A Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2023 dentro do prazo estipulado, que começa no próximo dia 15 de março vai até 31 de maio. Segundo a instituição, o uso da declaração pré-preenchida deve alcançar 25% dos contribuintes.
No Rio Grande do Norte, são esperadas entre 396.320 e 406.615 de declarações dentro do prazo estipulado, que vai até 31 de maio. Em Alagoas, entre 305.980 e 313.927 declarações; na Paraíba, entre 408.511 e 419.12 e em Pernambuco, entre 1.017.460 e 1.043.888 declarações.
Uma das novidades deste ano é que o contribuinte poderá utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento, disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda, on-line ou em aplicativo para iOS ou Android.
A medida visa minimizar erros e oferecer maior comodidade aos contribuintes, já que o sistema da Receita traz automaticamente diversas informações que antes precisavam ser preenchidas uma a uma pelo declarante, que é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados.
