Monitoramento de áreas de risco favorece ações preventivas e respostas rápidas

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atua de maneira estratégica para garantir a segurança da população que reside em áreas de risco e prevenir possíveis situações adversas. Para isso, o órgão realiza, periodicamente, o mapeamento e o monitoramento das áreas de risco da capital.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que esse trabalho é determinante para a análise e elaboração de estratégias voltadas à prevenção e redução de riscos na capital.

“Tanto para a Defesa Civil, quanto para os demais órgãos que integram a Prefeitura de Aracaju, os dados coletados geram contribuições significativas e norteiam o direcionamento de ações intersetoriais e obras que promovem maior segurança e melhoram a qualidade de vida da população”, frisa.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que as localidades que possuem risco, principalmente de deslizamento de terra e alagamento, são categorizadas para facilitar o monitoramento realizado de forma preventiva, o qual passa a ser intensificado no período com maior incidência de chuva.

“Esse levantamento, há de se pontuar, ele não é fixo e pode mudar de um mês para o outro, para mais ou para menos. O acompanhamento constante dessas áreas é, justamente, para reavaliar os locais que já foram mapeados, se houve um aumento ou diminuição do risco”, explica Rabelo.

Neste ano, não houve acréscimo de novas áreas. Nesse mesmo período, o órgão acompanhou 110 localidades e conclui o mapeamento das áreas classificadas como ‘risco alto’ e ‘muito alto’, iniciado em 2018.

Deslizamento de terra

Segundo o levantamento realizado pela Defesa Civil de Aracaju, existem, na cidade, 9 áreas catalogadas com classificação de risco muito alto para movimentação de massa, sendo 4 no bairro Cidade Nova, 2 no Bairro América, 1 no bairro Soledade, 1 no bairro Santa Maria e 1 no bairro Porto Dantas. Além disso, também constam no documento outras 40 áreas de risco alto; 76 de risco médio; e 39 com risco baixo.

O monitoramento realizado pela Defesa Civil permite a identificação dos locais mais suscetíveis e a severidade de uma possível situação adversa. No período de maior incidência de precipitações, as equipes do órgão intensificam a atenção nessas áreas, com monitoramentos preventivos, orientação às comunidades que residem nas proximidades e com prontidão para atendimento às solicitações da população.

O geólogo da Defesa Civil, Bruno Martins, explica que o mapeamento das áreas de risco para deslizamento de terra foi concluído, e que a atualização é sempre necessária. “Todas as áreas ao longo do nosso município, com risco para deslizamento de terra, já são conhecidas, só que é importante fazer esse monitoramento”, pontua.

Orientações

Segundo o coordenador Robson Rabelo, ao mapear e monitorar essas áreas, os agentes também orientam a população para que esteja apta a identificar as situações de risco nas quais está inserida e assim adote as precauções necessárias, inclusive mantendo o contato com a Defesa Civil caso sejam observadas anormalidades.

“Apesar de estarmos constantemente em várias áreas de Aracaju, nós não conseguimos estar em todas elas simultaneamente, por isso orientamos a população para que ligue para o número emergencial 199, sempre que necessário, e que faça o cadastro no Serviço de Alerta por SMS 40199, para que seja avisada, em tempo hábil, quando houver previsão de instabilidades climáticas”, orienta o coordenador.

É importante, ainda, que a população reconheça alguns sinais de que há uma situação de risco em andamento. Nas áreas de encostas, deve-se observar anormalidades como árvores ou postes inclinados, casas apresentando trincas ou rachaduras e escoamento de água na encosta com turbidez maior.

Cadastro SMS

Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*