O piloto holandês Dilano van’t Hoff, de 18 anos, morreu neste sábado, 1º, em um acidente durante uma corrida sob a chuva no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, pela Fórmula Regional Europeia – categoria de base da Fórmula 1. Dilano, que competia pela equipe MP Motorsport, colidiu com outro carro durante a disputa. Após o acidente, o holandês ficou atravessado na pista e outro piloto, Adam Fitzgerald, que vinha logo atrás, não conseguiu desviar e atingiu a lateral do carro. Há quatro anos, o francês Anthoine Hubert morreu, no mesmo circuito, depois de se envolver em um acidente semelhante. O presidente-executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali, prestou homenagem ao piloto. “Dilano morreu em busca de seu sonho de alcançar o auge do automobilismo. Junto com toda a comunidade do automobilismo, nossos pensamentos estão com sua família e entes queridos”, disse. Um dos maiores títulos conquistados pelo jovem piloto holandês foi o campeonato espanhol de Fórmula 4 em 2021.
1 de julho de 2023
52% dos brasileiros acham que país corre risco de virar comunista, aponta Datafolha
Neste sábado, 1º, o Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa sobre temas recorrentes na política brasileira nos últimos anos e apontou que 52% dos brasileiros acham que o país corre o risco de virar um país comunista. Essa parcela sobe para 73% entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), que repetiu a sentença durante a corrida presidencial de 2022 contra o presidente Lula (PT), eleito com 50,9% dos votos. Outro tema recorrente nos últimos anos foi a ditadura. Segundo o levantamento do Datafolha, 47% dos entrevistados disseram que não houve benefícios ao país com o regime militar, mas outros 36% acreditam que a ditadura trouxe coisas boas ao país. Ainda sobre a polarização na política, 29% se consideram ‘petistas raiz’ e 25% bolsonaristas. Perguntados sobre o legado do governo do PT (2003 a 2016) e do governo Bolsonaro (2019 a 2022), 33% afirmaram que veem coisas boas nos dois períodos. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de junho com 2.010 pessoas, acima dos 16 anos, em 112 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Para quem deseja preparar uma refeição deliciosa sem perder muito tempo na cozinha, as tortas de liquidificador podem ser ótimas opções. Combinando ingredientes simples e um processo rápido, você pode tornar o seu sábado ainda mais especial com este prato. Confira algumas receitas incríveis de tortas de liquidificador que com certeza irão encantar seu paladar e surpreender sua família e amigos.
Torta de espinafre
Ingredientes
Massa
- 3 ovos
- 3/4 de xícara de chá de óleo de milho
- 11/2 xícara de chá de leite desnatado
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Recheio
- 1 colher de sopa de óleo
- 1 dente de alho amassado
- 1 cebola picada
- 1 maço de espinafre picado
- 3 tomates sem pele, sem sementes e picados
- 3 xícaras de chá de milho-verde
- 1/2 xícara de chá de cheiro-verde picado
- Sal a gosto
Modo de preparo
Massa
Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve.
Recheio
Aqueça o óleo em uma panela em fogo médio e refogue o alho, a cebola, o espinafre, os tomates e o milho, cozinhando por aproximadamente 5 minutos. Acrescente o sal. Retire do fogo e misture o cheiro-verde. Em um refratário untado, despeje metade da massa, espalhe o recheio e cubra com a massa restante. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos.
Torta de quatro queijos
Ingredientes
Massa
- 2 xícaras de leite
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 4 colheres de sopa de requeijão cremoso
- Óleo para untar
- Farinha de trigo para enfarinhar
Recheio
- 100 g de queijo prato fatiado
- 100 g de queijo cheddar fatiado
- 50 g de queijo parmesão ralado (para polvilhar)
Modo de preparo
Bata os ingredientes da massa no liquidificador. Coloque metade da massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Coloque os queijos sobre a primeira camada de massa e despeje o restante da massa por cima dos queijos. Polvilhe com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.
Torta de salame
Ingredientes
- 100 g de margarina
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 5 ovos
- 2 colheres de sopa de água gelada
- 200 g de salame fatiado
- 1 gema de ovo
- 150 g de queijo provolone ralado
- 1 maço pequeno de rúcula picada
- 100 ml de requeijão
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- Óleo para untar
Modo de preparo
Em uma tigela, misture a margarina, a farinha de trigo, o sal, a gema de ovo e a água. Com a ponta dos dedos, trabalhe a massa até ficar uniforme. Forre o fundo e as laterais de uma forma, untada, de 22 cm de diâmetro, com fundo removível. Sobre a massa, coloque camadas de salame, queijo e rúcula. No liquidificador, bata os ovos, o requeijão, a colher de sopa de farinha de trigo, o sal e a pimenta-do-reino. Despeje sobre a torta e asse no forno preaquecido a 200°C durante 40 minutos ou até dourar. Sirva quente ou fria.

Torta de berinjela com três queijos
Ingredientes
- 3 berinjelas sem casca e regadas com azeite
- 4 ovos
- 1 tomate cortado em rodelas
- 100 g de queijo fundido
- 100 g de requeijão
- 1 cebola picada
- 150 g de ricota fresca picada
- 1/2 xícara de chá de maionese
- 2 dentes de alho
- Mostarda a gosto
- Molho de pimenta a gosto
- 1 pacote de sopa de cebola
- Sal a gosto
- 1/2 xícara de nozes trituradas
- Manteiga para untar
Modo de preparo
Em uma forma, leve as berinjelas com azeite ao forno preaquecido a 180ºC e asse por 30 minutos ou até ficarem macias. A seguir, as berinjelas e os demais ingredientes, exceto as nozes e o tomate, no liquidificador e bata bem, até obter uma massa homogênea. Verifique o tempero e coloque sal a gosto. Passe para uma travessa e acrescente as nozes. Unte uma forma com manteiga e despeje a massa. Coloque os tomates por cima e leve ao forno preaquecido médio por aproximadamente 25 minutos. Espere esfriar, desenforme e sirva.
Torta de abóbora
Ingredientes
- 500 g de abóbora madura cortada em cubos
- 1 folha de louro
- 1 envelope de caldo de legumes
- 1 xícara de chá de óleo
- 1 xícara de chá de leite
- 3 ovos
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 150 g de queijo fresco cortado em fatias
- 1 colher de chá de orégano
- Óleo para untar
- Farinha de trigo para enfarinhar
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque os cubos de abóbora e cubra-os com água. Coloque a folha de louro, o caldo de legumes e deixe cozinhar durante 5 minutos após o início da pressão. Escorra bem e amasse com o garfo em um recipiente e reserve. No liquidificador, bata o óleo, o leite, os ovos, o fermento, a farinha e o sal. Transfira para uma tigela e misture com a abóbora amassada. Em uma forma redonda média, untada e polvilhada com farinha, distribua metade da massa, cubra com as fatias de queijo, salpique com orégano e coloque em cima o restante da massa. Leve ao forno médio preaquecido por 20 minutos.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi contratado pelo Google para ajudar na negociação da regulação das plataformas de internet. Ele atua há cerca de três semanas na empresa com “mediação” junto a parlamentares. Um dos primeiros trabalhos de Temer foi se reunir, em São Paulo, com o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) para debater pontos do projeto de lei (PL) 2630, o PL das Fake News, relatado pelo parlamentar na Câmara dos Deputados. Na oportunidade, o ex-presidente, ao lado de diretores do site, apresentou os objetivos do Google sobre a legislação. Inclusive, ele teria se colocado à disposição para ajudar na interlocução com a empresa e fazer a interlocução também com os parlamentares. Atualmente, existe o Marco Civil da Internet, lei de 2014 que estabelece que as plataformas só podem ser responsabilizadas civilmente após ordem judicial de remoção de conteúdo. Com o PL das Fake News, as plataformas poderiam ser punidas por determinados conteúdos ilegais após notificação extrajudicial.
Verstappen vence corrida sprint do GP da Áustria de F1 em embate com Pérez
O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu a segunda corrida sprint da temporada da Fórmula 1, disputada neste sábado, 1º, antes do Grande Prêmio da Áustria, em Spielberg. Verstappen, atual bicampeão e líder do Mundial de pilotos, e seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, conseguiram a dobradinha para a Red Bull em seu fim de semana em casa. O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio na terceira colocação. Com a conquista, Verstappen soma quatro vitórias nesse tipo de prova, inserida na F1 há dois anos. Na prova sprint, apenas os oito primeiros colocados pontuam, recebendo de um a oito pontos. Em relação a corrida principal do GP da Áustria, será disputada neste domingo, 2, com largada prevista para 10 horas (horário de Brasília).
Moro diz que Senado ouvirá pré-candidata venezuelana impedida de assumir cargo público por 15 anos
O senador Sergio Moro (União-PR) afirmou neste sábado, 1, que o Senado Federal brasileiro vai ouvir “em breve” María Corina Machado, considerada uma das pré-candidatas favoritas para a eleição presidencial de 2024 na Venezuela, e que está impedida de exercer cargos públicos por 15 anos. Em publicação nas redes sociais, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça afirmou que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer impedir o depoimento, mas que a pré-candidata vai se manifestar. “Ouviremos, em breve, María Corina no Senado Federal brasileiro. O Governo Lula age para barrar a oitiva, mas insistiremos. Ela poderá falar sobre essa ‘democracia’ venezuelana que tenta impedir eleições livres”, escreveu Moro. Como o site da Jovem Pan mostrou, a decisão da Controladoria, próxima ao governo venezuelano, de tornar a pré-candidata inelegível foi publicada na sexta-feira, 30. O documento foi lido pelo deputado José Brito e determinou a inabilitação de diversos opositores, incluindo o duas vezes candidato Henrique Capriles e Juan Guaidó, que se exilou nos Estados Unidos em abril. “Tenho o dever de informar que à cidadã María Corina Machado Parisca (…) foi imposta a sanção de inabilitação para o exercício de qualquer cargo público (…) em 13 de julho do ano 2015” por um período de 15 anos, afirmou o texto lido por Brito a jornalistas. Segundo a Controladoria, a inabilitação de Machado acontece por causa de “irregularidades administrativas” do período em que foi deputada (2011-2014). Ela também é acusada de ter participado de uma rede de corrupção liderada por Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por 50 países entre janeiro de 2019 e janeiro de 2023.
Macron cancela viagem à Alemanha após quarta noite de protestos por morte de jovem pela polícia
O presidente francês, Emmanuel Macron, cancelou sua viagem à Alemanha, prevista para acontecer do domingo, 2, até a terça-feira, 4, após quatro dias de protestos pela morte de um jovem por um policial. O cancelamento da missão de Estado foi confirmado pela presidência alemã em um comunicado divulgado neste sábado, 1. “O presidente francês […] falou hoje por telefone com o presidente alemão [Frank-Walter] Steinmeier e o informou sobre a situação em seu país. O presidente Macron pediu para adiar sua visita de Estado à Alemanha”, disse a Presidência alemã no comunicado. Como o site da Jovem Pan antecipou, mais de 1.300 pessoas foram detidas na França na quarta noite de protestos pela morte de Nahel, um adolescente de 17 anos baleado à queima-roupa por um policial durante um controle de trânsito em uma periferia de Paris. A morte de Nahel M. deu origem a quatro noites de tumultos em diversos locais da França. Segundo as autoridades, na última madrugada, 1.350 veículos foram incendiados ou danificados, assim como 234 edifícios, além da ocorrência de 2.560 incêndios na via pública. O funeral do jovem teve início neste sábado em Nanterre, município a noroeste de Paris onde ele morava. Uma grande multidão se reuniu no cemitério local, em meio a um clima de tensão. Autoridades impuseram toque de recolher em pelo menos três cidades na região da capital francesa e em várias outras em todo o país. Os distúrbios preocupam outros países, uma vez que a França sediará a Copa do Mundo de Rúgbi e os Jogos Olímpicos de 2024. Vários países europeus, como Reino Unido, Alemanha e Noruega, alertaram seus cidadãos na França para evitar zonas de tumulto e reforçar a cautela.
Conta do Instagram da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de SP é suspensa após comunicado em apoio à liberdade de expressão
Neste sábado, 1º, a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp) emitiu uma nota de repúdio após terem a conta do Instagram suspensa nesta sexta-feira, por publicar um manifesto em apoio à “liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento”. No texto, a Aesp diz que recebeu a notícia com surpresa e indignação e que não havia citado nenhum nome no comunicado. “O motivo seria a divulgação anterior, pela Aesp, de Nota de Repúdio, na qual, como sempre vez e sempre fará, destacou a importância da pluralidade de opiniões e a necessidade de salvaguarda das garantias constitucionais da liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento, pilares essenciais para o exercício do jornalismo e da construção do Estado Democrático de Direito. Apesar de a nota anterior não citar nomes, não manifestar qualquer discurso incompatível com as leis brasileiras e ser, antes de tudo, respeitosa, limitando-se a defesa dos valores constitucionais, o Instagram, de forma arbitrária e contrária à Constituição Federal, de forma unilateral e sem sequer ouvir a Aesp, suspendeu a conta”, explica o texto. A Associação diz lamentar a “atitude arbitrária” do Instagram e reforça que seu compromisso é com “jornalismo sério e digno”. A reportagem do site da Jovem Pan entrou em contato com o Instagram, mas até o momento não obteve resposta.
‘Brasil não tem peso para influir na guerra entre Rússia e Ucrânia’, diz Rubens Barbosa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao poder focado na política internacional e tendo com um de seus principais objetivos recolocar o Brasil no mundo. Desde janeiro, quando tomou posse, realizou várias viagens internacionais e se encontrou com mais de 30 líderes mundiais. Como mostrou a reportagem da Jovem Pan, ele foi o presidente que mais viajou desde a redemocratização do Brasil. Levantamento realizado de janeiro a maio mostrou que Lula estava fora do território brasileiro em 20 de 150 dias de governo – a soma não conta a viagem recente para o Japão, Itália e França. Até quase a metade do ano, Lula havia tido mais encontros com líderes internacionais do que com representantes do Congresso. O petista, que ao derrotar Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 recebeu o título de ‘salvador da democracia’ pela imprensa internacional, foi recentemente classificado por um jornal francês como ‘falso amigo do Ocidente’. Durante o início do seu terceiro mandato, algumas pautas foram presentes, como: Guerra na Ucrânia, o acordo entre União Europeia e Mercosul, moeda comum com a Argentina, ‘apoio’ a ditaduras e aproximação com Rússia e China. Em entrevista ao site da Jovem Pan, o ex-embaixador do Brasil em Washington Rubens Barbosa afirma que Lula começou bem e acertou nas três prioridades – retorno ao cenário internacional, colocar América do Sul em destaque e apostar no meio ambiente e mudanças climáticas -, mas avalia que falta uma visão estratégica. Leia abaixo os principais trechos da entrevista.
Como avalia os seis primeiros meses do governo Lula?
“Lula começou bem, as três prioridades que ele colocou estão corretas: volta ao cenário internacional, América do Sul como prioridade e meio ambiente e mudança do clima, tudo isso está perfeito e ele tomou medidas para isso, mas isso está sem uma visão estratégica de médio e de longo prazo do governo no planejamento e na implementação dessas políticas. Na questão de voltar a colocar o Brasil no mundo, ele escolheu a questão da guerra, e o Brasil não tem peso para influir sobre a Rússia e Ucrânia. Para eles fazerem a paz, eles que vão decidir quando vão suspender o conflito.”
Em entrevista à Jovem Pan em janeiro, Barbosa já havia declarado que não apostava na sugestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para criar um grupo da paz. Na ocasião, ele disse se tratar de um “gesto do petista de querer ter uma influência e participação, além de ser uma forma de se inserir no contexto internacional”. Porém, não acreditava que esse grupo realmente fosse ser criado – como não aconteceu até agora – e que pudesse existir alguma consequência disso, porque “os EUA não querem, a Rússia e Ucrânia não vão querer e a China vai apresentar uma proposta de paz independente desse grupo”. Os chineses apresentaram uma proposta que também não avançou até o momento.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, em encontro no Palácio do Planalto│WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
O que o senhor pensa do acordo entre Mercosul e União Europeia? Acredita que será implantado até o final do ano?
Polícia prende casal suspeito de sequestrar e registar recém-nascido no Rio
Um casal foi preso por sequestra um bebê recém-nascido e registrar como se fosse deles nesta sexta-feira, 30. O caso aconteceu no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, ambos enganaram a mãe, depois que ela saiu de uma maternidade, para pegar o bebê. Os dois foram localizados em uma residência no bairro da Piedade, na zona norte da capital fluminense. De acordo com a corporação, as investigações começaram no dia anterior, após informações de que um recém-nascido, até então com apenas dois dias de vida, tinha sido sequestrado. Segundo as investigações, o casal furtou a carteira de identidade da mãe e a declaração de nascimento. Segundo a corporação, o homem utilizou os documentos para registrar a criança como se fosse o pai dela. Segundo a polícia, o bebê foi devolvido à mãe. Agora, os policiais investigam qual seria o destino e se o casal teria participado de outros casos com as mesmas características. O caso é investigado pela 24ª DP (Piedade). O nome dos suspeitos não foram divulgados.
A cantora Taylor Swift recebeu uma multa do Departamento Sanitário de Nova York, Estados Unidos, por descarte de lixo incorreto. A informação foi publicada pelo The NY Post neste sábado, 1º. Desde que comprou uma mansão de três andares por R$ 86 milhões, Swift já foi intimada 32 vezes e o valor chega a R$ 14,5 mil. A artista, que está em turnê mundial, com previsão de realizar seis shows no Brasil em novembro deste ano, está sendo multada por não manter limpas as calçadas em frente da sua residência, de acordo com registros da cidade. Segundo os registros da cidade, desde a compra da casa por Swift, o local acumula o maior número de multas de saneamento de qualquer prédio do quarteirão. De janeiro de 2018 a janeiro de 2023, as intimações de saneamento incluem não limpar a área em frente ao seu prédio, ter calçada suja e descartar o lixo de maneira inadequada, com destaque para “pilhas de jornais, garrafas, papelão, guardanapos, maço de cigarros e ‘conteúdo espalhado do cinzeiro’”. O condomínio onde a mansão de Taylor Swift está localizada é responsável por manter a limpeza da frente do prédio, sendo a cantora a única responsável por manter limpo o espaço em frente à sua casa.
Jogadora na infância, Gabi Fernandes encontrou na música espaço para promover o futebol feminino
Já imaginou mesclar duas paixões de infância na vida adulta? É assim para a cantora Gabi Fernandes, de 29 anos. Voz de ‘Meninas de Ouro‘, tema do SporTV para a Copa do Mundo de futebol feminino, a paulista de Ribeirão Preto conseguiu por meio da música acessar uma área que tinha deixado para trás lá na adolescência: o futebol feminino. “Os meus hobbies sempre foram cantar, tocar violão (comecei com 8 anos) e eu fiz todos os esportes, mas o que eu me destaquei e que era minha maior paixão era o futebol. Comecei a jogar, fui para escolinhas e participei de um torneio na Disney com 14 anos. Fui dando asas a esse sonho, mas naquela época era bem diferente. No momento que entendi que no Brasil as coisas eram difíceis, ascendeu essa minha vontade de ‘Opa e a música?’. Foi aos 14 anos que fiz essa ‘troca’, quando eu vi a disparidade em como o futebol feminino era visto nos Estados Unidos e como estava sendo visto no Brasil. Era algo que eu não me sentia confortável, não conseguia mais lutar para fazer parte daquilo”, disse a cantora em entrevista à Jovem Pan Online. Mas se engana quem pensa que ela se arrependeu. Com uma base de 17 mil ouvintes mensais no Spotify e parcerias com Inimigos da HP e Suel, Gabi conquistou uma base sólida de fãs misturando sertanejo com o balanço do samba e do pagode – e é claro, o futebol.
Gabi também participou da música tema das seleções de futebol masculino e feminina nas últimas Olimpíadas, gravada com Xande de Pilares e Charles Gavin. Neste ano, foi convidada pelo amigo Pedrinho, vocalista do Atitude 67, para ser intérprete do hit ‘Meninas de Ouro’. “Ele me chamou e falou ‘Gabi, eu escrevi essa música pensando na Copa feminina, mas queria que você cantasse, porque além de uma voz feminina combinar com o momento, toda a relação que você tem com o futebol feminino ia trazer a energia dessa música’. Na hora já topei”, contou. A partir daí, rolou oferta para os “contatinhos”. “Fui pro estúdio, gravei em abril, e mandei para alguns contatos. Eu disse ‘olha, tem essa música, ela não é de minha autoria, mas acho que combina muito com vinheta e essa mensagem de boa sorte’ e aí quando eu mandei para um dos diretores da Globo ele falou ‘adorei’”. Gabi vê o hit como um “golaço” por transmitir a energia que todo torcedor emana para o elenco brasileiro. E essa não é sua única composição para o Mundial. No próximo dia 7 de julho, a cantora lança ‘Ela Escreve a Própria História’, música que interpreta ao lado da namorada Tamires, lateral titular do Corinthians e capitã da seleção brasileira.
Foi a primeira vez que a jogadora saiu “do estádio para o estúdio”, como define Gabi, que vê o trabalho como algo especial e afetivo para o casal. “Ela sempre me vê nessa correria, já me acompanhou em várias gravações, mas nunca tinha colocado o fone e soltado a voz. E ela é uma pessoa que gosta muito de música, viu o processo de composição e se identificou muito. Nós falamos de mulheres que escrevem sua própria história, e é assim que ela se sente, como alguém que diariamente está lá lutando pelo espaço dela, assim como eu luto pelo meu e várias mulheres no Brasil. É como uma conexão, algo nosso”, definiu. Tamires segue sendo inspiração para Gabi, que falou com exclusividade sobre os próximos passos do seu projeto ‘Aquela Vibe Interior‘, lançado neste ano. “Tem mais coisa por vir, músicas que eu acredito demais. Uma delas com a participação do Falamansa e uma música que eu tenho um carinho gigantesco, porque escrevi para a Tamires, pouca gente sabe”, revelou. “Falamansa é uma das nossas bandas preferidas, então foi muito especial poder gravar com eles e com ela ali na plateia. Poder dividir o palco com eles foi incrível, não consigo nem explicar.”
Ronaldo Fenômeno tem um canal de transmissões nas redes sociais e convocou um time de peso para participar da cobertura do Mundial na Austrália e Nova Zelândia. Entre os criadores de conteúdo está Gabi Fernandes, que fez parte de um projeto anterior com o ex-jogador na Finalíssima feminina. “Poder assistir de pertinho uma Copa do Mundo em um lugar tão longe e tão mágico… a Austrália é um país que eu gosto muito, já estive lá uma vez. Então estar lá, e não só assistir, mas também fazer parte da criação de conteúdo e levar informação para quem está no Brasil torcendo, pra mim é um presentaço, porque estarei fazendo o que eu gosto de várias maneiras. Vou estar lá criando conteúdo, torcendo, me divertindo, e por uma grande causa na minha vida que é o futebol feminino.”
Torcedora do Corinthians, Gabi respondeu se vale uma promessa para o título inédito do Brasil. “Tem uma coisa que a gente tem muito. Durante o jogo não pode gritar gol antes da bola entrar, sabe? Levo isso muito a sério. Geralmente assisto com uma amiga e aí quando a bola está chegando ela fala ‘gol’ e eu já dou um tapa, ‘não grita gol’”, diz, aos risos. “De promessa, se for preciso a gente faz. Fico sem beber, sem comer algo, faço sem pensar duas vezes.” E por aí, você também vai fazer a fézinha para o título vir para o Brasil?
Escute a música ‘Meninas de Ouro’:
Confira como foi a transmissão da Jovem Pan do jogo entre São Paulo e Fluminense
O jogo entre São Paulo e Fluminense, válido pelo Campeonato Brasileiro, acontece neste sábado, 1º. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo às 16h (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de José Manoel Barros, comentários de Bruno Prado e reportagem de Giovanni Chacon no YouTube.
Assista à transmissão abaixo:
Manoel Soares desmente demissão da TV Globo por comportamento inadequado: ‘Indignado com essa covardia’
Neste sábado, 1º, o jornalista e apresentador Manoel Soares divulgou um comunicado desmentindo os boatos de que foi demitido da TV Globo por “comportamento inadequado nos bastidores”. Segundo ele, esses são argumentos comuns para desqualificar homens negros. “Com a minha saída da Rede Globo, muitas notícias falsas especulando o motivo vieram a público através de sites e perfis de redes sociais, o que já era esperado. Porém, é lamentável que alguns usem direitos sagrados do jornalismo, como sigilo de fontes, para sustentar absurdos envolvendo meu nome. Vamos acionar juridicamente todos que publicam e replicam essas mentiras para que respondam na Justiça pelas suas palavras e ações”, escreveu Manoel. “Eu não sou o primeiro nem o último homem com minhas origens que vai ser alvo de ataques dessa forma. Há séculos usam a estratégia de alegar comportamento abusivo para desqualificar homens negros, já vi isso muitas vezes. E meu compromisso de vida é combater o racismo, a desigualdade e injustiças.”, completou.
O jornalista se mostrou bem chateado com os rumores e afirmou que a saída foi em comum acordo. “Estou indignado com esse tipo de covardia, mas tranquilo sobre a verdade das minhas ações e conduta. Mentiras como essas podem poluir a imagem, mas não se sustentam. Sigo com carinho e orgulho da trajetória que me trouxe até aqui e logo nos encontramos nos próximos projetos. O propósito de levar alegria e contar a história deste povo brasileiro segue firme e forte”, completou Soares. Manoel virou alvo de notícias após desentendimento ao vivo com a parceira de ‘Encontro’, Patrícia Poeta. Além do ‘Encontro’, Manoel também fazia parte do programa ‘Papo de Segunda’, do GNT.
Adolescente morto em abordagem policial na França é enterrado em meio a manifestações
O jovem Nahel, morto em uma blitz policial na França, foi enterrado neste sábado, 1º, em meio a manifestações pela morte do adolescente. O funeral ocorreu em Nanterre, cidade situada ao noroeste de Paris onde ele morava. Uma multidão acompanhou o enterro, realizado no cemitério de Mont-Valérien, segundo informações da agência AFP. A morte do jovem deu início a uma série de protestos em todo o país. Desde o início das manifestações, a polícia local efetuou mais de 1.300 detenções. Segundo o ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, informou que neste sábado a violência foi “de uma intensidade menor” do que nas noites anteriores e confirmou a prisão de 1.311 pessoas no país. Foi o maior número registrado desde o início dos protestos, na terça-feira, 27.
O Ministério do Interior também informou que 79 policiais e gendarmes ficaram feridos. Segundo as autoridades, na madrugada de sábado, 1.350 veículos foram incendiados ou danificados, assim como 1.234 edifícios, além da ocorrência de 2.560 incêndios na via pública. Por conta da crise, o presidente francês, Emmanuel Macron, cancelou sua viagem para a Alemanha, para uma cúpula entre as duas maiores potências da União Europeia. O episódio rescendeu o debate sobre a violência policial na França. De acordo com informações da agência, em 2022, foram registradas 13 mortes em circunstâncias parecidas no país. As autoridades decretaram um toque de recolher em diversas cidades do país.
Lula chega aos seis meses de governo pressionado por reforma ministerial e marcado por derrotas no Legislativo
O terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da Presidência da República completa os primeiros seis meses marcado, sobretudo, por intensas pressões. De ministros “na mira” de deputados a pedidos de substituições nas principais pastas, o Palácio do Planalto sofreu desde o início do ano uma série de derrotas ou entraves significativos, com rachas entre partidos que detêm ministérios, polêmicas envolvendo indicados, medidas provisórias paralisadas e apenas uma aprovação relevante. No caso, o arcabouço fiscal, considerado a glória única do governo nos últimos 180 dias. A primeira dor de cabeça de Lula aconteceu logo no primeiro mês, com a ministra Daniela Carneiro (União-RJ), chefe da pasta do Turismo, se envolvendo em denúncias por suposto envolvimento com a milícia do Rio de Janeiro. Carneiro, também conhecida como Daniela do Waguinho, por ser esposa do prefeito de Belford Roxo, Waguinho, se tornou alvo de críticas por membros do próprio partido, que se sentem “não representados” e pedem sua substituição pelo deputado Celso Sabino (União-PA), aliado de primeira hora de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.
A falta de prestígio de Daniela Carneiro causou uma cisão na sigla, dando início a um bate-cabeça que perdura até os dias atuais e prejudica o Palácio do Planalto nas principais votações. No Legislativo, além da crise gerada pelo União Brasil, a Câmara também protagonizou as principais derrotas de Luiz Inácio nos últimos seis meses. Um destaque foi o adiamento do PL das Fake News por falta de votos e a aprovação, a toque de caixa, do projeto de decreto legislativo (PDL) que derrubou os decretos do Lula que alteraram as regras do Marco Legal do Saneamento Básico – tudo na mesma semana. Dias depois, os deputados também aprovaram o Marco Temporal das Terras Indígenas e a MP dos Ministérios, chancelada às vésperas de caducar e que impôs mudanças significativas na organização dos ministérios, o que desagradou ministros e deixou a principal medida provisória com gosto de derrota. Ainda por parte da Legislativo, o governo foi bombardeado com 206 convocações de ministros, posteriormente transformadas em convites, para esclarecimentos aos deputados. Em seis meses, 28 dos 37 ministros já foram a audiências públicas. “Nunca tivemos a presença de tantos ministros”, admitiu o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara.
Com derrotas importantes e matérias do governo adiadas, a Casa chefiada por Arthur Lira também escancarou as dificuldades do Executivo para formação de uma base pró-Lula, bem como os problemas de interlocução entre Executivo e Legislativo. O cenário catastrófico, além de expor o grupo de Lula, também aumentou a pressão sobre ministros, que chegaram a ser cobrados publicamente. Em discurso na reinauguração do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, Lula fez uma cobrança a Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais. “Espero que ele tenha a capacidade de organizar e de articular que ele teve no conselho, dentro do Congresso Nacional. Aí vai facilitar a minha vida”, afirmou o presidente. Entretanto, na prática, a “bronca” não foi suficiente para destravar pautas do governo e o próprio Lula teve que entrar nas negociações, marcadas por ligações diretas ao presidente da Câmara e seguidos encontros entre ambos. A última reunião aconteceu em 16 de junho, com Lula sendo cobrado para que seus auxiliares melhorem o trato com o Congresso Nacional, seja acelerando as nomeações represadas em cargos federais ou melhorando o diálogo.
O bate-cabeça não se limitou a lideranças e aliados de Lula. Entre ministros também houve troca de farpas, bem como entre caciques do Partido dos Trabalhadores (PT). Um dos primeiros momentos envolveu os ministros Flávio Dino (Justiça) e José Múcio Monteiro (Defesa). Isso porque eles protagonizaram diferentes declarações a respeito das manifestações e acampamentos contra o resultado das eleições presidenciais. Outro desencontro envolveu Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Lupi a respeito da revogação da Reforma da Previdência, quando Costa desautorizou publicamente o colega a descartar qualquer mudança, reforçando que a decisão caberia “aquele que teve mais de 60 milhões de votos”, em mais uma sinalização de que, sempre que houver uma bola dividida, caberá ao presidente da República arbitrar e dar a palavra final. Mais recentemente, o mal estar foi causado por Alexandre Padilha, que comemorou a aprovação da MP dos Ministérios, enquanto a Marina Silva lamentava a desidratação do Meio Ambiente. Outro momento de tensão foi marcado pelas críticas de aliados petistas ao texto do arcabouço fiscal, apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O bombardeio de petistas contra o chefe da equipe econômica contrasta com o prestígio de Haddad entre as principais lideranças do Congresso. Como a Jovem Pan mostrou, no momento de maior pressão sobre a articulação política do governo Lula 3, o ex-prefeito de São Paulo ganhou um importante – e até inesperado – voto de confiança da cúpula do Legislativo.
A falha de comunicação do governo não se limitou às relações entre lideranças, ministros e parlamentares, também sendo percebida por eleitores. Em entrevista ao site da Jovem Pan, o cientista político Paulo Niccoli Ramirez citou como exemplo da inabilidade de comunicação da atual gestão o fracasso da live semanal promovida por Lula desde o início do mês. A produção da transmissão nas redes sociais foi uma estratégia do governo para ocupar as redes sociais e melhorar a divulgação das ações do governo. Na prática, no entanto, os números alcançados são pouco expressivos. No total, a primeira transmissão de Lula chegou a cerca de 6 mil visualizações, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alcançava mais de meio milhão de espectadores. “O PT sempre teve um problema de comunicação muito forte dentro das mídias e meios de comunicação tradicionais, isso acabam abrindo passagens para uma critica mais ferrenha. Mesmo a live de Lula, foi um fracasso em termos de audiência, de cortes e assuntos. Parecia mais propaganda do que um depoimento espontâneo. Neste ponto de vista, o próprio Bolsonaro saia melhor, com uma organização mais precária, isso dava uma expressão mais legítima”, avalia Paulo Niccoli Ramirez.
Minirreforma ministerial
A mais recente preocupação do Executivo ocorre pela onda de cobranças e pressões para que Lula faça uma reforma ministerial de seu governo. Pressionado por aliados do presidente da Câmara, o petista se vê no centro de um velho dilema: ceder para governar ou resistir às pressões e sofrer as consequências? A decisão permeia atender a velha política e distribuir emendas, cargos de segundo e terceiro escadão nas estatais e vagas nos ministérios em troca de apoio político, ou enfrentar mais seis meses de resistências no Parlamento, com a certeza de novas derrotas. “Lula tem literalmente feito acordos com o Centrão de Arthur lira, de modo que há um predomínio da velha política e, consequentemente, do comando do Centrão na vida do Congresso Nacional, o que mostra que Arthur Lira tem muito mais poder que o próprio Lula”, afirma Paulo Niccoli Ramirez.
Do ponto de vista político, a avaliação é que, seis meses após o início do governo, o cenário ainda permanece pouco auspicioso para Lula. Ramirez relembra que, ainda que tenha vencido as eleições presidenciais em outubro de 2022, o presidente da República deve continuar encarando resistências no conservador e antipetista Congresso Nacional. Entre as principais dificuldades está a CPI do MST, que tem sido um “holofote” para as eleições municipais de 2024; a CPMI do 8 de Janeiro, com a oitiva do general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula; e a polêmica da ainda elevada taxa de juros. “Campos Neto, que preside o Banco Central, é um fantasma de Bolsonaro na gestão da taxa de juros no governo Lula”, acrescenta o cientista político. Ele projeta que a situação pode melhorar a partir das eleições de 2024, quando será possível aferir se o petismo vai conseguir “neutralizar” o discurso bolsonarista e facilitar o governo Lula.
Lula visita seleção brasileira, exalta jogadoras e fala em sonho de trazer Copa do Mundo feminina ao Brasil: ‘Não vai trazer gastos’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou neste sábado, 1, a seleção brasileira feminina durante treino no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O time comandado pela técnica sueca Pia Sundhage se prepara para amistoso contra o Chile neste domingo, 2, na capital federal, o último jogo antes da estreia na Copa do Mundo Feminina, que será disputada neste mês na Austrália e Nova Zelândia. Acompanhado da ministra dos Esportes, Ana Moser, e da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, Lula foi recebido pelas jogadoras, tirou foto com a equipe, recebeu duas camisas da seleção autografadas pelas atletas e fez um curto pronunciamento, exaltando as jogadoras e o futebol feminino: “Desejar que vocês tenham na Austrália a possibilidade de realizar o sonho de vocês, que é ganhar uma Copa do Mundo para o Brasil. (…) Sou um torcedor. Espero que os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra fique bem atrás de nós e a gente possa repetir no futebol feminino aquilo que já fizemos no masculino, se bem que faz tempo que a gente não faz nada lá”, brincou o presidente.
O chefe do Executivo também defendeu maior incentivo a participação feminina no futebol e nos esportes e chegou a fazer uma comparação com o vôlei, modalidade da ministra Ana Moser, afirmando que a equipe teve bons resultados porque teve investimento, e falou em sonho de trazer a Copa do Mundo Feminina ao Brasil. “Pode contar com o governo para o que for necessário para a gente trazer a Copa do Mundo pro Brasil”, disse Lula ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. “Dessa vez, parece que vai ser mais fácil porque a gente não tem que gastar dinheiro pra fazer estádio. Então a Copa do Mundo não vai trazer muito gasto, vai trazer investimento necessário para melhorar as vias públicas. Quem trabalha conquista”, finalizou.
Brasileirão: Luciano marca no fim e São Paulo vence o Fluminense no Morumbi
Na abertura da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebeu o Fluminense, no Morumbi, e venceu por 1 a 0. A partida foi bem lenta no primeiro tempo, mas no segundo melhorou e ambos os times tiveram chances de vencer. Nos primeiros 45 minutos, o São Paulo chegou ao gol apenas uma vez. Depois do intervalo, a equipe melhorou e forçou o goleiro Fábio a fazer boas defesas. Por outro lado, o Fluminense foi um time muito recuado e chegou apenas uma vez, mas com muito perigo e Rafael salvou o Tricolor. Até que aos 41 minutos, Luciano chutou no cantinho e Fábio não conseguiu evitar o gol dos paulistas.
O resultado deixa as equipes empatadas em pontos, mas com o Fluminense em 5º e o São Paulo em 6º. Na próxima rodada, a equipe carioca recebe o Internacional, enquanto o Tricolor Paulista viaja para enfrentar o Red Bull Bragantino.
O chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez, reafirmou o apoio da União Europeia (UE) à Ucrânia, neste sábado, 1º, em Kiev. Ele concedeu uma entrevista coletiva ao lado do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky. “Minha presença aqui no primeiro dia da Presidência semestral da UE demonstra um compromisso político claro e inequívoco por parte das instituições comunitárias”, disse Sánchez. O líder ucraniano destacou o gesto do espanhol, mas lamentou a demora de outros países no fornecimento de equipamento militar necessário para fortalecer sua contraofensiva no leste e no sul do país. Zelensky espera acelerar sua adesão de seus país ao bloco de 27 nações. “É extremamente simbólico que esta visita ocorra no primeiro dia da Presidência espanhola da UE”, disse o líder ucraniano em suas redes sociais. O país recebeu status de candidato ao bloco há um ano e quer iniciar, ainda este ano, as negociações sobre o procedimento. Sánchez reiterou que apoia a entrada da Ucrânia no bloco. “A Espanha reitera seu apoio à candidatura da Ucrânia para aderir à UE, que estará entre as prioridades de sua Presidência”, disse.
Zelensky também solicitou à Otan um convite para que seu país faça parte da aliança de defesa ocidental durante a cúpula deste mês em Vilnius, capital da Lituânia, “após a guerra”. Ambos destacam que ” Espanha apoia o fortalecimento da cooperação entre a Otan e a Ucrânia, incluindo a criação de um Conselho Otan-Ucrânia”.
As críticas do presidente ucraniano surgem após semanas de uma contraofensivas na tentativa de recuperar territórios conquistados pela Rússia durante o confronto, iniciado em fevereiro de 2022. Valey Zaluzhny, comandante-geral das Forças Armadas da Ucrânia afirmou, em entrevista ao Washington Post, que a contraofensiva acabou sendo prejudicado devido a falta de armamentos adequados, passando pelos modernos caças de combate até munições de artilharia. “Não preciso de 120 aviões. Não vou ameaçar todo mundo. Um número muito limitado seria suficiente”, ressaltou. “Mas eles são necessários. Porque não há outra maneira. O inimigo está usando uma geração diferente de aeronaves”, acrescentou. O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Mark Mille, ressaltou que seus aliados estão se esforçando para fornecer apoio necessário à Ucrânia, mas reconheceu a demora. “Claro, está avançando um pouco devagar, mas isso faz parte da natureza da guerra”, afirmou.
Prefeitura de Natal diz em nota que obras da av. Felizardo Moura seguem cronograma e passará por todos os serviços necessários antes de ser finalizada
A Prefeitura de Natal enviou uma nota ao BLOGDOBG referente à publicação na qual um vídeo enviado por um leitor mostrava buracos em um asfalto aplicado em novo trecho da obra da Av. Felizardo Moura.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), as obras na av. Felizardo Moura seguem seu cronograma normal. A Seinfra diz ainda que a situação mostrada no vídeo faz parte de um contexto de uma obra que ainda está em curso e passará pelos serviços necessários antes de ser entreque.
Confira abaixo a íntegra da nota:
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informa que as obras de requalificação da avenida Felizardo Moura estão seguindo seu cronograma original, inclusive quanto à abertura parcial do primeiro trecho da via na próxima segunda-feira (3).
A situação descrita no blog faz parte, portanto, do contexto de uma obra que ainda está em curso e que passará por todos os serviços necessários antes de ser finalizada e entregue à população com a avenida inteiramente requalificada.
A liberação do primeiro trecho da Felizardo Moura na próxima segunda, entre a Compal e a Rua Jandira, com a pista sentido Zona Norte/Urbana para operar em mão-dupla, será feita com o intuito de reduzir os transtornos no fluxo de veículos na região. O que será feito gradualmente a partir de então, conforme o andamento do projeto.
Proposta da reforma tributária encarece cesta básica em 60%, diz Associação Brasileira de Supermercados
O presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), João Galassi, se reuniu na manhã deste sábado (1º) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, para apresentar estudo que mostra que a reforma tributária vai onerar a cesta básica em 60%, considerando a média nacional.
“Apresentamos estudo ao Haddad para mostrar o impacto da reforma tributária na cesta básica. Mostramos ao ministro que o impacto depende da região do país, de cada estado, e que pode chegar em torno de 60%. Fomos muito bem recebidos pelo Haddad“, afirmou Galassi.
Segundo Galassi, a reforma tributária prevê uma alíquota de 12,5% para a cesta básica, o que pode elevar os preços em até 60%. “O governo está sensível e trará uma solução para a cesta básica. A reforma tributária é importantíssima e estamos felizes com o empenho do governo em fazer os ajustes necessários“, disse Galassi.
Depois da reunião em São Paulo com representantes do varejo, o Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy disse que a conta feita pela Abras está equivocada e desinforma a população sobre o impacto de possíveis mudanças na cesta básica. “Fazendo a conta certa, o custo da cesta básica fica próximo do que é hoje”, afirmou.”
O presidente da Abras afirmou ainda que mantém conversas com o relator da reforma tributária na Câmara, o Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), solicitando a criação de uma cesta básica nacional.
“Criando a cesta básica nacional, podemos estender a regra tributária, garantindo o abastecimento da população sem aumento de tributos”, explicou.
A Região Metropolitana de Natal está com oito trechos de praias e rios impróprios para banho, conforme boletim emitido nessa sexta-feira (30) pelo Idema.
Após 30 dias de atraso, Prefeitura de Natal entrega primeira fase da obra da av. Felizardo Moura neste sábado
O trecho da avenida Felizardo Moura entre a Compal e a Rua Jandira, com a pista sentido Zona Norte/Urbana será liberado para operar em mão-dupla, para os veículos credenciados às 19h deste sábado (1º).
A entrega da primeira fase da obra da avenida ocorre com 30 dias de atraso pela Prefeitura de Natal. A obra na Felizardo Moura começou no dia 18 de setembro de 2022.
O cronograma inicial da obra de readequação da Avenida Felizardo Moura, na Zona Norte de Natal, previa para 1º de junho a liberação total da via para os veículos.
Já a pista sentido Urbana/Zona Norte, será fechada na próxima segunda-feira (03), no mesmo trecho, para as obras de requalificação, como nova pavimentação, calçadas e sinalização. Essa nova fase, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), deve levar 60 dias.
A STTU reforça, ainda, que está mantida a operação triagem priorizando o transporte público, veículos credenciados e transportes de cargas.
O bilionário Elon Musk, dono do Twitter, publicou em sua conta da rede social, neste sábado, que um limite de leitura diária de posts passará a ser implementado temporariamente. O limite vale para todos os usuários, mas varia de acordo com contas verificadas ou não verificadas. A rede social começou a avisar neste sábado quando os limites forem atingidos.
Musk jutificiou a decisão explicando que a limitação tem como objetivo “lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema”.
Segundo Musk, as contas agora têm os seguintes limites:
- Contas verificadas: leitura de até 6 mil posts por dia
- Contas não verificadas: leitura de até 600 posts por dia
- Contas novas não verificadas: leitura de até 300 posts por dia
Musk informou que, em breve, o limite para contas verificadas será ampliado para a leitura de 8 mil posts por dia. Contas não verificadas poderão ler 800 posts por dia, e contas novas não verificadas terão direito a ler 400 posts por dia.
Ele não explicou quais contas serão considerada nova e nem como os usuários. Para ter direito a visualizar 6 mil tuítes por dia, as contas devem ser verificadas devido à sua relevância ou ter assinatura do Twitter Blue, versão paga da rede social que custa R$ 42 por mês.
Depois do anúncio, usuários do Twitter passaram a ter problemas com a atualização da timeline neste sábado. Ao mostrar uma mensagem de “taxa de limite excedida”, a rede social impede que tuítes apareçam para algumas pessoas.
Dino afirma que irá acionar AGU para cobrar indenização de Bolsonaro “pelos danos causados ao Poder Judiciário e à sociedade”
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nas redes sociais nesta sexta-feira que irá requerer à Advocacia Geral da União (AGU) uma ação de indenização contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pelos “danos causados ao Poder Judiciário e à sociedade”.
Para Dino, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de tornar Bolsonaro inelegível até 2030 por abuso de poder político ao propagar ataques contra sistema eleitoral em reunião com embaixadores prova a “perpetração de ataques abusivos ao Sistema de Justiça e à ordem jurídica”.
O ex-presidente foi condenado à inelegibilidade nesta sexta pelo TSE. Com o placar de 5 a 2, a Corte entendeu que o ex-presidente praticou abuso de poder político e usou indevidamente meios de comunicação ao atacar, sem provas, as urnas eletrônicas em uma reunião com embaixadores às vésperas da campanha eleitoral do ano passado.
Em entrevista logo após a decisão, Bolsonaro disse não ter cometido qualquer irregularidade e que agora será um “cabo eleitoral de luxo”.
Natália Bonavides comemora inelegibilidade de Bolsonaro e pede punição também a militares: “É só o começo”
A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) comemorou nesta sexta-feira (30) a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos.
Em uma sequência de publicações nas redes sociais, a parlamentar mais votada do Rio Grande do Norte nas eleições de 2022 disse que a inelegibilidade do ex-presidente “é só o começo” e pediu punição também a outros bolsonaristas.
“BOLSONARO INELEGÍVEL! Ministra Cármen Lúcia acompanhou o voto do relator e formou maioria pela inelegibilidade por 8 anos. Que Bolsonaro comece a pagar pelos seus crimes contra o povo brasileiro. É só o começo… #BolsonaroInelegível”, escreveu a deputada logo que o TSE formou maioria pela condenação – no fim, o placar foi 5 a 2 contra Bolsonaro.
A deputada publicou, ainda, um vídeo gravado durante a sua campanha eleitoral no qual ela aparece dançando um jingle que ironiza bolsonaristas e fala em “desespero” dos adversários.
Em um terceiro post, ela criticou a postura da Procuradoria-Geral da República (PGR) sob o comando de Augusto Aras, lembrando que a condenação de Bolsonaro só foi possível graças a uma ação protocolada pelo PDT.
“O fato de Bolsonaro estar respondendo na esfera eleitoral mostra que faz muita diferença quando há quem denuncie. Enquanto no TSE são os partidos políticos que apresentam as ações, na esfera criminal tudo dependia da iniciativa de uma instituição aparelhada pelo Bolsonaro: a PGR”.
‘Quem levou a punhalada foi a democracia brasileira’, diz Bolsonaro após se tornar inelegível
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comparou a sua inelegibilidade por oito anos, julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o episódio da facada sofrida por ele em Juiz de Fora (MG), em 2018, e fala em golpe contra a democracia. “Quem levou a punhalada não foi Bolsonaro. Foi a democracia brasileira”, afirmou.
Em viagem a Minas Gerais, Bolsonaro seguirá no certame político mesmo sem poder candidatar-se a nada num futuro breve e afirmou ser um “cabo eleitoral de luxo” e que o Brasil “fica de luto”. “Tenho certeza que foi um julgamento político”, afirmou.
Acompanhado do deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), o ex-presidente negou especular a possibilidade de o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, substituí-lo em 2026. “Por enquanto ainda é o Johnny Bravo”, disse.
Bolsonaro afirmou que o TSE “trabalhou contra” ele. “Foi um massacre para cima de mim por parte de alguns setores da sociedade e também o TSE, que trabalhou contra. Os que trabalharam contra mim se gabam de uma vitória da democracia”, disse.
Veja o momento em que casal suspeito de ser usado pela facção para assassinar PM em Felipe Camarão é preso
O 3º sargento João Victor Serafim Ramos foi morto a tiros nesta sexta-feira (30) no bairro Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. O policial militar estava em uma motocicleta, quando foi atingido pelos disparos e caiu na frente de uma casa. Um vídeo gravado no local do crime mostra o momento em que um casal é preso.
Segundo o delegado Rysklyft Factore, da DHPP, a possibilidade investigada é de que o crime foi premeditado e que o policial tenha sido chamado até o local para ser executado.
O sargento iria encontrar uma família- para quem ele alugava um imóvel – e foi alvejado. A participação da família no crime, no entanto, ainda não é confirmada.
”É tudo muito preliminar. Nós não podemos confirmar essa tese. Mas que os meliantes já estavam no aguardo da vítima, isso a gente pode adiantar”, disse.
Uma das possibilidades que será investigadas é de que a família tenha sido forçada pelos bandidos a chamar o policial. “A família alega que foi feita refém, mas está muito assustada e não quis passar mais informações”, disse o delegado.
O casal e uma adolescente foram levados para prestar depoimento na delegacia. Os suspeitos que atiraram não foram encontrados até o momento.
Mesmo com Bolsonaro inelegível, PL quer eleger mais de mil prefeitos em 2024
A inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), definida na sexta-feira (30/6) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não abalou os planos do Partido Liberal para as eleições de 2024.
Presidida por Valdemar Costa Neto, a legenda pretende manter a meta de conquistar mais de mil prefeituras no próximo pleito municipal. Em 2020, a sigla elegeu 345 prefeitos.
Nos últimos dias, Bolsonaro e nomes ligados ao PL têm debatido sobre os próximos passos tomados pela legenda a partir de agora.
Ao longo da semana, lideranças do PL afirmaram ao Metrópoles que, caso a inelegibilidade se concretizasse, Bolsonaro se tornaria o “maior cabo eleitoral” do partido. Nas redes sociais, Valdemar ressaltou qual será o papel do ex-presidente a partir de agora.
“Vamos trabalhar dobrado e mostrar nossa lealdade ao presidente Bolsonaro. Podem acreditar que a injustiça de hoje será capaz de revelar o eleitor mais forte da nação. E o resultado disso será registrado nas eleições de 2024 e 2026. Mais do que nunca, o Brasil precisa de força. É hora de superação. Bolsonaro é o maior líder popular desde a redemocratização e vai continuar sendo”, escreveu.
Um velho aliado petista de Lula notou: ele anda distante nas conversas. “A gente fala, mas parece que ele não tá escutando. Tá batendo biela”, brinca.
Um auxiliar palaciano, no entanto, ponderou ao Radar. “Se a pessoa estava falando, e ele não quis prestar atenção, a pessoa devia estar sendo muito chata ou falando algo que ele estava achando bobagem”, diz.