O Napoli frustrou seus torcedores neste domingo, 30, ao ficar apenas no 1 a 1 com a Salernitana, em pleno estádio Diego Armando Maradona, pela 32ª rodada do Campeonato Italiano. Com a expectativa de confirmar o terceiro título do Scudetto, o primeiro dos últimos 33 anos, os Azuis entraram em clima de festa e dependendo apenas de si. Apesar da atuação abaixo do esperado, Mathías Oliveira abriu o placar para os mandantes e animou a torcida. No fim, Dia empatou o confronto e adiou a comemoração dos napolitanos. Restando seis rodadas para o término da competição, o Napoli tem 79 pontos e precisa de apenas mais dois pontos para garantir a taça matematicamente. Outra alternativa é ver as rivais Lazio (61) e Inter de Milão (59) tropeçarem em alguma partida. Desta forma, o conjunto do Sul pode celebrar na próxima quinta-feira, 4, diante da Udinese, fora de casa. Os únicos títulos do clube no Nacional foram obtidos nas temporadas 1986-87 e 1989-90, época em que Maradona exibia seu talento na Terra da Bota.
30 de abril de 2023
Após polêmica, Wallace retorna ao Cruzeiro e faz ponto do título na Superliga de Vôlei
O Cruzeiro conquistou seu oitavo título na Superliga de Vôlei neste domingo, 30, ao derrotar o Minas, em São José dos Campos (SP), por 3 sets a 0 (25/18, 25/19 e 25/20) – até então, os rivais estavam empatados na lista de maiores vencedores do torneio nacional, com sete taças para cada. O grande destaque, sem dúvida, foi o ponteiro cubano Lópes, eleito MVP da competição, principal jogador em quadra na decisão e melhor ponteiro do campeonato. Os holofotes, entretanto, ficaram em Wallace Souza, que retornou à equipe cruzeirense após uma punição por incitar violência contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) através das redes sociais. O oposto, na verdade, deveria cumprir uma pena de 90 dias de suspensão determinada pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A equipe mineira, porém, obteve uma liminar pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no dia 12 de abril.
Iniciando a partida no banco de reservas, o ex-atleta da seleção brasileira entrou no jogo em alguns momentos e pôde fechar o terceiro set, fazendo o ponto do título. A participação de Wallace, contudo, ainda pode ser contestada na Justiça, já que o COB é o órgão máximo dos esportes olímpico no Brasil – a entidade, inclusive, já havia alertado que o veterano não poderia descumprir sua decisão. Caso isso ocorra, o caso teria de ser resolvido pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte), sediado na Suíça. A decisão, provavelmente, levaria meses.
Com recorde de Haaland, City assume liderança do Inglês; Liverpool vence Tottenham em jogo emocionante
O Manchester City assumiu a liderança do Campeonato Inglês neste domingo, 30, ao derrotar o Fulham por 2 a 1, fora de casa, no Estádio Craven Cottage, pela 34ª rodada. Como não poderia ser diferente, o destaque do confronto foi o atacante Erling Haaland. Ao abrir o placar aos 2 minutos, o norueguês chegou aos 34 gols no torneio, igualando os ex-jogadores Andy Cole e Alan Shearer, os maiores artilheiros de uma só edição da competição – o jovem de 22 anos deve desbancá-los nesta reta final. Depois, o brasileiro Carlos Vinícius ainda conseguiu empatar o duelo para os mandantes. No fim, o argentino Julian Álvarez recolocou a equipe de Pep Guardiola à frente do marcador. Com o resultado, os Citizens chegam aos 76 pontos e ultrapassam o Arsenal, que tem um a menos. Os líderes da Premier League, contudo, ainda têm uma partida a menos para ser disputada.
Ainda neste domingo, outros jogos agitaram a rodada do Campeonato Inglês. O mais eletrizante, sem dúvida, foi o triunfo por 4 a 3 do Liverpool sobre o Tottenham, no Anfield. Frenético, o conjunto dirigido por Jurgen Klopp abriu uma vantagem de 3 a 0 com Curtis James, Luis Díaz e Mohamed Salah em 15 minutos. Os Spurs, entretanto, buscaram a igualdade com Harry Kane, Son e Richarlison – o “Pombo” deixou tudo igual aos 48 minutos do segundo tempo e balançou as redes pela primeira vez na Premier League. No lance seguinte, porém, o também brasileira Lucas Moura errou um passe simples e entregou de bandeja para Diogo Jota marcar. Com a vitória, os Reds saltaram para a sexta posição, ultrapassando justamente o Tottenham.
Veja os resultados de todos os jogos da 34ª rodada do Inglês
- Crystal Palace 4 x 3 West Ham
- Brentford 2 x 1 Notthingam Forest
- Brighton 6 x 0 Wolverhampton
- Bournemouth 4 x 1 Leeds
- Fulham 1 x 2 Manchester City
- Manchester United 1 x 0 Aston Villa
- Newcastle 3 x 1 Southampton
- Liverpool 4 x 3 Tottenham
Delegados de polícia assinam carta aberta em defesa do ex-ministro Anderson Torres
Mais de 100 delegados da Polícia Federal (PF) assinaram uma carta aberta em defesa do ex-ministro Anderson Torres, preso após os atos de 8 de Janeiro. O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal está preso desde o dia 14 de janeiro por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da apuração dos ocorridos em Brasília. Na carta à qual a reportagem do site da Jovem Pan teve acesso, os delegados citam a “integridade moral e ética exemplar” de Torres, “na dedicação ímpar à sua missão constitucional de bem servir a sociedade e a nação brasileira”. Os delegados citam as duas vezes em que Torres exerceu o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e como ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, onde, segundo a carta, “cumpriu árdua missão em tempos conturbados”. Em seguida, o documento ressalta que o trabalho de Torres foi importante “para a manutenção harmoniosa da independência dos Poderes da União”.
Na sequência, os delegados elogiam a postura de Torres diante dos últimos acontecimentos, mencionando que o ex-secretário demonstrou uma “férrea disciplina profissional” afirmando que o mesmo retirou de cena “todos os embaraços que pudessem ditar rumos alheios à sua idônea perspectiva sobre a soberania da vontade popular , que é a preservação do nosso Estado Democrático de Direito”. No fim, os delegados lamentam sua prisão, ressaltam que o episódio não apagará “o brilho da sua história de homem de polícia” e valorizam o trabalho de Torres na época em que ele atuava pela Polícia Federal. Na última quarta-feira, a defesa do ex-ministro entrou com um pedido de habeas corpus no STF para que Torres pudesse cumprir prisão domiciliar, alegando que um laudo psiquiátrico apontou que ele corria risco de cometer suicídio. Na sexta, o ministro Luís Roberto Barroso negou a solicitação. Neste domingo, uma missa “em ação de graças pela vida e saúde” de Torres foi marcada em Brasília. Segundo a repórter Iasmin Costa, há a possibilidade da carta dos delegados ser entregue à família do ex-ministro durante a celebração.
Leia a íntegra da carta aberta em defesa de Anderson Torres
“Prezado e digno colega, delegado de polícia federal Anderson Torres! Temos certeza que centenas de colegas nossos gostariam de assinar esta Carta que pesarosos, mas orgulhosos de sua história, ora lhe endereçamos. Somos testemunhas de sua integridade moral e ética exemplar, na dedicação ímpar à sua missão constitucional de bem servir a sociedade e a nação brasileira, seja em quaisquer circunstâncias ditadas por ideologias, que são meras nuances do exercício do poder político partidário. Prova disso, nobre doutor, está nos resultados dos seus requisitados préstimos pela administração pública, sendo nomeado duas vezes para o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, onde cumpriu árdua missão em tempos conturbados e no governo anterior, como ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública.
Todos sabemos que a sua intransigência quanto ao culto aos objetivos fundamentais da nossa República foi de grande valia para a manutenção harmoniosa da independência dos Poderes da União, em momentos aparentemente de ideais divergentes ocorridos no governo que lhe confiou a pasta da Justiça. Nos minutos finais dessa sua jornada retirou de cena, numa demonstração de férrea disciplina profissional, todos os embaraços que pudessem ditar rumos alheios à sua idônea perspectiva sobre a soberania da vontade popular , que é a preservação do nosso Estado Democrático de Direito. Causa-nos profunda tristeza vê-lo penalizado em consequência de terríveis momentos conturbados da nossa recente cena política, que terminou por encarcerá-lo. Isso jamais apagará o brilho da sua história de Homem de Polícia que amou a nossa sagrada democracia. Recentemente, fomos informados do intenso sofrimento no seio de sua família e de sua mãe que se ressente da ausência forçada do filho predileto. Também o reconhecemos qualificado e competente colega e juntos lutamos pela manutenção da ordem e da paz pública! Nós, homens e mulheres de polícia! Abraços!”
Santiago Peña é eleito o novo presidente do Paraguai e mantém hegemonia da direita no país
O economista Santiago Peña, do governista Partido Colorado, foi eleito o novo presidente do Paraguai e mantém a hegemonia da direita do país. Em um processo eleitoral marcado por denúncias de corrupção contra importantes dirigentes do partido da situação, Peña superou o líder liberal Efraín Alegre e vai suceder o presidente Mario Abdo Benítez a partir de 15 de agosto por um mandato de cinco anos. A eleição presidencial no Paraguai tem apenas um turno e é vencida por maioria simples. O Partido Colorado governou o país durante a maior parte das últimas sete décadas, sob a ditadura e sob a democracia, com uma breve interrupção durante o governo do esquerdista Fernando Lugo, entre 2008 e 2012, que sofreu um impeachment um ano antes do fim de seu mandato.
Soraya Thronicke recebe alta hospitalar após ficar internada em UTI por crise alérgica
A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) recebeu alta hospitalar neste domingo, 30, após ser internada com crise alérgica na UTI do hospital DF Star, em Brasília. A parlamentar deu entrada na unidade de saúde na última sexta-feira, 21. Na noite de quarta-feira, 26, a equipe de Soraya divulgou uma nota dando detalhes do quadro de saúde. Segundo o comunicado, a senadora apresentava um quadro estável, mas que “inspirava cuidados”. “Por se tratar de uma alergia de causa ainda não identificada, com crises muito fortes, os médicos optaram por mantê-la na UTI com acompanhamento de um especialista”, dizia a nota de Soraya. A equipe médica que cuidou da senadora disse que ela deve seguir com o tratamento em casa nos próximos dias.
Às vésperas de nova viagem de Lula, Planalto vai enfrentar ‘prova de fogo’ no Congresso
A semana do Legislativo Federal reserva mais uma série de audiências com ministros de Estado, que estarão novamente sob “a mira” da Câmara dos Deputados. Pela terceira semana consecutiva, o governo Lula 3 terá ao menos oito membros do primeiro escalão convidados a prestarem esclarecimentos sobre suas respectivas pastas, com possibilidades de novas sessões de bate-bocas e atritos entre os parlamentares. O cenário de audiências antecede a votação do chamado PL das Fake News, que pode ser a primeira “prova de fogo” do Palácio do Planalto frente aos congressistas, e a viagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Reino Unido. O chefe do Executivo participará da cerimônia de coroação do Rei Charles III, marcada para o próximo domingo, 6, e pode ampliar a viagem diplomática em encontro com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.
No Legislativo Federal, a semana de audiências começa com a oitiva do ministro Alexandre Silveira na Comissão de Minas e Energia. Atendendo aos requerimentos dos deputados Joaquim Passarinho, Evair Vieira de Melo (PP-ES) e Julio Lopes (PP-RJ), a expectativa é que o ministro fale sobre as principais propostas e programas da pasta, além de prestar informações sobre ações já adotadas. No mesmo dia, o ministro da Educação, Camilo Santana, é esperado no Senado Federal para apresentação da agenda estratégica do MEC para os próximos anos e esclarecimentos sobre a Portaria MEC nº 627, publicada no dia 5 de abril, que suspendeu os prazos para a instituição do Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. Com uma semana mais curta, em razão do feriado do Dia do Trabalho, os parlamentares da Câmara também devem intensificar esforços para a votação do Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, que terá votação do mérito marcada para a terça-feira, 28.
Já na quarta-feira, 3, serão retomadas as audiências com cinco ministros de Estado na Câmara dos Deputados. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, vai fala sobre as prioridades da pasta na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Já o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, é esperado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, também para esclarecimentos gerais a respeito de suas atribuições. É provável que ele enfrente questionamentos sobre a relação do governo com o MST e sua ausência na Agrishow, uma das maiores feiras de agronegócio do país. Margareth Menezes, da Cultura, foi convidada via requerimento de governistas. Na Comissão de Comunicação, Juscelino Filho é esperado também para apresentação do plano de trabalho e programas do ministério. O quinto ministro — e mais aguardado — é Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, que irá participar da terceira audiência na Casa Baixa desde o início do governo. Desta vez, o ex-governador do Maranhão visitará a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, presidida pela deputada federal Bia Kicis (PL-DF), uma das maiores aliadas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Mais uma vez, Dino vai responder às perguntas dos parlamentares sobre sua visita ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro; novas prisões fruto dos inquéritos do 8 de Janeiro; suposta ligação entre membros do Partido dos Trabalhadores e o PCC; invasões de terras, entre outros assuntos. Na quinta-feira, 4, os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) são aguardados no Senado Federal para audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, presidida pela senadora Soraya Thronicke (União-MS). Até o final da semana, deputados e senadores também se articulam para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. A leitura do requerimento, etapa regimental para dar início do colegiado, aconteceu na quarta, 26, pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O político mineiro projeta que a criação do colegiado deve acontecer após o Primeiro de Maio.
Ataque a indígenas Yanomami termina com um morto e dois feridos; PF investiga o caso
A Polícia Federal (PF) investiga um ataque que indígenas Yanomami sofreram de garimpeiros. De acordo com a corporação, indígenas teriam entrado em confronto e trocado tiros com garimpeiros no sábado, 29. Três Yanomami foram atingidos. Um deles morreu no local e dois foram socorridos ao Hospital Geral de Roraima, onde estão internados e recebem atendimento médico. A PF recebeu a informação sobre o confronto no início da noite de sábado. Na madrugada deste domingo, 30, duas equipes de agentes federais com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foram até o local do conflito, na comunidade indígena UXIU, para investigar o caso. “Durante as diligências a PF apurou indícios dos crimes cometidos contra os indígenas, ouviu testemunhas, realizou perícia de local de crime e aguarda a elaboração dos respectivos laudos e relatórios para prosseguimento das investigações”, informou a corporação, por meio de nota. O corpo do indígena foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para elaboração de laudo. A polícia disse que outras diligências seguem em andamento para a identificar, localizar e prender os autores dos crimes, enquanto as ações de desintrusão dos invasores das terras indígenas continuam no âmbito da Operação Libertação.
Em pronunciamento do Dia do Trabalho, Lula confirma aumento de R$ 18 do salário mínimo e isenção do IR de até R$ 2.640 por mês
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou na noite deste domingo, 30, o aumento de R$ 18 do salário mínimo, de R$ 1.302 para R$ 1.320, e a isenção do Imposto de Renda (IR) para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.640). Durante pronunciamento em rede nacional sobre o Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, o petista disse que tem “trabalhado para consertar e reconstruir” o Brasil e frisou a importância da valorização do salário mínimo. “Recompor as conquistas perdidas pelos trabalhadores e trabalhadoras é prioridade no nosso governo. A começar pela valorização do salário mínimo que há seis anos não tinha aumento real, e vinha perdendo poder de compra dia após dia. Mas já estamos começando a reverter essa perda. A partir de amanhã o salário mínimo passa a valer R$ 1.320 para trabalhadores da ativa, e aposentados e pensionistas. É um aumento pequeno, mas real. Acima da inflação, pela primeira vez depois de seis anos”, comentou. Nos próximos dias, o presidente afirmou que vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei para que o salário mínimo seja reajustado todos os anos acima da inflação. “Até o fim do meu mandato ele voltará a ser um grande instrumento de transformação social que foi no passado, quando cresceu 74% acima da inflação. Foi graças a isso que milhões de brasileiros e brasileiras saíram da pobreza para uma vida melhor. É preciso lembrar que a valorização do salário mínimo não é essencial apenas para quem ganha o salário mínimo. Com mais dinheiro em circulação, as vendas do comércio aumentam, a indústria produz mais, a roda da economia volta a girar, e os novos empregos são criados”.
Em relação ao IR, Lula também confirmou a ampliação da isenção para trabalhadores que ganham até dois salários mínimos e que pretende anunciar, ao longo do mandato, isenção até R$ 5mil. “Estamos mudando a faixa de isenção do imposto de renda, que há oito anos estava congelada em R$ 1.903. A partir de agora, o valor até R$ 2.640 por mês não pagará mais nem um centavo de imposto de renda. E, até o final do meu mandato, a isenção valerá para até R$ 5 mil por mês”. Como mostrou a Jovem Pan, a Receita Federal informou que cerca de 40% dos contribuintes, ou seja, 13,7 milhões de pessoas vão deixar de pagar IR a partir de maio. O contribuinte não precisará fazer nada para garantir a isenção. Os próprios sistemas da Receita Federal serão atualizados para permitir a nova função. Com a medida, o governo brasileiro deixará de arrecadar R$ 3,2 bilhões em 2023. Já no próximo ano o valor sobe para R$ 6 bilhões. No fim pronunciamento do Dia do Trabalho, o presidente brasileiro ainda ressaltou que “não haverá a reconstrução do Brasil sem a valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras”, disse. “O Brasil vai voltar a crescer com inclusão social, e novos empregos serão criados. Podem estar certo de que o esforço do seu trabalho será cada vez mais reconhecido e recompensado. E o 1º de maio, que sempre foi um dia de luta, voltará a ser também um dia de conquistas para o povo trabalhador”, completou.
Eliezer brinca sobre ‘seca’ com Viih Tube no pós-parto: ‘Contagem regressiva’
O ex-BBB e influenciador Eliezer brincou neste domingo, 30, sobre a “seca” que passa com a também influenciadora Viih Tube. No início deste mês, nasceu Lua, a primeira filha do casal. Para falar e tirar dúvidas sobre a paternidade e maternidade, Eliezer abriu uma caixa de perguntas no Instagram. E um dos questionamentos dos fãs foi se o casal já tinha tirado um tempo para a primeira relação pós-parto. O influenciador disse que recebe milhares de perguntas como esta e confessou: “Ainda não. Acho que, mesmo se pudesse, nossa rotina atual com a Lua não ia deixar porque agora que e Viih está ficando mais ‘tranquila’ em relação ao cansaço. Até semana passada ela só ficava acordada pra amamentar praticamente. Mas estou na contagem regressiva. Faltam 25 dias”, brincou. Na sequência, o ex-BBB contou que não sabe como irão fazer para ter a primeira relação. “A Lua dorme com a gente no quarto, somos praticamente só nós dois, ela mama toda hora, cada mamada é ‘papo’ de uma hora. E depois eu entro para fazer ela arrotar e ninar. Em uma dessas madrugadas que fiquei de plantão, pensei nisso, como vai ser”, explicou.
Com Tiquinho Soares decisivo, Botafogo vence Flamengo e assume liderança do Brasileirão
O Botafogo surpreendeu neste domingo, 30, ao derrotar o Flamengo por 3 a 2, em pleno Maracanã, em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2023. Mesmo ficando com um jogador a menos após a expulsão do lateral direito Rafael, no início do segundo tempo, a Estrela Solitária mostrou muita organização e competitividade. O grande destaque da partida foi o atacante Tiquinho Soares, responsável por balançar as redes duas vezes. O outro gol do Glorioso foi anotado por Danilo Barbosa, de cabeça. Do lado flamenguista, o único a marcar foi o zagueiro Léo Pereira, também com dois tentos. Com o resultado, o Glorioso pula para a liderança do Nacional, sendo o único com 100% de aproveitamento, com nove pontos conquistados. O Rubro-Negro, por sua vez, amarga seu segundo revés e permanece com três pontos, agora no 12º lugar.
Como foi o jogo
Com o apoio de sua torcida, o Flamengo começou a partida dominante, controlando as ações e partindo para cima. O Rubro-Negro, é verdade, mostrou um pouco de desorganização sem o meio-campista Gerson, desfalque de última hora após sentir dores no aquecimento. Ainda assim, os flamenguistas incomodaram com finalizações perigosas, fazendo Lucas Perri trabalhar e acertando a trave com Vidal. Aos poucos, porém, o Botafogo entrou no jogo e saiu da defesa. Aos 27 minutos, Victor Sá foi derrubado por Wesley dentro da área. Na cobrança, Tiquinho Soares não desperdiçou. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Danilo Barbosa aproveitou escanteio na área e testou para as redes, ampliando a vantagem.
No retorno do intervalo, o técnico Jorge Sampaoli colocou Everton Ribeiro na vaga de Ayrton Lucas, tentando mudar o panorama da partida. Mais ofensivo, o Flamengo ainda ficou em vantagem aos 4 minutos, após Rafael acertar a sola em Cebolinha e receber o cartão vermelho direito. Outo minutos depois, Léo Pereira aproveitou cruzamento de Fabrício Bruno e diminuiu o prejuízo. Com o gol, os flamenguistas até ameaçaram uma reação, mas viram o Botafogo marcar o terceiro. Depois de linda jogada pessoal de Tchê Tchê, o centroavante Tiquinho Soares bateu firme para estufar as redes. Na base do abafa, Léo Pereira ainda fez o segundo, depois de batida de escanteio de Everton Ribeiro. Mesmo assim, os rubro-negros não tiveram força para conseguir o empate.
Queda de hidroavião em Bragança Paulista, no interior de SP, deixa dois mortos
Um hidroavião caiu numa represa do Rio Jaguari, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, na tarde deste domingo, 30. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, dois idosos morreram com na queda da aeronave. Um tinha 74 anos, enquanto outro havia completa 72 anos. De acordo com a corporação, cinco viaturas e o helicóptero Águia foram acionados para atender a ocorrência. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o hidroavião ficou submerso.
A polícia do Equador informou neste domingo, 30, que homens fortemente armados dispararam contra um grupo de pessoas em Guayaquil, centro econômico do país, deixando dez mortos e três feridos. Segundo o general William Villaroel, os criminosos desceram de uma caminhonete preta e, sem dizer uma palavra, abriram fogo “com armas pesadas”. No ataque, ocorrido na noite de sábado, também houve três feridos, entre eles “uma menina de 5 anos, que está estável e vai ser operada para a retirada de estilhaços”, acrescentou Villaroel. A Procuradoria-Geral do Equador havia informado anteriormente duas pessoas feridas.
De madrugada, na oficina mecânica onde ocorreu o atentado, foram vistos corpos caídos na calçada, em meio a poças de sangue. Ao redor, as pessoas choravam e se abraçavam enquanto a polícia isolava o local. “Houve um ataque a tiros onde várias pessoas estavam bebendo, vieram com veículos motorizados e mataram quem estava aqui”, disse à AFP uma testemunha que preferiu não ser identificada. As autoridades ainda não relataram nenhuma prisão por este ataque. No entanto, especificaram que cinco dos mortos tinham antecedentes criminais por roubo, tráfico de drogas e uso de armas. “Acreditamos que trata-se de uma disputa entre grupos criminosos organizados, é uma luta pelo poder, pelo território para o transporte de drogas”, acrescentou o comandante da polícia.
Localizado entre a Colômbia e o Peru, os maiores produtores mundiais de cocaína, o Equador enfrenta um aumento nas apreensões de drogas, assim como de mortes violentas nas ruas e nas prisões. Para combater a criminalidade interna, o governo do presidente Guillermo Lasso declarou os grupos criminosos como terroristas, permitindo que as Forças Armadas patrulhassem as ruas ao lado da polícia.
Internacional derrota Goiás e entra no G4 do Brasileiro; Mano Menezes recusa Corinthians
O Internacional confirmou o favoritismo na noite deste domingo, 30, ao derrotar o Goiás por 1 a 0, no Beira-Rio, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O uruguaio Carlo De Pena, que vive excelente fase, acertou um lindo chute sem pulo, marcando o único gol da partida. Com o resultado, o Colorado foi aos sete pontos e subiu para a quarta colocação. O Esmeraldino, por sua vez, permanece com três pontos, no 15º lugar. Além da vitória, outro motivo de comemoração para os torcedores gaúchos foi a confirmação de Mano Menezes no cargo de treinador. Em entrevista concedida antes do duelo diante dos goianos, o técnico afirmou que não deixará o clube de Porto Alegre para voltar ao Corinthians. “Nada (a falar sobre interesse do Corinthians). Não estou no mercado. Tenho contrato. Os torcedores do Inter, os que querem, podem ficar tranquilos. Vou cumprir meu contrato”, disse, em conversa com a TV Globo. O profissional, vale lembrar, tem vínculo com o Inter até o fim do ano. O Alvinegro paulista, desta forma, segue em busca de um substituto para Cuca, que pediu demissão após forte pressão dos corintianos.
Documentos vazados mostram EUA atentos a elos de Lula com China, Rússia e Irã
Os Estados Unidos estão preocupados com a maneira como o Brasil tem lidado com os recentes conflitos entre Rússia e Ucrânia e EUA e China. Documentos da inteligência americana aos quais o jornal Washington Post teve acesso apontam sucessivos acenos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a rivais geopolíticos dos americanos.
Em um trecho, por exemplo, a inteligência americana cita o interesse de Lula em formar um “bloco de paz mundial” para mediar os interesses dos EUA e da China e intermediar o fim dos combates na Ucrânia.
Os documentos mencionam o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia ao plano. Segundo o arquivo, os russos consideram que a proposta neutralizaria a narrativa de “agressor-vítima” do Ocidente sobre a Ucrânia.
O aceno dos russos não é novidade. Em 18 de abril, um dia após o chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, visitar Lula em Brasília, o Kremlin disse que o plano do petista leva em conta os interesses da Rússia. “Qualquer ideia que leve em conta os interesses da Rússia merece atenção e certamente precisa ser ouvida”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
O incômodo dos americanos também não é novo: após a visita de Lavrov, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Jack Kirby, chamou a posição de Lula na guerra de “profundamente problemática” e afirmou que o presidente estava repetindo a propaganda russa.
O petista já disse que os EUA e a Otan estão prolongando o conflito na Ucrânia fornecendo armas a Kiev e chegou a sugerir que, em um acordo de paz, Kiev pudesse abrir mão da Crimeia, região controlada pelos russos desde 2014.
Mas os documentos aos quais o WP teve acesso vão além. O jornal americano cita que a iniciativa de Lula tomava forma ao mesmo tempo em que o Brasil recebia dois navios de guerra do Irã, principal rival geopolítico dos EUA no Oriente Médio –as embarcações estavam listadas no programa de sanções dos americanos.
Os dois navios ficaram por uma semana no Rio de Janeiro, no início de março, apesar de críticas dos EUA e de Israel. Segundo os documentos, o Pentágono avaliou que Lula “provavelmente aprovou a escala para reforçar sua reputação como mediador global e polir a imagem do Brasil como uma potência neutra”.
A análise americana, porém, pondera que o aval do petista não indica necessariamente uma grande expansão do relacionamento militar dos dois países, apesar de o Irã, segundo os EUA, esperar por isso. Ainda sobre o assunto, o documento relembra que os governos do Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela recusaram os pedidos do Irã para que as embarcações atracassem em seus países.
Antes da visita, diz um dos documentos, alguns oficiais da marinha brasileira tentaram convencer o governo Lula a negar o recebimento das embarcações. Eles temiam que Washington visse o aval como um realinhamento das parcerias externas do Brasil. Na época, Ricardo Zúniga, o principal formulador de políticas para o Brasil dentro da gestão de Joe Biden, disse à Folha que o Brasil receber navios iranianos era lamentável.
PM apreende carga milionária de pasta base de cocaína enterrada em praia no RN
Na madrugada deste domingo (30), a Polícia Militar apreendeu 17 quilos de pasta base de cocaína, durante patrulhamento na orla marítima de Areia Branca. A droga estava enterrada entre as praias de São Cristóvão e Ponta do Mel.
Esta é a maior apreensão de drogas já realizada pela PM no município. O material foi encaminhado à Delegacia de Plantão, em Mossoró, causando um prejuízo estimado em cerca de 2 milhões de reais ao tráfico.
A investigação ficará a cargo da 42ª Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca.
Sem-terra invadem fazenda da senadora Tereza Cristina e de seus familiares em Terenos-MS
A Fazenda Santa Eliza, que pertence à família Corrêa da Costa, mesma família da senadora Tereza Cristina (PP-MS) foi invadida por sem-terra na manhã deste domingo, informam advogados e familiares da senadora. A propriedade, de aproximadamente 1,3 mil hectares, no município de Terenos, a 16 quilômetros de Campo Grande, foi ocupada por sem-terra desde a madrugada deste domingo (30). Um acampamento foi montado no local.
Conforme o advogado da família da senadora e ex-ministra da Agricultura, Brenner Lucas Dietrich Espíndola, o grupo que invadiu a fazenda diz ser do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). “Eles adentraram à área de reserva legal da propriedade e lá fincaram uma bandeira do MST”, conta o advogado. “Estamos desde a manhã desta segunda nesta envolvidos nisso”, admitiu.
Conforme Brenner, a fazenda de 1,3 mil hectares é “extremamente produtiva”. Nela há uma área de confinamento arrendada para o grupo JBS, e também outras áreas arrendadas para produtores do Estado, como por exemplo para a família Schlatter, de Chapadão do Sul, entre outros produtores.
O jornal do MS, Correio do Estado, apurou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) já foi informado da ocupação. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Militar Ambiental já estão no local.
Uma mulher que participa da ocupação teria sido detida para prestar esclarecimentos. Ainda não há a confirmação se o motivo seria esbulho possessório (quando se tenta invadir uma propriedade privada) ou por crime ambiental (há relatos que os sem-terra tiraram parte da reserva para montar o acampamento).
O MST foi procurado pelo Correio do Estado, mas não retornou o contato até a publicação da reportagem.
Fazenda foi desocupada na tarde deste domingo (30) após intervenção da PM
A senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, informou, na tarde deste domingo (30), que a Fazenda Santa Eliza, que pertence a sua família e está localizada no município de Terenos (MS), já foi desocupada pelos trabalhadores rurais sem-terra após a intervenção da Polícia Militar.
“Na madrugada deste domingo (30), um pequeno grupo de invasores sem-terra tentou ocupar a fazenda da família da senadora Tereza Cristina (PP-MS), localizada em Terenos (MS), a 25 quilômetros de Campo Grande. Eles se retiraram ainda pela manhã, pacificamente, após intervenção da Polícia Militar”, trouxe nota da assessoria de imprensa da senadora.
Recebido por apoiadores em Ribeirão Preto-SP, Bolsonaro revive clima de campanha eleitoral em 1ª viagem pelo país após voltar dos EUA
Em sua primeira viagem pelo país após retornar de um período de três meses nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reviveu em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) neste domingo (30) o clima da campanha eleitoral de 2022.
Bolsonaro desembarcou no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão, pouco antes das 14h deste domingo e foi recebido por apoiadores que horas antes já se aglomeravam no local.
Gritos como “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”, “Deus, pátria, família e liberdade” e “Eu vim de graça” foram entoados a todo momento pelas pessoas presentes sob uma temperatura de 31 graus.
Um forte esquema de segurança foi montado. A região próxima à área de desembarque foi cercada, e policiais militares faziam revista em quem entrava no local. Havia ao menos 15 veículos de forças de segurança no aeroporto, inclusive dois ônibus da Polícia Militar.
No voo, Bolsonaro embarcou após todos os passageiros. Na chegada a Ribeirão, desembarcou antes dos demais, cercado por quatro seguranças.
No entorno, vendedores ambulantes comercializavam camisas alusivas ao ex-presidente por R$ 50, mesmo preço cobrado por bandeiras pequenas.
“O acompanho desde 2019, vendi muita camisa já, mas seria melhor se ele tivesse ganhado [em 2022]”, disse o vendedor Paulo Sérgio Alves, de São Paulo.
Próximo a ele, a bancária Patrícia Matos, de Franca, experimentava uma delas, para substituir a que usou no ano passado. “Estava gasta demais já”, disse.
Do aeroporto Bolsonaro saiu em uma caminhonete e foi seguido por motos e carros até uma fazenda às margens da rodovia Abrão Assed que liga Ribeirão Preto à serrana. Políticos como o deputado Mário Frias acompanharam o desembarque do ex-presidente.
O objetivo da visita a Ribeirão foi o de participar da cerimônia de abertura da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) nesta segunda (1º), que no entanto foi cancelada pela organização devido a uma polêmica com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow entrou em rota de colisão com o governo federal na última terça-feira (25), quando o presidente da feira, Francisco Matturro, comunicou ao ministro Carlos Fávaro (Agricultura) que Bolsonaro participaria da cerimônia de abertura e sugeriu que o ministro visitasse o evento no dia seguinte, quando haverá uma reunião da FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio).
Fávaro se sentiu “desconvidado”, cancelou a agenda em Ribeirão Preto e fez com que o governo Lula ameaçasse, na sexta-feira (28) cancelar o patrocínio do Banco do Brasil ao evento.
Na noite de sábado (29), pressionada por expositores, as associações organizadoras da Agrishow anunciaram num comunicado o cancelamento da cerimônia de abertura.
Mais de meio milhão de pessoas estão à espera de cirurgias eletivas no SUS
Dezesseis estados e o Distrito Federal informaram ao Ministério da Saúde que mais de 566 mil pessoas estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de cirurgias eletivas. O número aparece no relatório mais recente da pasta sobre o andamento de um novo programa do governo federal, que pretende repassar recursos para reduzir a espera por cirurgias, exames e consultas na rede pública de saúde.
Lançado em janeiro, o Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF) foi uma das bandeiras dos primeiros 100 dias da terceira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na primeira etapa, a prioridade são as cirurgias eletivas, que são procedimentos já marcados e sem urgência.
Pelas regras do programa, cada estado deverá apresentar suas demandas ao ministério, com detalhamento sobre a quantidade de pessoas na fila e os procedimentos cirúrgicos mais aguardados.
Até o dia 27 de abril, o Ministério da Saúde tinha aprovado os planos de 17 unidades da federação: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
- No total, o tamanho da fila declarada por esses estados foi de 566.923 pessoas.
- Dessas, 256.215 cirurgias serão realizadas por meio do programa do governo federal.
- De acordo com o ministério, a redução da fila declarada até agora será de 45,2%.
Ainda faltam informações sobre a espera por cirurgias eletivas no SUS em 10 estados: oito elaboram os planos para enviar ao Ministério da Saúde e dois aguardam a análise da pasta, de acordo com os dados mais atuais.
Até então, não havia um número exato de pessoas na chamada ‘fila do SUS’. O detalhamento feito pelos estados está ajudando o governo federal a ter uma noção sobre a espera pelos procedimentos de saúde na rede pública de uma maneira nacional.
Ainda em janeiro, o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvecio Magalhães, afirmou que era “um mistério completo esse número exato”.
Nesta quinta-feira (27), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o diretor de programa da mesma secretaria, Aristides Vitorino De Oliveira Neto, afirmou que o caminho para a redução das filas do SUS “é longo”.
“A gente sabe que [a fila] é ainda maior [que 566 mil]. Existe um esforço para a gente conseguir captar a totalidade desta fila em todo o território nacional, em parceria com os estados e municípios”, disse.
“O percurso para que a gente atinja os objetivos é longo, mas a gente está trilhando, asfaltando essa estrada, para que a gente consiga chegar lá”, afirmou ainda o representante do Ministério da Saúde.
Dois civis morreram após um bombardeio em um vilarejo na Rússia na noite deste sábado, 29. A informação foi divulgada por Alexander Bogomaz, governador de Bryansk, onde aconteceu o ataque. Segundo ele, o bombardeio que levou às mortes dos civis foi de autoria da Ucrânia. “De acordo com informações preliminares, um prédio residencial foi completamente destruído, outras duas casas foram parcialmente destruídas. […] Os serviços de emergência continuam trabalhando no local”, disse Bogomaz em mensagens divulgadas no aplicativo Telegram. A Rússia também culpou a Ucrânia por um ataque de drone a um posto de armazenamento de combustível no porto de Sebastopol, na Crimeia, que resultou em um grande incêndio e, consequentemente, em uma grande coluna de fumaça. Segundo o governador da cidade, as chamas foram contidas antes que ocorresse uma tragédia. Ao veículo RBC Ukraine, um oficial ucraniano afirmou que mais de 10 tanques com derivados de petróleo foram destruídos, comprometendo 40 mil toneladas de material destinados à frota russa no Mar Negro. A Ucrânia quase nunca assume de maneira pública a responsabilidade
Idosa busca atendimento no Rio de Janeiro e deixa hospital com lesões na cabeça
Uma idosa de 70 anos foi buscar atendimento em um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro e deixou a unidade de saúde com um tampão no ouvido, corte na orelha, pontos e um hematoma na cabeça. A denúncia foi feita por parentes, que foram à delegacia do Leblon, fazer uma queixa neste sábado, 29. O atendimento aconteceu no CER Leblon, considerado uma das referências no atendimento. Segundo os parentes, a idosa veio ao hospital após ter uma convulsão. Entretanto, no momento da alta, parentes e amigos perceberam algo diferente: ela estava com um tampão no ouvido, cortes, pontos e um galo na cabeça. Indignados, os parentes saíram da unidade de saúde e foram até a delegacia do bairro. No hospital, os profissionais atribuíram as lesões à uma outra convulsão, mas a idosa contou à filha que os hematomas foram causados pela queda de uma maca de hospital. “Chegou lá para ser atendida por uma convulsão e saiu de lá com a orelha cortada e um galo na cabeça”, disse Cristiane, filha da vítima. A vítima esteve no Instituto Médico Legal para fazer exame de corpo de delito. A secretaria municipal de saúde já está investigando o caso. Esse foi mais um caso envolvendo a saúde do Rio de Janeiro. Uma passista informou que teve um braço amputado após ser internada em um hospital, enquanto uma criança teve o dedo mindinho amputado durante uma falha na hora da retirada de gazes e esparadrapo da mão da jovem.
O famoso livro “1984”, de George Orwell, e o Projeto de Lei (PL) 2630/2020 levantam questionamentos sobre os perigos de uma Autoridade de Vigilância da Internet governamental, no que se refere à invasão de privacidade excessiva e manipulação de uma população. O PL propõe a regulamentação da internet no Brasil, o que pode trazer avanços importantes no combate a desinformação e aos discursos de ódio, mas também levanta questões sobre a privacidade dos usuários e a possibilidade de abusos por parte das autoridades de vigilância da internet. O livro e filme “1984” são obras de ficção científica distópica que retrata um governo totalitário que controla todos os aspectos da vida dos cidadãos, incluindo a vigilância constante por meio de dispositivos de monitoramento e a censura da liberdade de expressão – muitos já estão fazendo alusão à proposta que tramita na Câmara dos Deputados, que, assim como “1984”, pode permitir que o Poder Executivo crie um órgão para avaliar se as redes sociais estão cumprindo a lei, para investigar conteúdo, notificar usuários sobre infrações e para cumprir outras funções dentro das redes sociais. Os apoiadores estão chamando a matéria de “PL das Fake News”. Os opositores, por outro lado, preferem “PL da Censura”. Os dois lados apresentam preocupações e pontos positivos. Veja a seguir:
Preocupações:
- Perda da privacidade: A vigilância constante da internet implica na perda da privacidade dos cidadãos, que ficam sob constante monitoramento e têm suas atividades registradas em um banco de dados;
- Restrição da liberdade de expressão: Uma autoridade de vigilância da internet também pode ser capaz de monitorar e censurar a liberdade de expressão dos cidadãos, impedindo que eles se manifestem livremente sobre questões políticas ou outras que possam ser consideradas “sensíveis” pelo governo;
- Manipulação de informações: Uma autoridade de vigilância da internet pode manipular as informações disponíveis para a população, selecionando apenas aquelas que são convenientes para o governo e ocultando aquelas que podem ser consideradas prejudiciais;
- Controle da vida das pessoas: A vigilância constante da internet também pode levar ao controle total da vida das pessoas pelo governo, o que pode incluir o monitoramento de suas atividades diárias, suas relações pessoais e suas escolhas individuais;
- Abuso de poder da Autoridade de Vigilância da Internet: Pode usar as informações coletadas para perseguir ou intimidar cidadãos que sejam considerados inimigos do governo ou que possuam opiniões contrárias às do regime político vigente. Esse abuso de poder pode levar a violações dos direitos humanos e à supressão das liberdades individuais assim como já observados em muitos países.
Pontos Positivos:
- Combate ao crime cibernético: Uma autoridade de vigilância da internet pode ajudar a identificar e prevenir atividades criminosas na rede, como fraudes, golpes, roubo de informações pessoais, ataques hackers, entre outros;
- Combate a Desinformação (Fake News): Uma autoridade de vigilância da internet pode ajudar a regular e controlar o conteúdo que é publicado na rede, combatendo a disseminação de discursos de ódio, de informações falsas e de conteúdos ilegais – itens extremamente nocivos nos dias de hoje, e que prejudica muitas empresas e pessoas que são vítimas das fake news; uma vez que estamos em uma sociedade majoritariamente carente de raciocínio crítico para validar as informações direto na fonte e por evidências;
- Combate ao terrorismo e atividades extremistas: uma autoridade de vigilância da internet pode ajudar a combater o terrorismo e atividades extremistas na rede, monitorando a disseminação de ideologias perigosas e identificando possíveis ameaças à segurança pública.
Desse modo, independente do lado político, toda a população brasileira deve ter atenção a alguns quando os assuntos são governos fiscalizando uma população. Veja o vídeo publicado em meu perfil no Instagram, onde respondo quais são os pontos para um Autoridade de Vigilância de Internet ser mais “confiável”. O PL 2630/2020 pode ter sido o pesadelo com o Brasil de Winston Smith, personagem fictício principal do livro de George Orwell, caso esse projeto de lei não seja bem dosado. Por tudo isso, um dos instrumentos que já temos no Brasil “Pró-Privacidade”, é exigir das empresas e órgãos públicos a aplicação e adoção da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que obriga as instituições a protegerem os dados pessoais de seus clientes, funcionários e fornecedores, fazendo com que assim, todos tenhamos maior privacidade em nossa vida. Somos todos contra Fake News e a favor da privacidade.
NOTA: A LGPD já previu a criação de um outro órgão público para fiscalizar o direito a privacidade da população, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que inclusive também já manifestou algumas preocupações sobre o tema. Lei na íntegra em: Contribuição preliminar para o debate público sobre a Lei de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet — Autoridade Nacional de Proteção de Dados (www.gov.br).
Recomendo:
- Livro 1984 | Amazon.com.br
- Filme 1984 | Prime Video
Quer se aprofundar no assunto, tem alguma dúvida, comentário ou quer compartilhar sua experiência nesse tema? Escreva para mim no Instagram: @davisalvesphd.
O diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, considera que o relatório do PL das Fake News apresentado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) é vago. O texto não define a quem cabe a regulamentação, já que ele retirou da redação a criação de uma agência reguladora de supervisão das plataformas. Lacerda acredita que o texto também erra ao equiparar mecanismos de buscas e redes sociais com as mesmas regras, já que a previsão de exclusão de postagens, por exemplo, não funciona na lógica dos buscadores, que não fazem publicações, apenas organizam o conteúdo. Ele ainda reclama que a proposta é genérica e não deixa claro como as plataformas devem cumprir as obrigações previstas, se não há uma entidade regulamentadora. Em entrevista à Folha de S. Paulo, Lacerda afirmou que a empresa já adota medidas de moderação de conteúdo de ódio e que a responsabilidade por violência nas escolas não pode ser só das plataformas, porque é um problema social e não apenas digital.
A discussão sobre o projeto ficou em alta após os ataques em escolas, que resultaram na morte de uma professora em São Paulo e de quatro crianças em Santa Catarina. O argumento é de que a regulamentação da internet pode ajudar a diminuir a violência. Segundo Lacerda, entre março e abril, foram cumpridos 740 pedidos de acesso a dados das autoridades governamentais relacionados a terrorismo e a ataques às escolas. O Google defende que o projeto seja debatido em uma comissão especial e o diretor acredita que é preciso ampliar ainda mais a discussão com autoridades e audiências públicas, pois há dúvidas se o texto em análise terá o efeito positivo esperado, já que poderia fomentar a desinformação.
Sergio Pérez venceu na manhã deste domingo, 30, o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 e se tornou o primeiro piloto a vencer o Circuito de Baku duas vezes, desde a inauguração da pista em 2016. Com a vitória, o mexicano está a seis pontos do companheiro de RBR Max Verstappen, que chegou em segundo, na classificação geral. Charles Leclerc, da Ferrari, chegou em terceiro na corrida deste domingo. Foi o primeiro pódio da equipe italiana na temporada. Foi a sexta vitória da carreira do piloto mexicano, que já havia vencido em Mônaco, Singapura e na Arábia Saudita. O piloto aproveitou um incidente na volta de número 11, quando Nyck de Vries bateu na barreira de proteção da curva seis, assumiu a liderança da corrida. A RBR mandou o líder Verstappen para os boxes ainda na transição da bandeira verde para o safety car e voltou à pista em sétimo lugar. Na classificação geral, o holandês somou 93 pontos, enquanto o mexicano chegou a 87. O espanhol Fernando Alonso é o terceiro, com 60 pontos. A próxima corrida será em Miami, no próximo domingo, 7, na quinta etapa da temporada 2023.
PF instaura inquérito para apurar possível caso de racismo durante voo em Salvador
A Polícia Federal (PF) instaurou um inquérito policial para investigar um suposto caso de racismo durante um voo da Gol na sexta-feira, 28, no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia. Na ocasião, uma passageira negra foi expulsa do Voo Gol 1575, com destino a São Paulo, após se recusar a despachar uma mochila que continha um laptop. Depois de receber ajuda de outros passageiros, a vítima conseguiu guardar sua mala, quando foi abordada por agentes da Polícia Federal para que ela deixasse a aeronave. Um vídeo do caso viralizou nas redes sociais e diversos internautas apontaram suposto caso de racismo por parte da tripulação. Em nota, a PF informou que a investigação foi instaurada na Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia e seguirá em sigilo até que os fatos sejam devidamente apurados.
Brasil é o 2º colocado em ranking de confiança do consumidor no mês de abril
O Brasil é o 2º colocado entre 29 países do Índice Global de Confiança do Consumidor do mês de abril, atrás apenas da Indonésia. A pesquisa mensal é feita pela Ipsos, e o Brasil aparece com 57,9%, 1,6% a mais do que o registrado no mês anterior, enquanto a Indonésia tem 63,5%. Atrás do Brasil, vêm México (56,2%) e Índia (55,5%). Quanto maior é a pontuação, maior é o grau de confiança dos consumidores em relação à economia do país. Os consumidores brasileiros foram os que tiveram alta mais acentuada em seus níveis de confiança nos últimos 12 meses, até abril. Turquia e México aparecem, respectivamente, em 2º e 3º lugares como maiores variações positivas no período, com 10,5% e 6,2%. A margem de erro para o Brasil é de 6,3%.
Domitila diz que não reencontrou namorado após o BBB 23: ‘Sofro de saudade’
A modelo Domitila Barros revelou que ainda não reencontrou o seu namorado, o alemão Moritz Carlo, após sua participação no Big Brother Brasil, da TV Globo. Ela respondeu perguntas de fãs em seu Instagram na manhã deste domingo, 30, onde revelou a informação. Através dos stories e da caixinha de perguntas, a agora ex-BBB disse estar com saudade do companheiro ao ser questionada por um de sus seguidores. A modelo ainda utilizou uma foto abraçada com o companheiro ao fundo. “Só saudades! Ainda nem deu tempo de encontrar ele, nem meu pai, nem minha irmã! Sofro de saudades gente, vocês não tem ideia não”, disse a modelo. Domitila foi uma das últimas a se despedir do jogo e ganhou o carinho do público, chegando a ser considerada uma das protagonista da edição deste ano. Veja a publicação:
Um argentino de 26 anos que estava sendo procurado pela Interpol foi preso em Armação de Búzios, no Rio de Janeiro, na região dos Lagos. Ele foi preso por agentes da Polícia Federal, conduzido à Superintendência da PF e já está no sistema carcerário à disposição do Poder Judiciário. O pedido de extradição já foi protocolado pelo governo Argentino. Após a prisão, os dois países entraram em contato para viabilizar a extradição o mais breve possível. O jovem é acusado de direção imprudente e, por causa disso, ter provocado a morte de uma pessoa em território argentino. Ainda não há uma data para que o acusado seja extraditado para a Argentina.
Napoli fica no empate com a Salernitana e adia comemoração do título no Italiano
O Napoli frustrou seus torcedores neste domingo, 30, ao ficar apenas no 1 a 1 com a Salernitana, em pleno estádio Diego Armando Maradona, pela 32ª rodada do Campeonato Italiano. Com a expectativa de confirmar o terceiro título do Scudetto, o primeiro dos últimos 33 anos, os Azuis entraram em clima de festa e dependendo apenas de si. Apesar da atuação abaixo do esperado, Mathías Oliveira abriu o placar para os mandantes e animou a torcida. No fim, Dia empatou o confronto e adiou a comemoração dos napolitanos. Restando seis rodadas para o término da competição, o Napoli tem 79 pontos e precisa de apenas mais dois pontos para garantir a taça matematicamente. Outra alternativa é ver as rivais Lazio (61) e Inter de Milão (59) tropeçarem em alguma partida. Desta forma, o conjunto do Sul pode celebrar na próxima quinta-feira, 4, diante da Udinese, fora de casa. Os únicos títulos do clube no Nacional foram obtidos nas temporadas 1986-87 e 1989-90, época em que Maradona exibia seu talento na Terra da Bota.
Documento da Abin contradiz depoimento à PF do ex-ministro Gonçalves Dias sobre alertas do dia 8/1
O documento da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que mostra o envio de alertas para órgãos do governo federal e do DF sobre as possíveis invasões em 8 de janeiro contradiz a versão apresentada pelo ex-ministro Gonçalves Dias, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), em seu depoimento à Polícia Federal.
Segundo o relatório obtido pela Folha, GDias —como o ex-ministro é conhecido— teria recebido 11 informes em seu próprio WhatsApp do dia 6 de janeiro até o início dos ataques, por volta das 15h do dia 8.
Do total, três mensagens teriam sido encaminhadas exclusivamente para o ex-ministro, sem repasse para os órgãos que compõem o Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência).
O documento oficial contraria a versão apresentada pelo ex-ministro em seu depoimento à PF. Aos investigadores, Gonçalves Dias disse que soube do envio dos alertas apenas quando teve de elaborar, em meados de janeiro, uma resposta aos pedidos de informações da CCAI (Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência) do Congresso Nacional.
“Indagado se recebeu informações de inteligência da Abin a respeito do aumento de fluxo de ônibus e chegada de pessoas após 6 de janeiro à BSB, [o ex-ministro] informou que não recebeu qualquer relatório de inteligência”, diz trecho do depoimento.
O documento obtido pela Folha é um compilado de mensagens distribuídas pelo WhatsApp —em grupos ou individualmente— entre 2 e 8 de janeiro.
A prática de usar o aplicativo de mensagens para essa finalidade se tornou comum no governo Jair Bolsonaro (PL), durante a gestão do general Augusto Heleno no GSI. À época, a Abin era comandada pelo delegado e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) —que deve ser indicado para a CPI mista do 8 de janeiro.
Segundo o depoimento, o ex-ministro afirmou “que as mensagens do dia 8 pela manhã constavam pessoas fazendo discursos exaltados, ameaçando invadir prédios públicos da República; [e] que o compilado de mensagens não pode ser considerado tecnicamente um relatório de inteligência para produção de conhecimento para assessorar a decisão do gestor”.
GDias ainda disse que, mesmo após receber o documento da Abin com todas as mensagens enviadas às vésperas de 8 de janeiro, “não havia informações relevantes” nos comunicados.
“Ele [GDias] não foi alertado por nenhuma agência ou órgão oficial antes dos atos de 8 de janeiro. Ao contrário do divulgado, o general promoveu todos os esforços que estavam a seu alcance para que nada de mais grave ocorresse, conforme será provado ao cabo de todas as investigações em curso”, afirma o advogado André Callegari, que defende o ex-ministro.
O conteúdo das mensagens enviadas pelo WhatsApp já indicava na noite de sexta-feira, dia 6 de janeiro, a possibilidade de “ações violentas” e invasão às sedes dos Poderes, segundo o documento da Abin.
“A perspectiva de adesão às manifestações contra o resultado da eleição convocadas para Brasília para os dias 7, 8 e 9 jan. 2023 permanece baixa. Contudo, há risco de ações violentas contra edifícios públicos e autoridades”, diz trecho da mensagem —a primeira que teria sido enviada ao ex-ministro.
“Destaca-se a convocação por parte de organizadores de caravanas para o deslocamento de manifestantes com acesso a armas e a intenção manifesta de invadir o Congresso Nacional. Outros edifícios na Esplanada dos Ministérios poderiam ser alvo das ações violentas”, completa o texto, enviado às 19h40.
Às 10h30 do dia 7 de janeiro, sábado, a Abin envia nova atualização sobre os atos previstos para aquele fim de semana.
“Em Brasília, há registro de chegada no QG do Exército de 18 ônibus de outros estados para participar de manifestações. Mantêm-se convocações para ações violentas e tentativas de ocupações de prédios públicos, principalmente na Esplanada dos Ministérios.”
As três mensagens enviadas diretamente a Gonçalves Dias, segundo o relatório, foram atualizações do próprio dia 8 de janeiro.
“Cerca de 100 ônibus chegaram a Brasília/DF para os atos previstos na Esplanada”, diz o texto das 8h53.
Às 12h05, minutos antes dos manifestantes caminharem até a Esplanada dos Ministérios, a Abin enviou outro alerta: “Deslocamento dos manifestantes para a Esplanada está previsto para as 13h. Ânimo pacífico no momento, mas há relatos de pessoas que se dizem armadas”.
O último texto que teria sido encaminhado exclusivamente ao ex-ministro, às 13h, diz que havia sido “identificado discurso radical de vândalo com perfil já conhecido com ânimo exaltado”.
O general Gonçalves Dias pediu demissão do GSI em 19 de abril na esteira da crise causada pela divulgação das imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto. Foi a primeira queda no primeiro escalão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As gravações do circuito interno de segurança do Planalto mostram o baixo efetivo de policiais e militares no início das invasões. A entrada do palácio, por exemplo, chegou a ficar desguarnecida por 45 minutos enquanto vândalos depredavam as vidraças, equipamentos de segurança e obras de arte dentro do prédio.
O acesso à porta principal do Planalto só foi dificultado pelas forças de segurança por volta de 16h, quando os militares do BGP (Batalhão da Guarda Presidencial) avançaram em linha contra os vândalos. O principal meio para dispersar os invasores foi o gás lacrimogêneo, sem necessidade de confronto direto.
Somente às 16h43, dois grupos com cerca de cem militares do BGP deixaram o estacionamento reservado ao comboio presidencial rumo à área externa do Planalto. Parte do grupo foi para a entrada do palácio, enquanto outra se mobilizou no segundo andar do prédio e auxiliou na prisão dos vândalos.