A Arábia Saudita oficializou sua candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2034.
A formalização foi feita através de carta enviada à Fifa pela federação de futebol do país árabe, que desponta como favorito para receber os jogos.
Segundo a carta, a candidatura já tem o apoio de 70 das 211 federações filiadas à entidade máxima do futebol. Na Fifa.
O presidente Gianni Infantino é um dos apoiadores da ideia, uma vez que vem estreitando laços com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro saudita Mohammed bin Salman.
Na semana passada, a Fifa informou que o prazo para oficializar candidaturas terminaria em 31 de outubro. As chances de a Copa ser sediada pelos árabes cresceu com o anúncio das sedes do torneio de 2030.
Será disputado em Espanha, Portugal e Marrocos, mas com partidas de abertura em Uruguai, Argentina e Paraguai.
Com isso, a Fifa firmou um acordo para que apenas países membros das federações da Ásia e da Oceania apresentem candidaturas.
Entidades dos demais continentes não poderão se candidatar por receberem partidas do mundial de 2030 enquanto a América do Norte ficará fora por ter recebido o mundial de 2026.
Que terá sede dividida entre Estados Unidos, Canadá e México.
Mesmo com o favoritismo, a Arábia Saudita pode ter que enfrentar a Austrália, que sinalizou interesse após o sucesso da Copa do Mundo Feminina deste ano.
No entanto, a candidatura depende da aprovação do governo.
