29 de dezembro de 2022
Imprensa internacional repercute morte do Rei do Futebol: ‘Tesouro nacional do Brasil’
A imprensa internacional repercute a morte de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos. O jornal norte-americano “The New York Times” falou do Rei do Futebol como “um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos”, “figura transformadora no esporte do século XX” e “tesouro nacional do Brasil”, ressaltando que o ex-jogador ajudou a popularizar o futebol nos Estados Unidos. “Um herói nacional no Brasil, Pelé era amado em todo o mundo – pelos muito pobres, entre os quais ele foi criado; os muito ricos, em cujos círculos ele viajou; e quase todo mundo que já o viu jogar”, diz trecho da reportagem. Já o The Guardian, com título “Pelé, campeão mundial do Brasil e lenda do futebol”, o jornal fala em habilidade cativante, exalta o Rei como o “maior artilheiro de todos os tempos do Brasil” e cita as principais conquistas. Entre elas, os 1.282 gols, “mais que o dobro de seu adversário mais próximo”, diz o texto. “Pelé foi um dos poucos jogadores de futebol a serem reconhecidos pelo público americano em geral na década de 1970”, completa.
O jornal espanhol El Pais, por sua vez, afirmou que, com a morte de Pelé, se encerra uma “era na história do futebol e do Brasil”. “Quem teve o privilégio de vê-lo jogar ao vivo ou em vídeo lembra justamente daquele gol de cabeça com que abriu o placar em seu tricampeonato mundial”, diz a matéria, que narra a história de vida e de louvores do maior jogador do Brasil: “As vitórias do rei do futebol colocaram seu país no mapa. Pelé e Brasil eram sinônimos”, completa o texto. Acima da antiga rivalidade entre Brasil e Argentina, o jornal esportivo Olé destaca na tarde desta quinta a morte do principal amigo de Maradona: “Dolor mundial: murió Pelé”. Em longa homenagem, o veículo argentino afirma que, além da rivalidade entre os países, “ninguém pode duvidar que Pelé foi um dos maiores jogadores de futebol da história” e reconhece que, para muitos, Edson Arantes é considero “melhor acima de Diego Maradona e Lionel Messi”.
Também argentino, o Clarín fala de Pelé como a “estrela incontestável das Copas do Mundo”, relembra os mundiais conquistados e a trajetória no Santos. “Desde os tempos de O Rei, o Santos passou de um time da periferia paulista a um gigante universal. A FIFA o reconheceu nesse sentido: que o Santos foi oportunamente designado como “O Time do Século XX”. Em homenagem semelhante, o Le Monde, da França, foi preciso: “Monarca absoluto da bola redonda, o único jogador a ter conquistado três Copas do Mundo”, inicia o texto, que compara Pelé ao Elvis Presley do futebol. “Como tal, Pelé – e esta é a marca da sua genialidade – é, sem dúvida, o único futebolista cujas falhas foram elevadas à categoria de obras-primas.
Neymar, assim como diversos outros nomes do mundo esportivo, prestou sua homenagem a Pelé, que morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos. O jogador, que assim como o Rei do Futebol fez história jogando com a camisa do Santos, ressaltou a transformação que o ex-jogador causou no esporte mais popular do Brasil. “Antes de Pelé, ‘10’ era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é eterno”, publicou o craque do Paris Saint-Germain. O técnico de vôlei Bernardinho, o cantor Thiaguinho, a apresentadora Sabrina Sato e o influenciador Carlinhos Maia comentaram a publicação ressaltando o que foi dito por Neymar e desejando que Pelé descanse em paz.
Após a morte do ex-jogador de futebol Pelé ser confirmada pela família nesta quinta-feira, 29, o governador de São Paulo Rodrigo Garcia decretou luto oficial no Estado. Pelé permaneceu um mês internado no Hospital Albert Einstein, no centro de São Paulo, antes de falecer. “Único jogador a conquistar três Copas do Mundo, foi premiado como Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. Em homenagem ao maior mito do futebol brasileiro, estou decretando luto oficial de sete dias. Meus sentimentos a familiares e amigos e ao Santos Futebol Clube, seu clube de paixão. A memória de Pelé seguirá nos acompanhando rumo aos novos títulos da Seleção Brasileira”, pontuou Rodrigo Garcia. O decreto do luto de 7 dias será publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 30. “Pelé é o maior nome dos muitos atletas que conduziram o Brasil à glória do futebol mundial, o maior gênio do esporte, um embaixador global da nossa arte, talento e simpatia. Mineiro de nascimento, Pelé está eternamente ligado a São Paulo. Iniciou sua carreira pelo Bauru, onde se consagrou campeão infanto-juvenil, e depois conquistou todos os títulos estaduais, nacionais e mundiais pelo Santos, clube que o contratou como profissional, com apenas 15 anos”, complementou o governador. Futuro governador do Estado, Tarcísio de Freitas também se pronunciou. “O maior de todos os tempos no futebol nos deixou. Pelé reinou. Colocou três das estrelas na camisa da seleção e levou o nome do Brasil por onde passou. Está eternizado nas minha melhores lembranças e na camisa autografada que eu tive a honra de receber. Descanse em paz, Rei Pelé”, escreveu.
Clubes de futebol, jogadores e ex-jogadores prestaram homenagens a Pelé. O Rei do Futebol morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 29 de novembro para o tratamento de um câncer no cólon. Nos últimos anos, o Rei já havia apresentado alguns problemas de saúde, reclamando de dores constantes nas costas e demonstrando dificuldade para andar por causa de complicações derivadas de um transplante de quadril. O Santos Futebol Clube, clube onde o maior jogador da história atuou em boa parte de sua carreira, publicou a imagem de uma coroa em suas redes sociais. “Eterno”, escreveu o clube na legenda. Outros clubes do futebol brasileiro, também deixaram suas homenagens. Um dos maiores rivais do Peixe, o Palmeiras destacou que “Pelé continuará vivo para sempre nas lembranças e nos corações de todas as pessoas que amam o futebol”. O Corinthians escreveu que “foi uma honra tê-lo como adversário nos grandes clássicos de uma carreira de sucesso inquestionável que o consagrou como o melhor jogador de futebol de todos os tempos”. Outro rival do Santos, o São Paulo também prestou sua homenagem. “Reverência eterna ao Rei: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, maior expoente do futebol brasileiro e mundial”. Além das equipes paulistas, outros clubes se manifestaram, como Flamengo, Botafogo, Vasco, Internacional, Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se manifestou. O ex-jogador foi tricampeão Mundial com a Amarelinha. Jogadores e ex-jogadores também prestaram suas condolências. Neymar publicou uma foto do ex-jogador com uma coroa na cabeça. Ele ressalta que o ídolo transformou o futebol. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é eterno!!”, escreveu o brasileiro. O astro da seleção francesa, Mbappé publicou uma foto ao lado do Rei. “O Rei do Futebol nos deixou, mas seu legado jamais será esquecido”, escreveu o atleta, diversas vezes elogiado por Pelé. Cristiano Ronaldo postou uma imagem segurando o troféu de melhor jogador do mundo dando um aperto de mão em Pelé. “Um mero ‘adeus’ ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre”, escreveu o jogador. Confira as homenagens:
REI PELÉ
pic.twitter.com/epP8zZHRYr
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) December 29, 2022
Eterno. pic.twitter.com/N912VpCmVK
— Santos FC (@SantosFC) December 29, 2022
Edson Arantes do Nascimento morreu nesta quinta, aos 82 anos, mas Pelé continuará vivo para sempre nas lembranças e nos corações de todas as pessoas que amam o futebol. A Sociedade Esportiva Palmeiras reverencia a trajetória do Rei e presta condolências a seus familiares e fãs. pic.twitter.com/WIRU8Eeons
— SE Palmeiras (@Palmeiras) December 29, 2022
Infelizmente, aconteceu o que jamais gostaríamos que acontecesse.
Obrigado, Pelé! Obrigado por tanto. Foi um prazer te reverenciar, te enfrentar e te ver com o Manto Sagrado.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Atleta do Século pic.twitter.com/ANZ0DiZyTH
— Flamengo (@Flamengo) December 29, 2022
PELÉ ETERNO
Obrigado, Rei! Ídolo que engrandeceu o esporte, encantou o mundo e tanto nos orgulhou. Descanse em paz.
pic.twitter.com/JumFqLQ8qn
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 29, 2022
Eternamente o Rei do Futebol. #RipPele pic.twitter.com/HIjbqEOxSp
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) December 29, 2022
O futebol perdeu a sua Majestade.
O #VascoDaGama presta todas as condolências a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira, aos 82 anos.
Descanse em paz, Rei do Futebol e grande Vascaíno de coração.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) December 29, 2022
O maior embaixador da história brasileira. Mais do que três Copas, seus pés conquistaram prestígio para toda uma nação. Edson Arantes transformou o futebol em instrumento de orgulho, e jamais será igualado ou esquecido.
Obrigado por tudo, Pelé. Para sempre o nosso Rei.
pic.twitter.com/MmQrtuEoA7
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) December 29, 2022
Quando um REI parte, o mundo faz reverência. Hoje, damos adeus a @Pele, soberano do futebol. É e sempre será o Brasil, nosso mestre maior dentro das quatro linhas. Deixa um legado de superação, de talento. Um legado ao esporte. Incomparável, inspiração, o maior de todos. Imortal. pic.twitter.com/siTAIPDEAp
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 29, 2022
Hoje, o mundo chora. Chora a perda do MAIOR atleta da história. De um Rei!
Não existem palavras que definam o que você representa, Pelé. Depois de você, nos tornamos o país do futebol.
O mundo parou pra te ver jogar. O futebol sem você não será o mesmo.
Eterno em nossos
. pic.twitter.com/5tk78QXE7I
— Cruzeiro
(@Cruzeiro) December 29, 2022
O primeiro Alvinegro do Rei foi o de Minas!
Em 99, Pelé revelou que nosso Galo foi seu time na infância. Dondinho, pai e primeiro ídolo do Rei, foi um bom atacante nos anos 30 e 40, mas que teve sua passagem pelo Atlético, seu time do coração, abreviada por uma grave lesão. https://t.co/zuVnupHSpA pic.twitter.com/GhIz9Sr6ih
— Atlético (@Atletico) December 29, 2022
Políticos celebram legado de Pelé nas redes sociais e se despedem do ídolo
Após a confirmação da morte do jogador de futebol Pelé, considerado um dos maiores atletas da história, políticos e personalidades se pronunciaram para lamentar a perda. Ex-jogadora de vôlei e futura ministra dos Esportes, Ana Moser, comentou a partida do craque em entrevista coletiva. “O legado dele é eterno. Nós brasileiros, da pasta de esportes, temos a responsabilidade de manter essa qualidade e essa simbologia presente e viva. Vamos nos inspirar nessa força, nessa qualidade, nessa imagem maravilhosa que passamos para fora. Dar valor a esse legado e continuidade a isso. Acho que é possível ter alguém de novo como ele. Estamos falando de um jogador que teve o ápice na década de 70 e está vivo e tão forte até hoje. Como se reproduz isso? O Pelé é eterno”, declarou. Outros políticos utilizaram as redes sociais para honrar a história de Edson Arantes do Nascimento. Confira:
O Brasil se despediu nesta quinta-feira, 29, de Pelé. O ex-jogador, que lutou contra um câncer no cólon, morreu aos 82 anos por falência múltipla dos órgãos, mas deixou seu legado como o Rei do Futebol. Campeão em três Copas do Mundos e somando diversos outros títulos, o atleta se tornou um ídolo e ganhou fama internacional. Após sua morte ser confirmada, Pelé recebeu diversas homenagens de vários famosos. “É meio inacreditável falar ‘o Pelé morreu’. Tanta alegria, tanta vida, tantas comemorações. Não combina. Ele nasceu para a bola. E a bola nasceu para ele. Um talento inigualável que o fez ser o maior jogador da história. Adeus, rei. Meus sentimentos a toda família”, postou a apresentadora Ana Maria Braga. “Pelé! Que vida extraordinária! Que Deus conforte a família e amigos. Que benção ter uma vida como essa! Legado eterno”, escreveu o apresentador Marcos Mion. “Obrigado, rei Pelé, descanse em paz”, declarou o cantor Wesley Safadão.
O ator Lúcio Mauro Filho fez um longo texto ressaltando a brilhante trajetória do ex-jogador em campo. “‘Pelé Eterno’ não é apenas o título de uma cinebiografia, mas sim a definição de um legado, de tudo que representa esse cara para história. Dia desses, minha amada Fafy Siqueira postou um trecho de entrevista do Engenheiro Ozires Silva, em que ele comentava que ao encontrar em um jantar alguns membros do comitê do Prêmio Nobel, lhes perguntou por que nenhuma personalidade brasileira havia sido laureada, como já aconteceu com argentinos, chilenos e venezuelanos. Um deles respondeu: ‘Porque vocês são destruidores de heróis. Toda vez que aparece um candidato brasileiro, todo mundo do Brasil joga pedra. Não tem apoio da população. O brasileiro ou desconfia do outro, ou tem inveja do outro’. Me lembro também de Tom Jobim, que costumava dizer que o sucesso no Brasil era uma ofensa”.
O artista continuou: “Eu confesso que não sei de onde vem esse ranço. Talvez da nossa educação escolar, da nossa história que transformou tanta gente cruel e mesquinha em herói, que sequer sabemos quem de verdade merece tal honraria. Mas o que Pelé fez é de conhecimento universal. Ele revolucionou o futebol e para os mais jovens, nada melhor que aquele vídeo que circula pelas redes em que é possível vê-lo executar todos os lances eternizados por craques como Zidane, Cruiff, Maradona, Ronaldo e tantos outros, com anos de antecedência. Quando foi eleito pelo L’Equipe o ‘Atleta do Século’, Pelé concorreu não só com jogadores de futebol, mas com atletas de todas as modalidades, incluindo o mítico Jesse Owens. Mesmo assim, quando lhe fiz uma homenagem em seus 80 anos, muita gente veio esculhamba-lo por aqui. Pelé é um ser humano, como todos nós. Com qualidades e defeitos. Estamos todos nesse plano para aprender. Mas como atleta, esse homem foi, é e sempre será um herói! Descansa em paz Rei Pelé”.
“Dia triste para o Brasil. Pelé nos deixou hoje. Em seu livro, escreveu sobre a canção ‘Love Love Love’, que fiz inspirado nas palavras dele: ‘Fiz um discurso em campo e finalizei pronunciando estas palavras em inglês: Love! Love! Love’”, publicou o cantor Caetano Veloso. “Descanse em paz, Rei Pelé”, declarou o rapper Emicida. “O rei do futebol se foi hoje no dia em que costumamos homenagear o passado. Meu #tbt de hoje é do Pelé, o atleta do século XX, o maior embaixador do Brasil. Em qualquer lugar do mundo, ele era reverenciado. Como jogador, foi tricampeão com a seleção brasileira. Tive a chance de trabalhar com ele na Copa de 1994, nos Estados Unidos. Não vou me esquecer da reverência de quem estava no estádio Rose Bowl quando ele chegou à cabine de transmissão da Globo. Um orgulho ver um homem preto brasileiro tão adorado e tão respeitado. Meus sentimentos à família, aos amantes do futebol e a todos os brasileiros que hoje estão de luto”, declarou a apresentadora Fátima Bernardes.
Descanse em paz Rei Pelé. pic.twitter.com/j6p6RfJfjX
— emicida (@emicida) December 29, 2022
É meio inacreditável falar “O Pelé morreu”.
Tanta alegria, tanta vida, tantas comemorações. Não combina.
Ele nasceu para a bola. E a bola nasceu para ele. Um talento inigualável que o fez ser o maior jogador da história.
Adeus, rei.
Meus sentimentos a toda família. pic.twitter.com/7eAHRAYuPY— Ana Maria Braga (@ANAMARIABRAGA) December 29, 2022
Obrigado rei Pelé, descanse em paz!
pic.twitter.com/S05Qm4VqWI
— Wesley Safadão (@WesleySafadao) December 29, 2022
Pelé! Que vida extraordinária! Que Deus conforte a família e amigos. Que benção ter uma vida como essa! Legado eterno!
— Marcos Mion (@marcosmion) December 29, 2022
Descanse em paz Rei Pelé. pic.twitter.com/j6p6RfJfjX
— emicida (@emicida) December 29, 2022
O Brasil se despediu nesta quinta-feira, 29, de Pelé. O ex-jogador, que lutou contra um câncer no cólon, morreu aos 82 anos por falência múltipla dos órgãos, mas deixou seu legado como o Rei do Futebol. Campeão em três Copas do Mundos e somando diversos outros títulos, o atleta se tornou um ídolo e ganhou fama internacional. Após sua morte ser confirmada, Pelé recebeu diversas homenagens. Confira:
Descanse em paz Rei Pelé. pic.twitter.com/j6p6RfJfjX
— emicida (@emicida) December 29, 2022
Filha de Pelé se manifesta sobre morte do Rei do Futebol: ‘Descanse em paz’
Depois de um mês de internação, o ex-jogador e ídolo do Santos e da Seleção Brasileira Pelé morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos. A informação da morte veio através das redes sociais de uma de suas filhas, Kely Nascimento. No Instagram, a filha do craque publicou uma foto com as mãos de todos os filhos e parentes próximos. Na legenda da publicação, Kely desejou que seu pai descansasse em paz e agradeceu a ele. “Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz”, escreveu a filha do craque. Além de Kely, Pelé tem ainda outros seis filhos: Edinho, Jennifer, Joshua, Celeste, Flávia Cristina e Sandra Regina, sendo que a última não teve paternidade reconhecida pelo pai, mesmo sendo a filha mais velha.
O Brasil recebeu uma notícia estarrecedora nesta quinta-feira, 29. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu aos 82 anos. Uma das filhas do Rei do Futebol, Kelly Nascimento confirmou a informação em seu perfil no Instagram. “Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz”, escreveu. O Hospital Israelita Albert Einstein, onde ele estava internado, afirmou, em boletim médico, que o ex-atleta faleceu às 15h27, em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.
Considerado o melhor futebolista de todos os tempos, ele conquistou três Copas do Mundo representando a seleção brasileira, além do bicampeonato da Libertadores da América, do Mundial de Clubes e do hexa do Brasileirão com a camisa do Santos Futebol Clube. Longe dos gramados, o mineiro também se destacou participando de filmes, novelas e até mesmo sendo ministro do Esporte no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé despontou no Santos com somente 15 anos de idade, chegou à seleção brasileira um ano depois e levantou o seu primeiro título com a Amarelinha aos 17, ajudando o Brasil a ganhar a sua primeira Copa, em 1958, na Suécia – o craque marcou três vezes na semifinal contra a França e ainda anotou dois gols na grande decisão diante dos anfitriões. No Santos, Pelé permanece com o status de maior ídolo da história. Desfilando o seu talento por cerca de 18 anos no time da Vila Belmiro (1956 – 1974) , o atacante não só faturou 24 títulos (veja a lista completa abaixo), como anotou 1.091 gols em 1.116 partidas e ajudou a divulgar o nome do clube mundialmente, não só como protagonista nas conquistas, mas também quando era atração das expedições da equipe ao redor do planeta – na época, era comum o Peixe marcar vários amistosos em lugares como Europa e África.
Representado a sua nação, Pelé foi igualmente vitorioso. Além da já citada Copa do Mundo de 1958, o Rei do Futebol esteve no bicampeonato, quatro anos depois, em 1962, quando se machucou na segunda partida da competição, mas incentivou seus companheiros ao título, no Chile. No Mundial seguinte, é verdade, o craque e o restante da seleção naufragaram no torneio realizado na Inglaterra. Em 1970, no entanto, Pelé viveu o seu melhor momento com a camisa verde e amarela, levando o Brasil ao tri e se consagrando como o melhor da competição realizada no México. No ano seguinte, fez seu jogo de despedida em um Maracanã abarrotado, que contou com mais de 138 mil pessoas.
Pelé ainda foi importante para fomentar o esporte nos Estados Unidos. Em 1975, o já ícone do futebol aceitou o convite do New York Cosmos. Lá, o artilheiro ainda participou do inédito título do campeonato nacional, em 1977, ano em que encerrou a sua carreira oficialmente. “Levando em consideração o futebol, lá se joga apenas cinco meses. Aqui, a gente jogava o ano todo. Então, dá mais tempo de atender compromissos particulares e a família. Mas tem alguns compromissos de publicidade, de relações públicas. Eu estou dando aulas em universidades de futebol, mas, ainda assim, é uma vida mais tranquila nos EUA”, disse Pelé, em entrevista à Jovem Pan, em 1976, antes de um jogo festivo pela seleção.
Fora dos gramados, Pelé se aventurou em outras artes – ele fez participações especiais em filmes, como “Os Estranhos” e “Os Trombadinhas”. Também apareceu na tradicional novela “O Clone”, da TV Globo, em 2001, e entrou em algumas edições dos programas humorísticos “Casseta & Planeta” e “A Praça é Nossa”. Além disso, gravou músicas com a ex-cantora Elis Regina e trabalhou em diversas peças publicitárias.
Pelé também chegou a fazer parte da política brasileira. Em 1995, ele foi nomeado ministro do Esporte por Fernando Henrique Cardoso, recém-empossado presidente da República. Em pouco mais de três anos à frente do ministério, Pelé levou como bandeira de sua gestão a modernização do futebol e a garantia dos direitos trabalhistas dos atletas profissionais. A Lei Pelé foi sancionada pelo governo em 1998 e determinou a extinção da figura do passe nos contratos dos jogadores. A aprovação do projeto sofreu forte lobby do Clube dos 13, que reunia os principais dirigentes do país e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O projeto original sofreu diversas modificações durante seu trâmite na Câmara e no Senado. Pelé conseguiu, porém, abolir o passe e forçar a profissionalização dos departamentos de futebol dos clubes.
Em relação a sua vida pessoal, Pelé era casado com Márcia Aoki desde 2016 – ele estava em seu terceiro casamento. A lenda do futebol deixa seis filhos: Edinho, Kelly, Flávia, Joshua, Celeste e Jennifer. Nos últimos anos, o Rei já havia apresentado alguns problemas de saúde, reclamando de dores constantes nas costas e demonstrando dificuldade para andar por causa de complicações derivadas de um transplante de quadril. No início de 2020, ele chegou a comentar o seu estado ao rechaçar um quadro de depressão. “Obrigado por suas orações e preocupações. Eu estou bem. Estou completando 80 anos este ano. Eu tenho meus dias bons e maus. Isso é normal para pessoas da minha idade. Não tenho medo, sou determinado, sou confiante no que faço. Tenho vários eventos futuros agendados. Eu não evito cumprir compromissos da minha sempre movimentada agenda. Continuo aceitando minhas limitações físicas da melhor maneira possível, mas pretendo manter a bola rolando. Deus abençoe todos vocês”, declarou.
Títulos de Pelé no Santos
- Campeonato Brasileiro: 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968
- Copa Libertadores da América: 1962, 1963
- Mundial de Clubes: 1962, 1963
- Recopa dos Campeões Intercontinentais: 1968
- Campeonato Paulista: 1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973
- Torneio Rio–São Paulo: 1959, 1963, 1964
Título no New York Cosmos
- North American Soccer League: 1977
Títulos de Pelé na Seleção Brasileira
- Copa do Mundo: 1958, 1962, 1970
A internação do Rei do Futebol, Pelé, completou um mês nesta quinta-feira (29), mas ele não resistiu e faleceu.
Com progressão no câncer de cólon, o rei do futebol não aguentou a batalha pela vida. O ídolo brasileiro deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no dia 29 de novembro, para fazer uma reavaliação do tratamento do câncer. Na ocasião, ele também foi diagnosticado com uma infecção respiratória.
No último boletim divulgado, em 21 de dezembro, os médicos afirmaram que o câncer de cólon havia progredido e que o rim e coração de Pelé exigiam cuidados. Às 15h56 horas de hoje, o Rei do futebol teve seu óbito confirmado.
O velório de Pelé acontecerá na Vila Belmiro, estádio que foi sua casa durante 18 anos. Ele será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, onde o Rei do futebol tinha um espaço reservado desde 2003.
A QUADRILHA JÁ ESTÁ COMPLETA?: Lula define escalação final de seus 37 ministérios; veja quem são.
Depois de um trabalho intenso, depois de muita tensão, depois de muita conversa e muito ajuste, terminamos de montar primeiro escalão do governo — afirmou Lula logo ao subir ao palco do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona a transição.
Entre os nomes que anunciados estão da senadora Simone Tebet (MDB) para o Planejamento, Marina Silva (Rede) que voltará a chefia do Meio Ambiente após 14 anos — a ambientalista ocupou o mesmo ministério durante os dois governos do petista, entre 2003 e 2008 — e o de Sonia Guajajara (PSOL-SP), que será a ministra dos Povos Indígenas.
Na montagem do futuro ministério, Lula deixou sob a influência do PT postos-chave da administração como Fazenda, Casa Civil, Educação e Desenvolvimento Social, mas barganhou áreas importantes para atrair apoio de MDB, União Brasil e PSD, que representam 28% das cadeiras da Câmara e 38% do Senado. Entregou pastas de relevância a futuros aliados como Cidades, que ficará com Jader Filho (MDB-PA) e Transportes, com o senador eleito Renan Filho (MDB-AL).
O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) assumirá Agricultura e o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) Minas e Energia. Diante da insatisfação de deputados do PSD pela escolha de dois senadores, Lula decidiu ampliar o espaço da legenda e entregou à legenda de Gilberto Kassab um terceiro ministério, a Pesca, que ficará com o deputado federal André de Paula (PSD-PE).
Já o cobiçado Ministério de Integração Nacional ficará com o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), um indicado do senador Davi Alcolumbre (União Brasil), numa vaga que estava reservada para o União. O presidente da legenda, Luciano Bivar, porém, disse não se tratar de uma escolha da sigla, que indicou os deputados Daniela do Waguinho (RJ), no Turismo, e Juscelino Filho (MA), nas Comunicações.
Ao entregar Comunicações ao União Brasil, Lula precisou deslocar o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), para quem já havia sido prometida a pasta. A saída foi oferecer ao deputado petista o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que dias antes havia sido ofertada ao líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG). Reginaldo era dado como certo no Desenvolvimento Agrário até a tarde de quarta-feira, mas acabou rifado em meio ao novo arranjo político para acomodar o PSD e União Brasil, que ficarão com três ministérios cada.
A demora para os anúncios ocorreu devido a pressão de bancadas importantes como União Brasil e PSD. O União Brasil tem 59 deputados e insistiu no nome de Elmar Nascimento (BA) para Integração Nacional, nome com forte rejeição do PT devido às posturas do deputado, contrário a pautas dos partidos e com manifestações recentes contrárias a Lula. Ele acabou preterido e defendeu a independência do partido em relação ao governo.
— O que for bom para o Brasil e ruim para o PT, a gente vota contra. A posição do partido é de independência. As indicações não são partidárias, são convites pessoais do presidente Lula. Não há indicação de executiva, de filiados. As votações, na Câmara e no Senado, vão mostrar a independência — disse Elmar ao GLOBO na manhã desta quinta-feira.
Já o PSD na Câmara, que terá 42 parlamentares em 2023, também demonstrou insatisfação com o espaço recebido e tratou a oferta da Pesca como “troféu de consolação” após o veto ao nome do deputado Pedro Paulo (RJ), que era cotado para assumir o Turismo. O parlamentar teve o nome rejeitado por pessoas próximas a Lula por uma acusação de agressão contra sua ex-mulher. Na época, ele negou ter agido com violência e o inquérito que apurou o caso foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal em 2016.
Veja todos os nomes anunciados hoje:
Gonçalves Dias – Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
Paulo Pimenta (PT) – Secretaria de Comunicação (Secom)
Carlos Fávaro (PSD) – Ministério da Agricultura
Waldez Góes (PDT) – Ministério da Integração
André de Paula (PSD) – Ministério da Pesca
Carlos Lupi (PDT) – Ministério da Previdência
Jader Filho (MDB) – Ministério das Cidades
Juscelino Filho (União Brasil) – Ministério das
Comunicações
Alexandre Silveira (PSD) – Ministério de Minas e Energia
Paulo Teixeira (PT) – Ministério do Desenvolvimento Agrário
Ana Moser – Ministério do Esporte
Marina Silva (Rede) – Ministério do Meio Ambiente
Simone Tebet (MDB) – Ministério do Planejamento
Daniela Souza Carneiro [Daniela do Waguinho] (União Brasil) – Ministério do Turismo
Sonia Guajajara (PSOL) – Ministério dos Povos Originários
Renan Filho (MDB) – Ministério dos Transportes
A QUADRILHA É GRANDE: Lula anuncia Randolfe, Jaques Wagner e José Guimarães como líderes do governo
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29) Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jaques Wagner (PT-BA) e José Guimarães (PT-CE) como líderes no governo entre os parlamentares.
O senador do Amapá será o líder do governo no Congresso; o ex-governador da Bahia e atual senador, no Senado; e o deputado cearense, na Câmara.
Randolfe, que se destacou no Senado como vice-presidente da CPI da Pandemia, no ano passado foi aliado de Lula durante a campanha presidencial vitoriosa contra Jair Bolsonaro (PL). Ele, que já foi do PSOL, foi um dos principais opositores de Bolsonaro na Casa.
Randolfe também já foi deputado estadual e tem mandato como senador até 2027.
Wagner, por sua vez, foi deputado federal pela Bahia antes de se tornar governador do estado, eleito em 2006 e novamente vitorioso quatro anos depois.
Em 2018, ele foi eleito para o Senado, e tem no currículo quatro passagens como ministro em governos petistas, nas pastas do Trabalho (2003-2004), Secretaria de Relações Institucionais (2005-2006), Defesa (2015) e Casa Civil (2015-2016).
Já José Guimarães, irmão do ex-presidente do PT José Genoino, é deputado federal desde 2007, acumulando cinco eleições consecutivas.
Sesap confirma morte de paciente que ficou queimado depois de explosão na Grande Natal
A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) confirmou, em nota, nesta quinta-feira, (29), a morte de uma das pacientes que estava em estado grave devido ao incêndio em um galpão que armazenava fogos de artifício em Parnamirim, na Grande Natal. A tragédia ocorreu na tarde dessa quarta-feira (28).
Na noite dessa quarta-feira (28), cinco pessoas ficaram feridas e foram socorridas ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, sendo duas em estado grave. Uma dessas vítimas não resisitiu e morreu nesta manhã. A outra, se encontra em estado grave, segundo informações do hospital.
“Mesmo com todos os esforços e depois de passar por cirurgias, não resistiu. A outra paciente grave continua na UTI”, informou em nota.
A secretaria, no entanto, não identificou o nome da vítima.
A pasta afirmou que a paciente, que continua em estado grave, esta com queimaduras acima de 90% em toda a extensão corporal, e três pacientes com queimaduras mais leves estão em condição estável.
LEIA MAIS SOBRE O CASO…
Um incêndio de grandes proporções atinge uma loja da Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), no Centro do Rio, nesta manhã. Segundo o presidente do Polo Saara, Eduardo Blumberg, o fogo começou no interior da Loja Simões, um comércio de produtos plásticos para casa e brinquedos.
O acionamento do Corpo de Bombeiros foi feito às 9h44. Segundo a corporação, informações preliminares são de que não há vítimas no local. Os militares conseguiram entrar no segundo andar do prédio da loja com o auxílio de uma escada e máscaras de proteção e cilindro de oxigênio, o objetivo é retirar material inflamável. A todo momento eles descartam roupas e papéis. Segundo a PM, policiais do 5º BPM (Gamboa) estiveram no local para verificar a ocorrência.
— Meus sobrinhos foram lá. Eu ainda não vi — conta com voz embargada um dos sócios proprietários da Loja Simões, Manoel Assemany.
Incêndio de grandes proporções atinge loja do Saara
A fumaça começa a diminuir e aparentar uma cor cinza. O fogo foi controlado pela ação dos militares de cima de caminhões e a partir dos sobrados vizinhos, com o auxílio de uma escada Magirus. Na rua, os restos de produtos que eram vendidos na loja se misturam à água que escorre do toldo derretido.
No momento do incêndio, uma correria se instaurou na rua da Alfândega para poder salvar os produtos do fogo. No entanto, foram os lojistas vizinhos que ajudaram a proteger a mercadoria.
— Na hora, nós guardamos tudo (que era da loja Simões) dentro da minha loja e agora estamos ensacando, para que eles levem para outra loja — explica Erica Schueng, proprietária de uma loja vizinha. Macarrões de natação, brinquedos e até travesseiros estão entre os produtos salvos.
Segundo Erica, o medo, além do fogo, era de saques. Por isso, ao menos vinte lojas abaixaram as portas no fim da manhã. No entanto, conforme a fumaça diminuiu, algumas lojas reabriram, ao meio dia.
— Quando começou a fumaça de novo, nós saímos correndo. Chegou a dar medo, porque a gente não enxergou nem um ao outro — explica Danilo Sales, que é agente de uma loja vizinha. Apesar de ter saído com dificuldades de respirar, ele garante que já está tudo bem.
— Cheguei a abrir a loja, por volta das 9h30, e logo a menina da loja do lado falou que tava pegando fogo. Só consegui arriar as portas e sair correndo — disse Joel Isaac, vendedor de roupas no Saara.
Jhenifer Santos trabalha na Loja Jasmin Presentes, que é vizinha aos imóveis consumidos pelo fogo. Ela conta que foi surpreendida por uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
— Essa imagem (nas mãos) era da Loja Simões. Ela veio até mim. Não sou devota dela, mas eu tenho fé — explica.
Na Avenida Presidente Vargas, o prédio State Grid precisou ser evacuado. Segundo a equipe de segurança cerca de 200 pessoas foram evacuadas dos seus 16 andares. Eles observam, no entanto, que a medida de segurança foi tomada para proteger os funcionários da fumaça, pois não há risco de incêndio.
Nas redes sociais, pessoas afirmam que a fumaça pode ser vista da Ponte Rio-Niterói.
Um homem foi preso em flagrante com 850 gramas de cocaína em Mossoró, no Oeste potiguar. O caso foi registrado na noite desta quarta-feira (28) e a droga estava em uma caixa de sapato.
De acordo com a Polícia Militar, a prisão ocorreu em patrulhamento de rotina na BR-110, na altura do bairro Costa e Silva. Os militares viram um veículo em movimentação suspeita e fizeram a abordagem. Eles relatam que o condutor ficou muito nervoso e, após as buscas, o material ilícito foi encontrado.
Além da droga, foram apreendidos dois aparelhos celulares que, inicialmente, a PM acredita ser do próprio suspeito.
Breno Manoel de Oliveira Ferreira, de 23 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele aguarda a audiência de custódia para saber se aguarda o julgamento em liberdade ou se continua detido.
A QUADRILHA ESPECIALIZADA: Novo ministro da Integração de Lula foi condenado à prisão por peculato
Indicado por Lula (PT) para assumir o ministério da Integração Nacional, o atual governado do Amapá, Waldez Góes (PDT), foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a seis anos e nove meses de prisão em regime semiaberto por peculato, em 2019. A decisão também determinava a perda do cargo e a devolução de R$ 6,3 milhões aos cofres públicos.
Góes entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). Em janeiro de 2020, o ministro Dias Toffoli suspendeu, em caráter liminar, a condenação. O STF ainda julga o caso.
O pedido de habeas corpus começou a ser julgado pelo STF em abril de 2021. Na ocasião, dois ministros votaram por manter a condenação —Luís Roberto Barroso, relator do caso, e Marco Aurélio. O julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.
O governador foi acusado de desviar valores de empréstimos consignados de servidores públicos. O dinheiro era descontado dos salários e utilizado para arcar com despesas do governo, atrasando o pagamento dos valores aos bancos credores.
Os desvios aconteceram em 2009 e 2010, no primeiro mandato de Góes. Ele voltou ao cargo em 2014 e foi reconduzido em 2018.
De acordo com o Ministério Público, a retenção das parcelas já era uma prática em governos anteriores, mas Góes teria ordenado pessoalmente que os valores não fossem repassados aos bancos.
A denúncia, oferecida quando o pedetista não ocupava o governo do Amapá, havia sido considerada improcedente na primeira instância, mas o Ministério Público recorreu. Com a reeleição, o caso subiu ao STJ.
No tribunal, os governadores são julgados pela Corte Especial, composta pelos 15 ministros mais antigos. Lá, o julgamento de Góes foi iniciado em 2018. A condenação ocorreu em novembro de 2019.
Segundo o ministro João Otávio de Noronha, do STJ, não é permitido ao Estado utilizar verbas particulares (o salário dos servidores) para financiar programas públicos.
Na ocasião, o advogado de Góes, Marcelo Leal, disse que o governador é inocente e que a denúncia não comprovou o crime de peculato, que prevê a apropriação ou o desvio do recurso em benefício próprio ou de terceiros. “Não houve corrupção, houve uma escolha moral”, afirmou ele.
Em nota encaminhada na época, Waldez Góes reiterou sua inocência, justificando que, “não ocorreu desvio do erário para terceiros ou fins pessoais, mas sim o pagamento de despesas outras do Estado”.
Waldez Góes vai integrar o governo Lula em uma cota do ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O atual governador do Amapá se licenciará do PDT enquanto for ministro. Aliados de Alcolumbre afirmam que o senador tentará convencer Góes a ir para a União Brasil no ano que vem.
A cantora Maraisa voltou a flertar com o ator Sérgio Marone pelas redes sociais. Ao postar uma foto com um vestido dourado justinho, a dupla de Maiara escreveu: “Aqui toda empacotada de presente, só não tem ninguém pra desembrulhar…”. O ex-galã da Globo compartilhou o post da cantora e comentou: “Um pacote desse a gente rasga, não desembrulha não”. A sertaneja logo respondeu: “Eu acho que eu dou conta”. Essa não é a primeira vez que os artistas trocam cantadas nas redes sociais. Tudo começou em janeiro deste ano, quando a cantora comentou uma foto de Sérgio: “Oi, meu nome é Maraisa. Você vem sempre aqui?”. Pouco depois, ela apagou o comentário e declarou: “Eu aqui viajando, né? Eu jamais teria chances com o Sérgio Marone”. Os fãs da artista, no entanto, foram em uma live do ator e o avisaram da cantada que ele recebeu da sertaneja. Foi então que ele postou: “Eu vi o que você escreveu no tweet passado, ops!, apagado, Maraisa. Nunca diga nunca”. Na ocasião, a patroa se explicou: “Eu apaguei porque eu achei que você nunca fosse ver”. Após essa interação, a sertaneja postou um gif do personagem Homer Simpson com um vestido de noiva e brincou: “Pai, se for da tua vontade, sua filha está pronta”. Desde então, os fãs dos artistas têm shippado o possível casal.
Um imóvel localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro foi atingido por um incêndio na manhã desta quinta-feira, 29. A ocorrência foi confirmada pelo Centro de Operações do Rio através das redes sociais. O incêndio acontece na Rua da Alfândega, na altura do Solares Pousada e teria começado por volta das 9h40 da manhã. As autoridades foram acionadas e equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda-Municipal, Polícia Militar, CET-Rio e SEG estão atuando no local. Até o momento, não há informações sobre feridos ou mortos pelas chamas. O episódio provocou a interdição da Avenida Passos. A fumaça do incêndio pode ser vista de diversos pontos da cidade. Vídeos das chamas foram publicados nas redes sociais.
Ricardo Nunes nega aumento do IPTU, defende ações na Cracolândia e projeta maior Réveillon de SP
Para fazer um balanço da gestão da Prefeitura de São Paulo em 2022, o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, entrevistou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nesta quinta-feira, 29. O governante negou que tenha aumentado o IPTU ao reajustar o preço do metro quadrado na Planta Genérica de Valores (PGV) em 5,5% nesta semana: “Nós não fizemos o aumento do IPTU (…) Vamos diferenciar o que é o aumento e o que é correção de inflação. Eu optei por não fazer aumento de IPTU, pelo contrário, eu reduzi o ISS de várias atividades e não aumentei o IPTU. O que diz que a gente tem que fazer é a correção da inflação. A inflação deu 5,8% e a gente fez a correção do IPTU menor que a inflação, em 5,5%, portanto razoável. A gente tem um grande compromisso de que os recursos arrecadados nos impostos sejam bem aplicados, não permitir corrupção, fazer o melhor serviço pelo menor preço e poder ampliar o serviço (…) Eu preciso pelo menos fazer a correção da inflação do IPTU, que é uma arrecadação importante para a cidade, para eu conseguir manter os serviços funcionando e estar ampliando esses serviços”.
A gestão de Nunes foi muito criticada após ações policiais na cracolândia que, além de terem sido violentas, acabaram dispersando um grande contingente de usuários de droga e moradores de rua para diversas regiões além do Centro de São Paulo. O prefeito defendeu as medidas que foram adotadas e detalhou a atual situação da cracolândia: “Esse é um debate que a gente precisa estar fazendo. Eu fiz uma pesquisa e a gente pensa que esse tema é concentrado no Centro, mas 88% das pessoas da cidade se interessam por esse tema. O que a gente tem hoje é a sensação de um problema maior, mas o que eu posso garantir é que a gente tem uma situação muito melhor. A sensação é porque essas ações que foram feitas, foram feitas com muito estudo. Nós reunimos o governo do Estado, Prefeitura, Assistência Social, Direitos Humanos, Saúde e Segurança, com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana, para montar uma estratégia e poder vencer esse grande mal que é a cracolândia. Pegamos experiências de cinco países que tiveram ações de sucesso com relação ao combate às suas cracolândias.
“E qual o resultado hoje? Nós tínhamos, em 2016, 4 mil usuários. Quantos nós temos hoje? Nós estamos entre 900 a 1 mil pessoas. Um estudo da Unifesp, publicado nesta semana, nos deu uma grande alegria, porque demonstra o resultado positivo de alguns objetivos que a gente busca. O que mostra o estudo? Entre as pessoas que lá estão, de 900 a 1 mil pessoas, mais de 80% estão a mais de dez anos e o outro restante mais de 5 anos. O que traduz isso? A gente conseguiu estancar a vinda de novos usuários. Quando tinha aquele volume gigante de 4 mil pessoas, com a feira do crack e o domínio do crime organizado, era um ambiente que favorecia que uma pessoa que não era usuária, mas estava em um momento difícil, tivesse facilidade de ingressar na cracolândia. Com as ações que nós fizemos, conseguimos fazer esse estancamento, que é fundamental. Agora é esse trabalho contínuo de prender traficantes, reurbanizar o local e principalmente oferecer o tratamento aos usuários”, argumentou.
Com o anúncio de grandes atrações musicais para o Réveillon na Av. Paulista, como Fafá de Belém, Xamã e Leonardo, Ricardo Nunes exaltou a festa e revelou quais as expectativas da Prefeitura para virada: “Vai ser o maior réveillon da cidade. O maior palco está sendo montado, a expectativa é de 2 milhões de pessoas e um movimento financeiro de R$ 350 milhões (…) A Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Civil Metropolitana e seguranças privados estão todos mobilizados para termos um bom sistema de segurança. Os shows são muito bacanas e teremos uma queima de fogos durante 12 minutos. Lembrando que será uma queima de fogos sem barulho, apenas visual com aquelas luzes bonitas, em respeito à questão principalmente dos animais. Vai ser uma festa muito bem organizada e muito bonita, convido a todos para estar lá comigo e todos da cidade de São Paulo. É um momento fundamental porque marca um momento importante de comemorar a virada do ano, trazer energia positiva para 2023, mas também para poder recuperar essa autoestima dos últimos 2 anos tão difíceis”.
Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de São Paulo não terá aumento de tarifa de ônibus. Para 2023, o valor da passagem será mantido em R$ 4,40, preço que vigora desde janeiro de 2020. Com relação à mobilidade urbana, o prefeito reafirmou seu compromisso em fortalecer iniciativas de fortalecimento do transporte público: “A gente está muito convencido da importância de incentivar o transporte coletivo e desincentivar o transporte individual. Estamos lançando um grande pacote de obras de mobilidade, são R$ 4,6 bilhões em terminais, corredores, BRTs. Outra questão é a questão ambiental, é muito importante que a gente possa trabalhar nessas questões ambientais da cidade e diminuir a quantidade de veículos. A gente sempre liberava o rodízio de veículos na cidade no começo de dezembro, a gente optou agora por só liberar depois do Natal, quando realmente diminui muito o número de veículos. É um conjunto de ações de políticas públicas, além da questão da retomada econômica”.
“A cidade de São Paulo está batendo recorde na geração de empregos, reduzimos impostos e trabalhamos muito para desburocratizar. E assim, com essas ações, podemos fazer com que a cidade promova a sua economia. Manter a tarifa é algo fundamental para todo esse conjunto de ações. Resumindo, fortalecimento da economia, questões ambientais e questões de mobilidade. O governo do Estado também não vai fazer a correção do Metrô e da CPTM, seria muito ruim fazer uma ação desvinculada do Estado, até por conta da integração. É um conjunto de questões levadas em consideração e, portanto, pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura vai manter a tarifa em R$ 4,40”, declarou. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo.
Um incêndio atingiu um hotel-cassino na cidade de Poipet, no Camboja, e deixou ao menos 19 mortos. As chamas atingiram o hotel Grand Diamond City, que fica perto da fronteira com a Tailândia, na noite de quarta-feira, 28, segundo a polícia do local. “Há 19 mortos no momento, mas o total de falecidos pode ser maior”, afirmou Sek Sokhom, secretário de Comunicação da província cambojana de Banteay Mean Chey, à AFP. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o prédio totalmente dominado pelas chamas e pessoas pulando para tentar escapar do fogo. As autoridades da província vizinha de Sa Kaeo, na Tailândia, registraram 50 hospitalizações no local. Além das vítimas fatais, foram registrados diversos feridos. Segundo o secretário de saúde da província tailandesa, 13 pessoas estavam em sistema de “respiração assistida” e o governador do local confirmou que quase 60 pessoas que foram resgatadas já foram socorridas e liberadas dos hospitais tailandeses. A polícia do Camboja estima que quase 400 pessoas trabalhavam no hotel no momento do incêndio. A imprensa local diz que vários estrangeiros estavam no cassino.
O Búfalo/Boi é o segundo signo do horóscopo chinês. No zodíaco, corresponde a Capricórnio. Com polaridade Yin, ele é regido pelo planeta Mercúrio. O elemento dos nativos de Búfalo é a Água, as pedras são ônix e quartzo, enquanto a flor é a violeta. O metal é o chumbo, a erva é a malva, as cores são preto, cinza e verde-escuro, e o número da sorte é o 8.
“O Búfalo age, na maioria das vezes, com calma e bom senso. Geralmente, é conservador e busca, naturalmente, ser independente”, explica Adriana Di Lima, consultora e professora de Astrologia Oriental Chinesa.
Quem são os nativos de Búfalo?
Os nativos do signo de Búfalo são as pessoas nascidas nas seguintes datas:
19/02/1901 a 07/02/1902;
06/02/1913 a 25/01/1914;
25/01/1925 a 12/02/1926;
11/02/1937 a 30/01/1938;
29/01/1949 a 16/02/1950;
15/02/1961 a 04/02/1962;
03/02/1973 a 22/01/1974;
20/02/1985 a 08/02/1986;
07/02/1997 a 27/01/1998;
26/01/2009 a 13/02/2010;
12/02/2021 a 31/01/2022.
Se você nasceu entre 1h00 e 3h00, o seu ascendente é o Búfalo.
Como são os nativos de Búfalo
Segundo Victor Souza, tarólogo e numerólogo, o nativo de Búfalo é reservado, introspectivo e esconde as emoções, com a intenção de mostrar cautela e ponderação. Porém, oculta a necessidade de autoafirmação e carência afetiva, que ele teima em negar. “Exigente e ambicioso, o Búfalo está sempre desafiando os próprios limites”, afirma o astrólogo.
Características marcantes
Dentre as virtudes do Búfalo, está o alto senso de responsabilidade. Segundo o astrólogo Victor Souza, isso faz dele um signo perseverante e dedicado ao trabalho.

Características que precisam desenvolver
Assim como os demais signos do horóscopo chinês, o Búfalo também possui características que precisa desenvolver. Conforme afirma Victor Souza, esse nativo pode ser demasiadamente ambicioso e se irritar facilmente. Costuma usar a ironia e o sarcasmo para se defender. Por isso, é necessário exercitar a calma e a simplicidade.
Como são os nativos de Búfalo nos relacionamentos?
Conforme Victor Souza, os nativos de Búfalo, na juventude, trabalham arduamente e buscam amadurecer em segurança. Contudo, isso os impede de viver o presente e de investir no lado emocional.
Nas relações, como estão sempre preocupados com a própria imagem, tendem a ser pacientes e buscam atender às necessidades do par. Procuram demonstrar por meio das sensações físicas aquilo que não conseguem verbalizar.
O fogo se espalhou rapidamente pelo emaranhado de fios nos postes, provocando medo e tensão na Avenida Paulista, um dos principais cartões postais de São Paulo. As chamas começaram no fim da noite de quarta-feira, 28, e só foram contidas na madrugada. Apesar do susto, ninguém se feriu. A contadora Eliana Vicente estava no local no momento em que começou o fogo. “O maior problema disso é o morador que está aqui, as empresas que estão trabalhando, você é pego de surpresa, poderia até ter machucado alguém, caído em cima de um carro. Sorte que não destruiu nenhum poste, porque o estrago seria pior”, afirmou a contadora. O receio de Eliana era de uma explosão no local, caso as chamas não fossem contidas, já que, no subsolo, passa uma rede de gás. “Qualquer faísca dessa o quarteirão todo pode ir pelos ares”, continuou. No dia seguinte, o prejuízo ficou para moradores e empresas, que ficaram horas sem acesso à internet. A Enel, concessionária de energia, informou que a equipe técnica foi acionada sobre o incêndio e que, ao chegar, as equipes constaram que as chamas eram nos fios de responsabilidade das empresas de telecomunicação. A concessionária esclareceu que o fornecimento de energia na região não foi afetado.
Bolsonaro veta mudanças que flexibilizam remanejamento de recursos do orçamento secreto
Nesta quarta-feira, 28, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou mudanças no orçamento secreto que determinavam que as emendas de relator se tornassem despesas discricionárias. O veto incomodou parlamentares e líderes de partido, que chegaram a sondar deputados sobre a possibilidade de se convocar uma sessão extraordinária para derrubar o veto. A maior parte do dinheiro deve ser enviada ao Ministério do Desenvolvimento Regional para a assinatura de convênios com prefeitos e governadores indicados pelos parlamentares. Os recursos giram no entorno de R$ 7 bilhões. A justificativa do presidente é de que o Ministério da Economia considerou a proposta inconstitucional e afirmou que se trata de uma matéria estranha ao texto original do projeto de lei. As emendas de relator foram declaradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal no dia 19 de dezembro. Os parlamentares aprovaram logo depois um projeto de lei que permite ao próximo governo transformar o dinheiro das emendas em recursos dos ministérios. Com o dinheiro à disposição dos ministros, deputados e senadores podem propor que parte do recurso seja enviado às suas bases eleitorais.
Nesta quarta-feira, 28, uma chuva torrencial atingiu a cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, provocando uma morte e um cenário de caos. As chuvas se intensificaram durante a tarde e, segundo balanço da Defesa Civil, em apenas uma hora, choveu quase 90 mm, o equivalente a 90 litros de água por metro quadrado. Nas últimas 24 horas, foram quase 200 mm. A cidade sofreu com diversos pontos de alagamento. Na baixada do mercado municipal, no Centro, veículos foram arrastados pela correnteza. Uma concessionária de veículos também foi atingida. O vice-prefeito de São Carlos, Edson Ferraz, relatou o momento. “Nós pedimos para Cque a população nos ajude. A Defesa Civil, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros estão trabalhando para restabelecer. Só temos que aguardar, pedir a Deus para que não tenhamos vítimas e esperar um pouco para ver e quantificar os estragos”, disse Ferraz. A rodovia São Carlos-Ribeirão Preto foi interditada no fim da manhã. A Polícia Rodoviária controlou o trânsito. Uma mulher foi arrastada pela enxurrada e foi encontrada morta embaixo de um veículo. A Prefeitura ainda contabiliza os prejuízos e não decidiu se irá decretar calamidade pública.
Várias cidades da Ucrânia foram atingidas por mísseis russos na manhã desta quinta-feira, 29, incluindo a capital Kiev, informou a Força Aérea do país. “Ataque em larga escala de mísseis (…) O inimigo ataca a Ucrânia de várias direções com mísseis de cruzeiro a partir de aviões e navios”, afirmou a Força Aérea ucraniana nas redes sociais. De acordo com o conselheiro presidencial Mikhailo Podolyak, mas de 120 mísseis foram disparados. Após uma série de reveses militares e perdas de territórios no último semestre, Vladimir Putin tem intensificado a campanha aérea com drones e mísseis para atacar a infraestrutura de energia ucraniana. Nesta quinta-feira foram relatadas explosões em várias cidades, incluindo a capital Kiev, onde o prefeito Vitali Klitschko alertou para possíveis apagões e pediu aos moradores que economizem água. As explosões em Kiev deixaram pelo menos três feridos, de acordo com o prefeito. Fragmentos de mísseis derrubados atingiram duas casas na zona leste de Kiev. Uma “empresa industrial” e uma creche foram atingidos ao sudoeste da cidade, segundo o comando militar da capital. Em Lviv, oeste do país, as explosões deixaram 90% da cidade sem energia elétrica, informou o prefeito Andrii Sadovyi. O governador da região de Lviv, Maksim Kozytski, afirmou que a defesa aérea foi acionada e pediu aos moradores que permaneçam nos abrigos. As explosões também atingiram Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, afirmou o prefeito Igor Terekhov.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), junto à Polícia Federal (PF), deflagrou megaoperação, nas primeiras horas desta quinta-feira (29/12), para prender extremistas que tentaram invadir a sede da PF, na Asa Norte, em Brasília, no último dia 12 de dezembro.
As equipes cumprem mandados expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A coluna Na Mira apurou que um dos alvos do mandado de prisão é a bolsonarista Klio Hirano. Ela foi presa nessa quarta-feira (28/12). Os demais envolvidos são procurados na ação desta manhã.
Nas mídias sociais, Klio exibe uma série de publicações, vídeos e fotos no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília e em encontro com outros autodenominados “patriotas”. As buscas ocorrem no DF e em outras unidades da Federação, a maioria delas no Norte do país, especialmente em Rondônia.
A investigação — conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco/Decor) — e pela Polícia Federal revelou que os vândalos estavam acampados em frente ao QG do Exército ou passaram pela concentração de bolsonaristas.
Foi investigada a participação de cada um dos presos nos atos e foi detectado, ainda, três responsáveis por comprar os combustíveis usados na depredação de bens públicos e particulares.
No total, os grupos de pessoas vestidos com camisetas verde e amarelo incendiaram 25 carros e cinco ônibus. Os vândalos depredaram comércios, postos de combustíveis e até a sede da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central).
Investigações
As apurações contaram com métodos de inteligência policial, oitivas e análises de fotos e vídeos registrados no dia do ataque. Apesar das cenas de terror registradas no centro da capital federal, nenhum suspeito foi levado para a delegacia após os atos de vandalismo.
Câmeras da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) captaram como os vândalos espalharam o medo pelas vias S1 e N1 do Eixo Monumental, mesmo com patrulhamento ostensivo na região. Em uma delas, é possível ver extremistas queimarem caçambas de lixo e correrem pela pista sem serem abordados por policiais.
Os ataques que aterrorizaram os brasilienses seguiram-se à prisão do indígena conhecido como Cacique Tserere. Alguns dos envolvidos justificaram o ato com a alegação de que agentes da Polícia Federal “prenderam injustamente um indígena”.
O Metrópoles apurou que o indígena lidera um grupo Xavante e apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL). Bastante conhecido entre manifestantes acampados há dias em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, Tserere chegou a fazer discursos inflamados contra o ministro Alexandre de Moraes.
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da ‘Seção Lei Seca’,intensificou a fiscalização na noite chuvosa desta quarta-feira com os objetivos de coibir a acidentalidade, como também de garantir a paz pública.
Os pontos de bloqueio foram montados nos bairros do Alecrim e Brasília Teimosa, culminando com a autuação de 06(seis) condutores por dirigir sob a influência de álcool, onde 01(um) acabou sendo preso em flagrante após o teste apontar valor superior a 0.33mg/l.
Com a intensificação das buscas pessoal e veicular, 04(quatro) pessoas foram detidas portanto entorpecentes (maconha e cocaína), sendo encaminhadas à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis.
Bombeiros isolam prédio de fábrica de fogos de artifício destruída por incêndio; Polícia Civil instaura inquérito
O Corpo de Bombeiros isolou na manhã desta quinta-feira (29) o prédio da fábrica de fogos de artifícios que foi destruída por um incêndio na quarta-feira (28) em Parnamirim, na Grande Natal. Um galpão localizado ao lado também foi isolado. Cinco pessoas ficaram feridas no acidente.
“Estamos fazendo a parte de prevenção, porque as estruturas dos prédios estão comprometidas, então vamos fazer isolação, para que nenhuma pessoa tenha acesso, para não ter risco de acidente”, afirmou o sargento Andson Flayner.
Por volta das 8h, os militares ainda faziam trabalho de rescaldo em um dos galpões atingidos, acabando com pequenos focos. Pela manhã, várias pessoas foram ao local para ver a destruição deixada pelo fogo.
A Polícia Civil também confirmou que vai instaurar um inquérito para averiguar se o incêndio foi causado de forma criminosa, ou de quem seria a responsabilidade pelo fato. As investigações serão conduzidas pela 17ª Delegacia de Polícia de Parnamirim.
A corporação também deve receber um laudo que será elaborado pelo Corpo de Bombeiros, a fim de embasar as apurações.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) informou que, até o início da manhã, não havia sido provocado pela polícia para realizar a perícia do local.
Feridos
Duas vítimas do incêndio estão em estado grave e com mais de 90% dos corpos queimados. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Pelo menos 10 pessoas estavam na fábrica de fogos de artifício e cinco foram atingidas pelo fogo, no bairro Passagem de Areia. Todas as vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Os outros três pacientes levados à unidade de saúde sofreram com queimaduras mais leves e estão em condição estável, segundo a Sesap.
Duas dessas vítimas são de Pernambuco e as outras três da Paraíba.
LEIA MAIS…
Fiocruz superfaturou em R$ 12,9 milhões compras de ventiladores e aventais na pandemia
O relatório de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta superfaturamento de R$ 12,9 milhões na importação de ventiladores pulmonares e aventais pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
O órgão também identificou que os salários de técnicos de enfermagem teriam sido superfaturados em pelo menos R$ 1,7 milhão entre maio e outubro de 2020.
A CGU ainda concluiu que a construção do Centro Hospitalar da Fiocruz foi feita sem estudo sobre a demanda após a pandemia, o que teria gerado despesas continuadas sem observância da Lei de Responsabilidade Fiscal, além de “risco de manutenção indevida da contratação de mão de obra assistencial”.
Todas essas demandas fazem parte do contrato 54/2020 do órgão, cujo valor total é de R$ 187,4 milhões. As aquisições foram feitas sem licitação pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec).
Superfaturamento de EPIs
Em abril de 2020, início da pandemia da Covid-19, a fundação adquiriu 14 ventiladores de transporte Shangrila 510s, Asano Electronics Co Limited, no valor unitário de R$ 134,9 mil. No entanto, o mesmo equipamento poderia ser encontrado, segundo a CGU, por menos da metade do preço, a R$ 52,8 mil.
No mesmo mês, a Fiotec comprou 300 mil aventais por R$ 57,33 cada, considerando os custos de importação, como frete e seguro. O valor de referência do produto, porém, é de R$ 18,05, segundo a Controladoria.
Dessa maneira, a compra dos ventiladores gerou um superfaturamento de R$ 1,1 milhão, e a dos aventais de R$ 11,7 milhões.
A Fiocruz argumentou sobre a dificuldade de realizar as aquisições no cenário pandêmico e de obter preços de referência. “Deve-se lembrar que as Unidades que adquiriram itens por valores inferiores enfrentaram as mesmas dificuldades e conseguiram adquirir os itens por menores valores”, contra-argumentou a CGU.
“Dessa forma, não cabe a afirmação da fundação de que ‘não houve superfaturamento, mas sim o preço que tivemos que pagar, para garantir oportunamente a capacidade instalada mínima do Centro Hospitalar de Atenção e Apoio às Pesquisas Clínicas para Pacientes Graves – Sars-Cov-2, naquele momento’”, acrescentou.
Superfaturamento de salários
A Controladoria também analisou a contratação de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos plantonistas pela Fiocruz na pandemia, por R$ 30,3 milhões.
Para verificar se os salários pagos pela Fiotec estavam de acordo com os salários pagos em contratações temporárias de outros órgãos da Administração Pública, a CGU usou como referência a RioSaúde, empresa pública do Rio.
“Constatou-se que os salários de enfermeiros plantonistas, técnicos de enfermagem e médicos plantonistas foram superiores aos salários pagos para estas categorias profissionais nas contratações realizadas pela Administração Pública, no mesmo período, para a mesma finalidade de enfrentamento da Covid-19”, afirma o órgão.
Os médicos e enfermeiros plantonistas foram desconsiderados do cálculo final, uma vez que o superfaturamento foi de 5%, enquanto, no caso dos técnicos de enfermagem, foi de 44%. A Fiocruz contratou pouco mais de 2 mil técnicos com remuneração individual de R$ 2,7 mil. A média de salários dessa mesma profissão é de R$ 1,8 mil no Rio.
Com isso, o pagamento de salários superiores aos valores de mercado resultou no superfaturamento de R$ 1.716.690,68, referente ao período de maio a outubro de 2020.
“O fato de o salário ser superior ao de mercado também repercute nos encargos e provisões, ou seja, também significa um aumento de custos indiretos do contrato, que não foi incluído no cálculo do superfaturamento. Não foram analisados os salários das demais categorias profissionais contratadas e nem dos demais enfermeiros e médicos, que atuam em outros setores, outro regime de plantão ou outra carga horária semanal”, assinalou o órgão.
Construção de centro hospitalar
A CGU também apontou irregularidades na contrução do Centro Hospitalar da Fiocruz, logo no início da pandemia.
A unidade, batizada de Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia, foi construída em menos de dois meses. O investimento necessário foi estimado pela Fiocruz em R$ 140 milhões.
“A característica de estrutura permanente do centro hospitalar, sem as devidas estimativas de demanda e de impacto orçamentário-financeiro, representa risco para a sustentabilidade do complexo a longo prazo e risco de manutenção indevida da contratação de mão de obra assistencial, via Fiotec, de forma contínua e por prazo indeterminado”, assegurou a Controladoria.
O órgão de controle apontou ainda que não foi elaborado estudo técnico detalhado para a criação da unidade. A Fiocruz alegou que não foi realizado levantamento uma vez que a situação emergencial não permitia.
“A decisão de construir uma estrutura permanente não foi baseada em avaliação formal e criteriosa de custo versus benefício, não foi acompanhada da indicação de orçamento para manutenção do hospital, nem de estudo técnico que demonstre que há demanda futura suficiente para um hospital, com essa capacidade, voltado para o tratamento de doenças infectocontagiosas, ainda que essa demanda exista, como argumenta a Fiocruz”, argumenta a CGU.
Outro lado
Procurada pelo Metrópoles no início da tarde dessa quarta-feira (28/12), a Fiocruz afirmou que “já prestou os devidos esclarecimentos à CGU e respondeu detalhadamente aos apontamentos do referido relatório”.