Home » Rádio lidera confiança entre os meios de comunicação, aponta pesquisa

Rádio lidera confiança entre os meios de comunicação, aponta pesquisa

by webradiobrasil

Uma pesquisa sobre credibilidade da mídia no Brasil revelou que o rádio é o meio de comunicação mais confiável para a população. O levantamento, conduzido pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker, apontou que 81% dos entrevistados consideram o rádio uma fonte confiável de informação, superando outros meios tradicionais como TV fechada (75%) e mídia impressa (68%). Segundo Marília Stabile, presidente do conselho da Ponto Map, essa confiança se deve ao fato de o rádio ser um meio democrático, acessível em qualquer lugar do país e que pode ser consumido enquanto se realizam outras atividades.

Apesar da liderança em credibilidade, o rádio tem uma taxa de acesso menor em relação a outros meios: 47% dos entrevistados afirmam recorrer a ele com frequência. Por outro lado, as redes sociais, que são a principal fonte de informação para os brasileiros, possuem um índice de confiança menor (41%), ainda que sejam acessadas por 74% da população. Para Stabile, o excesso de informação nas redes sociais tem levado as pessoas a buscar fontes mais confiáveis. “Os conteúdos publicados nos meios tradicionais passam por verificação e responsabilidade editorial, o que contribui para a reputação e credibilidade desses veículos”, explica.

O estudo também identificou os principais fatores que influenciam a confiança do público na mídia. O uso de fontes confiáveis (51%) é o critério mais valorizado, seguido por apresentação clara de dados (35%), qualidade do conteúdo (32%), profissionalismo dos jornalistas (31%) e reputação e tradição do veículo (21%). Em contrapartida, a falta de fontes (44%), títulos sensacionalistas (36%) e viés ideológico percebido (31%) são os principais motivos de desconfiança.

O levantamento destacou ainda que a Geração Z (18 a 24 anos) tem um comportamento mais analítico em relação à informação, recorrendo à imprensa tradicional para verificação de fatos. “Os jovens são dinâmicos e conectados, mas também atentos à necessidade de checagem”, afirma Stabile. A pesquisa entrevistou 2.051 pessoas de todas as regiões do país, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e índice de confiança de 95%.

OUÇA A NOSSA RÁDIO AO VIVO.

Anúncios

You may also like