Home » Lula decide vetar marco temporal para demarcação de terras indígenas, diz Padilha

Lula decide vetar marco temporal para demarcação de terras indígenas, diz Padilha

by webradiobrasil

Depois de uma série de reuniões e pareceres de diferentes ministérios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu nesta sexta-feira vetar a criação do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

— O presidente Lula decidiu por vetar o marco temporal respeitando integralmente a Constituição brasileira. Sobram alguns artigos que tem coerência com a política indigenista brasileira disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

De acordo com o ministro, o artigo 11, que previa indenizações, também foi vetado.

“Verificada a existência de justo título de propriedade ou de posse em área considerada necessária à reprodução sociocultural da comunidade indígena.

Adesocupação da área será indenizável, em razão do erro do Estado”, diz o texto.

Os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas defendiam o veto integral ao projeto aprovado pelo Senado no fim de setembro.

Uma ala do governo, porém, entendia que não era possível contrariar frontalmente o Congresso.

A Advocacia Geral da União (AGU) havia apontado em seu parecer sobre o projeto de lei era que não seria possível sancionar o marco temporal porque o Supremo Tribunal Federal (STF) já apontou que é inconstitucional estabelecer que apenas terras ocupadas por indígenas na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, podem ser demarcadas.

Anúncios

You may also like