Entulho de terremoto na Turquia tem extensão maior que a ilha de Manhattan em NY, diz ONU

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

A quantidade de entulhos deixada pelos terremotos na Turquia forma uma linha de 100 km² de entulho, maior que a ilha de Manhattan em Nova York, nos Estados Unidos, que tem 59 km² de extensão.

O cálculo foi feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) após o forte terremoto que atingiu o país e a Síria no dia 6 de fevereiro.

De acordo com a ONU, a remoção dos escombros é necessária para a entrega de alimentos, água e outros suprimentos, e ao retorno das atividades sociais e econômicas do país. Pelo menos 1,5 milhão de pessoas foram atingidas pelas consequências do desastre. Na Turquia, o peso dos destroços varia de 116 milhões a 210 milhões de toneladas.

VEJA TAMBÉM: Novo terremoto, de 5,3 graus, atinge a Turquia neste sábado (25)

O desafio envolve limpar uma área de 10 km por 10 km coberta por destroços empilhados com um metro de altura. Nos últimos dias, a Turquia autorizou a passagem de 335 caminhões para a Síria.

Neste sábado (25), o Pnud e outros parceiros iniciam a retirada de mais de 10 milhões de toneladas de destroços em Alepo, na Síria. Ali, a agência da ONU estima que 500 residências precisão ser erguidas a um preço de US$ 113,5 milhões.

Os peritos do país já inspecionaram mais de 1 milhão de edifícios. O laudo aponta para danos ou destruição total de 156 mil prédios. Os que não caíram no tremor terão de ser demolidos por questão de segurança.

Crise humanitária

Durante a semana, agências das Nações Unidas mandaram dezenas de caminhões com suprimentos para vítimas dos terremotos, tanto na Turquia como na Síria.

Um total de 53 veículos cruzaram o território turco para o Noroeste da Síria com donativos do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização Internacional para Migrações (OIM), e da Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

Os carregamentos contam com alimentos, abrigo, produtos de higiene e outros itens essenciais para milhares de pessoas. Pelo menos 47 caminhões usaram a passagem de Bab al-Hawa e seis por Bab al-Salam.

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*