A cantora Adele, de 36 anos, interrompeu um show que realizava em Munique, na Alemanha, para assistir à prova final dos 100 metros rasos feminino dos Jogos Olímpicos de Paris, que coroou Julien Alfred, de Santa Lúcia, como a primeira medalhista de seu país. No sábado (3), a britânica parou a apresentação que fazia para mais de 80 mil pessoas na Arena Messe München e colocou a prova ao vivo no telão. Mais cedo, a artista também havia exibido a semifinal, antes do início do show. Adele estava torcendo por Daryll Neita, velocista do Reino Unido, mas ficou feliz com a vitória de Alfred. “Vamos fazer uma salva de palmas para ela. Ok, agora vamos continuar com o show. Fantástico, Santa Lúcia”, disse ela, após a exibição da prova. A apresentação foi a primeira das que ela ainda fará em Munique, nos dias 9, 10, 14, 16, 23, 24, 30 e 31 de agosto, no mesmo local. Depois, a artista retorna à Las Vegas, onde tem apresentações de 25 de outubro a 23 de novembro. Adele afirmou que, após esse período, deve fazer uma pausa na carreira.
4 de agosto de 2024
Carol e Bárbara perdem para australianas e dão adeus às Olimpíadas de Paris
A dupla Carol Solberg e Bárbara Seixas está eliminada das Olimpíadas de Paris-2024. As brasileiras começaram o jogo colocando a pressão em Mariafe e Clancy, da Austrália, abrindo dois pontos, mas elas responderem rapidamente, e dai para frente, o set foi disputado ponto a ponto. Depois da parada, a dupla do Brasil começou a anotar pontos por saque e abriu certa vantagem. As atletas passavam um ar de confiança nos bloqueios. Chegando no final do set as a Austrália encostou no placar, e a decisão foi aos 24 pontos, com vitória das rivais. A derrota no set paraceu abalar a confiança da dupla, que não esperava levar a virada.
O começo do segundo set foi igual o fim do anterior, com as australianas abrindo vantagem, muito por um momento de desconsentração do Brasil, e então a dupla pediu um tempo. O placar estava 4 x 1, e a parada não pareceu surtir efeito, a partida ficou em 10 x 4. O Brasil tentou buscar o resultado, mas a vantagem era muito grande, e chegou a ficar por seis pontos, que foi a vantagem final. Vitória da dupla da Austrália por 2 sets a 0. O Brasil ainda conta com duas duplas no vôlei de praia.
Conhecido internacionalmente como “o melhor amigo do homem”, o cachorro não ganhou esse título à toa. Esse amor começou há cerca de 12 mil anos, quando os cães começaram a ser domesticados na Europa e no Extremo Oriente, a partir de duas populações diferentes de lobos. De lá para cá, a domesticação permitiu o surgimento das mais variadas raças.
A médica-veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Juliana Dias Martins, diz que os cães são ótimos companheiros para os seres humanos desde a infância, desenvolvendo nas crianças o senso de responsabilidade e cuidado, até a nossa vida adulta, nos fazendo companhia.
“Durante a pandemia, muitas pessoas decidiram adotar animais de estimação, o que é maravilhoso. No entanto, é importante lembrar que os cães e outros animais são seres que necessitam de afeto, cuidado e atenção. Por isso, a decisão de adotar um animal deve ser tomada com responsabilidade”, analisa a especialista
A seguir, a veterinária lista algumas curiosidades sobre os cachorros que todo tutor de cachorro deve saber. Confira!
1. Fazem caretas irresistíveis de propósito
Pesquisadores da Universidade de Portsmouth, nos Estados Unidos, conduziram um estudo com ajuda de um dispositivo em que analisaram os músculos faciais de 27 cachorros. O resultado foi a constatação de que os cães que mais levantavam a sobrancelha e arregalavam os olhos foram adotados mais rápido no abrigo em que estavam à espera de um tutor. Acredita-se que esse comportamento também era comum entre os lobos, seus parentes distantes – conseguindo assim serem aceitos entre os humanos –, e ficou registrado na memória dos cães.
Outro estudo, conduzido pela Universidade de Howard, também nos Estados Unidos, indicou que os cachorros desenvolveram músculos ao redor dos olhos e do focinho, o que acabou, durante milhares de anos de evolução, reforçando laços e a comunicação com o ser humano.
2. Giram antes de deitar para se protegerem
Esse comportamento foi herdado dos ancestrais lobos, e nada mais é do que uma forma de defesa contra predadores. Ao girar, os cachorros conseguem sentir a direção do vento. Assim, eles se deitam na direção contrária e, caso algum outro animal sinta o seu cheiro e se aproxime para atacar, ele já estará em uma posição de frente, de defesa.

3. São extremamente inteligentes
Especula-se entre os cientistas que os cachorros têm uma inteligência que pode ser equiparada à de um bebê humano de dois anos, podendo compreender até 250 palavras e alguns numerais. Além disso, qualquer tutor sabe como a comunicação dos cães é clara e objetiva: ele sabe muito bem como mostrar quando está com fome, sede ou, ainda, quando quer pedir alguma coisa.
4. Seus focinhos funcionam como digitais
Os focinhos desses animais se assemelham às digitais humanas: são únicos, nenhum cachorro tem igual ao de outro. Além disso, o olfato dos cães é muito apurado, eles possuem até 220 milhões de células olfativas (os seres humanos possuem apenas 5 milhões delas). Tanto poder permite a eles até farejar doenças, como câncer e diabetes, no organismo dos seres humanos a partir do cheiro de proteínas.
5. Marcam território quando se sente ameaçados
Esse é um comportamento natural, que vêm de seus ancestrais. Geralmente, são os machos que mais marcam território, quando se sentem ameaçados (por outro animal, por exemplo) ou incomodados (barulho, obra em casa ou algum outro fator externo). O xixi da marcação de território normalmente é mais curtinho e tem um odor mais forte, ao contrário da urina comum.
Em evento neste domingo (4), Pablo Marçal oficializou sua candidatura à Prefeitura de São Paulo. Ele será candidato pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro).
Que era a sigla do ex-presidente da República Hamilton Mourão e associado ao seu fundador Levy Fidelix.
Com 37 anos e nascido em Goiânia (GO), Marçal é empresário e vende cursos e mentoria de desenvolvimento pessoal na internet.
Na convenção partidária realizada na Max Arena na Mooca, Zona Leste da capital paulista, Marçal anunciou a policial Antônia de Jesus como candidata a vice de sua chapa.
“Ela é casada, católica, não nasceu na cidade de São Paulo, é nordestina.
Veio para cá em 1996 e é alguém que tem contribuindo com essa cidade. Fizemos uma oração de aliança para o povo”, disse Marçal.
O empresário também fez críticas ao atual prefeito Ricardo Nunes, que tenta a reeleição neste ano e o chamou de “alguém que não está à altura da cidade”.
Mesmo sem apoio de Jair Bolsonaro (PL), Marçal se coloca como o candidato bolsonarista na corrida eleitoral. Ele já disse, em diversas ocasiões, que decidiu se candidatar por não haver nomes da direita.
O ex-presidente apoia a reeleição de Nunes e esteve ontem (3) no evento que oficializou a candidatura pelo MDB.
Na convenção, o candidato fez crítica ao PT e à crise migratória de venezuelanos no Brasil. O empresário também criticou Guilherme Boulos (PSOL) e a sua candidata a vice, Marta Suplicy (PT). “Tem candidatos que nunca trabalharam na vida e querem dirigir uma cidade do trabalho de São Paulo. O cara não cuida da própria vida e vai cuidar da cidade?”, disse Marçal.
Essa é a segunda tentativa dele na política. Ele já tentou ser candidato à presidência da República e também deputado federal pelo PROS, mas teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Bombardeio israelense contra escola na Faixa de Gaza deixa ao menos 30 mortos
A Defesa Civil da Faixa de Gaza, controlada pelo grupo terrorista Hamas, informou que bombardeios israelenses mataram pelo menos 30 pessoas e deixaram dezenas de feridos em duas escolas localizadas no complexo educacional da Cidade de Gaza.
Essas escolas abrigam milhares de palestinos deslocados pela guerra.
O porta-voz da Defesa Civil, Mahmoud Basal, atualizou o número de vítimas fatais de 25 para 30. O Exército israelense confirmou os ataques e alegou que as escolas eram usadas pelo Hamas como centros de comando e controle.
Por outro lado, a organização islâmica nega essas acusações.
Na sexta-feira (2), um bombardeio israelense já havia matado 10 pessoas em outra escola, no norte da Cidade de Gaza.
O conflito no Oriente Médio teve início em 7 de outubro, quando terroristas islamistas atacaram o sul de Israel, resultando em 1.197 mortes e o sequestro de 251 pessoas, segundo dados oficiais israelenses.
Israel acredita que 111 pessoas ainda estão em cativeiro em Gaza, das quais 39 foram confirmadas como mortas.
Em resposta aos ataques, o governo de Benjamin Netanyahu lançou uma ofensiva que já resultou na morte de 39.550 pessoas em Gaza.
A maioria civis, conforme relatado pelo Ministério da Saúde da região, que está sob o controle do Hamas desde 2007.
A triatleta belga Claire Michel, que terminou em 38º lugar no triatlo feminino dos Jogos Olímpicos de Paris no dia 31 de julho, está doente e não poderá participar do evento misto programado para esta segunda-feira (5).
Informou o Comitê Olímpico Belga (COIB).
Em um comunicado, o comitê destacou a necessidade de “garantias sobre os dias de treinamento, os dias de competição e o formato das competições” para evitar “incertezas para os atletas, seu entorno e os torcedores”.
A prova masculina também foi adiada por 24 horas, assim como várias sessões de treinamento.
Devido à má qualidade da água do Rio Sena, que foi considerada imprópria para a natação.
Em agosto de 2023, as provas de triatlo já haviam sido canceladas devido à qualidade insuficiente da água, com níveis elevados de bactérias fecais como Escherichia coli e enterococos.
Na manhã desta segunda, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 decidirão se o evento misto será realizado, com base nos resultados mais recentes dos testes de água.
Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 almejam deixar um legado marcante com a realização do triatlo e da maratona de natação no Sena, além de reverter a proibição de banho no rio que durou um século.
O presidente francês Emmanuel Macron celebrou o feito como um “legado fabuloso” para a cidade e a “biodiversidade”.
As autoridades investiram mais de 1,4 bilhão de euros (US$ 1,52 bilhão ou 8,7 bilhões de reais) em infraestrutura para reduzir a poluição no Sena e no Marne, permitindo a volta do banho nos rios.
Brasil fecha primeira fase do vôlei feminino com 100% de aproveitamento e enfrenta República Dominicana nas quartas
A seleção brasileira feminina de vôlei, impulsionada pela torcida da medalhista do skate Rayssa Leal.
Conquistou uma vitória convincente sobre a Polônia, com um placar de 3 sets a 0.
As parciais foram de 25/21, 38/36 e 25/14, garantindo ao Brasil a liderança do Grupo B nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Com essa vitória, a equipe encerrou a primeira fase com 100% de aproveitamento e agora se prepara para enfrentar a República Dominicana nas quartas de final.
O primeiro set apresentou um início desafiador para as brasileiras, mas a equipe conseguiu se recuperar e fechou a parcial em 25/21. No segundo set, a tensão aumentou.
Com a Polônia conseguindo empatar em 24 pontos, mas o Brasil se manteve firme e venceu por 38/36, após um emocionante confronto que contou com 11 set points.
No terceiro e último set, o Brasil demonstrou um controle absoluto, não permitindo que a Polônia reagisse.
A equipe brasileira fechou a partida com um expressivo 25/14, consolidando sua superioridade ao longo do jogo.
Essa vitória não apenas garantiu a liderança do grupo, mas também reforçou a confiança da equipe para os próximos desafios. Agora.
Com a fase de classificação concluída, a seleção feminina de vôlei se prepara para o confronto decisivo contra a República Dominicana.
As estatais federais registraram um deficit primário de R$ 2,9 bilhões no 1º semestre de 2024. O rombo é 81,3% maior do que o resultado no mesmo período em 2023, quando o saldo negativo atingiu R$ 1,6 bilhão.
Houve superavit de R$ 6,5 bilhões nos 6 primeiros meses de 2022, de acordo com dados do BC (Banco Central). As contas das estatais federais registraram uma piora de R$ 9,4 bilhões do 1º semestre de 2022, sob a Presidência de Jair Bolsonaro (PL), até o mesmo período em 2024, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O resultado primário diz respeito ao saldo entre receitas e despesas, sem considerar o pagamento dos juros da dívida.
A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2024 estabeleceu como meta fiscal para as estatais federais um deficit primário de R$ 7,3 bilhões. Há, no entanto, uma nova estimativa no 3º Relatório Bimestral de Receitas e Despesas de 2024, de saldo negativo de R$ 4,2 bilhões. Isso se dá depois da dedução das despesas com investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Os números não incluem empresas do grupo Petrobras e bancos estatais, que estão fora da meta.
Eis a trajetória do resultado primário das estatais federais no 1º semestre de 2002 a 2024:
PRINCIPAIS ESTATAIS
Ao levar em conta as principais estatais, o deficit primário atingiu R$ 2,7 bilhões de janeiro a maio de 2024 –último dado disponível ao detalhar as empresas–, de acordo com o 3º Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas.
Criada para permitir o processo de privatização da Eletrobras, a ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional) apresentou um superavit de R$ 385,2 milhões no período. Esse valor diz respeito à holding (responsável por controlar as subsidiárias) do grupo.
O Banco Central informou ao Poder360 que o resultado das estatais federais inclui a empresa.
O governo havia solicitado a retirada da ENBPar da meta fiscal das estatais federais em 2024, sob a justificativa de que a saída asseguraria mais investimentos.
Outra estatal que apresentou resultado positivo foi a Infraero (superavit de R$ 237,8 milhões). Em contrapartida, 6 das principais empresas do governo tiveram deficit até maio de 2024.
Os Correios registraram um rombo de R$ 1,5 bilhão. Houve uma piora de quase R$ 900 milhões do acumulado até maio de 2024 ante o mesmo período em 2023.
A Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais) teve saldo negativo de R$ 651,3 milhões de janeiro a maio de 2024.
OUTRO LADO
CORREIOS
Em comunicado, os Correios disseram que têm “reserva de caixa” e que não necessitam de aportes do governo. A empresa afirmou ainda que houve uma melhora de 22% no resultado líquido em 2023 e que “medidas para redução de despesas estão em curso”.
“Historicamente, os indicadores do início do ano são mais baixos e aumentam no decorrer do ano, o que se repetiu em 2024. A empresa ainda teve queda de receita por conta da redução de encomendas internacionais e de mensagens”, acrescentou.
DATAPREV
Em nota, a Dataprev afirma que o resultado negativo se dá por causa do “maior volume de saídas de caixa acumuladas no período de janeiro a junho de 2024”. Diz ainda que o mau desempenho foi apresentado, sobretudo, pela “queda conjuntural do volume de recebimentos do faturamento de clientes em 2024 e ao pagamento de dividendos e de Juros sobre Capital Próprio aos acionistas”.
ENBPAR
A empresa afirmou que está “empenhada” com ações que assegurem uma administração eficiente. Eis a íntegra da nota:
“Referente ao Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 3º bimestre de 2024, a ENBPar segue empenhada em implementar medidas de gestão eficientes para manter a trajetória de crescimento, superando os desafios. Embora o desempenho superavitário seja da holding, a ENBPar continuará investindo em inovação, sustentabilidade e eficiência operacional das Empresas do Conglomerado ENBPar para garantir a entrega de valor aos seus acionistas e à sociedade.”
HEMOBRÁS
A Hemobrás afirma apresentar “lucro operacional recorrente nos últimos anos” e que pagou mais de R$ 120 milhões em dividendos à União em 2022 e 2023.
Ao justificar o deficit primário no período, diz haver influência, sobretudo, do “grande volume de investimentos” feitos no acumulado de 2024.
União Europeia não reconhece resultado da eleição presidencial na Venezuela
A União Europeia não reconheceu os resultados das eleições venezuelanas.
Realizadas no último domingo, e das quais o presidente Nicolás Maduro foi proclamado vitorioso em meio a denúncias de fraude da oposição.
Ampla condenação internacional e pedidos por mais transparência na divulgação dos resultados.
Em comunicado, o bloco europeu disse que aceita a veracidade das atas publicadas pela oposição liderada por María Corina Machado.
Ratificando que o candidato opositor “Edmundo González Urrutia parece ser o vencedor por uma maioria significativa”.
“Apesar do seu próprio compromisso, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ainda não publicou as atas oficiais de votação dos colégios eleitorais.
Sem provas que as respaldem, os resultados publicados em 2 de agosto pelo CNE não podem ser reconhecidos”, disse o comunicado.
“Qualquer tentativa de adiar a publicação integral das atas oficiais de votação apenas aumentará as dúvidas sobre a credibilidade dos resultados oficialmente divulgados.”
O bloco também “pede que se proceda a uma nova verificação independente das atas eleitorais.
Se possível por uma entidade de reputação internacional”, e acrescenta que “as autoridades venezuelanas.
Incluindo as forças de segurança, devem respeitar plenamente os direitos humanos, incluindo a liberdade de expressão e de reunião”.
Segundo os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
Maduro recebeu 6,4 milhões dos votos contra 5,3 milhões de González, com base na contagem de 96,87% das atas.
A oposição, entretanto, alega ter cópia de mais de 80% das atas eleitorais ainda não apresentadas pelo CNE e diz que González Urrutia obteve 67% dos votos.
Os documentos da oposição foram publicados na internet de forma independente, mas outras análises corroboram que González recebeu mais votos do que o presidente.
Seguindo os Estados Unidos e o Peru, Equador, Panamá, Uruguai, Guatemala e Costa Rica reconheceram na sexta-feira a vitória de Edmundo González Urrutia nas eleições na Venezuela.
Enquanto isso, Brasil, México e Colômbia tentam conter um efeito cascata na região.
Após conversas sobre a crise, os chanceleres dos três países cogitam ir a Caracas nos próximos dias para tentar negociar uma saída para a crise política do país.
A crise já levou a inúmeros protestos contra os resultados oficiais da eleição, com mais de mil pessoas presas, incluindo lideranças da oposição, e ao menos 11 civis mortos.
Embora organizações de defesa dos direitos humanos afirmem que o número chega a 20.
A icônica banda de rock americana Aerosmith anunciou sua aposentadoria após mais de cinco décadas de carreira. Em um comunicado publicado nas redes sociais, o grupo expressou sua gratidão aos fãs, referindo-se a eles como “os melhores do planeta”. A decisão de encerrar as atividades foi fortemente influenciada pelos problemas vocais enfrentados pelo vocalista Steven Tyler nos últimos anos, o que culminou no fim da banda e no cancelamento da turnê de despedida. Formada por Tyler, Joe Perry, Brad Whitford, Tom Hamilton e Joey Kramer, o Aerosmith construiu uma carreira repleta de sucessos e turnês mundiais. A banda, que se tornou um dos pilares do rock, passou diversas vezes pelo Brasil, com a última apresentação ocorrendo em 2017. Cada membro trouxe uma contribuição única para o som e a presença de palco do grupo, solidificando seu lugar na história da música.
A aposentadoria do Aerosmith marca o fim de uma era para os fãs de rock, que acompanharam a trajetória da banda desde sua formação. Com uma discografia repleta de hits como “Dream On”, “Sweet Emotion” e “I Don’t Want to Miss a Thing”, o grupo deixou uma marca indelével na indústria musical. Suas performances ao vivo, sempre enérgicas e cativantes, serão lembradas como momentos icônicos para os fãs ao redor do mundo. O legado do Aerosmith é significativo e duradouro. A banda não apenas influenciou gerações de músicos, mas também conquistou uma base de fãs leal e apaixonada. Embora a aposentadoria marque o fim de novas músicas e turnês, o impacto do Aerosmith na música rock continuará a ser celebrado por muitos anos.
Veja o comunicado da banda
Queda de avião no interior de São Paulo deixa ao menos três pessoas mortas
Um avião monomotor caiu em uma fazenda localizada em Birigui, interior de São Paulo, na manhã deste sábado (3). Segundo a Polícia Militar, o acidente resultou na morte de pelo menos três pessoas. A aeronave, um modelo 95 A55 com matrícula PS-RCM, pegou fogo após a queda, e as chamas se alastraram, atingindo parte da área de pastagem da propriedade rural. Ainda não há informações detalhadas sobre o número exato de pessoas a bordo do avião no momento do acidente nem sobre possíveis feridos. Uma câmera de segurança capturou o momento da queda. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) foi acionado para investigar o caso. A aeronave envolvida está registrada em Biri (MT).
Veja imagens
O tradicional prato feito, ou PF, conhecido por ser uma opção econômica nos restaurantes.
Não está mais tão acessível. Em várias regiões do país, o preço já ultrapassa os R$ 30. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).
O custo médio de um PF com uma bebida não alcoólica é de R$ 30,80, um aumento de 4,76% em relação ao ano passado, quando o valor era de R$ 29,40. Comparado a 2022, o aumento é ainda mais significativo, chegando a 18%, já que há dois anos o preço era de R$ 26,10.
O diretor-executivo da ABBT, Lucio Capelletto, explicou que a pesquisa, realizada entre março e maio, coincidiu com o desastre no Rio Grande do Sul, que impactou o preço do arroz. No entanto, ele destacou que não há um único fator responsável pelo aumento, mas uma combinação de elementos, incluindo a sazonalidade.
Durante o período da pesquisa, o arroz teve um aumento de 30%, enquanto batatas, verduras e legumes subiram 44%.
Refrigerantes e água mineral aumentaram 6,5%, combustíveis como diesel e gasolina tiveram alta de 11%, e os aluguéis de estabelecimentos comerciais subiram 23% em 2023, com previsão de mais 14% em 2024.
Além do prato principal e da bebida, se o trabalhador optar por uma sobremesa e um café, o custo médio sobe para R$ 52, um aumento de 10% em relação a 2023.
Denis Rezende, dono de um restaurante em São Paulo, afirmou que tem sido difícil não repassar os aumentos aos clientes.
Pois os custos da matéria-prima estão elevados, e as margens de lucro, apertadas.
Ele mencionou que o custo da matéria-prima não pode ultrapassar 30% do valor de venda para que as outras despesas sejam cobertas, mas isso tem sido um desafio.
A região Sudeste registrou os maiores índices de aumento. Florianópolis lidera com um preço médio de R$ 62,54 para uma refeição completa, seguida pelo Rio de Janeiro e São Paulo, com preços médios de R$ 60 e R$ 50, respectivamente.
Para um trabalhador que almoça fora 22 dias por mês, o gasto com alimentação representa entre 21% e 26% do salário médio.
Com recorde de público no Morumbi em 2024, São Paulo vence o Flamengo com gol de Calleri
Com 58.065 pessoas no Morumbi — segundo maior público deste Campeonato Brasileiro e recorde do São Paulo neste ano —, o Tricolor venceu o Flamengo por 1 a 0 pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro e se consolidou na sexta colocação, com 35 pontos.
Brigando por cada bola, o time comandado por Luis Zubeldía foi melhor durante a maior parte do confronto e mostrou que pode brigar por coisas grandes neste ano.
Calleri foi o autor do gol em cabeçada fulminante, Lucas e Ferreirinha jogaram o fino no ataque e Luiz Gustavo finalmente teve uma exibição à altura de um volante de Copa do Mundo. Já o Flamengo estacionou nos 40 pontos e viu o rival Botafogo abrir três na liderança — o Fogão, no entanto, tem uma partida a mais.
Escalado com alguns reservas, o Flamengo só conseguiu melhorar após as entradas de Gerson, que substituiu Bruno Henrique após o intervalo, e Arrascaeta, colocado em campo no lugar de Carlinhos, logo após o gol do São Paulo. Aos 17 minutos, após cobrança de escanteio de Wellington Rato, o argentino Calleri mostrou faro de gol e cabeceou no ângulo, como manda o manual do centroavante. O Mengão, então, viu-se obrigado a agredir o Tricolor. Conseguiu, mas não dominou a partida. O São Paulo também criou chances e poderia até ter ampliado em jogada individual de Lucas Moura.
Bia Ferreira perde para irlandesa, mas fica com o bronze no boxe na Olimpíada de Paris
Bia Ferreira é bronze no boxe em Paris 2024! A brasileira foi derrotada pela irlandesa Kellie Harrington na semifinal da categoria até 60kg feminina e ficou com a medalha.
Mesmo eliminada, a medalha está garantida. Isso porque no boxe olímpico, não existe a disputa pelo terceiro lugar.
A irlandesa Kellie Harrington foi quem venceu Bia na final olímpica de Tóquio, há três anos.
SBT nega que Silvio Santos esteja em estado crítico: ‘Cuidados necessários’
O SBT informou, na tarde deste sábado (3) via nota, o estado de saúde de Silvio Santos. Em nota enviada a Splash, o SBT nega que o comunicador esteja em estado crítico. “O SBT informa que ao contrário do que está sendo especulado na imprensa, o comunicador Silvio Santos não se encontra em estado crítico de saúde.”
A nota informa que Silvio está em recuperação. “Silvio Santos segue no hospital apenas para cuidados médicos necessários, sendo medicado para sua pronta recuperação.”
Na manhã deste sábado (3), o jornal O Globo informou que hospital estaria fazendo “blindagem total”. Ainda de acordo com o jornal, a direção do hospital assumiu o caso. Procurado por Splash, o Hospital Albert Einstein afirma que a assessoria do SBT é a única fonte de informação sobre o paciente.
Nova internação
O apresentador deu entrada no hospital na quinta-feira (1). Segundo a assessoria do SBT, ele foi ao hospital para realizar exames que não podem ser feitos em domicílio:
Ele está bem. Voltou para fazer exames de imagem. Fazem o raio-x em casa. Mas o exame de imagem tem que ser realizado no hospital.Assessoria do SBT em nota enviada a Splash na quinta-feira (1)
Na sexta-feira (2), no entanto, ele seguia internado. Procurado por Splash, o SBT informou que ele continuava passando por exames. “Sem novidade”, informou a assessoria.
Silvio Santos teve um quadro de H1N1 em julho. Na época, após negar que ele estivesse internado, a assessoria do SBT admitiu que ele estava hospitalizado com influenza A: “Ele está sendo medicado e no hospital”, diz comunicado da emissora lido ao vivo por Michelle Barros no “Chega Mais”.
Brasil vence a França e garante classificação para semifinal do futebol feminino em Paris
O Brasil está nas semifinais do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. Em jogo difícil jogando contra as donas da casa, a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0, com gol de Gabi Portilho, aos 36 da segunda etapa, em jogo disputado no Stade de la Beaujoire, em Nantes.
Com a classificação, o Brasil encara a Espanha na próxima fase do torneio. O duelo está marcado para a próxima terça-feira (6), às 16h (de Brasília). Do outro lado da chave, o Estados Unidos enfrenta a Alemanha.
A população brasileira com mais de 60 anos está crescendo e chegou a mais de 32 milhões no Censo do IBGE de 2022. Contudo, também tem sido crescente o índice de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nessa faixa etária. De acordo com boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), na última década, de 2013 a 2023, houve aumento nos casos de sífilis (1.494,44%), hepatite C (180%) e HIV (103,57%) no Rio Grande do Norte. A hepatite B foi a única das ISTs monitoradas que teve uma baixa, de 30,76%.
Nos levantamentos, a Sesap/RN, com base em notificações de sistemas federais, indicou que o total de idosos infectados com HIV era de 28, em 2013, chegando a 57, em 2023, número que ultrapassa o dobro. A incidência de sífilis aumentou quase 15 vezes nesse período, passando de 18 para 287 casos. Dados referentes à hepatite B apresentaram redução de 13 para nove. Quase dobrou o número de casos de hepatite C: de 20 para 56.
Conforme o Ministério da Saúde, as ISTs “são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada”. São exemplos de ISTs: herpes genital, sífilis, gonorreia, clamídia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), além das hepatites virais B e C.
Dados no RN
Casos de HIV em 2013: 28
Casos de HIV em 2023: 57
Aumentou em 103,57%
Casos de sífilis em 2013: 18
Casos de sífilis em 2023: 287
Aumentou em 1.494,44%
Casos de hepatite B em 2013: 13
Casos de hepatite B em 2023: 9
Diminuiu em 30,76%
Casos de hepatite C em 2013: 20
Casos de hepatite C em 2023: 56
Aumentou em 180%
VENEZUELA: Contagem de atas feita pela Associated Press mostra González com 6,89 milhões de votos; número oficial mostra Maduro com 6,4 milhões
Uma contagem realizada pela Associated Press (AP) de atas eleitorais da Venezuela divulgadas na última sexta-feira (2) pela oposição do país mostra, segundo a agência, que Edmundo González recebeu significativamente mais votos nas eleições do último domingo do que o governo diz que Maduro obteve.
A AP processou quase 24 mil imagens de atas eleitorais, que representavam os resultados de 79% das urnas de votação do país. Cada folha continha contagens de votos cifrados em QR codes, que a AP decodificou através de um programa e analisou, resultando em um total de 10,26 milhões de votos.
Segundo os cálculos da agência de notícias, González recebeu quase meio milhão a mais do que o governo diz que Maduro obteve.
Contagem da AP* de atas eleitorais divulgadas pela oposição (representando de 79% das urnas de votação do país):
- Edmundo González: 6,89 milhões de votos
- Nicolás Maduro: 3,13 milhões de votos
*O formato dos números – com duas casas depois da vírgula – respeita o padrão divulgado pela agência.
Já com base na contagem oficial do Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
Que é responsável pelas eleições no país e presidido por um aliado de Maduro, com 96,87% das atas apuradas, os números foram os seguintes:
- Nicolás Maduro teve 6.408.844 votos
- Edmundo González teve 5.326.104 votos
O CNE, porém, não apresentou as atas —os boletins de urna que detalham os resultados—, o que tem sido objeto de cobrança de autoridades e países, entre os quais o Brasil.
Sob pressão internacional, o conselho atualizou na sexta os resultados da eleição da Venezuela e reafirmou Maduro como vencedor com os números acima.
Elvis Amoroso, presidente do CNE, atribuiu a demora na atualização dos resultados a “ataques informáticos massivos de várias partes do mundo” que “retardaram a transmissão das atas e o processo de divulgação dos resultados”.
A AP não conseguiu verificar independentemente a autenticidade das 24.532 atas fornecidas pela oposição. A agência de notícias extraiu dados com sucesso de 96% das atas. A qualidade das imagens restantes (4%) era muito ruim para serem analisadas.
González e a líder opositora María Corina Machado disseram na segunda-feira que haviam assegurado as atas das seções eleitorais em nível nacional e que elas mostravam que Maduro perdeu de forma esmagadora sua tentativa de governar por um terceiro período de seis anos.
Inicialmente, a oposição divulgou cópias das atas digitalizadas através de um link. Mas na última sexta-feira, após vários dias de ataques de Maduro e de pessoas próximas ao seu governo contra González e Machado, deu acesso público às bases de dados diretamente.