Taxa de investimento do Brasil chega a 19,6% do PIB, a maior em 8 anos

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

A taxa de investimento do Brasil foi de 19,6% do PIB no 3º trimestre de 2022. Esse é o maior nível desde 2014. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado na 5ª feira (1º.dez.2022).

O percentual é formado pela proporção da FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. A economia brasileira cresceu 0,4% no 3º trimestre ante o anterior. Já a formação bruta de capital fixo teve alta de 2,8% no período.

A FBCF mede a ampliação da capacidade produtiva futura da economia por meio de investimentos correntes em ativos fixos. Na prática, registra o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, que servem para ampliar a produção de outros bens como máquinas, equipamentos e material de construção.

A taxa de investimento chegou ao máximo em duas ocasiões: 3º trimestre de 2009 e 3º trimestre de 2012. Em ambas, o patamar foi de 21,5%. O ministro Paulo Guedes (Economia) disse que a taxa deve superar 20% em 2022. O nível não é superior a 20% desde o 1º trimestre de 2014, ou seja, mais de 8 anos.

Felipe Rodrigo de Oliveira, economista da MAG Investimentos, disse que, antes de 2014, havia uma maior perspectiva de crescimento potencial da economia brasileira, o que estimulava os investimentos.

“O crescimento recente tem mais a ver com questões de ajuste pós-pandemia de covid. Para 2023, devemos observar uma queda”, afirmou o analista. Felipe Rodrigo disse que estudos indicam que o nível ideal da taxa de investimento seja de 22% a 25%, o que proporcionaria um aumento do crescimento potencial brasileiro.

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*