Chuvas de outubro quebram recorde histórico dos últimos 26 anos em Curitiba
Curitiba registrou, até o meio da tarde desta quinta-feira (12), um acumulado de 280,4 mm de chuva somente em outubro. O montante quebrou o recorde histórico de chuva dos últimos 26 anos, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Ainda conforme o Simepar, o acumulado até esta quinta também supera a média que estava prevista para mês. O montante esperado era de 152,8 mm.
“A média para este mês já foi de muito superada. Além disso também superou o valor histórico mensal de outubro entre o período de 1997-2023”, afirmou o sistema.
As medições do Simepar são feitas desde 1997 e, desde então, o maior acumulado de chuva em outubro havia ocorrido em 2018, com 256,8 mm.
Conforme o Simepar, “agora é necessário aguardar os demais dias deste mês para registrar e confirmar qual a nova marca que será consignada para o recorde, dado que ainda não terminou nem a primeira quinzena de outubro”.
Estragos
Céus escurece e chove volume significativo em Curitiba e região
As chuvas na capital paranaense causaram diversos estragos neste mês. No último sábado (7), o grande volume de chuva causou alagamentos em vários bairros.
As chuvas perduraram até no domingo (8), provocando estragos, por exemplo, no Caximba, bairro localizado no extremo sul de Curitiba. Várias ruas e casas ficaram alagadas. Duas crianças e a mãe delas tiveram que ser resgatadas de barco do imóvel onde moram.
Na mesma data, a capital registrou 50 ocorrências de quedas de galhos e de árvores e 6 alagamentos.