Membros da base de Bolsonaro ensaiam blocão suprapartidário de oposição a Lula Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

EU TO GANHANDO COM O KWAY VEM VOCÊ TAMBÉM, VEJA COMO GANHAR DINHEIRO, COM MINHAS DICAS

Integrantes da base do governo de Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados já ensaiam formar um blocão suprapartidário para fazer oposição a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir de 2023.

A ideia é que deputados federais de partidos mais alinhados hoje ao presidente Bolsonaro se juntem para defender a continuidade das reformas tributária e administrativa, além de tentar manter vivas as chamadas pautas de costume como discurso da direita.

Os partidos que têm bancadas na Câmara ainda estão em conversas internas e com aliados de Lula para saber como proceder e quais as perspectivas de espaços no futuro governo petista. Portanto, as articulações estão apenas no início.

Mas, se o blocão realmente vingar, a intenção de seus articuladores é de que seja uma espécie de fiel da balança para pautas de interesse do futuro governo que precisem de ampla maioria de aprovação no plenário da Câmara, como Propostas de Emendas à Constituição (PECs).

A intenção é ainda se firmar como oposição aproveitando que há a perspectiva de o país contar com Executivo e Legislativo com discursos bem diferentes.

Atualmente um dos vice-líderes do governo Bolsonaro, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) afirmou que o bloco em articulação “não vai permitir nenhum retrocesso” em questões econômicas e buscará segurar qualquer mudança em relação ao aborto e à legalização das drogas que porventura vierem a ser propostas pelo futuro governo Lula.

Em princípio, porém, a tendência é que o grupo comece a atuar de forma mais pragmática.

O foco, neste início, é atrair deputados que foram reeleitos para criar um bloco de oposição que, no ano que vem, acolha os novos parlamentares que sejam contra o governo Lula. A meta é tentar convencer, por exemplo, deputados do PL, PP, Republicanos, União Brasil e PSC – partidos do centrão.

Novo governo
A equipe de transição de Lula, porém, não está parada e conversa com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e seus interlocutores para abertura de diálogo negociações. Lira é hoje o principal líder do centrão e, a depender de como o PT se comportará quanto ao seu futuro na presidência da Casa, pode fazer com que o centrão se dilua na oposição a Lula.

Isso porque há uma situação em que tanto Lira quanto o governo Lula, em tese, podem precisar um do outro para concretizar seus interesses: se reeleger ao comando da Câmara e garantir a governabilidade, respectivamente.

O assunto foi discutido durante encontro de representantes da coligação petista e a presidente do partido, Gleisi Hoffmann. Segundo participantes do encontro, a dirigente foi a interlocutora de mensagens de Lula e afirmou que não é intenção do Executivo interferir na eleição da Câmara e do Senado.

Gleisi também fez um apelo para que o grupo de aliados se dediquem a viabilizar um orçamento, para o próximo ano, que contemple as promessas de campanha de Lula.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

ao vivo click aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*