A Defesa Civil emitiu um alerta informando que temporais, raios e ventos fortes podem atingir Curitiba até a manhã de quarta-feira (20).
No fim da tarde desta terça-feira (19), fortes chuvas foram registradas em bairros da capital paranaense. Assista no vídeo acima.
O acumulado de chuva chegou a quase 12mm em uma hora, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
No mesmo dia, o município registrou a temperatura máxima de 30,3ºC.
Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199. Para registro de estragos, a prefeitura disponibiliza o telefone 156, o aplicativo 156 e um site.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a região registrou um alagamento em Rio Branco do Sul, o desabamento de uma parede no centro de Curitiba e uma árvore caída em via pública em Campo Largo.
Como se proteger
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/V/s/Bp5fP2QAmD5V9XluqE5w/snapshot-792.jpg)
Chuva em Curitiba — Foto: Reprodução/RPC
Por conta dos riscos, a Prefeitura de Curitiba publicou uma série de dicas para se proteger nesta situação. Confira:
Se a chuva aumentou e a pessoa está na rua, a principal orientação é tentar parar em um local seguro e esperar a tempestade passar. Neste momento, é importante que a pessoa se atente e evite se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro.
Caso esteja de carro, o motorista deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade.
A prefeitura orienta que, se a pessoa estiver dentro de casa, ela deve evitar mexer no celular enquanto ele estiver conectado a uma tomada.
É importante também que o lixo colocado para coleta seja recolhido temporariamente. Isto porque, com as chuvas, ele pode causar entupimentos.
