Caern promete entregar laudo sobre água do “Lago Azul” de Parnamirim até o fim da próxima semana

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) afirmou nesta quinta-feira (26) que entregará até o fim da próxima semana um laudo sobre a composição da água azul-turquesa que surgiu durante uma obra de esgotamento sanitário em Parnamirim, na Grande Natal. Com base na análise, será decidido o que será feito com o lago que se formou.

Em nota, a Caern enfatiza que a obra é de responsabilidade da Prefeitura de Parnamirim, realizada pela empresa AGaspar, contando com apoio técnico da Caern. Após ser notificada do incidente, a Caern disse que realizou coletas para análise, com o resultado previsto para o fim da próxima semana, quando será possível informar detalhes sobre a água.

Enquanto o laudo não fica pronto, a Companhia orienta os moradores que não se aproximem da água. “O perímetro da obra está isolado e a recomendação é que a população respeite o isolamento por questões de segurança”, diz a Caern.

Um lago de água cristalina de coloração azul-turquesa foi descoberto por operários que trabalhavam na construção de uma estação elevatória de esgotos em Parnamirim na manhã desta quarta-feira (25). Os trabalhadores perfuravam o solo do bairro de Nova Esperança quando a água começou a subir e a formar o lago. A obra fica na rua João Paulo Segundo.

A obra foi interrompida imediatamente. A gestão municipal informa que houve um “aumento do nível do lençol freático” e que pediu à Caern um “laudo emergencial” sobre o incidente.

O fenômeno atraiu curiosos para o local. Alguns moradores da região chegaram a tomar banho no lago assim que a água começou a subir e a obra da estação de esgotos foi paralisada. O lago lembra o Buraco Azul, tradicional ponto turístico da região Oeste do Ceará próximo a Jericoacoara.

O vereador de Parnamirim Éder Queiroz (PSC) disse que vai pedir o “tombamento” do lago. “Parnamirim pode dizer que tem um Buraco Azul. Aqui passava o antigo Rio Vermelho, e você observa a colocação dessa água. Vamos solicitar para tombar o local. A bomba a todo momento puxa a água, mas não vai secar. Não vai baixar, porque atingiu o lençol freático. O solo que nós temos, argiloso, faz com que esse tipo de fenômeno aconteça”, afirmou Éder, em publicação nas redes sociais.

O também vereador Michael Borges (PSDB) gravou um vídeo nas redes sociais pedindo para que os moradores não se aproximem do local até que as providências emergenciais sejam tomadas. Ele alertou para o risco de acidentes, já que o lago fica numa parte muito funda e é cercado por barreiras da obra. Ele reclama que, logo após descobrir o lago, a empresa não deslocou funcionários para proteger o local. “Uma verdadeira riqueza em Nova Esperança”, afirma o parlamentar.

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*