15 de dezembro de 2023
Brasil cai para 11º lugar no ranking da Fifa de futebol feminino; veja a lista
A seleção brasileira feminina caiu para 0 11º lugar no ranking da Fifa, divulgado pela entidade nesta sexta-feira, 15.
O Brasil foi ultrapassado pela Coreia do Norte ocupando o nono lugar, acima do Canadá, que fecha o top 10.
É a primeira vez desde 2019 que a seleção feminina fica de fora do top-10 do ranking.
A pior colocação foi justamente o 11º lugar que foi sua pior colocação desde a criação do ranking em 2003.
Em 2009, o Brasil alcançou sua melhor posição, terminando a temporada em terceiro lugar e chegando a ocupar a vice-liderança ao longo do ano.
Após conquistar a Copa América em 2022, sob o comando da treinadora sueca Pia Sundhage, a seleção brasileira teve como um dos momentos mais importantes de 2023 a disputa da Finalíssima contra a campeã europeia Inglaterra.
Após empate no tempo normal, as inglesas venceram nos pênaltis e ficaram com o título. Na Copa do Mundo, o Brasil foi eliminado na fase de grupos, terminando em terceiro lugar no Grupo F.
Pela primeira vez na história, a Espanha, atual campeã mundial, assumiu a liderança do ranking.
Ela se junta aos Estados Unidos, Suécia e Alemanha como as únicas equipes a alcançar essa posição.
Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar, seguidos pela França em terceiro.
A Inglaterra, vice-campeã do mundo, está em quarto lugar, enquanto a Suécia caiu para o quinto lugar. Holanda, Japão, Coreia do Norte e Canadá completam o top 10.
Desde a última atualização do ranking em agosto, outras seleções tiveram compromissos mais importantes do que amistosos, como as eliminatórias europeias para o Torneio Olímpico de Futebol Feminino Paris 2024 e os jogos da Liga das Nações Femininas da UEFA.
Enquanto isso, as seleções da Ásia, África, América do Norte e América Central estiveram envolvidas em partidas de qualificação para seus respectivos torneios continentais.
Confira o top 11 do ranking do futebol feminino da Fifa:
- Espanha: 2066,05
- Estados Unidos: 2045,12
- França: 2021,69
- Inglaterra: 2014,19
- Suécia: 1998,09
- Alemanha: 1987,25
- Holanda: 1986,84
- Japão: 1978,01
- Coreia do Norte: 1950,87
- Canadá: 1948,58
- Brasil: 1941,08
Nova onda de calor deve fazer temperaturas chegarem perto dos 40ºC no SP e no RJ
Uma nova onda de calor e alertas de chuvas atingem diferentes regiões do Brasil nesta sexta-feira.
Na região sul, a chuva persiste no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina devido à frente fria.
No Sudeste, o tempo firme será predominante.
Com uma nova onda de calor, as temperaturas podem chegar perto dos 40°C em algumas cidades do interior de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A economia paulista gerou neste ano um impacto positivo no mercado de trabalho do Estado. De acordo com a pesquisa Emprego Formal da Fundação Seade.
Entre janeiro e outubro de 2023, São Paulo criou mais de 500 mil empregos com carteira assinada.
Os números revelam um crescimento consistente, com um saldo de 69 mil vagas apenas no último mês.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) comemorou os resultados, destacando a abrangência geográfica das oportunidades.
“Criamos mais de meio milhão de empregos com carteira assinada em dez meses, todos os setores da economia foram contemplados com mais oportunidades no interior, litoral e grandes centros.
O governo de São Paulo é parceiro de quem produz e gera riquezas e vamos continuar movimentando as alavancas para o aquecimento cada vez mais expressivo do emprego, abrindo portas e gerando renda para a população”, disse.
O estoque total de empregos formais no Estado atingiu a marca de 13,6 milhões, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram a construção (0,7%), serviços (0,6%), comércio (0,5%) e indústria (0,3%).
Dentro do setor de serviços, foram destaques atividades administrativas e serviços complementares, com 27 mil novas posições, seguidas por alojamento e alimentação, que gerou mais 3.000 empregos.
Em números absolutos, o mês de outubro registrou a criação de 44.112 empregos em serviços, 13.935 no comércio, 5.405 na construção e 7.842 na indústria.
Considerando os últimos 12 meses, São Paulo obteve um saldo de 403 mil novos empregos.
Representando um crescimento de 3,1%, muito próximo à média nacional de 3,4%.
Este desempenho corresponde a 28% do total de 1,5 milhão de novos empregos no país, evidenciando a contribuição significativa do Estado para a recuperação econômica.
Todos os setores de atividade em São Paulo apresentaram resultados positivos na geração de empregos nos últimos 12 meses: serviços (239 mil), comércio (69 mil).
Construção (52 mil), indústria (29 mil) e agricultura (13 mil).
Os resultados mais expressivos foram na capital (128 mil), na Grande São Paulo (74 mil) e nas regiões de Campinas (61 mil).
Sorocaba (21 mil) e São José dos Campos (21 mil), que, juntas, responderam por 76% dos empregos gerados no Estado.
Esposa de Carlos Alberto de Nóbrega dá detalhes sobre estado de saúde do humorista
O humorista Carlos Alberto de Nóbrega foi internado na tarde de quinta-feira, 14, para tratar sequelas de um acidente doméstico.
Em São Paulo, o apresentador do ”A Praça É Nossa” passou por uma cirurgia para tratar e conter o aumento de um coágulo na cabeça, que surgiu após queda no dia 14 de novembro deste ano. Nas redes sociais, a esposa do artista, deu detalhes sobre o estado de saúde e a recuperação de Carlos Alberto. “Graças a Deus ele está bem e muito confiante.
Te amo, meu amor. Obrigada pelas orações de vocês e energias positivas! Deu tudo certo! Viva! Obrigada, Deus; obrigada, Nossa Senhora.
Que a recuperação do meu marido seja plena”, escreveu.
Neste ano, Carlos Alberto de Nóbrega foi internado no Hospital Sírio Libanês em outra ocasião, em agosto de 2023, após ser diagnosticado com Covid-19.
O humorista Carlos Alberto de Nóbrega, de 87 anos, foi internado nesta quinta-feira, 14, em São Paulo. Um mês após sofrer um acidente doméstico, o apresentador do “A Praça É Nossa” foi encaminhado para cirurgia para se recuperar de coágulo formado na cabeça.
O médico pessoal do artista o orientou a passar por procedimento cirúrgico para evitar o aumento e futuras complicações da massa de sangue. A operação deve acontecer nesta tarde.
A sequela veio após Nóbrega sofrer uma queda em sua casa, durante folga com a família. O humorista, no entanto, passa bem e deve receber alta hospitalar em breve.
O procedimento não deve afetar sua agenda de programas no SBT, uma vez que os trabalhos estão gravados para até janeiro de 2024.
As informações foram confirmadas para o site da Jovem Pan por meio da assessoria do artista.
Veja toda programação Natal Iluminado leva apresentações e atividades para o centro de São Paulo
Os preparativos para o Natal na cidade de São Paulo já estão a pleno vapor, com decorações espalhadas por todo centro da capital paulista.
Além disso, o público ainda pode conferir as apresentações do “Natal Iluminado 2023”, iniciativa da Associação Comercial de São Paulo que conta com árvore de Natal interativa, espetáculo de luzes, pista de patinação no gelo e diversas outras atividades até o dia 26 de dezembro.
A abertura oficial da iniciativa ocorreu na Catedral da Sé, com cerimônia marcada pelo concerto natalino da Banda Sinfônica de Heliópolis.
Com decoração temática, Papai Noel e praça de alimentação com foodtrucks, o objetivo da programação é divertir toda a família, como destaca o diretor-geral do Natal Iluminado, Gui Afif, em entrevista à Jovem Pan News: “Durante todos os dia até o natal teremos o Reisado, que ficará rodando pelas ruas do centro.
Na Praça do Patriarca nós fizemos uma grande instalação de bolhas com iluminação em toda a praça e a árvore de Natal da Prefeitura, que tem 20 metros de altura e toda de LED, além de um balé aéreo no edifício da Prefeitura”.
A ideia é levar os paulistanos de volta ao centro da cidade, que tem sido esvaziado devido à insegurança, como ressalta Afif: “A Prefeitura criou uma estrutura de segurança para fazer com que as pessoas se sintam seguras de virem ao centro, e criou uma série de atrações para poder fazer com que as pessoas de diferentes classes sociais, raças e credos convivam e possam ter direito à cidade (…) A gente está em um processo de construção dessa ocupação do centro, e ele nunca é fácil.
A gente começou no ano passado, pós-pandemia, e esse ano a gente já teve um resultado muito superior ao do ano passado. Ainda tem muito mais para crescer, mas estamos muito felizes porque o resultado desse ano foi acima do esperado”. Confira abaixo a programação completa.
Árvore de Natal
Árvore interativa com 20 metros de altura e 15 camadas de luzes LED.
- Data: De 14 a 26 de dezembro de 2023
- Horário: 24 horas
- Local: Em frente à sede da Prefeitura, no Edifício Matarazzo – Viaduto do Chá, 15, Centro
Instalação “Bolhas”
Mais de 50 bolhas retroiluminadas estampadas com obras dos artistas do coletivo Os Tupys.
- Data: De 14 a 26 de dezembro de 2023
- Horário: 24 horas
- Local: Praça do Patriarca, Centro
Espetáculo de Luzes – Moving Lights
Espetáculo de luzes concebido por Zé Carratu, projetado na Praça do Patriarca.
- Data: De 14 a 26 de dezembro de 2023
- Horário: Das 17 às 22 horas
- Local: Praça do Patriarca, Centro
Balé Aéreo no Edifício Matarazzo
Apresentação artística com formação de presépio vivo.
- Data: De 14 a 23 de dezembro de 2023
- Horários: 19 e 21 horas (duas apresentações por dia)
- Local: Edifício Matarazzo – Viaduto do Chá, 15, Centro
Desfile dos Reis Magos – Reisado Elétrico
Procissão com os Reis Magos pelas ruas e praças do Centro.
- Data: De 14 a 23 de dezembro de 2023
- Horários: 19 e 21 horas (duas apresentações por dia)
- Local: A partir do Edifício Matarazzo, pelas ruas do Centro
VIDEO: Lula diz que está feliz em ter um ‘ministro comunista’ no STF em evento do PT
O presidente Lula afirmou em discurso nesta quinta-feira, 14, durante a 4ª Conferência Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT).
Que está contente por colocar um “ministro comunista” no Supremo Tribunal Federal (STF).
A fala do petista faz referência à aprovação de Flávio Dino para ocupar a vaga de Rosa Weber na Suprema Corte.
O ministro da Justiça foi indicado pelo chefe do Executivo e, após passar por sabatina no Senado Federal na quarta-feira, 13, foi aprovado com 47 votos a favor ante 31 contrários e duas abstenções.
“Estou feliz hoje porque pela primeira vez na história desse país nós conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista.
O companheiro Flávio Dino”, afirmou Lula enquanto era ovacionado pela plateia.
Criticado pela oposição pela sua postura, Dino costuma ser chamado pelos opositores de “comunista”.
O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para destacar que “a gente conversa com quem é eleito, porque a gente tem voto e.
Assim, vai conseguindo aprovar as coisas que nós aprovamos”, justificando os motivos pelos quais ele dialoga com diferentes partidos.
“O Brasil é de vocês porque vocês já cumpriram mais uma etapa, vocês podem nos cobrar para termos o que fazer”, disse ao jovens presentes no evento.
Governo não descarta levar desoneração da folha ao STF, diz Randolfe Rodrigues
Após o Congresso Nacional derrubar o veto ao projeto que prorroga até 2027 a desoneração da folha de 17 setores.
O governo não descarta recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal).
A informação foi revelada pelo senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), nesta quinta-feira, 14.
“Vamos ouvir a Advocacia-Geral da União, mas o governo não descarta a hipótese de vir a judicializar o veto da desoneração.
Sobretudo porque ele traz um impacto fiscal de R$ 20 bilhões e não diz de onde virá concretamente a fonte de receita”, afirmou o líder do governo no Congresso.
“A desoneração é um debate que está em curso, não está concluso.
Até quem defende a desoneração não tem crença de que esse tema resistirá a uma provocação ao STF.
Vamos ver os próximos capítulos, mas o governo vai continuar dialogando”, acrescentou Randolfe.
A cantora e compositora Luciane Dom usou as redes sociais para compartilhar um episódio de racismo que viveu nesta quinta-feira, 14, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro A artista estava em ponte aérea para São Paulo, para apresentar um musical, quando foi parada na fiscalização do terminal e teve o cabelo “revistado”.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Que administra o Santos Dumont, nega. Luciane contou que, depois de passar no scanner corporal e de ter a mala inspecionada no raio-x.
Uma funcionária do aeroporto informou que tinha que “olhar” o cabelo dela.
“Essa questão do cabelo pega muito, porque a gente está falando há tantos anos sobre ancestralidade, sobre estética, sobre beleza”, contou a artista.
“Por mais que seja algo que eu já espere, porque a gente vive numa estrutura racista, é muito ruim quando acontece, porque fere algo muito profundo da nossa dignidade.”
Uma nova onda de calor e alertas de chuvas atingem diferentes regiões do Brasil nesta sexta-feira, 15. Na região Sul, a chuva persiste em boa parte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina devido à frente fria.
A previsão é de temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo em quase todo o território gaúcho.
No entanto, os volumes mais elevados de chuva serão registrados apenas no extremo sul do Estado. Nas demais áreas da região, o Sol predomina e o calor será intenso.
No Sudeste, o tempo firme será predominante. Com uma nova onda de calor, as temperaturas podem chegar perto dos 40 °C em diversas cidades do interior de São Paulo, do Rio de Janeiro e do norte de Minas Gerais.
Já na região Centro-Oeste também haverá tempo firme na maior parte do território.
A expectativa é de sol e muito calor, especialmente em Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Pode chover em boa parte de Mato Grosso, porém sem acumulados expressivos.
No Nordeste, o tempo será seco e quente em quase toda a região. As exceções são o oeste do Maranhão e a faixa leste da Bahia ao Rio Grande do Norte, onde há uma pequena chance de chuvas isoladas, porém sem volumes elevados.
Na região Norte, são esperados temporais na maior parte do território.
As instabilidades tropicais podem gerar volumes mais elevados no Amazonas, sudoeste do Pará e no Acre.
Já no Tocantins, o tempo será mais seco e muito quente.
Tarifa zero em ônibus dobrou o número de usuários diários em São Caetano do Sul
A tarifa zero para os ônibus municipais de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo.
Qem apresentado resultados positivos desde sua implementação há um mês.
De acordo com os primeiros dados consolidados pelo município.
O número de usuários diários mais do que dobrou, passando de 25 mil para cerca de 52 mil, com picos de 54 mil.
A cidade se tornou a 26ª do Estado e a mais populosa a adotar o passe livre pleno, que permite o uso gratuito do transporte público em todos os dias da semana e horários.
Além do aumento no número de usuários, também houve uma queda no número de remarcações de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS) e na fila dos carros de aplicativos no terminal rodoviário. Segundo o prefeito José Auricchio Júnior.
A gratuidade no transporte público irá gerar resultados visíveis a partir de 2024, principalmente no comércio local.
O programa Tarifa Zero é financiado pelo Fundo de Apoio ao Transporte (Fatran) da prefeitura.
Que utiliza recursos de multas de trânsito, exploração de ações publicitárias e dotações orçamentárias próprias.
O primeiro mês do programa custou cerca de R$ 2,9 milhões, e a execução ao longo de um ano está prevista para custar R$ 35 milhões.
O que corresponde a 1,5% do orçamento total do município para 2024.
São Caetano do Sul é a oitava cidade paulista a adotar o sistema de tarifa zero em 2023.
Seguindo uma tendência nacional de não cobrança de passagens de ônibus em diversas cidades do país.
Um adolescente de 17 anos confirmou em depoimento à Polícia Federal (PF) que foi o autor da invasão à conta da primeira-dama Janja Lula da Silva no X (antigo Twitter).
Os dados foram obtidos a partir de um vazamento de informações na internet.
O responsável pelo hackeamento disse que não planejou o crime e que o cometeu só após obter acesso às informações.
O adolescente foi alvo de mandados de busca e apreensão realizados pela PF no Distrito Federal nesta quinta-feira, 14.
Um dos mandados ocorreu na casa da mãe do autor do crime, em Sobradinho, e outro na casa do padrasto, em Santa Maria.
Durante as buscas realizadas pela PF o adolescente chegou a confessar o crime e reiterou a versão durante um depoimento formal horas depois à PF.
Neste momento, ele é ouvido apenas na condição de informante.
Justamente por conta da idade e pelo vazamento de dados ter sido feito, a princípio, por outros entes.
O perfil de Janja no X foi invadido na última segunda-feira, 11, quando publicações ofensivas que citavam a própria primeira-dama.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Na terça-feira, 12, agentes da PF realizaram outros quatro mandados de busca e apreensão no Estado de Minas Gerais. Um suspeito foi ouvido e foi liberado.
Durante depoimento, ele negou a participação no crime, mas a PF continua os trabalhos para descobrir se os suspeitos identificados poderiam ter ajudado o adolescente durante a realização do crime.
Caetano Veloso anuncia ‘férias radicais’ e pede que respeitem sua ‘decisão de descansar’
O cantor Caetano Veloso, de 81 anos, anunciou nas redes sociais que pretende tirar “férias radicais” após série de três shows da turnê “Meu Coco” na Concha Acústica, em Salvador, na Bahia.
Em publicação no Instagram, o artista citou uma rotina de atividades “super puxada” e lembrou da sua idade.
“Peço aos meus amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos que considerem minha decisão de descansar o que me é necessário. Depois dos shows na Concha entrarei em período de férias radicais.
Peço que não me convidem para atividades públicas, participações, conceder entrevistas ou emitir opiniões, gravar vídeos, escrever releases e outros textos ou qualquer outra atividade.
Sobretudo àqueles que sabem que mais me tocariam com seus chamados.
Que tenhamos um feliz verão”, escreveu o cantor na postagem. Caetano Veloso, no entanto, não explicou quanto tempo deve durar a pausa “radical”.
Os próximos três shows do músico acontecem desta sexta-feira, 15, até o domingo, 17.
Após as apresentações, o cantor deve voltar aos palcos em março para dois shows em Porto Alegre antes de seguir para uma série de concertos nos Estados Unidos, segundo informações da sua agenda.
O corpo do refém franco-israelense Elya Toledano, que havia sido sequestrado pelo grupo terrorista Hamas durante os ataques de 7 de outubro em solo israelense, foi recuperado pelo Exército de Israel. A operação de resgate ocorreu na Faixa de Gaza e foi realizada pelas forças especiais do Exército.
“Durante uma operação em Gaza, o corpo do refém Elya Toledano, de 28 anos, foi recuperado pelas forças especiais do Exército e levado de volta a Israel”, declarou o Exército.
O corpo de Elya Toledano, de 28 anos, foi levado de volta a Israel após ser identificado por especialistas forenses.
Vale lembrar que o jovem estava entre os cerca de 240 sequestrados pelo Hamas durante os ataques sem precedentes contra Israel. Durante a breve trégua entre Israel e o o grupo palestino no final de novembro, a amiga de Elya, Mia Shem, também refém, foi liberada.
“Nossa missão nacional é localizar os desaparecidos e devolver todos os reféns para casa.
Estamos trabalhando em conjunto com agências de segurança e com toda a inteligência e meios operacionais para devolver todos os reféns para casa”.
Os militares Nik Beizer e sargento Ron Scherman também foram encontrados mortos.
Segundo as autoridades israelenses, ambos também foram feitos reféns durante os ataques em outubro. Israel acredita que ao menos 132 reféns estão em poder do Hamas na Faixa de Gaza, sendo 112 vivos e 20 mortos.
Luísa Sonza vence prêmio por ‘Chico’ e causa climão ao não subir ao palco para receber troféu
A cantora Luísa Sonza venceu a categoria “Música Mainstream” pela canção “Chico” no WME Awards (Women’s Music Event Awards).
A cantora, no entanto, não subiu ao palco para receber o prêmio e causou climão nas redes sociais.
No momento, as apresentadoras Titi Müller e Marimoon, que entregariam o troféu à artista, falaram sobre o caso. “Vem pra cá, vem pra cá, Luísa. Chega mais, chega mais. Não sabemos onde a Luísa está, a gente entrega depois”, disseram.
Luísa se pronunciou posteriormente, afirmando ter orgulho da canção que fez sobre o ex-namorado Chico Moedas, que a traiu.
“Eu estava no camarim na hora, não escutei.
Corri para conseguir receber, mas não deu tempo, foi só isso. Eu amo essa música. Para mim, uma das melhores que já fiz, ela é meu xodó.
Fiquei muito feliz com o prêmio”, esclareceu a famosa.
PF e Exército destroem R$ 20 milhões em maquinários durante operação contra o garimpo ilegal em MT
A PF (Polícia Federal) destruiu R$ 20 milhões em maquinários durante operação contra o garimpo ilegal em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso.
Denominada Operação Mamon, a ação, realizada em conjunto com a Operação Ágata Fronteira Oeste II, do Exército Brasileira.
Visa reprimir os ilícitos ambientais de extração ilegal de ouro e usurpação de bens da União ocorridos no interior da Terra Indígena Sararé situada no município.
Os agentes fizeram incursões pela floresta durante três dias.
Foram utilizadas aeronaves para o acompanhamento e proteção das equipes que atuaram em solo.
Durante as buscas aéreas foram localizados maquinários e petrechos utilizados pelos criminosos, muitos dos quais estavam escondidos nas matas.
Foram destruídos 17 pás carregadeiras e 17 motores de dragagem, além de terem sido localizadas diversas estruturas de madeira usadas pelos garimpeiros como bases.
No total, foram R$ 20 milhões de prejuízo estimado para a organização criminosa. A medida foi necessária, diante das circunstâncias, para evitar o uso e aproveitamento indevido desses bens, encontrados em toda a extensão da área protegida.
Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em propriedades rurais que fazem limite com a TI Sararé, para a apuração de indícios de que sejam utilizadas como base para os suspeitos e acesso ilegal ao território indígena, tanto de pessoas quanto dos maquinários.
Segundo a PF, as investigações continuam a fim de identificar financiadores da atividade ilegal.
Deputado ucraniano detona granadas em prédio do governo e deixa ao menos um morto e 26 feridos
Um deputado ucraniano, identificado pela TV da Ucrânia como Sergei Bratin, detonou várias granadas dentro de uma sala lotada de um prédio do governo e deixou ao menos um morto e 26 feridos, sendo seis em estado grave, segundo a imprensa local.
O ataque aconteceu nesta sexta-feira, 15, na Câmara Municipal da cidade de Keretsk, na região da Transcarpátia, no oeste da Ucrânia.
Informou a Polícia Nacional Ucraniana nas suas redes sociais, que investiga o caso como possível ataque terrorista.
Não está claro se o oficial que detonou as granadas foi ferido ou morto, contudo, ele é investigado pelo uso ilegal de armas, munições ou explosivos, crime previsto no Código Penal ucraniano.
Bratin é do partido Sluga Narodu (Servo do Povo), o mesmo do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, e, segundo a imprensa ucraniana.
Já havia brigado com colegas sobre um aumento salarial durante a guerra para o chefe do conselho da aldeia.
O jornal ‘The Kyiv Independent’, informa que antes de detonar as granadas.
Batryn supostamente discutiu com seus colegas de trabalho sobre o assunto, que se recusaram a ficar do seu lado.
Após a disputa, Zakarpattia24 disse que saiu e voltou com as granadas.
A Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná defendeu, nesta quinta-feira (14), a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e de seus suplentes pela prática de abuso de poder econômico.
Na ação proposta pelo Partido Liberal (PL) e pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), sobre as eleições de 2022.
A manifestação, assinada pelos procuradores regionais Eleitorais Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado.
Diz que a “lisura e a legitimidade do pleito foram inegavelmente comprometidas pelo emprego excessivo de recursos financeiros no período que antecedeu o de campanha eleitoral”.
Os gastos realizados por Moro em pré-campanha presidencial, de acordo com o documento, coloca em dúvida a isonomia entre os candidatos ao Senado.
No processo, é relatado o valor de R$ 2.030.228,09 pelo Podemos e o União Brasil, representando 39,78% do total de despesas contratadas pela própria campanha eleitoral e 110,77% da média de gastos em campanha eleitoral dos candidatos ao Legislativo.
Os comerciantes da capital potiguar comemoraram a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 18% no Rio Grande do Norte a partir de 2024.
Na última terça-feira (12), o projeto de lei do Governo do Estado que previa a manutenção da alíquota atual, de 20%, recebeu 14 votos contrários na Assembleia Legislativa e foi rejeitado na casa.
Para as fontes ouvidas pela Tribuna do Norte, a redução vai estimular o consumo e permitir investimentos no comércio.
“Para nós que somos comerciantes, foi uma medida muito positiva porque, toda vez que um imposto aumenta, o poder de compra diminui.
Temos uma carga tributária muito pesada, então, a população vai ganhar e o comércio também.
Uma vez que o Rio Grande do Norte vai conseguir atrair empresários de outros estados.
E as empresas que estavam fugindo daqui, agora podem começar a retornar”, pontua Gustavo Freire, dono de uma loja de itens para cozinha, no Alecrim.
Para Elizânia Carvalho, gerente de uma loja de roupas infantis do bairro, a alíquota menor vai melhorar o preço das mercadorias, principal gargalo de 2023 para a franquia na qual ela atua.
“Agora, a gente vai ter uma situação mais confortável, porque a compra de mercadorias passa a ser feita com melhores preços.
Isso é bom para o empresário conseguir investir.
Aqui na loja, o aumento da alíquota para 20% em 2023 pesou bastante, o que impactou na hora de comprar mercadoria.
Então, de um modo geral, nossa expectativa é que a situação melhore”, detalha.
Com a queda do veto à desoneração, mais de 1 milhão de empregos são mantidos
Com a queda do veto ao projeto que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, mais de 1 milhão de empregos foram preservados.
A projeção é da UGT (União Geral dos Trabalhadores).
Que previa corte de 10% dos cerca de 9,7 milhões de empregados atualmente nesses setores.
Adotada desde 2011, a desoneração da folha de pagamento é um benefício fiscal que substitui a contribuição previdenciária patronal de 20%, incidente sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.
Na prática, a medida reduz a carga tributária da contribuição previdenciária devida pelas empresas desses 17 setores, considerados os que mais empregam no país. Com a derrubada do veto presidencial, a medida vale até 2027.
“O Congresso Nacional demonstrou sensibilidade e compromisso com a geração de empregos ao derrubar o veto à desoneração da folha de pagamentos.
A decisão representa passo crucial para fortalecer o setor produtivo brasileiro e estimular a abertura de postos de trabalho”.
Afirma Renato Correia, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).
A fachada de uma casa localizada na Avenida Paulo Afonso, no bairro Monte Castelo, em Parnamirim, desabou na manhã desta sexta-feira (15). O incidente aconteceu por volta das 7h30, durante as chuvas que caem na Grande Natal desde a madrugada.
O prédio tem 1º andar em baixo funciona um depósito de bebidas e em cima é a residência. A parte que desabou foi a marquise e a varanda do imóvel.
Na hora do desabamento, não havia ninguém na residência.
A proprietária do imóvel estava na casa da nora, vizinha à dela, quando o desabamento aconteceu.
Ninguém ficou ferido.
“Eu estava com meus dois filhos no quarto e ela estava na cozinha.
Aí ouvimos o estrondo. Eu pensei que tinha caído por cima de casa, aí na hora fiquei nervosa, toda me tremendo.
Mas quando saí, vi que tinha sido a parte da frente que tinha desabado e fiquei mais tranquila. Graças a Deus não aconteceu nada com ninguém”, contou Denise Mendonça, nora da proprietária do imóvel afetado.
De acordo com a Defesa Civil, até o momento não se pode afirmar que o desabamento aconteceu por causa das chuvas.
O Corpo de Bombeiros Militar e a Neoenergia Cosern foram acionados para fazer o isolamento do local e desligar a energia elétrica, respectivamente.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está fazendo a remoção da marquise para que a Defesa Civil entre no prédio e avalie os danos e os riscos.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje (15) pela condenação de mais 29 réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes do Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília.
A ações penais são julgadas no plenário virtual, em que os ministros têm um período para votar remotamente, em sessão aberta até 5 de fevereiro.
O grande espaço de tempo, de várias semanas, ocorre por causa do recesso judicial.
Cada processo é julgado individualmente, a partir de denúncias também individualizadas.
Relator, Moraes votou por penas que variam de 14 e 17 anos de prisão. Os demais ministros ainda não votaram.
Todos os réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada.
Dano qualificado, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado.
Até o momento, esse é o maior conjunto de ações penais julgadas simultaneamente. Ao todo, o Supremo já condenou.
Em julgamentos presenciais e virtuais, 30 pessoas por envolvimento com os atos antidemocráticos, com penas que variam de 3 a 17 anos de prisão.
Todos foram condenados também a pagar em conjunto uma multa moral coletiva no valor de R$ 30 milhões.