo com a hairstylist, no caso de um relaxamento, feito com o tioglicolato de amônia, é mais indicado fazer uma coloração semipermanente. Nesse caso, ela sugere utilizar uma semicolor sem amônia.
Manutenção da química
Se você gosta de pintar o cabelo com frequência e costuma fazer outros tipos de químicas, é preciso manter alguns cuidados com os fios além dos tratamentos feitos no salão – inclusive, no momento de escovar e fazer chapinha em casa.
“Sempre usar bons produtos, começar com uma boa lavagem e sempre aplicar algum protetor térmico, assim essa película formada pelo produto ajuda a proteger o fio”, recomenda Marcela Lippi.
Utilize os produtos corretos
Também é importante usar xampu e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo. “Deve ser um xampu que faz uma limpeza suave e que fortaleça a fibra do cabelo, hidratando e protegendo os fios da quebra”, indica Eliane Pavine.
Segundo ela, o ideal é que este produto proteja a fibra capilar e evite que o cabelo embarace na hora de pentear. “Deve ter também queratina, que protege a estrutura do fio, e vitamina B5, que penetra na profundidade do fio do cabelo, recolhe a umidade e dá brilho no cabelo”, recomenda a hair stylist. A profissional acrescenta que os mesmos princípios ativos do xampu também devem estar presentes no condicionador para proteger os fios.
Faça do jeito certo
O jeito mais seguro de mudar o visual é sempre conversar com o profissional que vai cuidar do seu cabelo, falar sobre as químicas que você possui nos fios e juntos decidirem o que poderá ser feito. “Após a coloração, uma semana depois, é ideal fazer uma hidratação profissional”, sugere Eliane Pavine.
Para evitar o ressecamento, ela recomenda cortar as pontas dos cabelos a cada dois ou três meses, no máximo, além de realizar hidratar os fios no salão de beleza e em casa, com produtos próprios para o tipo de cabelo e sempre avaliados por um profissional.
‘Vamos convocar Anderson Torres até ele falar’, diz presidente da CPI da Câmara Legislativa do DF
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura os atos do dia 8 de Janeiro, instalada pela Câmara Legislativa (CLDF), ainda aguarda um posicionamento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a ida do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, convocado para prestar esclarecimentos, à comissão. Logo que convocado, Torres adiantou que não quer falar. Recorreu ao STF para ficar em silêncio. Preso desde o dia 14 de janeiro no 4º Batalhão da Polícia Militar do DF, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro também pediu para não ser obrigado a comparecer à oitiva. A defesa de Torres alega que ele já foi ouvido pela Polícia Federal (PF) e que o processo, no Supremo, não está em segredo de Justiça. Os advogados afirmam que, em razão disso, todas as informações podem ser consultadas pelos deputados distritais.
À Jovem Pan News o presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT), disse nesta segunda-feira, 6, que está aguardando Moraes determinar o comparecimento de Anderson Torres. Segundo o deputado, o prazo estimado para resposta é até a quarta-feira, 8. “Nós vamos fazer todas as perguntas necessárias. Se ele ficar calado, certamente vamos convocá-lo novamente, até ele falar. Se está calado é porque tem muito a esconder”, afirmou Vigilante à reportagem. Prevendo uma sessão mais longa, Anderson Torres é aguardado na quinta-feira, 9, às 9h. Preso desde que retornou de Orlando, nos Estados Unidos, os deputados distritais não querem que o ex-secretário fique algemado durante o interrogatório. “[Torres] Vai [depor] como um civil normal. Não vou permitir que ele seja algemado durante a sessão. Para nós, ele não é um preso, é um convocado”, finalizou o presidente da CPI.
Motociclista se salva de ser atingindo por trem a mais de 110 km/h no último segundo; assista
Um motociclista impudente se salvou de ser atingindo por um trem a mais de 110 km/h no último segundo. No vídeo compartilhado pela concessionária de trens da Inglaterra, é possível ver o momento em que dois homens em uma moto trafegavam por West Sussex e o condutor desrespeitou a sinalização e ultrapassou a linha do trem a menos de um segundo do veículo passar. O caso aconteceu no dia 21 de fevereiro, mas só agora as imagens foram disponibilizadas. Segundo o jornal britânico ‘The Independet’, o incidente interrompeu a circulação de trens na Inglaterra. Ainda não se sabe quem é o motorista impudente, mas, caso ele seja identificado, ele pode responder criminalmente pela infração, de acordo com o códio de trânsito do Reino Unido.
A redação é considerada uma das etapas mais importantes do Enem. Afinal, ela é a única prova que vale de 0 a 1000. Portanto, nada melhor que se preparar com antecedência. E, para te ajudar na escrita do texto, confira as dicas de Cláudio Jubilato, especialista em vestibulares e professor de Língua Portuguesa e Redação.
1. Escreva sobre temas de que goste e que lhe chamem a atenção.
Treinar com assuntos que despertam o interesse é uma ótima maneira de desenvolver e lapidar habilidades de escrita e, assim, conseguir aplicá-las em temas que não fazem parte do cotidiano.
2. Reescreva artigos e/ou editoriais de jornais e revistas.
O exercício de reescrever garante perspectivas diferentes para estruturar um texto. Sem mudar o conteúdo, é possível encontrar novos caminhos para falar sobre um mesmo assunto. Comparar os dois ao final é uma boa forma de conferir os avanços.
3. Assista a filmes e resuma-os com as suas próprias palavras.
Esse é o melhor jeito de absorver o que foi entendido de um conteúdo e pode ser feito para diversos formatos, como livros e séries.

4. Reúna um grupo de amigos.
Cada um conta uma história divertida e, depois, cada um escreve a história de que mais gostou com as próprias palavras. Finalmente, leiam em voz alta a história para que todos a avaliem. Ler em voz alta é sempre um bom exercício.
5. Crie grupos de discussão sobre o tema “do momento”.
Depois do debate, redija os principais pontos. O confronto de ideias leva à formulação de uma tese própria.
O desenvolvimento motor e cognitivo durante o primeiro ano de vida é intenso e fascinante. Em pouco tempo, aquele serzinho recém-chegado ao mundo é capaz de rolar, sentar, sustentar a própria cabeça e explorar o mundo ao seu redor. Cada criança tem um ritmo e cada etapa tem a sua necessidade de atenção, uma vez que novos riscos podem surgir no caminho do pequeno.
A Dra. Natasha Vogel, ortopedista pediátrica, lembra que entre 7 e 10 meses o bebê pode iniciar os movimentos de engatinhar. “Para isso, os bracinhos e pernas devem estar fortes para sustentar o tronco e elevá-lo do chão”, destaca.
Dicas para incentivar o bebê a engatinhar
Há diversas formas de engatinhar: com 4 apoios (mãos e joelhos no chão), de bumbum com o auxílio das mãos, deslizando de barriga para baixo, entre outras. “O mais importante é o bebê ser capaz de explorar o ambiente e fortalecer os músculos para poder aprender a caminhar. É muito importante que pais e cuidadores incentivem o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças”, diz a médica.
Algumas crianças, no entanto, não curtem engatinhar e tentam pular essa etapa tão importante para o desenvolvimento. Para esses casos, a Dra. Natasha dá algumas dicas:
1. Ofereça estímulos
Os estímulos devem ser oferecidos com a criança acordada e tranquila.
2. Coloque a criança de bruços
Coloque a criança de bruços, mas sempre com supervisão de um adulto. Bebês com mais de 6 meses podem ficar de 20 a 30 minutos nessa posição.
3. Utilize espelhos
Usar espelhos pode ser divertido. Além disso, pode ativar a curiosidade natural da criança e estimular o engatinhar.

4. Engatinhe com o bebê
Engatinhar com o seu bebê pode ser encorajador e um bom exemplo para o pequeno.
5. Não exagere na prática
A criança pode ficar irritada e chorar se os pais exagerarem nos estímulos. Está tudo bem se a brincadeira tiver de parar. É importante que ele tenha associações positivas durante os treinos.
6. Mostre objetos
Mostre objetos que despertem o interesse da criança e que não estejam tão perto dela.
7. Coloque obstáculos no caminho
Conforme a criança for criando habilidade, podemos colocar pequenos obstáculos nos caminho (almofadas, caixas, travesseiros).
8. Brinque com o bebê
Se envolver na brincadeira e se esconder atrás dos obstáculos e brincar de “ACHOU” também pode ser uma boa dica.
Atenção redobrada ao bebê
No entanto, se o bebê já engatinha, é necessário ter atenção redobrada com o ambiente para prevenir acidentes. O bebê nunca deve ficar sem supervisão de um adulto, por exemplo, o berço deve ter o colchão abaixado. Também é preciso colocar grades em escadas e na porta de cômodos perigosos, como cozinha e quintal.
“Também é preciso tirar objetos pequenos do chão para evitar que o bebê leve à boca. É necessário cuidado com quinas, tomadas, fios soltos e sempre deixar a criança longe de locais com água, porque apenas 5 cm de profundidade são suficientes para um afogamento”, alerta a Dra. Natasha.
Homem fica em estado grave após ser esfaqueado no pescoço durante briga em bar no interior do RN
Um homem identificado como Luiz Balbino, de 30 anos, está internado em estado grave no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Ele foi esfaqueado na região do pescoço, por volta das 21h do domingo (5), durante uma briga em um bar no Centro do município de Passagem, no Agreste potiguar.
O autor da agressão, de acordo com testemunhas, seria um homem conhecido como Paulinho do Iraque. Na gravação da câmera de monitoramento do estabelecimento, é possível ver os dois em pé em uma mesa com outras pessoas. Em determinado momento, Paulinho chega por trás de Luiz, segura a cabeça da vítima e corta sua garganta. Luiz tenta fugir, mas cai e fica no chão. O acusado de cometer o crime ainda permanece no local, batendo boca com outras pessoas, mas vai embora na sequência.
Policiais militares do 8º Batalhão foram acionados e, chegando ao local, encontraram Luiz Balbino caído no chão. Eles acionaram uma ambulância da cidade para socorrer a vítima.
A Polícia Militar informou que, no intuito de prender o suspeito da tentativa de homicídio, iniciou diligências na região com o apoio de viaturas de cidades vizinhas. No entanto, o suspeito ainda não foi localizado.
O Ministério do Turismo exonerou, nesta segunda-feira (6), Flávio Francisco Gonçalves. Ele, que ocupava o cargo de diretor de qualidade dentro do Turismo, estava no círculo de influência direta da ministra Daniela Carneiro: Flávio foi secretário de Meio Ambiente em Belford Roxo (RJ), comandado por Waguinho, marido da ministra.
Nomeado para o cargo no fim de janeiro, Flávio é alvo de uma denúncia junto ao seu ex-chefe: ambos são acusados de crime ambiental por supostamente poluir o Rio das Botas, que corta a cidade.
Em denúncia, revelada pela revista Veja no fim de janeiro, o MP acusa Flávio e Waguinho de despejarem “entre 400 e 600 toneladas” de resíduos às margens do rio. No período em que Flávio era o chefe da pasta de Meio Ambiente, Daniela estava iniciando sua carreira política no mesmo gabinete, como secretaria de Assistência Social e Cidadania da cidade comandada por Waguinho.
A ministra, tal como seu par do União Brasil na Esplanada, Juscelino Filho (Comunicações), vem sendo fritada — no caso, pela sua suposta ligação com milicianos na baixada fluminense.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu interromper a operacionalização dos contratos de pagamento mensal de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e operações de arrendamento mercantil dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC/LOAS), “face publicação da Medida Provisória nº 1.164, de 2 de março de 2023”, que instituiu o Novo Bolsa Família.
A portaria com a decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 6.
“A Coordenação-Geral de Pagamentos de Benefícios (CGPAG), em conjunto com a Dataprev, deverá tomar as medidas necessárias às adequações de legislação e sistemas”, diz o ato. “As instituições financeiras ficam impedidas de executar novas averbações ou comandos que contemplem as operacionalizações descritas na portaria”, completa.
Mulher suspeita de cometer assalto é presa com pistola e peças de motocicleta em Natal
A Polícia Militar, através da 3ª Companhia do 9º Batalhão, efetuou a prisão de uma mulher suspeita de cometer assalto no bairro Guarapes, zona Oeste de Natal.
Os filtros de barro estão presentes em muitas casas brasileiras, e de acordo com pesquisas realizadas por cientistas norte-americanos, e publicadas no livro “The Drinking Water Book”, de Colin Ingram, nossos filtros têm, provavelmente, o melhor sistema de purificação de água do mundo.
Um dos fatores que contribuem para essa eficiência dos filtros de barro é a sua câmara de filtragem de cerâmica, feita de velas de cerâmica, que são muito eficazes no trabalho de retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio.
Além disso, os filtros também combatem a presença de chumbo, em 95% e o parasita Criptosporidiose, em 99%, que pode causar diarreias e infecções intestinais.
Nos filtros de barro, a filtragem é realizada através da gravidade, com a água passando pelas velas e gotejando lentamente para o reservatório inferior. Esse processo não está presente nos fluxos de torneiras ou em tubulações, porque nesses mecanismo é a pressão que impulsiona o fluxo da água. Esse processo é menos cuidadoso, e permite que microrganismos e sedimentos acabem passando pelo sistema de filtragem e se depositando nos copos.
O estudo alerta as pessoas que estejam atentas quando forem comprar esses tipos de produtos, porque muitos deles podem permitir a passagem de elementos nocivos para a saúde, como o flúor e arsênico, por exemplo.
Os filtros de barro são uma ótima opção para se ter em casa, mas para que possam exercer sua função com qualidade, é preciso que exista uma manutenção regular, com a troca das velas.
Além disso, não devem ser usados produtos de limpeza no filtro, e é necessário um cuidado nos locais em que a água será armazenada, para que não seja contaminada e permaneça própria para consumo.
Denúncia aponta que falta de insumos tem feito HUOL deixar de admitir pacientes
O Blog do BG recebeu hoje (06) a denúncia de que vários servidores e pacientes estão sendo prejudicados pela falta de insumos no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Conforme os relatos recebidos, há pacientes sem dieta parental por mais de 20 dias. Além disso, a falta de eletrodos está obrigando a instituição a não admitir novos enfermos.
Ainda de acordo com a denúncia, a instituição não tem disponível os seguintes equipamentos: soro fisiológico 250 ml e 100 ml; equipos de bomba; equipos macro, que estão sendo usados por mais de uma semana, devido a falta do insumo para troca; luva estéril; contraste para realização de exames; látex para aspiração de pacientes; e materiais específicos da hemodiâmica.
Câmara de Parnamirim está entre as mais transparentes do Brasil, comemora seu Presidente Wolney França
O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim e presidente eleito da Fecam/RN, vereador Wolney França, recebeu na manhã desta segunda-feira (6), na sede do Tribunal de Contas do Estado – TCE/RN o selo de qualidade do Programa Nacional de Transparência Pública, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas de todo o país, na categoria “Diamante”, a mais alta de todas. Foram analisadas 3.566 câmaras municipais e a Câmara de Parnamirim está entre as mais transparentes do Brasil. A avaliação leva em conta aspectos presentes nos portais de transparência ativa das instituições públicas, que apresentam as principais informações de interesse da população, de acordo com a Lei de Acesso à Informação.
Para o presidente Wolney, “é motivo de muita honra e alegria, em nome de todos nós, vereadores e servidores da Câmara de Parnamirim, ocuparmos um espaço aqui no Tribunal de Contas e sermos agraciados com o selo Diamante, a mais alta conquista de transparência do Tribunal”, declarou.
O presidente da República disse, com a combinação de má-fé, de má-educação e de ignorância que habitualmente utiliza quando quer se exibir como “chefe de Estado”, que o Brasil não cresceu “nada” em 2022. É uma mentira grosseira, mal-intencionada e irresponsável. O Brasil cresceu 3% no ano passado – mais do que a China, a maravilha permanente da economia universal, coisa que não acontecia havia mais de 40 anos. Como assim, “nada”? Na mesma linha: a Petrobras, que, segundo ele, está em “ruínas” e precisa ser “reconstruída”, deu lucro de quase R$ 190 bilhões em 2022, o maior de sua história. Segundo o presidente da República, o MST “nunca invadiu terra produtiva” – quando está fazendo exatamente isso no presente momento, no sul da Bahia e na cara de todo mundo. É como se houvesse, no cargo mais importante do País, uma linha de montagem para a produção permanente de mentiras.
Onde está, diante desta manipulação de notícias comprovadamente falsas, o alto-comissariado de combate às fake news e ao “discurso do ódio” que acaba de ser criado no “Ministério dos Direitos Humanos”? Onde está a polícia nacional da verdade que enxertaram na AdvocaciaGeral da União? Onde estão os furiosos inquéritos criminais e perpétuos do STF contra a “desinformação”? Onde estão as agências de “verificação” de fatos? Estão no mais perfeito silêncio, é claro, pois seu objetivo nunca foi combater notícias falsas ou promover a verdade, mas, sim, censurar e reprimir a liberdade de expressão de quem se opõe a Lula, ao PT e à esquerda em geral. Mentira é algo que se permite só para um lado – e Lula parece ter descoberto que pode ir dobrando a sua aposta até o infinito. Diz, agora, que o Brasil não cresceu “nada” em 2022. Vai dizer amanhã que o seu governo criou o salário mínimo de R$ 25 mil por mês, acabou com a saúva e inventou o ovo frito.
A mentirada de Lula tem método. Talvez nunca se tenha visto antes na história deste País um governo capaz de produzir tanta notícia ruim, em tão pouco tempo, como o Lula 3. Eles conseguiram, em dois meses, aumentar os preços da gasolina – que vinham baixando. Vão taxar as exportações da Petrobras, o que é puro dinamite. As queimadas na Amazônia bateram recorde em fevereiro. Neste mesmo mês, a venda de veículos teve o seu pior desempenho em 17 anos; o da Bolsa foi o pior dos últimos 22 anos. O MST, que manda cada vez mais no governo, se propõe a destruir o setor mais produtivo da economia brasileira. A política econômica está a cargo de um esquadrão de homens-bomba. Lula não sabe como lidar com nada disso. Diante do desastre em formação, corre para a mentira.
Mentira se permite só para um lado – e Lula parece ter descoberto que pode ir dobrando a aposta.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (6) que a equipe econômica concluiu a proposta do novo arcabouço fiscal. De acordo com Haddad, ela será encaminhada ao Congresso em forma de projeto de lei.
Haddad, no entanto, não detalhou pontos do documento.
A minuta deve ser apresentada aos ministros da Indústria, Geraldo Alckmin, do Planejamento, Simone Tebet, e do Orçamento, Esther Dweck, ainda esta semana para discussão e revisão dos principais aspectos.
Posteriormente o documento será levado ao presidente Lula.
Sinte rebate secretário sobre custo de reajuste: “Trabalhadores não são responsáveis pela falência do Estado”
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) rebateu nesta segunda-feira (6) as declarações do secretário de Planejamento e Finanças do Governo do Estado, Aldemir Freire, feitas no fim de semana. Em nota, o sindicato defende o reajuste para a categoria e afirma que “os trabalhadores da educação não são e nunca foram responsáveis pela falência do Estado”
A implantação do reajuste salarial integral de 14,95% para os professores, somada ao pagamento do retroativo do reajuste de 2022, gerariam para a folha de pagamentos do Governo do Estado um impacto financeiro de R$ 894 milhões neste ano, segundo projeção de Aldemir Freire.
De acordo com o secretário, o impacto financeiro mostra que a implantação do reajuste integral é inviável neste momento, diante da realidade orçamentária do Estado. Ele explica que os R$ 894 milhões consumiriam praticamente toda a folga de caixa que o Estado tem para 2023, que é de R$ 974 milhões. Inevitavelmente, o governo passaria a atrasar salários, ele conta.
“Do aumento de receitas projetado para este ano, 92% seriam consumidos pelos professores (ativos e inativos) e apenas 8% para o crescimento de todas as demais despesas (inclusive o custeio e o investimento da própria educação). Isso é ou não inviável?”.
Aldemir Freire, secretário de Planejamento e Finanças do Governo do RN
Na nota, o Sinte-RN classifica como “inaceitável” a argumentação do secretário. “A responsabilidade pela gestão é do governo”, afirma a entidade. A categoria entra em greve nesta terça-feira (7).
A categoria enfatiza que tem sido flexível nas negociações, citando que o reajuste do ano passado foi parcelado e que o governo se comprometeu a pagar neste ano o retroativo. “Ocorre que o governo não cumpriu com o pagamento em janeiro, conforme prometeu, adiando-o para março. A nova proposta do governo, mais uma vez, aponta para a implantação do retroativo no ano seguinte, em pelo menos 8 parcelas a partir de maio de 2024”, afirma o Sinte-RN.
O Sinte-RN lamenta que, novamente, há risco de a implantação do piso ficar para o ano seguinte.
“O secretário tenta confundir a sociedade, quando sabe que na verdade esse percentual por ele alegado (92%) corresponde não ao piso de 2023, mas à soma do piso de 2023 com a dívida deixada pelo governo no ano anterior (o retroativo de 2022), dívida que o governo deveria ter quitado dentro do ano passado e que a categoria, dentro da sua capacidade de diálogo, aceitou deixar para este ano”.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN)
A nota complementa: “Essa responsabilidade não pode ser colocada nos trabalhadores, e sim na organização financeira da gestão. Ao iniciar o ano de 2023, o governo já sabia que haveria um retroativo a pagar bem como um novo reajuste para o piso salarial do magistério. É necessário que o governo aponte para uma proposta que contemple a categoria, resgatando o pagamento do piso para o ano de sua aplicação. É necessário que a educação seja considerada prioridade sem colocar sobre seus profissionais o peso da queda do estado”, afirma a nota.
O juiz Mario Chiuvite Júnior, da 22ª Vara Cível de São Paulo, proibiu os conselheiros fiscais da Americanas de alienarem seus bens. Com isso, ele acatou pedido feito em ação movida pelo Bradesco. Na semana passada, o banco havia solicitado que a mesma medida fosse estendida aos controladores e aos integrantes do conselho de administração da varejista.
A ação apoia-se na tese de despersonalização da pessoa jurídica, ou seja, defende que os responsáveis pelos problemas criados na companhia são as pessoas envolvidas. No caso, seriam tanto os acionistas como os integrantes dos conselheiros fiscal e de administração.
Na decisão, o juiz proíbe, especificamente, os componentes do conselho fiscal de “alienarem seus bens e/ou praticarem qualquer ato de esvaziamento patrimonial e/ou fraude que possa frustrar a satisfação do alegado crédito”. A medida foi datada de sexta-feira (3/3).
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou nesta segunda-feira (6), que o governo Lula não tem força para aprovar propostas no Congresso Nacional. A declaração ocorreu durante evento na Associação Comercial de São Paulo.
“Teremos um tempo para que o governo se estabilize internamente, porque hoje o governo ainda não tem uma base consistente nem na Câmara, nem no Senado para enfrentar matérias de maioria simples, quanto mais matérias de quórum constitucional”.
Entretanto, Lira ressaltou que a reforma tributária é a prioridade do primeiro semestre, e que há vontade política para isso.
“Temos uma vontade conjunta, do governo eleito e do Congresso, em dialogar para tentarmos votar a reforma tão falada, tão difícil, que é a reforma tributária”.
O deputado destacou que o Grupo de Trabalho sobre a reforma tributária já foi criado e que aguarda o recebimento da proposta do Executivo.
“Nós temos um Congresso que hoje tem atribuições mais amplas e que isso precisa ser negociado com bom-senso, muita conversa, amplitude, clareza, mas com rumo e o rumo precisamos defini-lo agora em março. Nós não temos um rumo definido, um encaminhamento feito”.
Tem que ser rápido
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin também se manifestou sobre a reforma tributária. Ele acredita que é necessário celeridade sobre o tema.
“Tem que ser rápido. Aproveitar o primeiro ano”.
Alckmin defende que os impostos federais, estaduais e municipais deveriam ser unificados em um único tributo.
“O mundo inteiro tem um IVA, Imposto sobre Valor Agregado. Nós temos PIS, Confins, ICMS, ISS. O mundo inteiro tem um tributo sobre mercadorias e serviços”.
‘Não perguntei de versões porque ele é inocente’, diz ex-mulher de Daniel Alves, após visitá-lo
Dinorah Santana, primeira esposa de Daniel Alves e mãe de dois filhos do brasileiro, esteve na manhã desta segunda-feria (6) no presídio Brians 2, onde o atleta está desde o dia 20 de janeiro, pela acusação de estupro de uma mulher de 23 anos. Ao deixar o local, a ex-agente do lateral-direito reafirmou que acredita na inocência dele.
“Sim, eu e os meus filhos acreditamos na inocência dele. Não perguntei a ele sobre as versões porque sabemos que ele é inocente. Não há dúvidas sobre isso”, afirmou ela ao jornal espanhol El Periódico.
Desde o começo das investigações, Daniel Alves apresentou quatro versões do caso. Começou com “não conheço a moça”, até admitir a relação sexual, com consentimento.
Dinorah mantém uma relação próxima ao ex-companheiro e seguiu por muitos anos como agente do lateral, mesmo após o divórcio.
No fim do encontro com Daniel Alves, ela estava visivelmente emocionada e contou sobre o estado emocional do atleta. “Ele está bem, está forte, está aguentando bem.” Além disso, Dinorah afirmou que a conversa se concentrou, principalmente, em ” falar sobre os filhos e sobre a criação deles.”
Daniel e Donorah têm dois filhos juntos: Daniel, de 16 anos, e Victoria, de 15. “A situação é muito complicada para eles. É preciso levar em conta também que o Daniel tem família e filhos, e muitas vezes nem tudo que se fala é verdade, e isso pesa muito na vida das crianças”, explicou.
Ela afirmou que também não consegue lidar bem com toda a situação. “Sou mãe, e quando os filhos sofrem, sofremos também. Mas é um mau momento, que vai passar. Vai ser provado que ele é inocente e que tudo ficará bem.”
O lateral-direito Daniel Alves foi transferido para um presídio com mais segurança na manhã desta segunda-feira (23), na Espanha. O brasileiro estava desde sexta-feira no Centro Penitenciário Brians 1 e agora ficará no Centro Penitenciário Brians 2.
O brasileiro foi detido na sexta-feira, após ser acusado por uma mulher de 23 anos de estupro. A ação teria acontecido em uma boate, em Barcelona, na noite do dia 30 de dezembro.
Neymar se pronuncia após PSG anunciar cirurgia: ‘Voltarei mais forte’; Atleta deve ficar até 4 meses sem jogar
O atacante Neymar se pronunciou em suas redes sociais após o Paris Saint-Germain anunciar que o brasileiro passará por uma cirurgia para reparar os ligamentos do tornozelo. O camisa 10 se lesionou no dia 19 de fevereiro, contra o Lille, pela Ligue 1, e não joga mais pela equipe na temporada 2022/23.
– Voltarei mais forte – postou Neymar em suas redes sociais. O jogador recebeu o apoio de atletas brasileiros, como Vini Jr e Rodrygo, ambos do Real Madrid.
A decisão pela cirurgia foi tomada pelos médicos do PSG por conta do histórico de contusões de Neymar no tornozelo direito. A ideia inicial era um tratamento mais conservador, visando à partida contra o Bayern de Munique pela Champions League, mas o corpo médico optou pela intervenção cirúrgica no astro brasileiro.
Jovem é atacada por tubarão e tem parte do braço amputada; foi o segundo caso em dois dias em Piedade, no Grande Recife
Uma adolescente foi atacada por um tubarão nesta segunda (6), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A Polícia Militar a identificou como Kaylane Timóteo Freitas.
Segundo o Hospital da Restauração, uma equipe médica recebeu a vítima desta segunda às 13h20. A jovem passou por cirurgia e teve parte do braço esquerdo amputado. Ainda segundo a unidade de saúde, ela tem quadro de saúde estável, além de estar consciente e orientada, na sala de recuperação.
No domingo (5), outro adolescente também foi atacado por um tubarão na mesma praia, e teve a perna amputada.
De acordo com o coordenador do Samu de Jaboatão, Marcelo Alves, a jovem foi retirada da praia de helicóptero e apresentava lesão no braço esquerdo, na barriga e na perna.
“A equipe já fica alerta sobre esses fatos que vêm acontecendo. A motolância fica de base na Igrejinha. Infelizmente, tem lei que diz que não pode tomar banho, mas o pessoal insiste em entrar no mar”, afirmou.
O caso desta segunda aconteceu nas proximidades do edifício Vila Alda, em Piedade, a cerca de 500 metros da Igrejinha, onde houve ataque do domingo (5), segundo a Polícia Militar.
A praia de Piedade é uma área restrita para banho desde 2021, pela frequência de ataques do tipo. Este é o terceiro ataque no litoral de Pernambuco desde 20 de fevereiro, quando um surfista foi mordido na praia Del Chifre, em Olinda.
A psicóloga Andréa Caribé mora em um edifício em frente ao local onde o acidente aconteceu. Segundo ela, a maré estava cheia quando começou a movimentação para socorrer a vítima.
“Era uma mulher. Quando eu vi, já estava coberta por um pano e sendo levada [pelos socorristas]”, disse. Andréa conta que, mesmo depois do ataque, alguns banhistas continuaram na água. “Eles [os guarda-vidas] estão tirando as pessoas a pulso”, diz.
Em nota, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lamentou a ocorrência. Segundo a gestão municipal, o local do incidente desta segunda (6) “não era considerado de risco”.
No entanto, segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), há risco de incidentes no trecho de 36 quilômetros entre a Praia de Bairro Novo, em Olinda, até os Arrecifes do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.
Um decreto estadual está em vigor desde 1999 e há 150 placas indicativas do risco de incidentes com tubarão em toda essa extensão, incluindo Jaboatão.
A prefeitura disse ainda que vai procurar o Cemit para marcar uma reunião a fim de avaliar novas providências que deverão ser tomadas.
Com o ataque desta segunda (6), sobe para 77 o número ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 67 no continente, e outras dez, em Fernando de Noronha. A contagem foi iniciada em 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco.