O rei Charles III, de 75 anos, agradeceu neste sábado, 10, as mensagens de apoio recebidas após ter sido diagnosticado com câncer na semana passada. Esta é a sua primeira declaração sobre o caso desde que a notícia veio à tona. “Gostaria de expressar meu mais sincero agradecimento pelas numerosas mensagens de apoio e bons desejos que recebi nos últimos dias”, disse. “Como todos que enfrentaram o câncer sabem, esses pensamentos tão amáveis são o maior consolo e encorajamento”, complementou. Na mensagem, ele aproveitou para enfatizar que é “igualmente esperançoso” ouvir como tem crescido a preocupação com a doença desde que divulgou seu diagnóstico. O monarca também declarou que é muito grato às orgainzações que apoiam pacientes com câncer e suas famílias, no Reino Unido e no mundo. O rei já está em tratamento e afastado de suas obrigações públicas por tempo indeterminado.
10 de fevereiro de 2024
O atacante Lázaro, recém-apresentado como reforço do Palmeiras, já participou de seu primeiro treino neste sábado, 10, com a equipe e está disponível para o técnico Abel Ferreira. O jogador teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário na quinta-feira e agora está apto para o próximo compromisso do time. Lázaro expressou sua felicidade em treinar com o grupo e afirmou que está disposto a trabalhar duro para evoluir tanto dentro quanto fora de campo. O atleta chega ao clube por empréstimo do Almería, da Espanha, até o final de 2024, com opção de compra e extensão da cessão. O Palmeiras, atual bicampeão estadual e líder do Grupo B no Campeonato Paulista, está invicto há 11 jogos. Essa sequência invicta é a mais longa entre os times da Série A do Brasileirão deste ano. No Campeonato Paulista, o Palmeiras não perde há 32 jogos na fase de grupos, com 24 vitórias e oito empates. A última derrota ocorreu em abril de 2021 contra a Inter de Limeira.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu neste sábado (10) liberdade provisória para o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Moraes manteve medidas cautelares, que são exigência que Valdemar deverá cumprir em liberdade.
Valdemar foi preso na quinta-feira (8), durante buscas e apreensões feitas por agentes da Polícia Federal na sede do PL. O político estava com uma arma, mas sem licença para usá-la, o que o levou à detenção.
Posteriormente, a PF encontrou uma pepita de ouro com Valdemar, e ele foi preso também por suspeita de usurpação mineral. Para esse flagrante, não há fiança.
Na sexta (9), Moraes havia convertido a prisão em flagrante em prisão preventiva, que não tem prazo determinado para acabar.
Agora, em razão de parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), da idade de Valdemar — 74 anos –, e do crime não ter sido cometido com violência ou grave ameaça, Moraes decidiu pela soltura.
VÍDEO: Cantor Oh Polêmico para trio no carnaval de Salvador e reclama: “Um monte de homem se beijando”
O cantor Oh Polêmico causou polêmica após pedir para parar o trio durante a passagem pelo Circuito Dodô.
Na Barra, no carnaval de Salvador na noite dessa sexta-feira (9/2).
Ele pede “segura, segura, segura” e completa: “Um monte de homem se beijando”. Na sequência, o cantor de hits como Samba do Polly e Pitbull Enraivado diz: “Vai curtir o bloco, cheio de mulher aqui”.A
Hamas mantinha túnel de comando sob agência da ONU em Gaza, diz Israel; Chefe da agência diz que não sabia da existência da estrutura
As forças israelenses descobriram uma rede de túneis com centenas de metros de comprimento que passa parcialmente sob a sede da UNRWA em Gaza, disseram os militares.
Que ainda chamaram a estrutura de “nova evidência da exploração da principal agência de ajuda humanitária aos palestinos pelo Hamas”.
Engenheiros do Exército conduziram repórteres de veículos estrangeiros pelas passagens recém-encontradas.
A visita acontece em um momento de crise para a UNRWA.
Que lançou uma investigação interna para apurar as acusações de que a agência tinha militantes infiltrados.
A entidade viu uma série de países doadores congelarem o financiamento devido a alegações feitas no mês passado por Israel de que alguns de seus funcionários também atuaram como agentes do Hamas.
Os palestinos acusaram Israel de falsificar informações para manchar o nome a UNRWA.
Que emprega 13 mil pessoas na Faixa de Gaza e tem sido uma tábua de salvação há anos para a população, que precisa de ajuda.
A agência gerencia escolas, postos de saúde para cuidados primários e outros serviços sociais, além de distribuir ajuda.
A sede da UNRWA fica na cidade de Gaza, entre as áreas do norte que tropas e tanques israelenses invadiram no início da guerra.
Que já dura quatro meses, contra a facção islâmica governante Hamas, fazendo com que centenas de milhares de civis fugissem para o sul.
Os repórteres que participaram da viagem fortemente escoltada entraram em um poço próximo a uma escola na periferia do complexo da ONU, descendo até o túnel revestido de concreto.
Após vinte minutos de caminhada pela passagem sufocante, quente, estreita e ocasionalmente sinuosa.
Eles chegaram à sede da UNRWA, disse um tenente-coronel do exército que liderava o passeio.
“Tudo é conduzido a partir daqui.
Toda a energia para os túneis por onde vocês passaram é enviada daqui”, disse o tenente-coronel, que informou apenas o primeiro nome, Ido.
“Este é um dos comandos centrais da inteligência.
Este lugar é uma das unidades de inteligência do Hamas, de onde eles comandaram a maior parte do combate.”
Mas Ido disse que o Hamas parecia ter evacuado o túnel diante do avanço israelense,.
Cortando preventivamente os cabos de comunicação que passavam pelo chão do porão da sede da UNRWA, conforme ele mostrou durante a visita.
Philippe Lazzarini, chefe da agência da ONU para os refugiados palestinos.
Disse na rede social ‘X’ que não sabia que os terroristas palestinos do Hamas tinham construído um túnel com centenas de metros mesmo por baixo da sede da sua agência.
Em um comunicado, a UNRWA afirmou ter desocupado a sede em 12 de outubro.
Cinco dias após o início da guerra, e que, portanto, “não poderia confirmar ou comentar” a descoberta israelense.
“A UNRWA… não tem conhecimentos militares e de segurança, nem capacidade para realizar inspeções militares do que está ou poderá estar sob as suas instalações”, afirmou o comunicado.
“No passado, sempre que (uma) cavidade suspeita era encontrada perto ou sob as instalações da UNRWA, cartas de protesto eram prontamente apresentadas às partes no conflito.
Incluindo tanto as autoridades de facto em Gaza (Hamas) como as autoridades israelenses”.
O número de casos prováveis de dengue no Brasil em 2024 chegou a 408 mil, segundo atualização de 6ª feira (9.fev.2024) do Ministério da Saúde. As vítimas confirmadas da doença chegaram a 62, enquanto outras 279 mortes suspeitas estão sendo investigadas.
A média nacional de casos de dengue é de 201 casos/100 mil habitantes. Mas, em alguns Estados, esse coeficiente é bem maior. O DF (Distrito Federal), por exemplo, registra mais de 1.700 casos/100.000 habitantes. Na sequência proporcional de casos, aparecem Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.
Em número absoluto, Minas Gerais lidera, com mais de 143 mil pessoas registradas com dengue, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Paraná.
Na outra ponta, com menos casos registrados, aparecem 2 Estados do Nordeste: Piauí e Paraíba. As mulheres são as mais afetadas, com 55% dos registros, contra 45% dos homens.
O número de mortes, 62, praticamente não aumentou comparando as primeiras 5 semanas deste ano, com o mesmo período do ano passado, quando a dengue matou 61 pessoas.
Já o número de casos graves mais do que triplicou. Nas 5 semanas deste ano, foram quase 4.600 casos, contra 1.355 registros, no mesmo período, em 2023.
‘Bolsonaro reitera postura de jamais recorrer à medida de força contra ordem democrática’, diz defesa do ex-presidente sobre vídeo
Em nota enviada à imprensa no fim da noite desta sexta-feira, 9, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que “o vídeo divulgado oficialmente hoje pela autoridade judiciária responsável pelo inquérito mostra a realização de uma reunião ministerial rotineira em que todos os presentes puderam manifestar publicamente sua opinião a respeito da conjuntura daquele momento de 22 de julho de 2022”.
De acordo com os advogados Paulo Amador da Cunha Bueno, Daniel Bettamio Tesser e Fabio Wajngarten.
O encontro retratado nas imagens que vieram à tona nesta sexta-feira trata, fundamentalmente, “da cobrança para com o time de ministros dele para que atuem de maneira organizada”.
Como mostrou o site da Jovem Pan, uma gravação foi apreendida pela Polícia Federal na casa do tenente-coronel Mauro Cid e foi divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) hoje.
Apesar do conteúdo do vídeo mostrar o ex-presidente pedindo uma “reação” dos ministros a respeito de uma suposta fraude no sistema eleitoral.
A defesa de Bolsonaro alega que “na reunião ministerial o ex-presidente Bolsonaro reitera.
Mais uma vez, sua postura de jamais recorrer a qualquer medida de força contra a ordem democrática.
Bem ao seu estilo veemente, o ex-mandatário reafirma seu compromisso de agir sempre dentro das quatros linhas da Constituição.
Opinião pública já conhecida pela sociedade brasileira”.
No vídeo, é possível ver a presença de Anderson Torres (ex-Justiça), general Augusto Heleno (ex-Gabinete de Segurança Institucional).
Paulo Sérgio Nogueira (ex-Defesa), Mário Fernandes (ex-chefe-substituto da Secretaria-Geral da Presidência da República) e Walter Braga Netto (ex-Casa Civil).
Todos foram alvos da operação Tempus Veritatis deflagrada na quinta-feira, 8.
Pela Polícia Federal, em uma investigação de organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.
Série Ouro do Carnaval do Rio é marcada por falhas, rainha sem fantasia, incêndio e atrasos
A Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, também conhecida como Grupo de Acesso, teve início na sexta-feira, 9, às 21h, e contou com o desfile de oito escolas de samba que buscam uma vaga no Grupo Especial em 2025.
E a festa na Marquês de Sapucaí foi marcada por muitas cores, emoção e imprevistos.
Primeira escola a pisar na avenida, a União do Parque Acari viveu minutos de tensão devido ao atraso da rainha de bateria, Rose Nascimento.
A musa chegou atrasada e deu entrada na Sapucaí quando a bateria já estava no primeiro recuo – o que deve prejudicar as notas da escola.
Na sequência, Império da Tijuca também teve problemas com a rainha de bateria. Desta vez, Laynara Telles precisou começar o desfile descalça e sem partes da fantasia, ficando com a roupa completa apenas no recuo da bateria.
A escola também sofreu um princípio de incêndio em um carro alegórico e Bombeiros chegaram a retirar integrantes da agremiação.
Dando sequência aos desfiles, a Acadêmicos do Vigário Geral enfrentou uma dificuldade diferente: com contingente reduzido na Sapucaí, ela precisou desacelerar para atingir o tempo mínimo de desfile.
Já a Inocentes de Belford Roxo se apresentou sem grandes contra-tempos, trazendo luxo e samba-enredo em homenagem aos camelôs, incluindo Silvio Santos.
Outra escola a enfrentar dificuldades na avenida, a Estácio de Sá estourou o tempo em 18 segundos e deve perder pontos na apuração, enquanto a União de Maricá.
Favorita para o título que garante acesso ao Grupo Especial, estrou na Marquês de Sapucaí com desfile luxuoso e participação de Valéria Valenssa.
Acadêmicos de Niterói trouxe um desfile regular e também sofreu com erros na evolução, com a última alegoria precisando ser empurrada em diversos momentos.
A escola de samba também sofreu com vazamentos de áudio no som oficial do Sambódromo.
Encerrando a noite, a Unidos da Ponte também passou correndo pela avenida e precisou desacelerar para respeitar o tempo mínimo do desfile.
A escola enfrentou problemas em diversas alegorias e a primeira delas ficou dividida em duas partes.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Suspendeu o novo júri dos réus pelo incêndio da Boate Kiss, inicialmente marcado para acontecer em 26 de fevereiro.
A decisão antede a pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Segundo Toffoli, um segundo júri poderia ter um resultado diferente do primeiro e causar “tumulto processual” se fosse realizado antes do julgamento dos recursos contra a anulação do primeiro julgamento.
A anulação do primeiro julgamento ocorreu por decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça gaúcho.
Desde então, os quatro réus estão em liberdade, já que as condenações foram anuladas.
O incêndio na Boate Kiss aconteceu em janeiro de 2013.
Na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e causou a morte de 242 pessoas, além de deixar mais de 600 feridos.
As vítimas tinham, em média, 23 anos de idade.
Os réus que seriam julgados novamente são Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, sócios da boate, Marcelo de Jesus dos Santos.
Vocalista da banda Gurizada Fandangueira, e Luciano Bonilha Leão, auxiliar de palco.
Carnaval de São Paulo: Tarado Ni Você, MinhoQueens, Agrada Gregos e outros megablocos agitam a cidade
O Carnaval de São Paulo oferece diversas opções para os foliões que gostam de megablocos, carinhosamente chamamos de ‘bloquinhos’.
Na capital paulista, a folia começa neste sábado com a concentração que teve início às 9h do bloco Tarado Ni Você.
Tarado Ni Carnaval!, que tem como proposta reviver o carnaval de marchinhas através das músicas do renomado Caetano Veloso.
Logo em seguida, às 12h, o MinhoQueens anima o Minhocão com sucessos nacionais e internacionais das maiores divas do mundo, enquanto o Parque Ibirapuera será palco, mais uma vez, do tradicional Agrada Gregos a partir das 13h,.
Com uma mistura de pop, axé, funk, bagaceira e sertanejo ao ar livre. Outras regiões também trazem opções aos foliões.
Na Vila Mariana, o bloco Siga La Pelota se apresenta a partir das 10h, com um repertório que inclui Daniela Mercury, Margareth Menezes, Ara Ketu, Olodum, Jorge Ben, Caetano, Amelinha.
O Rappa e muito mais. Já o bloco Amoribunda, da Aclimação, se reúne às 14h.
Confira quais são as linhas de ônibus com viagens extras para atender ao público no carnaval de Natal
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que as viagens de algumas linhas do sistema de transporte público coletivo para atendimento ao Carnaval 2024.
No primeiro dia de carnaval, a operação atenderá o Polo Petrópolis.
As linhas O-21 (Felipe Camarão, via Alecrim), O-33 (Planalto, via Av. Prudente de Morais/BR-101), L-52 (Pirangi, via Alecrim) e O-59 (Guarapes, via Bom Pastor) terão uma viagem saindo às 01h15.
Todas as linhas partirão da parada localizada na Rua Mossoró x Av. Prudente de Morais. Assim, o folião que estiver no palco localizado na Praça Pedro Velho (Praça Cívica) deve se deslocar parada da Rua Mossoró para realizar o embarque.
Além desses reforços, haverá a operação normal da linha A (Rocas/Ribeira/Petrópolis/Zona Norte), com viagens às 23h40 e 01h30, saindo do Terminal Rocas.
As viagens corujão da linha O-33 também circularão, saindo do Planalto às 00h06 e 02h30, passando no Polo Petrópolis às 00h50 e 03h10.
Nesses dias, os polos Rocas, Centro Histórico e Petrópolis contarão com viagens extras nas linhas O-21 (Felipe Camarão, via Alecrim), O-33 (Planalto, via Av.
Prudente de Morais/BR-101), L-52 (Pirangi, via Alecrim) e O-59 (Guarapes, via Bom Pastor) terão uma viagem saindo às 00h15.
Os pontos de embarque são: nas Rocas, o Terminal Rocas localizado na Av. Duque de Caxias. No Centro Histórico, a Parada Metropolitana localizada na Rua Padre João Manoel.
Já em Petrópolis, a parada localizada na Rua Mossoró x Av. Prudente de Morais.
Assim, o folião que estiver no palco localizado na Rua Décio Fonseca (Rocas), Praça André de Albuquerque (Centro Histórico) ou Praça Pedro Velho (Praça Cívica
Petrópolis) deve se deslocar para os respectivos pontos de embarque.
Em Ponta Negra, as viagens extras serão realizadas às 01h15 nas linhas N-60 (Pajuçara, via Av. Nevaldo Rocha), N-77 (Parque dos Coqueiros, via Av. Nevaldo Rocha), N-79 (Parque das Dunas, via Av. Nevaldo Rocha) e E (Cidade da Esperança/Cidade Nova/Felipe Camarão).
Todas as linhas partirão da altura do Praia Shopping, na Av. Eng. Roberto Freire, de onde seguirão para as suas origens. Assim, o folião que estiver no palco localizado na Praça Ecológica de Ponta Negra deve se deslocar ao Praia Shopping para realizar o embarque.
Além das viagens extras, haverá a operação normal da linha E às 00:30 e 02h30, passando no Polo Ponta Negra às 01h10 e 03h10. As viagens corujão da linha N-73 também circularão, saindo do Santarém às 00h40 e 02h40, passando no Polo Petrópolis às 01h20 e 03h20.
STF converte prisão de Valdemar em preventiva e mantém aliados de Bolsonaro presos
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes converteu em preventiva a prisão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, nesta sexta-feira (9). Na quinta-feira (8), ele foi preso em flagrante durante operação da Polícia Federal (PF).
A prisão preventiva não tem prazo para acabar e mantém o presidente do PL preso por mais tempo.
Moraes ainda deu o prazo de 24 horas para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre o pedido de liberdade provisória apresentado pela defesa de Valdemar.
Procurado pela CNN, o advogado de defesa de Valdemar, Marcelo Bessa, preferiu não se manifestar.
As despesas com pessoal e encargos sociais da União voltaram a subir em 2023. Depois de 3 anos de queda, o gasto subiu, em termos reais, 2,8% no 1º ano do 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O país gastou R$ 369,4 bilhões com a cifra no ano passado ante R$ 259,2 bilhões em 2022.
Sob o governo Jair Bolsonaro (PL), as despesas com o funcionalismo tinham caído 10,5%. Foi a 1ª gestão desde Fernando Henrique Cardoso que reduziu os valores em termos reais. Lula concedeu reajuste de 9% a funcionários públicos em 2023. Defendeu o aumento salarial no setor público e a maior contratação de pessoas.
Os dados são do Tesouro Nacional de dezembro. Apesar da alta registrada em 2023, o valor é menor que o registrado anualmente de 2013 a 2021. A despesa com pessoal e encargos sociais em 2022 foi a mais baixa desde 2009, ou 13 anos.
O prazer anal ainda é um grande tabu entre homens heterossexuais. Contudo, uma pesquisa da Sexlog encomendada exclusivamente para o Metrópoles aponta que 62,13% dos homens héteros aceitariam receber o famoso fio terra durante o sexo se a parceira pedisse.
Além disso, 43,90% afirmam que já receberam e gostaram, enquanto apenas 4,29% já receberam e não gostaram.
Entre os entrevistados, 78,41% disseram não acreditar que um fio terra tenha alguma relação com orientação sexual, enquanto 21,59% afirmam que acredita.
Apesar de todo ser humano ter um ânus e poder sentir prazer com ele, ainda existe a crença de que é uma “área proibida” para homens héteros, ainda que o estímulo seja feito por mulheres. Essa crença, além de preconceituosa, está longe de ser verdade.
“Por causa da eterna necessidade de autoafirmação masculina, a prática é, pelas mulheres que propiciam e pelos homens que a recebem, associada à homossexualidade. Mas não tem a ver com orientação sexual. Muitas mulheres são adeptas do sexo anal pelo prazer que sentem. A mesma sensação pode ser vivenciada pelos homens”, conta a sexóloga e psicoterapeuta Poema Ribeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou os últimos 10 dias para fazer eventos públicos com 4 governadores de oposição, que apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
Até agora em 2024, visitou 6 Estados diferentes. Fechou seu giro dos últimos dias indo na 5ª feira (8.fev.2024) a Belo Horizonte, em Minas Gerais, pela 1ª vez desde que voltou ao Planalto. Está num intensivo para as eleições municipais –que serão em 240 dias.
Nos discursos dos 15 compromissos públicos até aqui, sempre prega união, mesmo que faça críticas frequentes a Bolsonaro e opositores.
O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte n.º 06 de 2024, emitido nesta sexta-feira (9), informa que 43 trechos analisados estão próprios para banho e 8 trechos encontram-se impróprios.
Os pontos identificados como impróprios são:
Praia de Ponta Negra (Free Willy, Calçadão, Acesso Principal, Morro do Careca); Praia de Miami.
Areia Preta (Praça da Jangada) em Natal; Rio Pium (Ponte Nova), em Parnamirim; Praia de Maracajaú, em Maxaranguape.
Foram coletadas e classificadas 51 amostras de água em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Baía Formosa.
Canguaretama, Tibau do Sul, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau.
A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas.
A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação.
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.
As informações completas do boletim estão disponíveis em: idema.rn.gov.br.
Lula promete aumentar doações à agência da ONU acusada de ligação com Hamas nos ataques terroristas contra Israel
O presidente Lula afirmou que o Brasil vai aumentar a doação de recursos públicos à Agência das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).
O movimento é o oposto ao dos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e mais de uma dezena de outros países, que suspenderam o financiamento ao principal órgão da ONU na Faixa de Gaza após o escândalo do envolvimento direto de funcionários da agência com os ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro.
Durante visita à Embaixada da Palestina em Brasília, na noite de quinta-feira, 8, Lula criticou a decisão de mais de 16 países de cortar o financiamento da UNRWA.
“O Brasil exorta a comunidade internacional a manter e reforçar suas contribuições para o bom funcionamento das suas atividades.
Meu governo fará aporte adicional de recursos para a agência”.
Disse o petista, de acordo com discurso divulgado na sexta pelo Palácio do Planalto.
“O Brasil também integra a Comissão Consultiva da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA). As recentes denúncias contra funcionários da UNRWA precisam ser devidamente investigadas, mas não podem paralisá-la.”
Países suspendem financiamento da UNRWA
A suspensão do financiamento à Agência das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).
Por parte de vários países ocorreu após o escândalo do envolvimento direto de funcionários da agência com os ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro.
A decisão, que compromete a própria existência da entidade.
Segue o depoimento de Hillel Neuer, diretor da UN Watch.
Ao Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos EUA em 30 de janeiro de 2024.
Neuer apresentou evidências de que aproximadamente 10% dos 13.000 funcionários da UNRWA estavam associados a grupos terroristas.
Como Hamas e Jihad Islâmica, e que pelo menos 12 deles participaram diretamente do Massacre de 7 de outubro.