Presidente do Uruguai contraria Lula e afirma que país não renunciará a negociações com a China por Mercosul
O presidente Lula (PT) encerrou a conversa com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, nesta quarta-feira (25), sem avanços na tentativa de dissuadir o chefe de Estado vizinho de assinar acordo comercial com Pequim.
Lacalle Pou afirmou que o Uruguai se manterá aberto às negociações com a China, em coletiva após a reunião.
“O Uruguai precisar se abrir ao mundo e temos negociações e tratativas”, disse Lacalle Pou. “O Mercosul que queremos precisa ser um Mercosul aberto e flexível”, completou em coletiva após o encontro.
Lula buscou uma saída transversal ao afirmar que o Brasil pretende discutir um acordo Mercosul-China. “Apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial, e do Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar-se enquanto Mercosul e discutir com nossos amigos chineses um acordo Mercosul-China.”
Ficou acertada a criação de um grupo técnico de avaliação entre os dois países para tentar um consenso.
O Uruguai negocia um Tratado de Livre-Comércio (TLC) com a China e solicita a entrada no Acordo Transpacífico, o que contraria interesses dos países vizinhos, entre os quais o Brasil, no sentido de fortalecimento das relações no Mercosul e preferência de abertura à União Europeia.
Publicar comentário