3 receitas de panetone para fazer em casa

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

O panetone é um grande clássico natalino e amado por muitos brasileiros. Existem várias histórias sobre a sua origem. Uma das mais populares diz que um padeiro italiano, chamado Toni, na véspera de Natal, acidentalmente colocou a uva-passa da receita de uma torta na massa de um pão que preparava para o chefe. Para tentar consertar o erro, ele acrescentou frutas cristalizadas, manteiga, ovos e outros ingredientes. Para a sua surpresa, a criação fez enorme sucesso na ceia do chefe que, então, decidiu homenageá-lo e dar o nome de “pane di Toni” (pão do Toni).

A seguir, confira como preparar 3 opções de panetone!

Panetone tradicional
Ingredientes
150 g de uva-passa
1 colher de sobremesa de essência de panetone
250 g de frutas cristalizadas
100 g de fermento biológico granulado
1 kg de farinha de trigo
200 g de manteiga
200 g de açúcar
Raspas e suco de 1 laranja
Água
10 g de sal
15 g de mel
8 gemas de ovo
Modo de preparo
Em um recipiente, misture o fermento com a farinha de trigo. Adicione um pouco de água e misture até ficar com a aparência de esponja. Deixe descansar por 15 minutos e, depois, adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e a uva-passa por último. Misture até obter uma massa bem macia. Deixe-a descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos. Em seguida, coloque a massa em forma própria para panetone e deixe crescer até dobrar de volume. Coloque sobre uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar. Coloque para esfriar em uma grade antes de servir.

Panetone com damasco e nozes
Ingredientes
3 ovos
3/4 de xícara de chá de suco de laranja
1/2 xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de margarina
2 xícaras de chá de açúcar
600 g de farinha de trigo
10 g de fermento biológico granulado
1 colher de sobremesa de essência de panetone
1 xícara de chá de damasco picado
1/2 xícara de chá de nozes picadas
Modo de preparo
Em um recipiente, misture o fermento com a farinha de trigo e reserve. Bata no liquidificador os ovos, o suco de laranja, o leite, a margarina e o açúcar. Despeje em um recipiente e adicione a farinha de trigo reservada aos poucos. Acrescente a essência de panetone e misture. Coloque o damasco e as nozes e misture. Coloque a massa em forma própria para panetone e deixe crescer até dobrar de volume. Coloque sobre uma assadeira e leve ao forno médio preaquecido por 35 minutos. Deixe esfriar em uma grade antes de servir.

Panetone com gotas de chocolate

(Imagem: Shutterstock)
Panetone com gotas de chocolate
Ingredientes
200 g de farinha de trigo
20 g de fermento biológico granulado
200 ml de água
6 3/4 xícaras de chá de farinha de trigo
180 g de açúcar
2 colheres de chá de sal
9 gemas de ovo
200 g de manteiga
20 g de leite em pó
1 1/4 xícara de chá de água
1 colher de chá de essência de panetone
2 xícaras de chá de gotas de chocolate meio amargo
Modo de preparo
Em um recipiente, misture o fermento, 200 g de farinha de trigo e 200 ml de água até ficar com a aparência de esponja. Deixe descansar por 30 minutos. Em outro recipiente, misture a farinha de trigo restante com o açúcar, as gemas, a essência de panetone, a água, o leite em pó e o sal. Adicione a mistura de farinha de trigo e fermento reservada e sove a massa por 10 minutos, adicionando a manteiga aos poucos. Acrescente as gotas de chocolate e misture. Divida a massa em 5 porções e deixe descansar por 10 minutos. Coloque as massas em formas próprias para panetone e deixe crescer até dobrar de volume. Coloque sobre uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. Coloque para esfriar em uma grade antes de servir.

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*